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"Precisamos de uma política nacional para o transporte urbano, que tenha compromisso com a eficiência voltada ao social e ao meio ambiente.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) quer aprofundar a discussão sobre a qualidade do transporte público nas grandes cidades brasileiras que, na visão do parlamentar, além de ser repensado de forma a beneficiar as camadas mais carentes da população, deverá utilizar , cada vez mais, as chamadas energias renováveis, que não causam danos ambientais.
"Precisamos de uma política nacional para o transporte urbano, que tenha compromisso com a eficiência voltada ao social e ao meio ambiente. Não podemos mais continuar vendo perdas, que só na região metropolitana de São Paulo, chegam a R$ 40 bilhões ao ano por falta de uma política nacional para o transporte urbano que garanta a integração de vários meios” afirmou o senador, durante painel sobre Sistemas Integrados de Meios de Transporte, promovido pela Comissão de Infraestrutura do Senado, da qual o parlamentar sul-mato-grossense é vice presidente.
Delcídio defende , também, a utilização de energias alternativas no transporte urbano, como as células de hidrogênio que começaram a ser utilizadas recentemente por alguns ônibus da capital paulista. “Saio desse encontro convencido de que , como pano de fundo da importante discussão do petróleo no pré-sal, deverá estar nossa preocupação com a necessidade de se avançar, cada vez mais, nos estudos das energias renováveis também para os transportes urbanos”, disse.

Modelo
Delcídio comentou qual seria o modelo a ser seguido de um plano diretor de cidades, com o mesmo sucesso do adotado em Curitiba, e porque o sistema adotado na capital paranaense não decola em nenhuma outra capital brasileira. Citando o exemplo bem-sucedido de Curitiba, Taniguchi sugeriu o redirecionamento dos recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para o setor, considerando que aproximadamente 80% da população brasileira vive em cidades, agravando os problemas de transporte e gerando perda em produtividade no trabalho e na saúde.
O senador sugeriu medidas como as tomadas pelo governo de Cingapura, onde o IPVA dos carros antigos é mais caro que o dos veículos novos, como forma de estabelecer uma nova política que crie perspectivas de renovação de frota, associada a critérios para o acesso de veículos, de modo a incentivar o transporte coletivo em detrimento do transporte individual.
Ao concordar com a falta de uma política nacional de transporte urbano, Taniguchi defendeu a adoção de novos conceitos de mobilidade urbana, com a integração de vários modos de transporte, que vão da bicicleta ao metrô.
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Recife: Corredor viário sai em 15 dias


O bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, ganha no próximo mês um novo corredor viário que facilitará o acesso da Zona Oeste da capital à região. Depois de um ano de obras e seis meses de paralisação, o prolongamento da Rua Arquiteto Luiz Nunes está quase concluído, devendo ser aberto ao tráfego no dia 10 de setembro. A nova via deve desafogar a Avenida Mascarenhas de Morais, saturada pelo movimento intenso de veículos.
São 700 metros de rua, com quatro faixas de rolamento, que estão sendo construídos pela Prefeitura do Recife desde o fim de 2007. Com a conclusão da obra, a via terá ligação direta com a Rua Jean Emile Favre, principal via de acesso ao Ipsep. Dessa forma, os motoristas não precisarão mais utilizar a Avenida Mascarenhas de Morais, como acontece atualmente, para chegar ao Ipsep e a outros bairros da região, evitando circular ao lado de ônibus e caminhões.
A liberação do novo trecho depende apenas da conclusão dos trabalhos de pavimentação, drenagem e calçamento numa extensão de apenas cem metros. “Estamos cuidando também da iluminação pública e trabalhando para que tudo fique pronto na primeira semana de setembro, no máximo até o dia 10”, garantiu o presidente da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Jorge Carrero.
A Prefeitura do Recife não definiu, ainda, como será a circulação na Arquiteto Luiz Nunes, hoje mão dupla em quase toda a sua extensão, mas a expectativa é que tenha sentido único, de Afogados para o Ipsep. O trecho antigo da via deverá ser recapeado porque o asfalto está deteriorado e há buracos e remendos por toda parte.
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Novas tecnologias para o transporte coletivo de Joinville


Quem deu uma passadinha pela praça Dario Salles no sábado dia 19 de setembro teve a oportunidade de dar uma olhadinha nas novas tecnologias para o transporte coletivo de Joinville, junto com a abertura oficial da semana nacional do trânsito os novos ônibus foram mostrados a comunidade.
Os novos ônibus contam com pisos mais baixos facilitando assim acesso e circulação de pessoas obesas, portadoras de deficiência física, gestantes e idosos. Outra novidade é o combustível do veículo, o gás natural. Protótipo desenvolvido pela Busscar e Petrobrás.
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