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BRT Transbrasil reduz para menos de 1/3 o tempo de viagem no Rio

quarta-feira, 11 de setembro de 2024


O BRT Transbrasil acelerou a mobilidade de milhares de passageiros diariamente no Rio de Janeiro. A redução do tempo de viagem entre Deodoro e o Centro da cidade foi de até 3 horas para apenas 50 minutos. A comparação, realizada pelo site G1, foi feita medindo o mesmo trajeto realizado de carro e de BRT. Inaugurado em abril, o corredor exclusivo de ônibus já bateu recordes e se tornou uma alternativa atraente em relação a veículos particulares. 

O Transbrasil se junta aos corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica, formando uma rede integrada de transporte que oferece aos cariocas uma alternativa rápida, segura e confortável para se locomover pela cidade. A prefeitura do Rio já anunciou planos de expansão da rede, com a construção de novos corredores e a integração com outros modais de transporte, visando ampliar ainda mais o acesso da população a um transporte público de qualidade.

Informações: NTU 

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Ônibus elétricos circulam pela via expressa do BRT para testes em Belém

Os ônibus elétricos estão circulando em forma de teste, desde sábado (7), em Belém, na via expressa do BRT com itinerário conectando terminais Mangueirão e São Brás. Ainda não há previsão para que funcionem regularmente na capital.

Os testes ocorrem após uma suspensão da medida cautelar, quase dois meses depois da apresentação dos cinco veículos. Com isso, foi iniciada a instalação de carregadores, treinamento de motoristas e testes fora do terminal Mangueirão.

De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), os testes vão continuar sendo feitos no decorrer da semana, acompanhados por técnicos da empresa fabricante e da autarquia municipal.

O intuito da superintendência é avaliar o equipamento nos períodos de picos e entrepicos de trânsito, e também o desempenho e segurança na circulação do veículo.

A partir dos testes, a expectativa é implementar a linha experimental que vai conectar o terminal Mangueirão ao de São Brás, de forma expressa.

Ainda segundo a Semob, os testes também servem para avaliar e estudar a implantação de outros serviços e linhas.

Informações: g1 Pará

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Número de usuários do BRT Salvador cresce 107% e alcança 1,5 milhão de passageiros em agosto

O número de usuários do BRT de Salvador cresceu 107% em agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023. De acordo com a prefeitura, ao todo,  1.518.177 pessoas utilizaram o sistema, sendo o mês em que o sistema alcançou o maior número de passageiros transportados desde o início da operação, em setembro de 2022. Nos últimos 12 meses, 14.443.628 de passageiros utilizaram o BRT Salvador.

O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, afirmou que os resultados representam um avanço positivo e colocam Salvador cada vez mais em destaque. "Implementamos aqui um sistema que vem sendo estudado por outras cidades do Brasil e do mundo. Esses números são crescentes e refletem a consolidação de um modal que leva os passageiros de forma prioritária, desde o embarque, até seus destinos", afirmou.

Segundo a prefeitura, até dezembro deste ano, mais duas linhas irão iniciar a operação: a B5, entre a Rodoviária e a Lapa, e a B6, ligando a Lapa ao aeroporto pela orla, por meio do BRS que está sendo implementado. Mais 51 ônibus, sendo dois articulados, chegarão à capital baiana neste mesmo período para reforçar o sistema.

"A Prefeitura não vem medindo esforços para aperfeiçoar cada vez a qualidade do sistema. Outros veículos serão adquiridos, incluindo elétricos, através de financiamentos nacionais e internacionais e devem chegar a Salvador em 2025", concluiu Muller.

Além de um projeto de transporte, o BRT Salvador contempla intervenções de macrodrenagem, requalificação de vias, construção de novos elevados em trechos que apresentavam gargalos no tráfego, paisagismo, iluminação e abertura de áreas de lazer com quadras, parques infantis e a maior pista de skate da capital baiana.

O modal possui ao todo 13 km de vias exclusivas e 14 estações, além do trecho compartilhado na região do Caminho das Árvores e Pituba.

Informações: Bahia Notícias

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Tarifa Zero em São Caetano mais que triplica passageiros de ônibus em menos de um ano

O programa Tarifa Zero dos ônibus de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, divide opiniões. Uns celebram a economia gerada, outros reclamam de superlotação. Fato é que, após nove meses, a demanda triplicou e mais de 15 milhões de passageiros foram transportados sem pegar tarifa.

Em novembro, o município se tornou o maior do estado a adotar o passe livre. Antes, o sistema municipal contava com 47 ônibus, em oito linhas, que levavam cerca de 22 mil passageiros por mês, segundo a prefeitura.

Agora são 57 veículos (15 entregues em junho) em 10 linhas com picos de 75 mil pessoas por dia —ou seja, os aumentos foram de 36%, 25% e 240%, respectivamente. Inicialmente, a prefeitura previa 50% de crescimento da demanda. O município tem 165 mil moradores, segundo o Censo.

O morador Marco Antonio, 65, conta que das 7h às 8h é impossível pegar ônibus, pois todos estão lotados. Ele mora na rota da Linha 2, que passa pelos bairros mais populosos de São Caetano. “O prefeito acha isso uma maravilha. Fala para ele vir pegar ônibus todo dia, senta no meu colo.”

Com ele concorda João Vitor, 42, que afirma nunca ter sentado em um ônibus após as 17h no passe livre. “Pessoal esqueceu como anda. Pegam num ponto para descer no próximo. De graça, pessoal até toma injeção na testa”, brinca. E não adiantara ampliar a frota. “Só restringindo para quem mora aqui, e olhe lá.”

Usuários reclamam que moradores da região sudeste de São Paulo acabam usando o sistema da cidade devido a gratuidade, o que aumenta a superlotação.

“A Linha 1, que é usada principalmente pelo pessoal de São Paulo para embarcar na Linha 10–Turquesa da CPTM, é de fato uma das mais lotadas. A razão por trás é simples: tem pouco ônibus e quase todos são velhos. Quando eles chegam no terminal, os motoristas esperam encher para sair”, disse Vicente Delgado, 45, que mora no lado paulistano.

A reportagem visitou o Terminal Rodoviário Nicolau Delic, que faz junção com a estação São Caetano da CPTM, e conferiu que de fato a Linha 1 tinha intervalos maiores que as demais e nenhum ônibus novo apareceu num período de duas horas. Às 18h, quase todas as linhas tinham filas que faziam zig-zag na plataforma.

Na Linha 1, passageiros sentavam até na escada de entrada. Quem estava no ponto, não conseguia entrar. A situação seguiu até o ponto mais próximo a São Paulo, quando mais da metade desceu.

“É utópico achar que teremos um ônibus de Tarifa Zero com três passageiros que nem tinha antes”, diz José Auricchio Júnior (PSD), que irá encerrar seu quarto mandato de prefeito de São Caetano. “Normalmente quem fala isso é um pessoal com mais idade, que tinha o ônibus para si.”

Cerca de metade dos passageiros já não pagavam passagem antes do programa, por serem idosos ou estudantes. “O problema é cultural. Antes você andava no ônibus batendo papo com o motorista. Esse conforto de antes não se paga.”

O Tarifa Zero custa para os cofres municipais R$ 3,5 milhões por mês, ou cerca de 1,5% do orçamento municipal.

Auricchio descarta que a presença de usuários de cidades vizinhas seja um problema e afirma ter encomendado um estudo para organizar melhor as linhas. Ele prevê que será necessário expandir a frota, “mas nada que impacte o orçamento, cerca de 5 a 10% de aumento”. A compra é uma decisão da Viação Padre Eustáquio, única concessionária da cidade.

A pesquisa sobre o sistema municipal apontou que 58% das viagens tem origem e destino dentro da cidade; 27% são de fora; 10% tem origem em São Caetano e vão para outra cidade; e 5% são de fora e utilizam o Tarifa Zero como parte de um trajeto maior.

“Um projeto dessa magnitude precisa de ajustes, claro, mas o projeto passa por três pilares: aumentar o número de passageiros transportados, previsibilidade de custo e atingir a satisfação de maior parte dos usuários”, diz o prefeito.

Parte dos usuários comemora a economia que consegue fazer com o programa. Jessica Thayna, 21, trabalha no Brooklin, na zona sul da capital paulista, e diz poupar R$ 250 por mês com a gratuidade. “Está cheio, mas nada se compara a São Paulo.”

Já Glaucia Nogueira, 42, antes ia a a pé até a estação, uma caminhada de 30 minutos. “Agora, faço o trajeto em 10 minutos [de ônibus]. Acho muito benéfico. Dá condição a muitas pessoas que não tinham”, conta.

Para o idealizador do passe livre e ex-secretário de Transportes da cidade de São Paulo durante a gestão da ex-prefeita Luiza Erundina (1989-1993), Lúcio Gregori, “o passageiro tem todo direito de reclamar. Passe livre não significa ônibus lotado”. A frota, segundo ele, deveria ter sido expandida antes e com mais planejamento.

Por Diego Alejandro
Informações: Folha Press

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No Recife, Linhas ganham ônibus com ar condicionado devido a suspensão de linhas opcionais


Visando garantir a continuidade na execução da prestação de serviço público aos usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM devido a suspensão das linhas opcionais que atendiam ao bairro do Ibura, zona sul do Recife, fez um plano de ação com a melhoria dos serviços em 04 linhas de ônibus ofertando um serviço diferenciado visando atender principalmente aqueles usuários que usavam os serviços opcionais e na primeira semana já houve efeitos positivos com um aumento de demanda considerável nas linhas que receberam reforço.

• 132 – UR-02 (IBURA) / TI TANCREDO NEVES
• 168 – TI TANCREDO NEVES (CDE. B. VISTA)
• 4133 – TRÊS CARNEIROS (CAIS DE SANTA RITA)
• 4137 – UR-11 (CAIS DE SANTA RITA)

O aumento da capacidade de transporte de passageiros na região será de 20%, ou seja, a rede que tinha capacidade de transportar 14.500 passageiros passará a oferecer 17.500 vagas, por dia útil. Além disso, os usuários das linhas 132 – UR-02 (IBURA) / TI TANCREDO NEVES e 168 – TI TANCREDO NEVES (CDE. B. VISTA) passarão a contar com veículos equipados com ar-condicionado. O novo serviço será reavaliado nos próximos 30 dias, quando se procederão os eventuais ajustes onde espera se que as linhas 132 e 168 transportem até 11000 passageiros em ônibus climatizados.

Blog Meu Transporte
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Em Feira de Santana, Nova linha BRT passa a interligar 27km do Centro ao bairro Jardim Brasil

A nova linha BRT 007 começou a atender usuários do transporte público urbano interligando o Terminal Central ao bairro Jardim Brasil. O itinerário de 27km passa a ser um dos mais extensos da mobilidade urbana do município coberto pelo Bus Rapid Transit.

“A proposta de expansão gradual do BRT é transportar mais passageiros com conforto e agilidade, especialmente em longas distâncias”, explica o titular da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Sérgio Carneiro. 

A rota da linha BRT007/Jardim Brasil via Terminal da Noide/Terminal Central é realizada com ônibus articulado de capacidade para 148 passageiros e ar-condicionado. O veículo compõe a frota da concessionária São João. 

Além do Terminal Central, o trajeto contempla as estações BRT/Getúlio Vargas, Terminal Noide Cerqueira, a avenida Artêmia Pires e rapidamente alcança o bairro Jardim Brasil, além dos condomínios Reserva Paraty, Dhama  I e II. 


Segundo o secretário também foram feitas intervenções estruturais no Terminal Nóide Cerqueira com a construção de um novo acesso que melhorou o fluxo dos ônibus através da avenida Tobias Barreto. “Com isso ganhamos velocidade na operação e os veículos chegam mais rápido na Artêmia Pires”. Foram instalados conjuntos semafóricos nos acessos do transbordo.

CITTAMOBI

O passageiro pode utilizar o Cittamobi, maior aplicativo de mobilidade urbana do Brasil, para acompanhar informações sobre horários de ônibus, rotas alternativas e alertas sobre desvios e interrupções. 

Além do aplicativo de navegação padrão, o app ainda oferece o Cittamobi Acessibilidade, ferramenta inovadora projetada para garantir a segurança e a autonomia dos usuários com deficiência visual.

Com recursos como compatibilidade com leitores de tela, ajuste de contraste, roteirização e pontos de referência personalizados, o aplicativo promove uma experiência inclusiva e autônoma.

"O Cittamobi Acessibilidade não apenas oferece as funcionalidades padrão do Cittamobi, mas sistema de GPS embutido e diversos modos operacionais, tornando possível usá-lo em diversas situações, como embarques, desembarques e deslocamentos pelas ruas com detecção de obstáculos", explica Sérgio Carneiro.

A ferramenta inovadora gratuita oferece diversas funcionalidades por meio de recursos de comando de voz e som - chamado VoiceOver - para melhor orientação do passageiro com cegueira, baixa visão ou mobilidade reduzida.

O Cittamobi permite a previsão em tempo real e aviso de chegada ao ponto de destino, ambientação do usuário ao longo do trajeto, roteirizador e a possibilidade de criar pontos de referências personalizados. Todas as funções são ativadas por comandos de voz e possuem suporte de assistente virtual.

Informações: Prefeitura de Feira de Santana

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Caio apresenta novo ônibus elétrico eApache

A fabricante Caio apresentou nesta segunda-feira (9) o protótipo de carroceria para ônibus com chassis elétricos, o eApache Vip V. De acordo com a empresa, o modelo entrará em fase de testes com passageiros no município de Osasco (SP) neste mês, pela Viação Osasco.

O primeiro protótipo do eApache Vip V utiliza um chassi da Volkswagen para ônibus elétricos. O modelo de carroceria é uma variante do Apache Vip V, ônibus urbano convencional da Caio que pode receber chassis da Agrale, Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Scania, Volvo, entre outros.

Conforme o fabricante, o ônibus será testado em diferentes rotas do transporte coletivo em Osasco. O experimento com o eApache no município começa dia 17 de setembro. Além disso, a Viação Osasco também avaliará o eMillennium, ônibus elétrico da Caio lançado em 2022.

Caio eApache 100% elétrico
O protótipo do novo ônibus elétrico usa a carroceria do Apache Vip, de quinta geração, da Caio. Conforme dados da empresa, o veículo pode embarcar 38 passageiros sentados, 42 em pé, o cobrador e o motorista. O primeiro modelo de teste foi encarroçado sobre um chassi Volkswagen 17-230 ODS Full Air, piso alto, de 12 metros, com sistema de eletrificação plugin.

A Viação Osasco testará um veículo com três portas tipo fole, todas equipadas com acionamento elétrico e sistemas de emergência. Das 38 poltronas disponíveis no salão, seis ficam destinadas a PcD, pessoas com mobilidade reduzida e idosos, além de dois assentos para pessoas com obesidade. Ademais, a parte de acessibilidade inclui o elevador semiautomático na porta central e espaço exclusivo para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual acompanhadas de cão-guia.

As tecnologias embarcadas no eApache incluem ar condicionado elétrico, catraca eletrônica, alarme e sensor de ré, tomadas USB e iluminação interna em LED. O modelo também oferece pontos para instalação de microcâmeras e validador.

De acordo com a Caio, o painel do motorista possui um teclado com sistema multiplex, que alerta sobre falhas elétricas no veículo. O ônibus traz quatro itinerários eletrônicos em LED no salão, controlados diretamente nos comandos do condutor.

Informações: Estradão

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Aplicativo mostra previsão de horário dos trens do metrô de Salvador

Passageiros do metrô de Salvador agora têm à disposição uma nova ferramenta para acompanhar os horários dos trens na cidade. A nova funcionalidade do Cittamobi, aplicativo de mobilidade e transporte coletivo, mostra os horários em tempo real. A plataforma também apresenta a lotação atual em cada vagão.

Os usuários do metrô poderão agora visualizar no mapa as opções de transporte público disponíveis, incluindo a localização das estações de metrô próximas. Anteriormente, o aplicativo oferecia apenas informações sobre os horários de chegada dos ônibus. A plataforma está disponível para iOS e Android.

“Os passageiros poderão planejar com calma [a viagem], quando estiverem dentro do ônibus [por exemplo] poderão acompanhar o metrô em tempo real e evitar lotação”, explica Frederico Pimentel, coordenador de Arrecadação da CCR Metrô Bahia. De acordo com o coordenador, 65% dos passageiros do metrô chegam ao modal de ônibus.

Metrô de Salvador transporta mais de 400 mil pessoas por dia

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas possui 20 estações e transporta mais de 400 mil pessoas diariamente. A nova função que exibe os horários dos trens é fruto de uma parceria entre a Cittamobi e a CCR Metrô Bahia. Segundo Pimentel, a empresa também planeja adicionar a funcionalidade de roteirização de trajetos ao aplicativo, incluindo informações em tempo real sobre os veículos.

Informações: iBahia

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CBTU começa a receber pagamento de passagem via Pix em João Pessoa

Os usuários do Sistema de Trens Urbanos da Capital paraibana podem, a partir desta segunda feira (9), pagar suas passagens através de Pix. Os estudos para o recebimento da transação via Pix foram iniciados desde o mês de julho deste ano até culminar no programa que possibilita o recebimento através da leitura de QR-Code.

A implantação do sistema começou pela Estação João Pessoa, numa primeira etapa para averiguação da funcionalidade e possíveis ajustes no sistema criado pela equipe da CBTU João Pessoa. Atualmente, apenas a CBTU em Recife utiliza o pix como meio de pagamento das passagens.

O superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto, afirmou que toda equipe de colaboradores da Companhia está imbuída em fazer o melhor, inclusive se utilizando de recursos modernos para facilitar a vida dos usuários do sistema.

“Mais uma vez adotamos novos procedimentos para tornar o acesso aos trens mais simples e rápido, com a inclusão do Pix como forma de pagamento e em breve teremos mais benefícios para os nossos usuários”, declarou.

De acordo com o coordenador do projeto CBTU Pix, Carlos Ataíde, a pagamento não levará mais do que trinta segundos para ser efetuado. “Ao chegar na bilheteria o passageiro escolherá a quantidade de passagens a ser comprada. Em seguida, será gerado um código numa tela digital, instalada na parte externa da bilheteria, que será lido pelo passageiro para efetuar o pagamento das passagens e partir daí, adentrar à plataforma de embarque”, explica.

A CBTU também está viabilizando a geração do QR-Code, pagamento e a apresentação de um código único que dará acesso ao sistema através do aplicativo Meu Trem JP para os próximos meses. Após a implantação e correção do sistema de recebimento do pagamento via pix em João Pessoa, as estações de maior fluxo também terão essa funcionalidade.

O Pix é um meio eletrônico e instantâneo de pagamentos e transferências bancárias criado pelo Banco Central do Brasil. Com o Pix, é possível fazer transações pelo celular a qualquer hora e dia, a partir de conta corrente, poupança ou de pagamento.

Informações: Mais PB

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Em Nova Friburgo, 10 novos ônibus entram em operação


A Nova Faol (Friburgo Auto Ônibus Ltda.), empresa responsável pelo transporte coletivo em Nova Friburgo (RJ), adquiriu 10 novos ônibus para integrar a frota municipal. A concessionária investiu R$ 7,5 milhões nos veículos, mesmo valor investido em maio na aquisição de outros 10 ônibus. A aquisição atende a requisitos do contrato da nova concessão assinado em março.

Os ônibus  têm chassi Mercedes, carroceria Caio e motores Euro 6, de última geração e menos poluentes. Os veículos possuem itens como elevadores para acessibilidade, portas USB para carregamento de dispositivos móveis, câmeras e ventiladores internos, ainda passarão pelos trâmites de emplacamento e instalação de validadores, entrando em operação após todo o processo de regularização.

As linhas que receberão os novos coletivos são Sítio São Luiz,  Granja Spinelli, Jardim dos Reis, Alto do Floresta, Fazenda de Laje, Belmont Furnas e Maria Teresa.

Informações: O Dia

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Transporte de passageiros sobre trilhos cresce 4,4% no 1º semestre/2024

Os sistemas de metrô, trem urbano, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e people movers transportaram 1,25 bilhão de passageiros no primeiro semestre de 2024. O valor é 4,4% maior que no primeiro semestre do ano passado.  Os dados fazem parte do Balanço do Setor Metroferroviário do 1º semestre 2024 da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

“Analisando os dados dos últimos 18 meses, percebemos uma tendência de crescimento leve e estável, mas sabemos que dificilmente recuperaremos a demanda anterior a pandemia. O trabalho é o principal motivo de viagens dos passageiros e com a adoção do trabalho híbrido e remoto muitas pessoas mudaram o hábito de uso dos sistemas. Além disso, o uso de veículos privados e os incentivos para aquisição de carros também afetam a demanda. Temos ainda as compras pela internet, que contribuem para a redução dos deslocamentos para o consumo”, explica Joubert Flores, Presidente do Conselho Administrativo da ANPTrilhos. 

Em junho deste ano, a frota brasileira de automóveis e motocicletas, por exemplo, superou a marca de 90 milhões. Na comparação com junho de 2023, o aumento geral foi de 3,07%. As políticas públicas de incentivo à compra de veículos particulares não contribuem para o desenvolvimento de mobilidade urbana sustentável.

Além disso, nem todos os operadores apresentaram resultados positivos na movimentação de passageiros. As enchentes no Rio Grande do Sul, em maio deste ano, paralisaram os serviços de transporte na Região Metropolitana de Porto Alegre por 27 dias. No acumulado do primeiro semestre, essa interrupção causou queda acentuada no número de passageiros transportados (-30,0%).

No caso dos sistemas nos estados da Paraíba (-27,1%), do Piauí (-20,7%), de Pernambuco (-10,8%) e do Rio de Janeiro (-3,5%), a redução da demanda envolve outros fatores. 

No Piauí, as obras para requalificação do Metrô de Teresina resultaram em interrupções temporárias e na diminuição das viagens ofertadas. Na Paraíba, a queda é atribuída a problemas de evasão de passageiros nas estações, onde medidas estão sendo tomadas para fechamentos das estações. Enquanto, em Pernambuco, a questão deve-se à redução da regularidade e pontualidade do sistema ocasionado por problemas técnicos, com melhorias previstas por meio do projeto de recuperação aprovado no Programa de Aceleração do Crescimento - Novo PAC 2023–2026. 

No Rio de Janeiro, parte dessa redução foi atribuída ao aumento da diferença tarifária entre os serviços de trens/metrôs e os de ônibus. Esses fatores demonstram a complexidade dos desafios enfrentados pelos operadores, assim como a necessidade de intervenções estratégicas para mitigar os impactos negativos na disponibilidade e qualidade dos serviços ofertados à população.

Avanço na rede e projetos em andamento

O setor registrou a ampliação de 1,5 km de trilhos e inauguração de duas estações. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) inaugurou a Estação de Várzea Nova, integrante do projeto de modernização do sistema de Trens Urbanos da Região Metropolitana de João Pessoa, na Paraíba. No Rio, VLT Carioca iniciou a operação comercial da Linha 4-Laranja, conectando a Praça XV ao novo Terminal Gentileza, também inaugurado no semestre. 

Para 2024 ainda estão previstas as inaugurações:

  • Inauguração do People Mover do Aeroporto de Guarulhos; 
  • Expansão da Linha 9-Esmeralda de trem urbano de São Paulo;
  • Trecho 2 do VLT da Baixada Santista;
  • Ramal Aeroporto da Linha Nordeste do VLT de Fortaleza, no Ceará; e
  • A expansão da Linha 1 de Teresina, no Piauí. 

Os dados completos dos projetos previstos, assim como o detalhamento do documento estão disponíveis no site da ANPTrilhos - http://anptrilhos.org.br/balanco-2024-1sem 

Informações: ANPTrilhos

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