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Metrô do Recife retoma funcionamento nesta segunda-feira

domingo, 27 de agosto de 2023

Após 25 dias de greve completados neste domingo (27), o Metrô do Recife volta a funcionar com 100% da sua frota nesta segunda-feira (28). Desde o dia 18 deste mês, as estações estavam abertas apenas nos chamados “horários de pico”, que acontecem das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h. Nesse período, inclusive, foram maiores os relatos de superlotação no transporte.

O retorno das atividades no fluxo normal foi informado por integrantes do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) na noite da última sexta-feira (25), durante uma assembleia realizada na frente da Estação Central, no Recife, onde foi votado para o fim da greve da categoria acontecer a 0h desta segunda-feira (28).
Assim, a classe retorna ao “estado de greve” e promoverá uma nova assembleia no próximo dia 5, para dar continuidade às tratativas de melhorias de trabalho junto à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). 

Até o momento, foi acordado o reajuste salarial em 3,45% (pedido inicial da classe era por 7%), a garantia de permanência dos empregos em caso de privatização, a garantia do Dia do Ferroviário e também a redução de horas de trabalho para quem tem filhos com deficiências, sem que haja qualquer redução salarial em consequência.

"É uma vitória da classe trabalhadora e da direção do sindicato. A gente precisa atender bem toda a população e esse é o momento da gente recuar para negociar e abrir um espaço. Não é do jeito que queríamos, mas podemos dar um passo significativo para corrigir o salário de toda a categoria", disse o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Luiz Soares.

Informações: Folha PE
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PBH implanta faixa exclusiva para ônibus na Rua Álvares Maciel

A Prefeitura de Belo Horizonte implantou nesta quarta-feira (23) mais uma faixa exclusiva para ônibus na capital. Toda a extensão da Rua Álvares Maciel, entre a Praça Hugo Werneck e a Avenida do Contorno, no Bairro Santa Efigênia, passa a ter uma faixa prioritária para o transporte coletivo. 

A via opera como faixa exclusiva para ônibus entre 6h e 19h30. São 670 metros garantindo mais agilidade e comodidade para quem usa o transporte coletivo na capital. A rua possui três faixas de tráfego, uma exclusiva para os ônibus e duas para o trânsito misto. Também foram realizadas obras de rebaixo nas calçadas, próximo às travessias de pedestres, melhorando e ampliando a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida na região.  

No trecho da faixa exclusiva são atendidos três pontos de embarque e desembarque e 15 linhas utilizam a faixa prioritária. Confira as linhas: 9030, 9034, 9101, 9201, 9202, 9206, 9208, 9250, 9403, 9407, 9412, 9415, 9503, 9801, 9805. 

A nova faixa exclusiva da Rua Álvares Maciel dá continuidade ao projeto de prioridade para o transporte coletivo na Região Hospitalar, que já contempla as avenidas dos Andradas, Prof. Alfredo Balena, além das ruas Domingos Vieira e Niquelina. Confira as vias com prioridade para o transporte coletivo na capital.

Mais Vias Prioritárias para o Transporte Coletivo

As faixas exclusivas e preferenciais melhoram o desempenho das linhas de ônibus, garantindo que o usuário do transporte coletivo chegue ao destino de forma segura e rápida. Belo Horizonte conta com 72,3 km de rotas prioritárias para o transporte coletivo (faixas e pistas exclusivas e faixas preferenciais). Outros 18 km de rotas prioritárias para os ônibus já começaram a ser implantados na Área Central, na Avenida Augusto de Lima e, em breve, na Avenida Afonso Pena e nas ruas Curitiba e São Paulo. 
As vias prioritárias para os ônibus e a sanção da Lei 11.458/23, do novo modelo de remuneração complementar do transporte coletivo suplementar e convencional, são ações que mostram o empenho da Prefeitura de Belo Horizonte e da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) na melhoria contínua do transporte coletivo da capital.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte
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Tarifa de ônibus é reduzida em São José dos Pinhais

A tarifa do transporte público em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, será reduzida em R$ 0,15 (quinze centavos), passando de R$ 4,75 para R$ 4,60 a partir desta sexta-feira (25). A mudança é válida para usuários do cartão VEM. Em dinheiro, o valor continua a R$ 6.

Segundo a prefeitura de São José dos Pinhais, mais de 37 mil usuários do transporte público devem ser beneficiados. Na Integração com as linhas Metropolitanas, no Terminal Central, o usuário deve realizar um complemento tarifário de R$0,30 (trinta centavos). Ou seja, para se deslocar de São José para Curitiba, a tarifa será de R$ 4,90.

A redução foi anunciada depois que a Câmara de Vereadores aprovou a isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), valendo para os serviços de transporte público coletivo municipal.

Informações: BandNews
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Tarifa do transporte coletivo em Chapecó é reajustada

A Administração Municipal de Chapecó informou no final da tarde desta quinta-feira a decisão de que concederá apenas 15 centavos de reajuste na tarifa de transporte coletivo, que passará de R$ 4,40 para R$ 4,55. O percentual de reajuste anual ficou em 3,4%. Estudante pagará R$ 2,27. O valor é bem menor do a tarifa solicitada pela concessionária, que era de R$ 6,04.

Para manter a tarifa baixa e ter menor impacto econômico para os contribuintes, foi concedido um aporte de R$ 4 milhões para a empresa. Valor bem menor do que o solicitado pela Auto Viação Chapecó, que apontava um déficit operacional de R$ 14 milhões nos primeiros três anos da concessão, impactado pelo período da pandemia.

O contrato prevê que a cada três anos ocorra uma revisão dos valores com o objetivo de garantir um equilíbrio financeiro. A justificativa é para garantir um serviço de qualidade com retorno financeiro para a concessionária.

O mecanismo de solução do déficit e a questão da tarifa foram analisados pela Controladoria Geral do Município, que tem uma Comissão de Revisão Tarifária Periódica, composta por oito pessoas, designadas pela portaria 11.470, de 18 de janeiro de 2022. A comissão deu parecer técnico aprovando o aporte de recursos e a necessidade de reajuste da tarifa. A decisão também teve o aval jurídico da Procuradoria Geral do Município.
A nova tarifa passa a valer a partir da zero hora de domingo (27). Mesmo com o reajuste Chapecó tem uma das menores tarifas de Santa Catarina.

Veja abaixo os valores em algumas cidades de SC

Chapecó- R$ 4,55
Concórdia – R$ 5,00
Criciúma- R$ 4,70
Florianópolis- R$ 4,98 (cartão) e R$ 6,00 (dinheiro)
Joinville- R$ 5,25 (cartão) e R$ 5,50 (dinheiro)
Blumenau- R$ 5,30 (cartão) e R$ 6,00 (dinheiro)

Informações: Prefeitura de Chapecó
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Em Ribeirão Preto, Novos ônibus começam a circular a partir de segunda-feira

Os novos ônibus urbanos que já chegaram a Ribeirão Preto começam a operar na cidade a partir desta segunda-feira, dia 28 de agosto. Inicialmente, esses veículos vão atender a recém-criada linha 810 – Redentor / Via Norte e a linha já existente 236 – São José / Adão do Carmo. Os ônibus zero quilômetro contam com ar-condicionado, entrada USB para carregamento da bateria do celular, internet grátis, suspensão pneumática, câmeras de segurança mais modernas, além de serem mais silenciosos.

“Fizemos toda remodelação do contrato do transporte coletivo, assinado em 2012, que prevê a concessão para 20 anos, e conseguimos, após anos, trazer para população de Ribeirão Preto mais conforto para que faz uso dos ônibus. Ar condicionado, conectividade de celular, wi-fi grátis, tela de monitoramento e câmeras mais modernas para melhor segurança dos passageiros”, explica Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto.

Com ano de fabricação/modelo 2023/2024, os veículos de modelo convencional possuem cores em azul e branco como predominante e detalhes em laranja em referência as linhas de ônibus que ligam locais distintos da cidade. Os ônibus já estão equipados com câmeras de segurança, elevador e assentos para pessoas com deficiências, mobilidade reduzida e idosos, oferecendo 100% de acessibilidade.

Nova linha da região Norte

Com a implantação da 1ª etapa da rede de transporte coletivo urbano denominada “Ribeirão Mobilidade”, bem como o início de operação da nova frota de ônibus, ao proporcionar uma opção de linha regular de ônibus aos moradores e pessoas com interesse no bairro Jardim Cristo Redentor e demais bairros e condomínios situados na área de influência da avenida Eduardo Andrea Matarazzo (Via Norte), será iniciada a operação da linha regular 810 – Redentor / Via Norte. Essa linha substitui a 888 – Expresso Redentor, que operava exclusivamente nos períodos de pico da demanda.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto
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Tarifa do transporte coletivo de Aracaju pode sofrer aumento

A tarifa cobrada para a utilização dos ônibus do Sistema de Transporte Público da Grande Aracaju poderá sofrer reajuste e ficar mais cara, em decorrência do custo total para operação do serviço. O valor ideal da tarifa foi enviado por meio de planilha pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) para a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Segundo o Setransp, a planilha contém todos os insumos que incidem no custo da passagem de ônibus, como combustível, salários, peças, manutenção, impostos, gratuidades, entre outros, além do cálculo final para a tarifa de transporte ideal para a operação do serviço, conforme prevê a Lei Municipal n° 1775/91, que visa assegurar a sustentabilidade econômica do transporte.

De acordo com o sindicato, o cálculo tarifário, em resumo, é dado pela divisão entre custo total para operação do serviço dividido pelo número de passageiros pagantes. “Em Aracaju, a tarifa é a única responsável por arcar com as despesas do serviço de transporte, já que não há fontes extra tarifárias regulares, com fontes de custeio para gratuidades, subsídios e isenção de tributos suficientes para cobrir os custos do sistema. Porém, ao longo dos anos, a tarifa praticada já não se equiparava a tarifa técnica em acordo com o cálculo da planilha de custos. Outro agravante é o número de passageiros, que em 2019 era cerca de 200 mil por dia, na pandemia marcou uma queda de 70%, e hoje ainda não passou dos 120 mil/dia”, explica.
A Setransp disse que essa realidade associada ao aumento de todos os custos para prestação do serviço – como principalmente o reajuste do preço do óleo diesel e do salário dos trabalhadores do transporte -, e a falta de aportes extra tarifários, afetam o equilíbrio econômico-financeiro do sistema de transporte e despontam na necessidade de manter a regularidade do reajuste anual da tarifa de ônibus, de maneira a se evitar um maior desequilíbrio financeiro.

A planilha de custos com transporte público é enviada anualmente pelo sindicato à SMTT. Segundo o sindicato, uma planilha foi enviada no inicio deste ano e outra este mês com sua atualização até o mês de junho, mas até o momento, não houve resposta da Prefeitura ou da SMTT sobre a análise dos números.

“A planilha de custos foi apresentada, como em todos em anos fazemos, e o Setransp alerta sobre a necessidade de se observar todos esses fatores de custos, reajustes e investimentos, que envolvem não apenas o serviço de transporte público coletivo, mas a mobilidade urbana como um todo, já que sabemos que a cidade se movimenta a partir do serviço prestado pelo coletivo também, e aguardamos um posicionamento da Prefeitura”, considerou a presidente executiva do Setransp, Raissa Cruz.

Até o momento, o sindicato não divulgou qual o percentual de aumento.

A SMTT

Em resposta ao Portal Infonet, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informou que recebeu a planilha de custo, mas que ainda fará uma análise.

“A SMTT ressalta que a Prefeitura de Aracaju vem trabalhando para minorar a grave crise pela qual passa o sistema não só na capital, mas em todo o país, e tomando medidas, a exemplo da revogação da Taxa de Gerenciamento Operacional (TGO), embutido na tarifa do transporte coletivo da capital sergipana; a redução para 0% o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), e o custeio extra tarifário de gratuidade nos transportes coletivos às pessoas com deficiência e seus acompanhantes e o pagamento antecipado, de forma transitória e excepcional, do vale-transporte, aos servidores municipais”, diz parte da nota.

Último reajuste

O último reajuste tarifário aconteceu em maio de 2022, quando a passagem passou a custar R$4,50, valor que representa um aumento de 12,5%. A tarifa não sofria reajuste desde 2018, quando teve um aumento de 14,2% e passou de R$3,50 para R$4.

Informações: Infonet
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BRT de Feira passa a ter via exclusiva na Avenida João Durval Carneiro

A Prefeitura de Feira de Santana iniciou a nova etapa da linha BRT-2 e os ônibus já estão acessando diretamente a avenida João Durval Carneiro através da via de trânsito exclusiva sob o viaduto Georgina Erisman. A operação foi ativada pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) na manhã de hoje, 25.

De imediato, a oferta de viagens ao usuário neste corredor de transporte salta de 168 para 220 diariamente, e beneficia 7.300 passageiros que ficarão menos tempo nos pontos de ônibus. A ampliação vai representar um alcance do serviço do Bus Rapid Transit a mais 1.700 pessoas que se deslocam do Centro ao vetor Norte do município.

Com a mudança, explica o secretário da pasta Sérgio Carneiro, o cidadão ganha tempo quando estiver embarcado no ônibus; antes o usuário precisava percorrer todo o trajeto do corredor da Getúlio Vargas e parte da Noide Cerqueira, ocasionando um atraso de 25 minutos no itinerário.

"Seguimos a orientação do prefeito Colbert Filho para começarmos a nova etapa de mobilidade no corredor da João Durval com ônibus da linha BRT-2. A ação vai melhorar tecnicamente a oferta de viagens e de horários ao feirense que precisa do transporte público para trabalhar e/ou estudar", afirma o secretário. 

Quatro linhas e nove veículos atendem os usuários. A segunda etapa a ser implementada pela SMTT será a ativação das estações de BRT instaladas ao longo do canteiro central da avenida. 

SINALIZAÇÃO

O novo acesso foi sinalizado verticalmente (placas de trânsito), horizontalmente (faixas de contenção) e com conjunto semafórico pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). 

Um painel LED móvel (PMV) também está posicionado para auxiliar na orientação de condutores de veículos, pedestres e ciclistas com mensagens de trânsito.

Confira as linhas de mobilidade BRT av. Getúlio Vargas x av. João Durval:

077 - Mangabeira/Agrovila via João Durval 
078 - Mangabeira/Alto do Papagaio via João Durval
108 - Conder/Terminal Ayrton Senna via João Durval
113 - Jardim Europa/ Terminal Ayrton Senna via João Durval

Entenda como funciona e o que muda:

Número de viagens: de 168 para 220.
Passageiros transportados: 5.617 para 7.355.
Frota: 9 ônibus - sendo veículos do tipo articulado, trucado e convencional.

Informações: Tribuna da Bahia
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No Recife, Todas as linhas do TI Barro passam a operar 100% com integração temporal

Com a inclusão da linha 207 - TI Barro/TI Macaxeira (BR-101), no próximo sábado (26), todas as linhas do TI Barro passam a operar por meio da integração temporal entre si (ônibus-ônibus) e no sentido metrô-ônibus. Com mais esta mudança na operação, o embarque de todas as linhas, no terminal, passa a ser pela porta da frente dos veículos com o registro do cartão VEM no validador para liberar a catraca. No TI Barro circulam dez. As outras nove são: 103 - UR-11/Barro, 108 - Barro/Ceasa, 128 - UR-03/Barro (Milagres), 202 - Barro/Macaxeira (Várzea), 203 - Zumbi do Pacheco/Barro (LOT.), 205 - UR-05/Barro (BR-101), 206 - TI Barro/TI Prazeres (Jordão), 209 - Coqueiral/Barro, 216 - T.I. Barro/T.I. Cajueiro Seco.

Para otimizar o embarque nos horários de pico, algumas linhas contam com um validador de pré-embarque instalado na plataforma, conforme a necessidade de cada uma, para permitir o acesso pela porta do meio do coletivo e evitar transtornos. Os TIs Barro, Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15 e Pelópidas operam parcialmente com o sistema temporal.

Até o momento, a integração temporal está implantada integralmente em 21 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.
A integração temporal permite a circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). O embarque no sistema é válido apenas com a utilização do cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Passagens pagas em dinheiro não contemplam a integração.

Quem ainda não tem o cartão VEM pode adquirir o VEM Comum, distribuído gratuitamente no embarque das linhas do TI Barro. Basta procurar a equipe de distribuição e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe seu cartão VEM Comum.

As recargas podem ser realizadas nas máquinas de autoatendimento instaladas nos terminais, estações de BRT e no Posto de Atendimento do VEM na Rua das Ninfas, 278, bairro da Boa Vista. Há ainda vários pontos de recarga e venda do VEM com parceiros descentralizados da Urbana-PE, gestora da bilhetagem eletrônica, espalhados na Região Metropolitana do Recife.

O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no embarque e o mapeamento do trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio a sempre planejar melhor o itinerário das linhas de ônibus.

Outra vantagem do sistema temporal é a possibilidade que o usuário tem de embarcar em linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI), que fazem parte do Sistema de Integração Temporal, durante o deslocamento, ou seja, no caminho. Isso evita que seja necessário ir até um terminal integrado para pegar o ônibus que o levará até o destino final. É importante lembrar que essa possibilidade ainda não está acontecendo nas linhas do Sistema Complementar (SIC), que não passam em terminais integrados. “Com essa facilidade, evitamos o que chamamos de deslocamento negativo, que faz com que o usuário passe pelo mesmo percurso duas vezes porque iria para um terminal integrado para pegar a outra linha, quando já poderia ter se deslocado até o destino final pegando essa mesma linha no caminho. É uma economia de tempo para o usuário, que chegará mais rápido às localidades. E isso só é possível por meio da integração temporal”, esclarece o coordenador de Operação do Grande Recife Consórcio, Mário Sérgio Cornélio.

DUPLA COBRANÇA – Nos casos de cobrança de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

Informações: GRCT
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BRT/Vetor de Uberaba pode ser modernizado

Mesmo em funcionamento há anos em Uberaba, o sistema BRT/Vetor ainda levanta críticas por parcela da população, inclusive sendo questionado por vereadores. No entanto, a possibilidade de retirada do sistema foi completamente descartada pela secretária de Planejamento, Isabella Nascimento, durante entrevista ao JM News 1ª Edição, da Rádio JM.  

Ao JM, Isabella Nascimento diz que há formas de melhorar o sistema, a fim de mitigar as críticas. E uma das propostas da administração municipal é o VLT, o Veículo Leve sobre Trilhos, nova modalidade de mobilidade urbana. “Ele já está constituído enquanto BRT, nesse eixo de transição, não dá para tirar. Não é reversível isso, já está instalado. Só que na hora que transformar em VLT, que é uma outra tecnologia, gasta menos espaço. E aí, você pode propiciar melhores calçadas para as pessoas ou até ciclo-rotas na Leopoldino ou de repente, alguns bolsões de estacionamento”, sugere.  
A implantação de ônibus elétricos na linha BRT/Vetor sentido Leste/Oeste está no radar da Secretaria de Planejamento (Seplan). No entanto, Isabella Nascimento vê como um plano a longo prazo para Uberaba. De acordo com a secretária de Planejamento, são necessários, no mínimo, dois anos para chegar na fase de busca de recurso para a mudança.  

“O Ministério das Cidades exige o plano de mobilidade pronto. E o plano ainda está na fase de avaliação técnica das três empresas que se apresentaram para desenvolver. Então, eu acredito que vai fechar, a empresa vencedora e ainda tem 1 ano e 4 meses para desenvolver esse plano”, explica a secretária. 

A proposta é que a cidade comece a transição a partir de ônibus híbridos, atualizando o transporte coletivo para diminuir a emissão de gases poluentes. A mudança também teria como objetivo melhorar a qualidade do serviço para atrair mais usuários e diminuir a frota de veículos circulantes em Uberaba.  

A diminuição de emissão de gases poluentes é uma das diretrizes da ONU que a Prefeitura de Uberaba tem adotado na construção do novo plano diretor. Para isso, a diminuição dos carros em circulação será um dos desafios da administração. “Aqui em Uberaba, nós levantamos esse dado, tem uma frota de carros gigantesca. Então, as pessoas também não estão nessa pegada de deixar o carro em casa, mas o objetivo do desenvolvimento sustentável que trabalha as ações climáticas e o ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) 11, ele trata de a gente falar com as pessoas, conscientizar as pessoas sobre o efeito estufa”, alerta. 

Informações: Jornal da Manhã
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