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Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

São Paulo tinha quase 5 milhões de domicílios em 2022, mas só 1,4 milhão deles (29% do total) ficam próximos de alguma estação de metrô ou trem. A análise foi a partir de dados inéditos do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No levantamento, foram considerados os endereços visitados pelos recenseadores e classificados como domicílios (particulares ou coletivos). Em seguida, foi traçado um raio de 1km ao redor do endereço de cada uma das 145 estações de Metrô e trem dentro da cidade. Por fim, a análise verificou se cada um dos 4.996.529 domicílios no território da capital ficava dentro de um desses raios.

No total, 1.444.368 domicílios foram localizados “próximos” de pelo menos uma estação. Isso quer dizer que 3,5 milhões de domicílios estão a mais de mil metros de qualquer estação de Metrô, incluindo as de administração direta e as que estão sob concessão.

A distância de 1km é adotada por especialistas em mobilidade porque representa uma caminhada de 10 e 15 minutos da casa de uma pessoa até o transporte público de média ou alta capacidade, como é o caso do transporte sobre trilhos (subterrâneo ou não) e de alguns corredores de ônibus de alta velocidade (ou BRT, na sigla em inglês: Bus Rapid Transport).

Estar perto do transporte público, segundo eles, significa acessar mais oportunidades de emprego ou gastar menos tempo no deslocamento entre a casa e o trabalho, além de maior acesso a atividades de lazer.

O levantamento também mostra que as cinco estações com mais domicílios próximos são todas de Metrô e ficam concentradas no Centro de São Paulo. Só no raio de 1km da Estação Higienópolis-Mackenzie, da Linha 4 – Amarela, são 61.183 domicílios.

As outras são Santa Cecília, República e Marechal Deodoro (da Linha 3 – Vermelha) e Japão-Liberdade, da Linha 1 – Azul do Metrô. Em cada uma os recenseadores do IBGE localizaram entre 43 mil e 58 mil domicílios a uma distância de até mil metros.

No outro extremo estão quatro estações de trem da Linha 9 – Esmeralda e uma de metrô; a Estação Cidade Universitária tem apenas 1.811 domicílios próximos, seguida da Estação Portuguesa-Tietê, da Linha 1- Azul, e das estações Villa-Lobos Jaguaré, Jurubatuba e Santo Amaro.

Informações: G1

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Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Os estudos para a implementação do primeiro Veículo Leve sobre Trilho (VLT) movido a hidrogênio verde já foram iniciados. O projeto é uma iniciativa do Grupo CCR, empresa de concessão de infraestrutura, transporte e serviços do país.

Segundo a empresa, o próximo passo é alinhar os estudos à região que melhor se adequa às necessidades de um VLT. (“Um desses parâmetros de instalação é, por exemplo, a proximidade de um centro de produção de hidrogênio verde.”) A Bahia aparece como um dos Estados que podem sediar o projeto piloto.

Por enquanto, não há expectativa de participação do poder público no projeto. (“O aporte também deve variar conforme a localização em que o VLT movido a hidrogênio será implantado.”)

Para Marcio Hannas, presidente da CCR Mobilidade, o Brasil já tem um grande potencial de produção de energia limpa. “É um país onde essa solução de ferrovia a hidrogênio pode ter uma presença importante no segmento ferroviário aqui no país. A gente foi buscar essas soluções justamente por acreditar no potencial do Brasil para utilização da energia por hidrogênio verde”, afirma.

Além do baixo impacto ambiental de um VLT movido a hidrogênio verde, a implementação de um trem como esse também pode representar economia a longo prazo. (“Apesar de o custo de operação ser maior que um veículo semelhante movido a energia elétrica, o investimento estrutural é mais baixo.”) Segundo o presidente, os custos de manutenção com bancos de rede elétrica, por exemplo, são menores.

Informações: Agrimidia

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Terminal de ônibus na região central de Erechim é entregue após reformas

Foram concluídas as obras de reformas do Terminal de Ônibus Urbano, no Centro de Erechim. O prefeito Paulo Polis, o vice-prefeito Flávio Tirello, o secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos, a secretária adjunta Aline Prichua, o coordenador do Meu Bairro Melhor, Renato de Paula, o arquiteto responsável, Redenzio Zordan, entre outros servidores, estiveram no local na tarde para a inauguração.

O investimento de R$ 156.3 mil foi para substituição de telhas, reforço do muro de contenção, fechamento da lateral com telhas e reforma de uma sala para utilização dos motoristas. Conforme o secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos, as obras vão beneficiar a comunidade e os profissionais do transporte coletivo do município.

"Foram 480 metros quadrados de telhado substituído, além do fechamento lateral de 52 metros de comprimento, por um metro de altura, com telhas de aluzinco, material mais durável, que vai proporcionar mais conforto aos usuários do transporte coletivo, principalmente para dias de chuva. A empresa também reformou a sala para o uso dos motoristas e fez um novo muro de contenção", explica o secretário.

As obras visam dar mais conforto e segurança para quem utiliza o espaço. O prefeito Paulo Polis, diz que esse é um local que sempre tem que estar no radar do município. "O Terminal de Ônibus é por onde passam os trabalhadores, as famílias, os estudantes, então precisamos sempre estar avaliando as condições do local para garantir segurança e conforto para todos", destacou.

Informações: Jornal do Comercio

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Itajaí divulga novas mudanças em linhas do Sistema de Ônibus Local (SOL)

O Município de Itajaí implanta, a partir de segunda-feira (19), novas alterações no Sistema de Ônibus Local (SOL) com objetivo de melhorar o atendimento à população. Desta vez, as mudanças contemplam as linhas circulares e incluem novidades no itinerário e em horários.

Entre as principais modificações, está a alteração de trajeto da linha C3 (São Vicente/Cidade Nova/Ressacada). Agora, essa linha deixará de contemplar o loteamento Bambuzal, que passará a ser atendido pela linha C2. Além disso, o itinerário fará a ligação pelo bairro Cidade Nova até o terminal do bairro Ressacada. Clique aqui e confira o mapa atualizado.

A linha C2 (Barra do Rio/Centro/Bambuzal) também será reformulada, com mudança no trajeto. Agora, a saída vai ocorrer da Estação Barra do Rio (rua Curt Hering) e percorrerá a rua Blumenau, Barra do Rio, Centro (pela avenida Irineu Bornhausen) e rua Tijucas até chegar na Igreja Matriz. O retorno vai acontecer pela rua Heitor Liberato, rua José Pereira Liberato, rua Estefano José Vanolli e também passará a atender o Bambuzal, no bairro São Vicente. Clique aqui e confira o mapa.

O novo quadro de horários com a atualização de todas as linhas citadas na reportagem está disponível para download no fim desta matéria. As tabelas e trajetos atualizados também podem ser conferidos no site http://consorcioatalaia.com.br/. Mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (47) 98414-4602.

Outras mudanças:

Linha C1 (São Judas/Ressacada): Trajeto alterado dentro do bairro Ressacada. A entrada ocorrerá pela rua Vereador Abílio Otávio do Canto, com o retorno através da rua José Siqueira. Clique aqui e confira o mapa.

Linha LA (Cabeçudas): Agora essa linha vai realizar viagens aos sábados, domingos e feriados, sem alterações no trajeto. Clique aqui e confira o mapa.

Linha LB (Praias): A linha, que operava apenas aos finais de semana, será encerrada. As viagens poderão ser realizadas através das linhas LA (Cabeçudas) e T4 (Osvaldo Reis/Praia Brava).

Linha A3 (Cordeiros/Cidade Nova): Devido a extensão da linha C3 (São Vicente/Cidade Nova/Ressacada), este trajeto ficou mais direto dentro do bairro Cidade Nova. Agora, o itinerário passará pela rua Agílio Cunha e avenida Ver. Nilo Simas para realizar a conexão ao Terminal da Ressacada. Clique aqui e confira o mapa.

Informações: Prefeitura de Itajaí

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