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No Recife, Aprovado ônibus com novo layout

domingo, 7 de novembro de 2021


A partir de 2022, os novos ônibus que entrarem em operação na Região Metropolitana do Recife terão que painéis de com mais informações na frente, lateral e parte traseira dos ônibus. Essa proposta levada pelo conselheiro Clayton Leal, representante dos Usuários foi aprovada na reunião do conselho e visa melhorar a informação do usuário junto ao sistema de ônibus tão carente de informação.

Essa mudança começará gradativamente e será apenas com os novos ônibus que entrarem no sistema.

Essa metodologia já acontece em capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, tendo boa aceitação por parte dos usuários. 

Aqui no Recife, boa parte dos usuários pega o ônibus pelo nome e com a nova medida, os usuários verão um painel com o código da linha na vidro traseiro do ônibus, já na lateral e na frente do ônibus o projeto visa passar os principais pontos de referência e principais avenida durante o seu percurso.



Informações: Blog Meu Transporte

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Prefeitura e governo de SP estudam aumento de tarifa de ônibus, trens e metrô


Já sentida pelos motoristas, a alta no preço dos combustíveis deve impactar agora o orçamento de quem depende do transporte público. Em entrevista à Rádio Eldorado, do Grupo Estado, nesta quinta, 4, o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), afirmou ser quase impossível não reajustar o preço da tarifa em 2022. Hoje, o passageiro do sistema paga R$ 4.40 pelo modelo unitário. Para o ano que vem, o valor ainda não está fechado, mas, se a correção se der pela inflação acumulada do período, ele pode chegar a R$ 4,92.

Nunes disse que a manutenção do custo atual só seria possível se o preço do óleo diesel – usado majoritariamente na frota – voltasse ao patamar do início do ano. “Mas a tendência é que fechemos o ano com uma alta de 60%, o que torna praticamente impossível não termos isso refletido na tarifa”, disse. A decisão oficial será anunciada em dezembro.

O último aumento em São Paulo se deu em janeiro de 2020, quando a tarifa passou de R$ 4,30 para R$ 4,40 por decisão do então prefeito Bruno Covas (PSDB) e do governador João Doria (PSDB), que geralmente promovem o reajuste de forma simultânea para ônibus, metrô e trens. Diante do agravamento da crise econômica, o valor se manteve nos três sistemas ao longo deste ano, com exceção do vale transporte integrado.

O prefeito afirmou saber da importância de não se aumentar o preço do ônibus e responsabilizou o governo Jair Bolsonaro pela inflação. “O governo federal não conseguiu conter o aumento do diesel. Ouvimos muito discurso em relação a isso, mas na prática não aconteceu. É natural então que se leve isso ao preço da tarifa”, disse.

A outra opção seria aumentar o subsídio para manter o sistema, mas hoje esse montante já passa de R$ 3,3 bilhões por ano e, segundo o Estadão apurou, não deve ser essa a escolha do Município. No início do ano, a SPTrans – empresa municipal que opera o sistema – estimou em R$ 4,2 bilhões o valor necessário para subsidiar o sistema em 2021. Para evitar que o preço chegue a esse patamar, Nunes conta com recursos que ainda não entraram no caixa, como os R$ 200 milhões estimados com as concessões dos terminais de ônibus, e uma readequação do sistema de bilhetagem, que renderia mais de R$ 200 milhões.

Informações: Isto É

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Em SP, Nova faixa exclusiva de ônibus começará a operar na Zona Leste


A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), vai implantar no sábado, dia 6 de novembro, uma nova faixa exclusiva de ônibus na Rua Serra de Botucatu, na zona Leste. Serão 1,6 km entre a Av. Conselheiro Carrão e a Rua Itapura, no sentido centro, beneficiando 26 mil pessoas por dia que utilizam as 11 linhas que circulam na via. O horário de operação da faixa será de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h no sentido centro

A próxima faixa que será entregue à população até o fim do ano, também na zona Leste, será na Av. José Pinheiro Borges, entre a alça de acesso para a Av. Jacu Pêssego e a Rua Copenhague com extensão 9,3 km (somando ambos os sentidos). Cerca de 90 mil pessoas por dia vão circular nas 10 linhas que atendem a região .

A primeira entrega ocorreu no dia 25 de setembro, com 0,43 km em três novas faixas no entorno do Terminal Grajaú, na zona Sul. Dois dias depois, entrou em operação uma faixa exclusiva no Viaduto Antártica, na zona Oeste, com 1,9 km de extensão, somando ambos os sentidos. Cerca de 50 mil pessoas passaram a ser beneficiadas em cada uma dessas estruturas.

Com todas as inaugurações feitas e as previstas para este ano, a Prefeitura entrega ao menos 13,23 km de novas faixas exclusivas, Com isso, 25% da meta será concluída já no primeiro ano da gestão e a cidade passará de 536 km para praticamente 550 km de faixas exclusivas de ônibus. A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024.

Veja as linhas que passam na faixa exclusiva da Rua Serra de Botucatu:

3029-10 JD. DAS ROSAS - METRÔ TATUAPÉ

3745-10 JD. IMPERADOR -  METRÔ TATUAPÉ

3762-10 JD. IVA - METRÔ TATUAPÉ

3778-10 JD. STA. TEREZINHA - METRÔ CARRÃO

407J-10 JD. SOARES - METRÔ TATUAPÉ

407W-10 JD. IV CENTENÁRIO - METRÔ CARRÃO

4315-10 TERM. VL. CARRÃO - TERM. PQ. D. PEDRO II

507T-10 TERM. SAPOPEMBA - METRÔ CARRÃO

573T-10 TERM. SAPOPEMBA - METRÔ CARRÃO

573T-31 TERM. SAPOPEMBA - METRÔ CARRÃO

N407-11 TERM. VL. CARRÃO - METRÔ BELÉM

Informações: Prefeitura de São Paulo

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Governo de SP inaugura estação João Dias da CPTM e apresenta novo cartão de mobilidade


O Governador João Doria inaugurou nesta sexta-feira (5) a estação João Dias da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. A estação, 20ª parada da Linha 9-Esmeralda, é a primeira da companhia de trens a ser construída pela iniciativa privada e doada ao Governo de São Paulo.

Durante o evento, Doria também lançou o TOP, novo cartão de mobilidade para os transportes sobre trilhos e ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU na Região Metropolitana de São Paulo. O anúncio faz parte do plano de modernização dos meios de pagamento dos transportes metropolitanos.

“Estamos inaugurando essa estação em tempo recorde, graças ao trabalho contínuo e à referência da eficiência, da rapidez da entrega e a observância dos princípios desse governo, que é priorizar as suas ações para os mais vulneráveis, para atender aos cidadãos que precisam do transporte coletivo para chegar ao trabalho e retornarem às suas casas. É a primeira vez que temos uma estação de transporte coletivo de trilho feita integralmente pela livre iniciativa”, afirmou o Governador João Doria.

O projeto e construção da nova estação foram feitos pela Brookfield Properties e a adequação da via pela CPTM. A partir deste sábado (6), a estação começa a funcionar em horário integral, das 4h à meia-noite, beneficiando cerca de 10 mil passageiros por dia.

A entrega da estação João Dias à população integra o projeto de expansão da Linha 9-Esmeralda com investimento total de R$ 975 milhões e o objetivo de ampliar as opções de mobilidade e transporte público no extremo sul da capital paulista, que ainda inclui as estações Bruno Covas-Mendes-Vila Natal, inaugurada em agosto deste ano, e Varginha, prevista para ser entregue em 2022. A estimativa é que cerca de 110 mil passageiros passem a utilizar a Linha 9-Esmeralda diariamente com o funcionamento integral dessas estações.

“Seguimos o compromisso de facilitar a mobilidade dos milhares de cidadãos que utilizam o transporte público. Entregamos a estação João Dias à população que vive e trabalha nesta região. Juntamente com isso, demos mais um passo na modernização do já conhecido cartão de transporte, com diversos benefícios e novas soluções, algumas ainda inéditas no contexto da mobilidade urbana brasileira”, ressaltou o Secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.

Iniciada em março de 2020, a construção contou com investimento de R$ 81 milhões, sendo R$ 60 milhões custeados pela iniciativa privada, fruto de um convênio assinado em 2014 entre a CPTM e a Brookfield Properties, e outros R$ 21 milhões de recursos da CPTM.

Localizada a 1,9 km da estação Granja Julieta e a 2 km de Santo Amaro, e construída em uma área de 5,6 mil m², a nova estação oferece acessibilidade plena com três escadas rolantes, três elevadores e itens que garantem a sustentabilidade arquitetônica com gerador próprio de energia, sistema de detecção e combate a incêndio, mecanismo para captação e reaproveitamento de água de chuva, sistema de energia solar, além de recursos tecnológicos para monitoramento completo por câmeras.

Outro ponto de destaque é a passarela de transposição da Marginal Pinheiros com 53,4 metros de extensão, que conecta a plataforma de embarque à estação.

“A parceria com a iniciativa privada garante melhoria contínua da prestação de serviço nos trens da CPTM a favor da mobilidade de milhares de passageiros. Por ser uma estação intermediária, a construção foi um grande desafio tanto do ponto de vista técnico de engenharia como operacional, uma vez que circulação de trens não deixou de funcionar”, afirmou Pedro Moro, presidente da CPTM.

“A inauguração da estação João Dias traz uma nova alternativa de mobilidade para a cidade. A formalização da doação da estação por parte da Brookfield Properties mostra como a parceria entre a iniciativa privada e o poder público pode deixar um legado permanente para a sociedade. Hoje entregamos este equipamento urbano de alta qualidade que vai beneficiar todos que moram e trabalham na região”, destacou o CEO da Brookfield Properties no Brasil, Roberto Perroni.

Cartão TOP

O novo cartão de mobilidade para os transportes sobre trilhos e ônibus intermunicipais vai substituir o cartão BOM gradativamente. A nova etapa é fundamental no processo de modernização dos meios de pagamento no Metrô, CPTM e agora na EMTU. A novidade também vai permitir novas funcionalidades para os passageiros que utilizam o cartão de transporte sem interferir nos serviços e vantagens já presentes no BOM, como o desconto de R$ 1,50 na integração entre ônibus e trilhos.

Pela primeira vez, uma única plataforma agregará e integrará funções de pagamento de transporte, débito e crédito, e futuramente diversos outros serviços de relevância ao cidadão. Desde o lançamento, serão oferecidos serviços financeiros, como a Conta Digital e o cartão multifuncional, que, além de cartão de transporte, também é cartão de débito e crédito aceito em mais de 2 milhões de estabelecimentos comerciais. O cidadão poderá escolher a opção apenas para o transporte.

Entre as outras novidades deste lançamento está a integração do cartão com o aplicativo TOP que, além da venda dos Bilhetes Digitais QR Code, também possibilita a gestão da conta digital e das funcionalidades de transporte, débito e crédito do cartão. Outro diferencial que estará presente em período de teste na nova Estação João Dias é o pagamento por aproximação em duas catracas por meio das bandeiras Mastercard, Visa e ELO. Elas estão sinalizadas para facilitar o embarque. A compra de bilhetes também pode ser feita por meio do aplicativo TOP para celular, WhatsApp e máquinas de autoatendimento e estabelecimentos credenciados.

Assim como o BOM, o Cartão TOP poderá ser usado para embarque nas linhas intermunicipais da EMTU na Região Metropolitana de São Paulo, na CPTM e no Metrô. A mudança de BOM para TOP começa no dia 5 de novembro com os cartões BOM Vale-Transporte e, a partir de dezembro, será ampliada para os cartões BOM Comum. Os cartões BOM Escolar, Sênior e Especial serão trocados no início de 2022.

O novo cartão poderá ser retirado gratuitamente em um dos postos presenciais ou entregue em domicílio (com custo de envio). O calendário, informações e locais de troca do cartão estão disponíveis em: www.boradetop.com.br. A data de fim do funcionamento dos atuais cartões BOM será divulgada nas próximas semanas.

Informações: Governo de São Paulo

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Em Porto Alegre, EPTC amplia horários de linhas de ônibus a partir deste sábado


Três linhas do transporte público de Porto Alegre serão ampliadas a partir deste sábado, informou a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Diariamente a empresa analisa a demanda de passageiros para adequar a oferta de viagens. As tabelas horárias podem ser consultadas no site da EPTC e a localização em tempo real pode ser acessada na função GPS do aplicativo do TRI.

Ampliação a partir de sábado:

Linha 491 – Passo Dorneles/ Vila Safira – ampliação de duas viagens por dia, passando de 68 para 70 viagens por dia, sendo 35 em cada sentido. Há dois novos horários em cada sentido, às 22h20 no bairro/Centro e às 23h05 do Centro ao bairro.

Ampliações a partir de segunda-feira:

Linha 286 – Belém Velho/Cristal/UFRGS – ampliação de uma viagem, chegando a 45 viagens diariamente, sendo 22 no sentido bairro/avenida Diário de Notícias e 23 no sentido terminal/bairro. O novo horário sai do terminal da avenida Diário de Notícias, em direção ao bairro, às 6h35.

Linha 2701 – Grutinha via Amapá – ampliação de uma viagem, totalizando 18 viagens por dia, sendo nove por sentido. A nova viagem sai da avenida Senador Salgado Filho, no Centro, em direção ao bairro às 7h20.

Informações: Correio do Povo

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