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São Paulo recebe mais de 3.500 ônibus novos

sábado, 1 de junho de 2019

O prefeito Bruno Covas, o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, e o presidente da SPTrans, Paulo Cézar Shingai, vistoriaram na manhã desta sexta-feira (31) 10 ônibus novos, dos mais de 3,5 mil que a cidade já recebeu desde janeiro de 2017, na garagem da empresa Transcap, na Zona Oeste.

A empresa é responsável por operar 26 linhas de ônibus, que transportam, em média, 141,2 mil pessoas em dias úteis e atendem bairros como Butantã, Pinheiros e Santo Amaro. Sua frota é de 304 veículos com idade média de 4 anos e 1 mês, dos quais 126 foram entregues nesta gestão.

Até o momento, o sistema já conta com 3.527 ônibus novos, todos com ar-condicionado, acessibilidade, suporte para Wi-Fi, entrada USB, e motores Euro V, menos poluentes.

A frota municipal de 14.322 ônibus tem sido renovada gradativamente e com isso o sistema já tem 13.793 veículos acessíveis, chegando ao percentual de 96,3% de acessibilidade.

A renovação da frota dos ônibus que circulam na cidade é indispensável para garantir a qualidade na prestação do serviço à população, sempre com foco na redução de emissão de poluentes, conforto e acessibilidade.

Informações: SPTrans
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Terminais integrados do Recife serão privatizados

O Governo de Pernambuco pretende privatizar a gestão dos 26 Terminais Integrados de transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife (RMR). Edital de chamamento público para concorrer à Parceria Público-Privada (PPP) foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco nesta sexta-feira (31). Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), o objetivo é melhorar os terminais com as parcerias privadas. 

O documento está vinculado ao Programa de Parcerias Estratégicas do Estado (PPPE), cuja Lei nº 16.573/2019 foi sancionada pelo governador Paulo Câmara no último dia 21. Estudos detalhados sobre a PPP serão apresentados depois pela Seduh segundo a secretaria. As propostas apresentadas pelas empresas privadas poderão abranger apenas um, alguns ou todos os terminais e devem ser apresentadas até 1º de julho.

As propostas apresentadas deverão apresentar estudos de modelagem operacional, econômico-financeira, jurídica, urbanística e de engenharia e arquitetura. Os serviços administrados pela gestão privada serão administração, manutenção, conservação e requalificação dos terminais. As empresas poderão explorar comercialmente os espaços.

Uma Comissão Especial de Avaliação irá analisar os estudos apresentados. Podem participar pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras. No entanto, devem preencher os requisitos presentes nos editais, disposto no site da Seduh. Atualmente, cerca de 1,8 milhão de passageiros circulam diariamente nos terminais integrados da RMR, segundo dados do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano.

Informações: Folha PE



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Fortaleza: Especialistas em mobilidade são contra entrada de ''app'' em corredores de ônibus

Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza um projeto de indicação que autoriza veículos de transporte particular por aplicativos, como Uber e 99, a trafegarem nas faixas exclusivas para ônibus 24 horas por dia. A proposta é do vereador Paulo Martins (PRTB) e foi apresentada no último dia 22.
Foto: Júlio Cezar

"Além de gerar economia para os motoristas desses aplicativos, essa mudança diminuiria muito o tempo das viagens dos passageiros", defende o parlamentar. O projeto estabelece que a regulamentação e fiscalização da lei será atribuição da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). O vereador acredita que a proposta será votada em junho, antes do recesso parlamentar. Se aprovado, o texto segue para o prefeito Roberto Cláudio (PDT), que decidirá se a matéria retorna à Câmara em forma de mensagem.

Segundo a Etufor, a capital cearense conta com 111,4 quilômetros de faixas exclusivas, distribuídas em 37 vias. A estimativa do órgão é que 50 mil motoristas de aplicativos atuem na Capital. Procurada pelo O POVO, a Prefeitura de Fortaleza informou que não irá se posicionar, uma vez que esta ainda não foi votada.

A Uber e a 99 não confirmam o número de motoristas associados em Fortaleza. Em nota, a 99 afirmou que "busca dialogar e cooperar com o poder público, em todo o País, em busca de regulamentações que contemplem tanto a geração de renda dos motoristas parceiros quanto a liberdade de escolha dos usuários para se locomover". Já a Uber declarou que "envia, regularmente, comunicações para os motoristas parceiros informando sobre detalhes e procedimentos da regulação em curso".

Para o professor Mário Azevedo, do departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), a proposta é "absurda", "equivocada" e "não faz qualquer sentido".

"Quando você coloca faixa exclusiva, você está querendo ter velocidade, melhorar o tempo, que significa uma coisa boa para as pessoas, porque elas vão chegar mais cedo", argumenta.

Na avaliação do especialista, as faixas exclusivas para ônibus foram expandidas nos últimos anos, aumentando a eficiência do sistema de ônibus da Capital, mas ainda são necessárias mais faixas em outros corredores, dando prioridade ao transporte coletivo. "(Aprovar o projeto) é estragar uma coisa que ainda não está nem pronta", critica.

Outro impacto da medida estaria nos custos. "Vai acabar congestionando as faixas exclusivas. Mais tempo de viagem significa mais ônibus, mais gasto de combustível, maiores custos. Você teria que aumentar a tarifa", aponta o pesquisador.

O presidente executivo do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira, também criticou o projeto. "Cada pessoa que sai de um transporte coletivo para um automóvel ocupa 17 vezes mais espaço e amplia o entupimento das vias, prejudicando a cidade e a maioria das pessoas. A Lei da Mobilidade (12.587/2012) é clara e assertiva ao priorizar os meios coletivos em detrimento dos individuais", opina.

Quem também questiona a proposta é o presidente do Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi), Francisco Moura. "Essa permissão só congestionaria as vias exclusivas, atrapalhando a fluidez do trânsito. Uber e 99 não são transporte público", afirma.

Informações: O Povo 


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No Rio, Barreira contra calote em estação do BRT

sexta-feira, 31 de maio de 2019

O BRT começou a testar, nesta quarta-feira, as barreiras contra o calote. O guarda-corpo metálico instalado por enquanto apenas em parte da estação Mato Alto, do corredor Transoeste, dificulta, mas não impede o passageiro de entrar sem pagar. O sistema foi implantado somente no módulo parador, no sentido Alvorada.
Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

Para acessar a estação sem pagar é só entrar por trás, na pista no sentido inverso, direção Santa Cruz, onde as portas, inclusive, nem fecham, ou caminhar um pouco mais até o módulo expresso, onde ainda não foram demolidos os beirais, que facilitam a subida.

Os passageiros utilizam os beirais do módulo expresso não só para subir sem pagar, como também para descer da estação e cortar caminho, pelo meio da pista, até as paradas de vans e ônibus alimentadores. Apesar de se arriscarem entre os carros, com isso elas economizam uma caminhada maior até o sinal de trânsito, onde é possível fazer a travessia em segurança.

Por enquanto, foram instalados oito pares de guarda-corpos, um par em cada porta do módulo parador da estação Mato Alto, onde os ônibus só param entre 4h e 9h30. No módulo expresso, que ainda não tem o equipamento, o movimento de embarque e desembarque é o dia todo. O que inibia mesmo os calotes era a presença de guardas municipais na plataforma, até as 10h, quando a equipe foi embora.

O sistema será avaliado e, se for aprovado, poderá ser instalado em outras estações, com possíveis adaptações e em um ritmo que não prejudique o serviço aos usuários. Mas, depois de acompanhar a implantação nesta manhã no Mato Alto, o diretor de Infraestrutura do BRT, Osmar Caetano, ficou satisfeito com o que viu:

— Já consideramos o resultado muito positivo. Acompanhamos desde cedo a operação na estação Mato Alto e não registramos nenhuma tentativa de calote nessas primeiras horas, quando o movimento é bem intenso.

Segundo o BRT o equipamento é um reforço às ações da Intervenção no sistema, iniciada em janeiro, que montou uma força-tarefa com órgãos da Prefeitura. Além do calote, também estão no foco das operações o vandalismo e o comércio ilegal nas estações e terminais, informou a comissão de intervenção.

Informações: Extra Globo


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Cidade de Olinda terá ar-condicionado nos ônibus

Um decreto assinado nesta quinta-feira (30) pelo prefeito de Olinda, Professor Lupércio (Solidariedade), determina a instalação de ar-condicionado nos ônibus que circulam pela cidade. A previsão é que a norma seja publicada no Diário Oficial do município na sexta (31), entrando imediatamente em vigor.

De acordo com a prefeitura, a implantação dos equipamentos deve acontecer seguindo um calendário elaborado pelo município. Em até 15 dias, dois veículos devem começar a circular com os aparelhos, em fase de testes.

O município tem, ao todo, 72 coletivos de 13 linhas. Os veículos são responsáveis por 980 viagens diárias, em que circulam 37 mil passageiros.

Ainda segundo a administração municipal, a medida é o resultado da articulação direta com os operadores do setor, “entendendo a necessidade efetiva de melhoria no sistema de transporte público de passageiros”.

A assinatura do decreto em Olinda aconteceu um dia após o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), sancionar o projeto de lei aprovado pela Câmara dos Vereadores, que determina a instalação de aparelhos de ar condicionado nos ônibus do Recife até 2023.

A previsão é que, a partir de outubro de 2019, 25% da frota de ônibus do Recife, ou seja, cerca de 580 coletivos, recebam ar-condicionado. Esse percentual deve se repetir a cada ano, até 2023, quando seriam contemplados todos os veículos.

Informações: G1 PE



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Governo de SP entrega 50 ônibus novos para região de Campinas

O Governador João Doria e o Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, entregaram nesta quinta-feira (30), 50 ônibus novos, que atenderão os 110 mil passageiros que utilizam, diariamente, ônibus de linhas intermunicipais de Hortolândia, Sumaré, Paulínia e Valinhos.

Também foi inaugurada, em Hortolândia, a Ponte da Esperança (Estaiada), que liga as regiões Leste (Jd. Novo ngulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade. Implantada pela Prefeitura do município, a estrutura faz parte do traçado do Corredor Biléo Soares, construído pela EMTU/SP.

“Estamos permitindo acessibilidade de um bairro mais humilde, mais simples à estrutura da cidade nesta interligação, reduzindo o tempo da viagem, permitindo que essas pessoas possam chegar e sair do trabalho, em ônibus de qualidade, com ar-condicionado, wi-fi, tomadas para recarga de celulares, com conforto anatômico, acessibilidade”, disse o Governador.

Do tipo convencional, os ônibus têm capacidade para transportar 76 passageiros cada (34 sentados e 42 em pé). Do ponto de vista ambiental, o seu motor diesel Euro V possui a tecnologia mais moderna.

Adquiridos pelo Consórcio Bus+, os ônibus vão substituir parte da frota dos 323 coletivos que operam nas 123 linhas que interligam os quatro municípios. Isso representa 70% da demanda total da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Os veículos são os primeiros de um total de 140 ônibus zero quilômetro a serem entregues até agosto de 2019. Quando todos estiverem em operação, a idade média da frota intermunicipal na RMC baixará de 7 anos para 4,2 anos, conforme prevê o contrato de concessão. O investimento total do consórcio é de R$ 58 milhões.

Ponte Estaiada

São de responsabilidade da EMTU/SP os acessos à Ponte Estaiada, as obras de cabeceiras da ponte e o viário, desde a Avenida Olívio Franceschini, na interligação com a Avenida José João da Silva, até a ligação com a rua Antônio da Costa Santos. Além disso, empresa executou todo o asfaltamento, sinalização e as estações de embarque e desembarque. O investimento do Governo do Estado é de R$ 52,8 milhões.

Informações: Portal do Governo


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Número de cobradores será reduzido em Curitiba

"A função de cobrador do transporte coletivo não será extinta em Curitiba, mas o número de trabalhadores será reduzido até 2023. Isso é o que prevê o acordo fechado no Ministério Público do Trabalho (MPT) entre representantes dos sindicatos dos motoristas e cobradores (Sindimoc), das empresas de ônibus (Setransp) e da Urbs, empresa que gerencia o transporte na capital, para a implantação gradativa da bilhetagem eletrônica no sistema de ônibus da capital.

"Apesar do acordo, um projeto sobre o tema ainda será votado pelos vereadores na Câmara Municipal. Um substitutivo ao projeto original – que previa o fim dessa função com a bilhetagem exclusivamente eletrônica – deve ser discutido e votado pelos parlamentares. Ainda não há data definida para isso ocorrer.

Com o acordo firmado, ficou definido que os trabalhadores passarão por cursos de requalificação e eles serão oferecidos pelas empresas de ônibus. Aos poucos, o número de cobradores será reduzido, mas alguns empregos ainda seguirão existindo em Curitiba. 

A ata da reunião no MPT diz que, após maio de 2023, “continuará a quantidade necessária de cobradores para operação do sistema de transporte coletivo de Curitiba, conforme programação operacional que vier a ser determinado pelo Poder Concedente”.

“A função de cobrador não vai acabar. O sistema não suporta. É preciso ter cobrador nas estações-tubo, em ônibus articulados, como os Interbairros. Os motoristas não têm como cuidar das portas, dos passageiros e ainda do trânsito”, opinou o vereador do PSC e vice-presidente do Sindimoc, Rogério Campos.

Atualmente cerca de 3,5 mil cobradores trabalham no transporte coletivo em Curitiba, segundo dados do Sindimoc. Se considerarmos toda a RMC, o número chega a 6 mil. O acordo assinado no MPT diz respeito apenas à capital. A Coordenação da Região Metropolitana (Comec) informou que a negociação referente ao transporte da RMC ainda será feita pelas 16 empresas que atuam na região.

A estimativa do Sindimoc é de que, depois de maio de 2023, restem entre 900 e 1,2 mil cobradores em Curitiba. A Urbs, porém, afirma que não é possível mensurar esse número neste momento, mas que serão mantidas as vagas necessárias para operar o sistema.

Para o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, os pontos acertados no MPT foram importantes para Curitiba, pois garantem que haverá evolução tecnológica no sistema de transporte e ainda atendem à demanda dos trabalhadores por requalificação. “Esses profissionais terão o tempo necessário para a maturação de uma nova profissão. A Urbs deixou claro que a implantação da bilhetagem eletrônica seria gradativa. Agora isso se confirmou com o acordo firmado MPT”, afirmou.

Informações: Gazeta do Povo


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Porto Alegre estuda reduzir o número de cobradores nos ônibus

O prefeito Nelson Marchezan Júnior e a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Rodoviário de Porto Alegre (Stetpoa) se reuniram ontem para discutir a votação, na Câmara Municipal, do Projeto de Lei (PL) do Executivo que autoriza a alteração da tripulação do sistema de transporte coletivo e disciplina o pagamento da tarifa no horário entre 22h e 4h. 

Ao fim da reunião, ficou definido que o município não priorizará a votação no Legislativo até nova reunião com a categoria. Já o Sindicato dos Rodoviários não fará a manifestação contra a proposta prevista para hoje. O PL seguirá tramitando na Câmara, mas sem data para entrar na ordem do dia. 

Pelo projeto, a tripulação dos ônibus, composta por motoristas e cobradores, poderá sofrer redução gradativa, com a exclusão dos cobradores nas seguintes hipóteses: rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do funcionário; demissão por justa causa; aposentadoria; falecimento do empregado; interrupção ou suspensão do contrato; na prestação do serviço de transporte coletivo cuja viagem tenha iniciado entre as 22h e as 4h; e aos domingos, feriados e dias de passe livre. 

O pagamento da tarifa nesse turno, visando à segurança, deverá ser efetuado exclusivamente por meio de cartões do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, de débito ou crédito, ou outras formas eletrônicas de pagamento.  

Informações: Jornal do ComércioCia Jornalistica



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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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