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Prefeitura de Teresina abre licitação de R$ 134 milhões para compra de 100 novos ônibus

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

A Prefeitura de Teresina planeja adquirir mais ônibus para que possam somar ao transporte público da capital. Para aumentar a frota, a gestão pública teresinense concluiu o edital de lançamento para pregão eletrônico com a estimativa de investimentos em R$ 134 milhões. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (07).

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que atualmente 300 ônibus circulam por todas as regiões da cidade. Com a proposição de novos investimentos, a pasta espera adquirir 100 novos veículos e, assim, auxiliar no ir e vir dos usuários teresinenses.

Em abril deste ano, a prefeitura iniciou uma proposta de aumentar a frota mensalmente com 20 veículos. A meta, segundo a PMT, era chegar em agosto, mês do aniversário da cidade, com 300 veículos circulando.

“Já atingimos o número da proposta inicial que era o aumento de 20 a cada mês, que começou em abril até agosto com 300 veículos no total e dobramos o número de viagens nas principais linhas de ônibus”, disse a pasta municipal.
A retirada do edital para compra dos novos ônibus inicia nesta quarta-feira (09). As propostas irão ocorrer no dia 23 deste mês, a partir das 9h30.

Sindicato não confirma quantitativo
O secretário de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), Cláudio Gomes, não confirmou que os 300 ônibus estejam de fato circulando em Teresina. Ele argumentou ao O Dia que antes do período de pandemia da covid-19, cerca de 450 veículos rodavam na cidade, juntamente com os corujões, transportes que circulavam no período da madrugada.

“Infelizmente, esses números a gente não pode tanto afirmar como negar, até porque o sistema está cheio de picos. Na hora de pico algum ônibus extra pode circular e essa quantidade pode variar no decorrer do dia”, ressaltou o secretário.

O Sintetro argumentou, ainda, que trabalha para fiscalizar o sistema de transporte público da capital para certificar que o percentual informado pela prefeitura seja cumprido.

Atualmente, eu sei que a quantidade de ônibus circulando gira em torno de 250 ônibus, ou até menos que isso. Os empresários estão faltando com a população, quando recebessem recursos destinados para o transporte público, esses valores seriam transformados em mais ônibus para a cidade

Informações: Portal O Dia
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Em Cuiabá, Faixas exclusivas de ônibus funcionarão somente por duas horas nos horários de pico

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), implantará faixas exclusivas de ônibus para melhorar o transporte coletivo e aliviar o tráfego nos horários de pico. As faixas funcionarão de segunda a sexta-feira, nos horários das 6h às 8h e das 17h às 19h. Aos sábados, elas serão reservadas apenas no período da manhã, das 6h às 8h, enquanto durante as tardes e nos domingos, a circulação estará livre para veículos de passeio. A medida foi planejada com base em levantamentos realizados pela equipe de engenharia de Trânsito e Transporte, para promover um transporte mais eficiente aos 205 mil usuários por dia do transporte coletivo.

A implementação dessas faixas exclusivas busca priorizar o transporte coletivo nos horários de maior demanda, enquanto proporciona flexibilidade nos períodos de menor tráfego. Essa estratégia promete contribuir para reduzir a lentidão e oferecer uma medida mais eficaz aos usuários do transporte público.

Com essas mudanças, a capital terá um transporte público mais eficiente e, ao mesmo tempo, buscará aliviar os desafios enfrentados pelo trânsito urbano durante os horários de pico. A expectativa é que a implementação das faixas exclusivas beneficie tanto os usuários do transporte coletivo quanto os motoristas particulares, contribuindo para uma circulação mais fluida. O secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, explica que os motoristas terão tempo de adaptação e alerta que, encerrado esse período, motoristas que não respeitarem as faixas exclusivas nos horários de pico estarão cometendo infração de trânsito gravíssima, o que acarreta em uma autuação no valor de R$293,47, além de mais 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). "O intuito principal dessa iniciativa é oferecer maior fluidez e agilidade aos usuários do transporte público, que chegam a somar 205 mil passageiros diariamente. 
O plano, baseado em um levantamento realizado pela equipe de engenharia de Trânsito e Transporte, identificou várias avenidas que receberão essas faixas exclusivas. A prioridade é o coletivo e a faixa traz mobilidade ao trânsito, e os ônibus ganham alguns minutos nas viagens e levam o passageiro mais rápido para o trabalho ou de volta para a casa dele. Com ônibus climatizados e horários definidos, incentiva inclusive a população a migrar para o transporte público. Além disso, a velocidade média dos ônibus aumenta, passando de 13 km por hora para 24 km/hora. Essas avenidas serão contempladas com trechos exclusivos para ônibus, abrangendo trajetos estratégicos que conectam diferentes áreas da cidade", comentou o secretário.

Atualmente, Cuiabá conta com faixas exclusivas nas principais avenidas da cidade: Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (mais conhecida como CPA).

Veja as avenidas que receberão faixas exclusivas:

 Avenida General Valle - abrangendo o trecho entre a Coronel Escolástico e General Mello. Avenida Djalma Ferreira de Souza - conectando-se à Avenida Deputado Milton Figueiredo (Morada do Ouro), próximo ao Massairo Okamura, até a Avenida do CPA. Avenida Dante Martins de Oliveira (antiga Avenida dos Trabalhadores) - do contorno da Avenida Professora Edna Affi (das Torres) até a Miguel Sutil. Avenida José Monteiro de Figueiredo, conhecida como "Lavapés" - abrangendo o trecho próximo ao restaurante Chopão até o Talavera Bar (Santa Rosa), nos dois sentidos. 

Informações: Prefeitura de Cuiabá
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Corredores de trânsito promovem melhorias na mobilidade urbana de Aracaju

Fluidez no trânsito, mobilidade, segurança e acessibilidade. Esses são alguns dos benefícios que a população poderá desfrutar, a partir do dia 11, com o início do funcionamento dos quatro corredores de trânsito implantados em pontos estratégicos da capital ao longo dos últimos quatro anos. Para isso, a Prefeitura de Aracaju investiu quase R$ 46 milhões, empregados na construção dos corredores seguindo as especificidades e necessidades de cada um, desde o recapeamento até a criação de ciclovias e de faixas exclusivas para o transporte público.

A iniciativa da implantação dos corredores teve como um dos objetivos atender a uma meta do Planejamento Estratégico da atual gestão da Prefeitura de Aracaju, que visa, por exemplo, reduzir em 20% o tempo de viagem dos ônibus. Somado, os quatro corredores de trânsito têm 35,8 km de extensão.

Segundo o superintendente da SMTT, Renato Telles, todo esse planejamento e investimento na reestruturação tem possibilitado mais agilidade ao transporte público e maior fluidez ao trânsito como um todo. “Os corredores foram pensados para beneficiar toda a população. Desde os usuários do transporte público, aos pedestres, condutores e ciclistas”, afirmou.

A obra que contou com uma maior complexidade foi o corredor da Hermes Fontes, que vai da avenida Barão de Maruim até o conjunto Orlando Dantas. Mesmo sendo o menor em extensão, com 6,8 km, a construção desse corredor exigiu mais intervenções físicas, como a retirada do canteiro central, que deu lugar a uma faixa de circulação exclusiva para o tráfego de ônibus, como ocorre em grandes centros urbanos. O investimento nesta obra foi superior a R$ 19 milhões. Com a obra, houve o remanejamento das paradas de ônibus para os locais onde há cruzamento, possibilitando que os pedestres possam atravessar com mais segurança.
Outro corredor é o da avenida Beira Mar, que vai do terminal da Atalaia até o Mercado Thales Ferraz. Com investimento de R$8,2 milhões, foram feitas diversas intervenções em seus 10 km de extensão, como a implantação de nova sinalização, retirada do pavimento asfáltico, recapeamento de toda a via, construção de cerca de 100 rampas de acessibilidade, calçadas e implantação da sinalização vertical e horizontal.

Para a construção do corredor Jardins/Centro, que vai do conjunto Augusto Franco até o Centro de Aracaju, não foi necessária a criação de uma nova via, já que na maior parte do percurso já há três faixas para circulação de veículos. Com investimento de R$ 7,3 milhões, a Prefeitura de Aracaju concretizou os 11,5 km de extensão do corredor, que percorre os bairros São José, 13 de Julho, Jardins e Inácio Barbosa.

Já para o corredor Augusto Franco, que vai da avenida Francisco José da Fonseca (a chamada Gasoduto) até a rua São Cristóvão, no início da avenida Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro), foi construída uma nova ciclovia. Isso garantiu a implantação de mais uma faixa de circulação destinada aos ônibus, restando duas para os demais veículos. Com investimento de R$9,6 milhões, a obra contou também com o recapeamento e sinalização horizontal e vertical, além de toda a parte de acessibilidade nas travessias de pedestres, com rampas e calçada. O corredor tem, no total, 7,5km de extensão.

Inovações

Inovações e melhorias foram inseridas em alguns dos corredores de trânsito de Aracaju. É o caso das lombofaixas, colocadas no corredor Hermes Fontes. Tratam-se de travessias elevadas no mesmo nível da calçada que possibilitam a passagem de pedestres, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Já nos corredores Centro/Jardins e Beira Mar, a faixa é exclusiva para transporte coletivo apenas em horários determinados: entre 6h e 9h e das 16h às 19h.

Ainda dentro das melhorias trazidas pela implantação dos quatro corredores de trânsito, destaca-se a modernização na sinalização, feita com material termoplástico, que tem maior durabilidade. Além disso, foi implantada nas faixas exclusivas para os ônibus uma pintura específica, em faixa contínua, na mesma tonalidade das demais, porém, em tamanho diferente, como estabelece a legislação. As vias são 25 centímetros mais largas.

Informações: SMTT
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Licitação para o transporte coletivo de Joinville chega ao TCE

Nesta segunda-feira (7), a Prefeitura de Joinville enviou Ofício para o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Herneus João de Nadal, para informar o cronograma previsto para as próximas etapas da Licitação para concessão e gestão do transporte coletivo no município.

Técnicos da Secretaria de Infraestrutura Urbana trabalham com o apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e de servidores de outras Secretarias para a elaboração dos documentos necessários para a concorrência do Sistema de Mobilidade de Joinville (SIMOB).

O SIMOB vai contemplar toda logística de transporte de passageiros por meio do sistema público na área urbana, incluindo a operacionalização das atividades e utilização dos terminais de integração.
O Ofício endereçado ao TCE/SC informa a previsão de abertura de uma consulta pública em 22 de agosto de 2023, no site da Prefeitura, com duração de 30 dias, para colher contribuições da sociedade para aprimorar o processo de concessão e gestão do serviço.

Nesta etapa, serão disponibilizados, também no site da Prefeitura, documentos como as minutas do Edital e do Contrato com seus anexos, bem como os estudos técnicos que embasaram a elaboração da proposta.

A Prefeitura de Joinville informou, também, a intenção de realizar Audiência Pública, em 15 de setembro de 2023, para ampliar a participação popular na etapa de finalização do Edital.

Esta é a primeira vez que Joinville irá realizar uma Licitação para a concessão da gestão do serviço de transporte público de passageiros na área urbana. O processo vai contemplar uma modelagem adequada à realidade do município, contemplando as melhores práticas de gestão para o segmento.

Informações: Prefeitura de Joinville
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