Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Transporte coletivo em Salvador terá veículos com nova tecnologia em 2022

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Os usuários do transporte coletivo de Salvador vão contar com veículos de última geração, mais modernos e confortáveis, já a partir deste mês de setembro. As concessionárias que operam o transporte na cidade, Plataforma e OTTrans, são as primeiras do Brasil a adquirir os mais recentes lançamentos de motor traseiro Millennium geração V e o eMillennium, modelo específico para chassis com propulsão elétrica.


No total foram adquiridas 213 unidades, todas com ar condicionado, entre veículos para o BRT e para o sistema convencional. Para o BRT foram adquiridos ônibus de piso baixo, dos quais 44 são veículos a diesel e oito elétricos. Já para o sistema convencional, foram adquiridos 119 ônibus de piso alto e 50 micro-ônibus. Os primeiros veículos começam a chegar já nesta primeira quinzena de setembro, e os demais chegarão de forma gradativa nos próximos meses.

Em visita à unidade matriz da Caio, fabricante dos modelos, o titular da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), Fabrizzio Muller, pontuou a importância destas novas aquisições para a cidade. “Ainda este mês de setembro entregamos à população de Salvador o BRT e, além disso, a Prefeitura, junto às concessionárias, está fazendo um esforço para, nesta renovação da frota convencional, oferecer veículos que oferecem maior conforto aos usuários. Com essas novas aquisições, podemos nos orgulhar em oferecer aos soteropolitanos o que há de mais moderno no mercado”.

Modelos
As linhas do modelo seguem a tendência do design automobilístico europeu, com ângulos retos e visual imponente. Os veículos da linha Millennium possuem lotação total para 89 passageiros e portas em ambos os lados da carroceria, permitindo com que os veículos circulem por vias convencionais ou corredores exclusivos para ônibus. O modelo possui espaço interno com maior amplitude, que proporciona conforto visual além da otimização da acomodação de componentes técnicos da carroceria e capacidade de lotação aumentada.

Já o eMillennium foi concebido exclusivamente para chassis movidos à propulsão elétrica por bateria. Possuem lotação total para 72 passageiros, com portas em ambos os lados da carroceria. Com a finalidade de proporcionar conforto térmico, os veículos possuem ar condicionado com filtro anti-pólen, que retém partículas de poeira, fungos e bactérias.

Além de não emitir gases poluentes, o eMillennium possui diversos itens produzidos em polímero, material 100% reciclável, que também proporciona alta durabilidade e acabamento superior. O sistema de eletrificação do veículo será realizado pela Eletra.

Todas as novas unidades adquiridas são climatizadas e possuem rampas móveis, poltronas reservadas e espaço para cadeirantes, oferecendo total acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), mobilidade reduzida e idosos.

Operação assistida
A operação do BRT será iniciada no trecho entre o Shopping da Bahia e a praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba, beneficiando diretamente as regiões da Avenida ACM, Itaigara e Juracy Magalhães. Os cidadãos poderão fazer a integração do sistema com os ônibus convencionais e o metrô. Todos os envolvidos na operação, desde a equipe técnica da Semob e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) até motoristas, bilheteiros e equipe de apoio, estão em fase final de capacitação.

Mais rapidez
O projeto do BRT de Salvador envolve melhorias na mobilidade e na infraestrutura em uma das regiões mais movimentadas da cidade, representando um avanço e mais qualidade de vida para quem anda de ônibus, com um modal mais confortável, eficiente e seguro. O trecho dois do modal, que vai desde a entrada do bairro Cidade Jardim até a Lapa, está com as obras em andamento e tem previsão de entrega para dezembro de 2023.

Informações: BAdeValor
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Uso das linhas expressas de ônibus em Joinville está longe da meta

O serviço expresso de ônibus em Joinville alcançou o melhor número de usuários mensais em agosto, com 9.836 passageiros transportados. Apesar da marca atingida, o número está longe da meta de 20 mil usuários por mês.

“Cresceu, mas está bem longe da necessidade ainda. Se olhar os últimos quatro meses é um crescimento bem pequeno”, avalia Alcides Bertoli, gerente de operações da Passebus.

As nove linhas de ônibus do serviço expresso circulam apenas entre segunda e sexta-feira. O serviço não funciona aos sábados, domingos e feriados. Para Alcides, o número de usuários registrado em agosto reflete na quantidade de dias úteis que o mês teve, 23 dias ao todo.

Desde abril, apenas em julho foi registrada uma queda no número de usuários, com 8.128. Enquanto no mês anterior, 8,5 mil pessoas utilizaram o serviço. Os dois meses tiveram 21 dias úteis.

“A nossa expectativa era que esse aumento fosse um pouquinho maior, que fosse crescendo a medida que a gente fosse usando. Me parece que atingimos a totalidade do público. Está vindo muito pouco”, afirma Alcides. Para ele, a diferença da tarifa, de R$ 4,75 para R$ 7, ainda pesa no bolso das pessoas.

A meta estabelecida de 20 mil usuários mensais tem como base os custos que o serviço tem. “Ainda não equilibrou receita com despesa”, comenta o gerente de operações.

Ele diz que o serviço só é viável porque os veículos disponibilizados são os mesmos usados por empresas para fretamento. Isso é possível porque as indústrias têm horários diferentes dos horários comerciais.

“Se eu tivesse comprado um ônibus específico, para pagar a prestação do ônibus, tudo isso só com esse serviço, não teria nem como a gente começar a pensar em fazer”, explica Alcides.

Na opinião dele, a caracterização dos ônibus utilizados influenciou apenas no começo da circulação do serviço. “O problema de caracterização é a continuidade ou a exclusividade”, justifica. “Como ele tem dupla jornada, a caracterização específica fica um pouco comprometida”, completa.

Prefeitura prorroga período experimental do serviço
A Prefeitura de Joinville publicou no dia 23 de março o decreto que estabelecia a nova modalidade de transporte coletivo de forma experimental. As linhas começaram a circular no dia 11 de abril.

No dia 9 de agosto o período experimental foi encerrado, porém, a prefeitura prorrogou esta fase por mais 120 dias. O serviço expresso segue de forma experimental até o dia 7 de dezembro deste ano.

Alcides afirma que a continuidade do serviço será avaliada junto à prefeitura. “Ele precisa estar com os custos equilibrados”, acrescenta. O gerente explica que os gastos com a modalidade de transporte são de aproximadamente R$ 50 mil por mês, sem contar com gastos adicionais causados por acidentes, reparos e pagamento dos demais funcionários das empresas de transporte coletivo de Joinville.

“É um excelente serviço que a gente gostaria de ampliar. Mas esbarramos na questão econômica do volume e da própria legislação que precisa sofrer as alterações das modernidades”, finaliza Alcides.

O gerente de operações da Passebus afirma que para esta segunda fase de período experimental, a quantidade de horários disponíveis das linhas foi reduzida pela metade.

Avaliação das linhas
Entre as nove linhas oferecidas, Alcides avalia que a linha Costa e Silva/Perini (8004) é a mais fraca. Em agosto, foram transportados 419 passageiros pela linha.

“Dividindo isso entre ir e voltar, dá uma média de duas a três pessoas por ônibus. É muito baixo, mas existe essa demanda”, comenta o gerente.

Costa e Silva/Perini é a segunda linha com menor quilometragem por dia. Ao todo são percorridos 32 quilômetros (km). Em agosto, foram percorridos 735 km.

Porém, segundo Alcides, a quilometragem não justifica a baixa adesão da linha, pois, a linha com menor quilometragem, Morro do Meio/Centro (8103), transportou mais que o dobro de passageiros que a linha Costa e Silva/Perini em agosto, com 863 passageiros ao todo.

Morro do Meio/Centro percorre 27,4 km por dia. Em agosto, foram percorridos 630,9 km. Com isso, a linha fica na primeira colocação do índice de passageiros por quilômetro (IPK), com 1,37.

A primeira colocação é dividida com a linha Itaum/Centro (8101), que também tem um IPK de 1,37. Porém, esta linha percorre 61,4 km diários. Em agosto, foram percorridos 1.412,2 km com 1,932 passageiros transportados.

Confira a quantidade de passageiros transportados e a quilometragem por linha:

As nove linhas e os trajetos foram definidos após um mapeamento realizado pela Passebus. Para isso, foram analisados os locais com mais embarques durante a manhã e os locais onde a mesma pessoa embarcava no fim da tarde. Os dados foram obtidos pelos relatórios do Cartão Ideal.

O trajeto completo e os horários das nove linhas do serviço expresso podem ser conferidas no site onibus.info.

Informações: O Municipio Joinville
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Bilhetagem eletrônica será implementada em 2023 no Rio

Antes prometida para começar nesse ano, a nova bilhetagem eletrônica dos transportes públicos do Rio de Janeiro vai entrar em operação em abril de 2023, no sistema do BRT. Até 2024, o sistema será implementado em outros meios de transporte, como VLT, ônibus convencionais e vans, de acordo com a prefeitura.

A decisão foi publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (13), depois da fase de diligências e consultas para verificação dos documentos relacionados à situação jurídica e qualificação técnica da empresa que ganhou a licitação, o Consórcio Bilhete Digital. A assinatura do contrato está prevista para Outubro.

O período da concessão vai ser pelo período de doze anos, podendo ser prorrogado por, no máximo, mais 12 anos.

A primeira sessão pública da licitação da Bilhetagem Digital para o credenciamento das empresas foi aberta no dia 12 de julho e teve a participação de quatro concorrentes: Consórcio Bilhete Digital (formado pelas empresas RFC Rastreamento de Frotas Ltda. e Alto Tijuca Participações Ltda.), que apresentou a melhor oferta, no valor de R$ 110 milhões.

O Consórcio Tacom (formado pela Tacom Projetos e Tacom Ltda.) ofereceu R$ 108 milhões e ficou em segundo lugar, em terceiro foi a empresa Sonda Mobility, com uma proposta de R$ 81 milhões. Em quarto lugar, ficou a empresa Autopass Bilhete Digital, cujo o valor não foi revelado pela prefeitura.

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), abriu prazo, até a próxima terça-feira, para interposição de recursos dos outros concorrentes, que serão analisados pela Comissão Especial  de Licitação da SMTR e publicados em Diário Oficial.

Informações: Band Rio
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No Rio, Novos ônibus do sistema BRT começam a ser entregues em outubro

Os primeiros dos 291 veículos do sistema de BRT comprados pela Prefeitura do Rio já estão ficando prontos. No total, serão 220 modelos articulados e outros 71 ônibus convencionais, para aquisição de apenas 100 deles a prefeitura teve um custo de R$ 241,8 milhões. A previsão é que os carros padrões comecem a ser entregues em outubro, e os articulados em março de 2023.


Os novos veículos foram anunciados nas redes sociais de Eduardo Paes, prefeito da cidade, junto a um vídeo que mostra mais detalhes de sua nova estrutura. Ele escreveu: "O primeiro dos quase 700 BRTs que estamos comprando já está quase ficando pronto. Em breve vamos voltar a ter o sistema que a população merece."

A Secretaria municipal de Transportes (SMTR) informou que os ônibus se somarão aos 300 articulados adquiridos na próxima licitação, que ocorrerá ainda este ano com previsão de entrega entre o final de 2023 e início de 2024. A Mobi-Rio informou que a nova frota irá operar conjuntamente com os veículos que já estão em circulação no sistema, e que continuam trabalhando para diminuir a situação de desgaste da frota, incluindo a contratação de mão de obra para trabalhar nas garagens, como mecânicos, eletricistas e lanterneiros.

O modal, segundo o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), vive uma "crise bastante grave". Os usuários do atual sistema BRT viajam em veículos sem ar-condicionado, com lotação máxima e estrutura precária.

Informações: Extra
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Em Juiz de Fora, Novos ônibus para o transporte público começam a chegar


A empresa Auto Nossa Senhora Aparecida Ltda (Ansal) anunciou nesta sexta-feira (16) que começou a receber os ônibus 0 km adquiridos para modernização do transporte público em Juiz de Fora. Ao longo do mês, 170 veículos chegarão à cidade.

Nos últimos meses o transporte público de Juiz de Fora passou por vários processos a fim de solucionar o serviço precário prestado à população. No início deste mês, a Prefeitura anunciou que o Consórcio Via JF iria assumir todas as linhas de ônibus.

Desde então, tem sido realizada a substituição das linhas que antes eram de responsabilidade do Consórcio Manchester, formado pela Tusmil, e que teve o contrato rescindido.

Os novos veículos vão passar pelos procedimentos de regularização e devem começar a circular nas próximas semanas.

Informações: G1
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Em SP, Novas faixas exclusivas para ônibus são entregues

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) e da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), entregou no sábado, dia 17 de setembro, mais oito faixas exclusivas de ônibus, em vias da região central, de Guaianases, na Zona Leste, e da Cachoeirinha, Zona Norte.


As novas faixas têm o objetivo de melhorar a fluidez dos coletivos na região. A estimativa é que cerca de 115 mil passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem.

Com um total de 2,47 km de extensão, as faixas serão utilizadas por 55 linhas de ônibus diferentes. A soma das linhas na relação abaixo ultrapassa o número de 55 porque algumas delas atendem mais de uma faixa. As vias com as novas faixas são Alameda Barão de Campinas, Rua Francisco Calado/Rua Marina Lemos de Abreu, Rua Otelo Augusto Ribeiro, Alameda Nothmann, Rua Capitão Pucci/Estrada do Lageado Velho, Rua Helvétia, Rua Guaianases e Rua Getulina.

A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024. Desde 2021 e até o momento, foram implantados 25,5 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, ou seja, 51% do total previsto.

Linhas beneficiadas pelas novas faixas em cada via e o horário de funcionamento:

Alameda Barão de Campinas, entre a Rua Helvétia e a Alameda Nothmann, Campos Elíseos - 16h às 20h
178L/10 Lauzane Paulista - Hosp. das Clínicas
508L/10 Term. Princ. Isabel - Aclimação
669A/10 Term. Sto. Amaro - Term. Princ. Isabel
719P/10 Term. Pinheiros - Term. Princ. Isabel
719R/10 Rio Pequeno - Metrô Barra Funda
778R/10 Cohab Raposo Tavares - Term. Princ. Isabel
938C/10 Cohab Taipas - Term. Princ. Isabel
967A/10 Imirim - Pinheiros
978J/10 Voith - Term. Princ. Isabel

Alameda Nothmann, entre a Al. Barão de Limeira e Rua das Palmeiras, Santa Cecília - 16h às 20h
118C/10 Jd. Pery Alto - Term. Amaral Gurgel
1732/10 Vl. Sabrina - Term. Amaral Gurgel
178L/10 Lauzane Paulista - Hosp. das Clínicas
669A/10 Term. Sto. Amaro - Term. Princ. Isabel
778R/10 Cohab Raposo Tavares - Term. Princ. Isabel
938C/10 Cohab Taipas - Term. Princ. Isabel
967A/10 Imirim - Pinheiros
978J/10 Voith - Term. Princ. Isabel

Rua Guaianases, entre a Av. Duque de Caxias e a Alameda Glete, Campos Elíseos - 6h às 20h
119C/10 Pq. Edu Chaves - Term. Princ. Isabel
271C/10 Pq. Vl. Maria - Term. Princ. Isabel
508L/10 Term. Princ. Isabel - Aclimação
509M/10 Jd. Miriam - Term. Princ. Isabel
5144/10 Term. Sapopemba - Term. Princ. Isabel
5154/10 Term. Sto. Amaro - Term. Princ. Isabel
609F/10 Chác. Santana - Term. Princ. Isabel
669A/10 Term. Sto. Amaro - Term. Princ. Isabel
7181/10 Cid. Universitária - Term. Princ. Isabel
719P/10 Term. Pinheiros - Term. Princ. Isabel
778R/10 Cohab Raposo Tavares - Term. Princ. Isabel
805L/10 Term. Princ. Isabel - Aclimação
8707/10 Rio Pequeno - Term. Princ. Isabel
9300/10 Term. Casa Verde - Term. Pq. D. Pedro II
938C/10 Cohab Taipas - Term. Princ. Isabel
978J/10 Voith - Term. Princ. Isabel
978L/10 Term. Cachoeirinha - Term. Princ. Isabel

Rua Helvétia, entre a Av. Rio Branco e a Al. Barão de Limeira, Campos Elíseos - 16h às 20h
119C/10 Pq. Edu Chaves - Term. Princ. Isabel
178L/10 Lauzane Paulista - Hosp. das Clínicas
271C/10 Pq. Vl. Maria - Term. Princ. Isabel
508L/10 Term. Princ. Isabel - Aclimação
5144/10 Term. Sapopemba - Term. Princ. Isabel
5154/10 Term. Sto. Amaro - Term. Princ. Isabel
669A/10 Term. Sto. Amaro - Term. Princ. Isabel
7181/10 Cid. Universitária - Term. Princ. Isabel
719P/10 Term. Pinheiros - Term. Princ. Isabel
778R/10 Cohab Raposo Tavares - Term. Princ. Isabel
9300/10 Term. Casa Verde - Term. Pq. D. Pedro II
938C/10 Cohab Taipas - Term. Princ. Isabel
967A/10 Imirim - Pinheiros
978J/10 Voith - Term. Princ. Isabel
978L/10 Term. Cachoeirinha - Term. Princ. Isabel

Rua Francisco Calado / Rua Marina Lemos de Abreu, entre a Rua Julião Ferreira da Silva e Av. Inajar de Souza, Cachoeirinha - 6h às 9h e das 17h às 20h
8194/10 Perus - Term. Cachoeirinha
8199/10 Pirituba - Cem. Vila Nova Cachoeirinha
819A/10 CPTM Vila Aurora - Jd. Primavera
9006/10 Vila Penteado - Term. Cachoeirinha
9008/10 Pq. De Taipas - Term.Cachoeirinha
9009/10 Cohab Brasilândia - Term. Cachoeirinha
9011/10 CPTM Jaraguá - Term.Cachoeirinha
9032/10 Jd. Damasceno - Term. Cachoeirinha
9162/10 Vila Penteado - Metrô Santana
971C/10 Cohab Brasilândia - Metrô Santana
971M/10 Vila Penteado - Term. Cachoeirinha
971R/10 CPTM Jaraguá - Metrô Santana
971R/42 CDHU Voith - Metrô Santana

Rua Capitão Pucci / Estrada do Lajeado Velho, entre a Rua Gaspar Aranha e 70 m após a Rua Henrique Beck, Guaianases - 16h às 21h
2004/10 Jd. Nsa. Sra. do Caminho - CPTM Guaianazes
2009/10 Jd. Robru - CPTM Guaianazes
2021/10 Jd. Bandeirantes - CPTM Guaianazes
2058/10 Term. São Miguel - CPTM Guaianazes
2059/10 São Miguel - CPTM Guaianazes
2059/10 São Miguel - CPTM Guaianazes
2201/10 Div. de Ferraz - CPTM Guaianazes
2202/10 Jd. das Oliveiras - CPTM Guaianazes
263C/10 Jd. Helena - Cohab II
2705/10 Jd. Fanganielo - Metrô Itaquera
2707/10 Chabilândia - Metrô Itaquera
2707/31 Chabilândia - Metrô Itaquera
2755/10 Guaianazes - Metrô Penha
2756/10 Guaianazes - Metrô Patriarca
2770/10 CPTM José Bonifácio - Metrô Vl. Matilde
3006/10 Jd. Fanganielo - CPTM Guaianazes
3006/21 ETEC Guaianazes - CPTM Guaianazes
3063/41 Guaianazes - Term. São Mateus
312N/10 Term. Cid. Tiradentes - São Miguel Paulista
3902/10 CPTM Jd. Romano - CPTM Guaianazes
407P/10 Term. Cid. Tiradentes - Metrô Tatuapé

Rua Otelo Augusto Ribeiro, entre a Rua Prof. João de Lima Paiva e Rua Caranaíba, Guaianases - 16h às 20h
3033/10 Guaianazes - São Mateus
3063/10 Guaianazes - Term. São Mateus
312N/10 Term. Cid. Tiradentes - São Miguel Paulista
4002/10 Guaianazes - Term. Vl. Carrão
3686/10 Jd. São Paulo - Term. Pq. D. Pedro II
3754/10 Inácio Monteiro - Metrô Itaquera
4035/10 Guaianazes - Metrô Itaquera

Rua Getulina, entre a Rua Capitão Pucci e a Rua Bom Jesus da Penha - 6h às 9h
2004/10 Jd. Nsa. Sra. do Caminho - Cptm Guaianazes
2009/10 Jd. Robru - CPTM Guaianazes
2021/10 Jd. Bandeirantes - CPTM Guaianazes
2058/10 Term. São Miguel - CPTM Guaianazes
2059/10 São Miguel - CPTM Guaianazes
2201/10 Div. de Ferraz - CPTM Guaianazes
2202/10 Jd. das Oliveiras - CPTM Guaianazes
2707/31 Chabilândia - Metrô Itaquera
2755/10 Guaianazes - Metrô Penha
2756/10 Guaianazes - Metrô Patriarca
2770/10 CPTM José Bonifácio - Metrô Vl. Matilde
3902/10 CPTM Jd. Romano - Cptm Guaianazes
40P/10 Term. Cid. Tiradentes - Metrô Tatuapé

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
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Motoristas do transporte coletivo de Cuiabá recebem treinamento sobre Telemetria e GPS

Os motoristas do transporte público coletivo de Cuiabá iniciaram na quarta-feira (14) o curso de capacitação sobre Telemetria, Sistema de Posicionamento Global (GPS) e comunicação por meio do teclado DK. O treinamento, realizado na sede da empresa Rápido Cuiabá Transporte Urbano, foi acompanhado pelo diretor de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Nicolau Budid.


A realização de cursos de capacitação para os motoristas é uma das exigências descritas no contrato de concessão realizado pela gestão Emanuel Pinheiro, com o intuito garantir mais qualidade e segurança nos serviços prestados pelas empresas Integração Transporte, Caribus Transportes e Serviços, Rápido Cuiabá Transporte Urbano e Viação Paraense, que atendem os mais de 200 mil usuários do transporte público na Capital. 

“Contratualmente é de responsabilidade das empresas que realizem a capacitação desses profissionais. Hoje eles estão passando pela capacitação de aprimoramento que mostra como funciona o georreferenciamento, que nos mostra a localização de todos os veículos que estão em funcionamento e também a telemetria, que uma ferramenta tecnológica que faz um diagnóstico do comportamento do motorista com relação à aceleração brusca, rotação do motor e a forma como esse motorista está conduzindo o veículo. E isso traz muitos benefícios, principalmente, com relação à segurança para o passageiro. Todos os motoristas das quatro concessionárias do sistema da Capital passarão por essa qualificação”, explica Budib.

“Por isso, sempre digo que os motoristas do transporte coletivo de Cuiabá estão classificados entre os melhores do Brasil. Além disso, as ferramentas tecnológicas disponíveis e adquiridas pelas concessionárias aqui de Cuiabá são o que mais tem de moderno hoje no país, tanto na parte de monitoramento, como também na climatização e acessibilidade”, acrescenta o diretor de Transportes.  

O diretor da Rápido Cuiabá Transporte, Luiz Cláudio Ferreira, também reforçou a importância da qualificação dos motoristas e falou sobre a implantação de melhorias no transporte coletivo de Cuiabá. “A empresa sempre se preocupou com a capacitação de seus colaboradores, principalmente os nossos motoristas, que hoje são 230 profissionais. Sempre desenvolvemos a ideia de que o motorista é quem leva a imagem da empresa para os nossos usuários. Então, nos preocupamos em prestar um serviço de qualidade, porque realizamos mais de 2 mil viagens por dia transportando vidas humanas”, pontua Ferreira.

“Numa parceria com a Semob, estamos adotando tecnologias para melhorar a qualidade do transporte público. Uma delas é a telemetria, que está muito focada na operação do profissional para que transmita segurança ao usuário. Adotamos também os ônibus de GPS, junto com a bilhetagem eletrônica. Estamos implantando o monitoramento online junto com a Semob, onde acompanhamos todo o trajeto realizado pelo ônibus. Além disso, instalamos um equipamento que vai começar a operar em outubro, no qual o motorista vai ter a comunicação direta com a central para relatar qualquer ocorrência, para que possamos prestar um serviço cada vez melhor para a população. Então, posso afirmar que a qualidade do transporte coletivo de Cuiabá não fica atrás das principais capitais do Sudeste”, finaliza o diretor.

Informações: Governo do Mato Grosso
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Prefeitura de Guarulhos conclui a revitalização de 500 abrigos para passageiros do transporte coletivo

A Prefeitura de Guarulhos concluiu nesta semana a revitalização e reinstalação de 500 abrigos metálicos ou de alvenaria para passageiros do transporte coletivo da cidade. O número representa quase 50% dos 995 pontos semelhantes existentes no município. Além de pintura, foram reforçadas as bases, substituídas as telhas danificadas, as soldas e as peças avariadas ou vandalizadas. A medida visa a economizar recursos financeiros e proporcionar mais conforto aos  passageiros.


O secretário de Transportes e  Mobilidade Urbana, Luigi Lazzuri Neto, comentou a ação. “A maior parte dos abrigos reformados sofreu vandalismo, mas, apesar disso, temos notado uma melhoria significativa na conservação desse tipo de mobiliário, o que é muito positivo para todos. Promover a maior participação da população na preservação do patrimônio público e aumentar o conforto dos usuários do transporte de Guarulhos, principalmente nos dias muito quentes ou chuvosos, são as diretrizes e prioridades da administração municipal”, afirmou.

De acordo com a secretaria, essa é a primeira ação de revitalização realizada em duas décadas e, neste primeiro momento, priorizou os abrigos existentes nas principais vias e corredores da cidade. A próxima etapa, já iniciada, contemplará vias secundárias de forma a levar melhorias a todos os abrigos existentes na cidade.

Informações: Divulgação/PMG
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Prefeitura de Hortolândia anuncia mais 5 ônibus climatizados na frota

A Prefeitura de Hortolândia, cidade da região metropolitana de Campinas, anunciou a chegada de mais 5 ônibus para a frota das linhas municipais. Segundo ela, os ônibus vieram acompanhando a criação da linha 3.46, sobre a qual escrevemos aqui no site recentemente. O anúncio da chegada dos ônibus veio na última sexta.

Os veículos são do modelo Caio Apache Vip IV. De acordo com informações da internet, eles contam com chassis da Mercedes-Benz OF1721, e teriam vindo do Rio de Janeiro. A prefeitura informou ainda que todos contam com ar condicionado. Sendo assim, Hortolândia passou a contar com 10 veículos climatizados a serviço das linhas municipais. “Os novos veículos deverão substituir outros, mais antigos, em circulação”, informou.

A prefeitura aproveitou a oportunidade para anunciar ainda a criação de um novo bilhete para Pessoas com Deficiência. Segundo ela, o novo bilhete possibilita o transporte gratuito de acompanhantes de “pessoas com deficiências físicas, auditiva, visual, intelectual, múltipla e orgânica que utilizam o transporte público, utilizando a porta dianteira para adentrar ao coletivo”

Para fazer o novo cartão, os passageiros devem se dirigir à garagem da Viação Lira, empresa que opera os ônibus municipais de Hortolândia, munidos com os documentos necessários (vide página 5). Ela fica na Avenida Santana, 1000, no Jardim Amanda.


Informações: Linhas metropolitanas
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Veja como funciona a meia-tarifa do transporte coletivo na Grande Goiânia

Foi lançado nesta sexta-feira (16/9) o programa meia-tarifa do transporte coletivo, que contempla passageiros que realizem viagens de até cinco quilômetros. O benefício começa a ser válido a partir deste sábado (17).

Nesta primeira etapa, a meia-tarifa contemplará os usuários de  linhas alimentadoras do transporte público coletivo de municípios da região metropolitana de Goiânia, mais especificamente, Senador Canedo.

No total, sete linhas estão sendo beneficiadas, sendo as: 327, 328, 329, 331, 335, 336 e 337. Por isso, qualquer pessoa que embarcar em uma dessas linhas com destino de até cinco quilômetros, pagará a meia-tarifa.

Meia-tarifa do transporte coletivo
Antes, os moradores de Senador Canedo pagavam R$ 4,30 para utilizar o sistema de transporte público dentro da própria cidade. Agora, o valor a ser pago será de R$ 2,15 para circular internamente.

Caso o passageiro precise ir até o terminal ou ponto de ônibus para fazer a integração, pegar uma outra linha que não faça parte das sete linha contempladas com a meia-tarifa, ele vai acessar diretamente o ônibus e, nele, fazer a validação do seu cartão. Neste momento, será debitado outros R$ 2,15 de complemento para seguir viagem.

Além disso, a partir de agora, o terminal de Senador Canedo não terá mais linhas de bloqueio ou catracas para acessá-lo.

Bilhete único
De acordo com a Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), o Bilhete Único será utilizado para que o usuário pague a meia-tarifa local assim como viabilizar, quando for o caso, o acesso ao segundo trecho e pagamento da segunda meia-tarifa.

O passageiro ainda poderá usar o Bilhete Único como benefício para mais viagens gratuitas, por um período de até 2h30, contando a partir da sua primeira validação.

Informações: Dia Online
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Em SP, Linhas de ônibus serão alteradas a partir de 26 de setembro na Mooca


A SPTrans informa que devido a interferência no cruzamento da Rua Curupacê com a Av. Paes de Barros, as linhas 3161/10 Jd. Colorado – Term. Pq. D. Pedro II e 573H/10 Hosp. Sapopemba – Metrô Bresser terão seus itinerários alterados temporariamente a partir das 7h de segunda-feira,  26 de setembro. Os desvios permanecem até o término dos trabalhos.

Linhas alteradas:

3161/10 Jd. Colorado – Term. Pq. D. Pedro II

Ida: normal até a Rua Dias Leme, Rua Curupacê, Av. Paes de Barros, Rua Leocádia Cintra, Rua Orville Derby, Rua da Mooca, Rua Marina Crespi, Rua Guaratinguetá, Lgo. S. Rafael, Rua Araribóia, Rua Curupacê, Pça. Dr. Oscar Rodrigues Alves, Rua Canuto Saraiva, prosseguindo normal.

Volta: sem alteração.

573H/10 Hosp. Sapopemba – Metrô Bresser

Ida: normal até a Rua Dias Leme, Rua Curupacê, Av. Paes de Barros, Rua Leocádia Cintra, Rua Orville Derby, Rua da Mooca, Rua Marina Crespi, Rua Guaratinguetá, Lgo. S. Rafael, Rua Araribóia, Rua Curupacê, Pça. Dr. Oscar Rodrigues Alves, Rua Canuto Saraiva, prosseguindo normal.

Volta: sem alteração.

Atenção

Os passageiros que embarcam ou desembarcam no ponto de parada da Rua Curupacê, 61 terão como opção o ponto da Rua Canuto Saraiva, 448.

Informações: SPTrans
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Em Salvador, Alto de Santa Terezinha e Jardim da Margaridas ganham novo atendimento de transporte

Atendendo a pedidos de moradores, a partir deste sábado (17) as localidades de Alto de Santa Terezinha, Rio Sena, Jardim das Margaridas, entre outras contarão com novo atendimento de transporte. A Secretaria de Mobilidade (Semob) criou duas novas linhas que entrarão em operação já neste final de semana, com o objetivo de promover maior oferta de transporte para estas localidades.

A linha 1645-04 – Alto de Santa Terezinha / Rio Sena x Estação Pirajá tem previsão para realizar 31 viagens em dias úteis, 23 viagens aos sábados e 17 aos domingos. Sua base operacional será no Terminal de Alto de Santa Terezinha, passando por Rio Sena, Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), BR 324, até a Estação Pirajá. O local destinado para embarque e desembarque de passageiros na Estação Pirajá será o ponto 12 na plataforma B.

Já a linha 1024-03 Terminal Aeroporto x Jardim das Margaridas irá realizar 24 viagens de segunda a sábado. Inicialmente, a linha não irá operar aos domingos. Sua base operacional será no Terminal Aeroporto, passando pela Travessa Acalanto e pela BA 526 (CIA/Aeroporto). O local destinado para embarque e desembarque de passageiros no Terminal Aeroporto será o ponto 10 na plataforma B.

Confira abaixo o itinerário de ambas as linhas:


Remanejamento - Com a criação da nova linha, foi necessário fazer um remanejamento dos pontos de embarque e desembarque das linhas de ônibus nas plataformas A e B da Estação Pirajá. Ao todo, 13 linhas foram afetadas com as mudanças e os usuários devem ficar atentos aos novos pontos de parada a partir deste sábado (17). Equipes da Semob e prepostos das empresas estarão na estação para orientar os usuários sobre as mudanças. Confira os detalhes abaixo:

Informações: SEMOB
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