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Marcadores: Distrito Federal, trem/metrô
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"Não queremos que os usuários fiquem sem informações, por isso vamos fazer uma ampla divulgação. Os agentes, que vestirão uma camisa azul com a logomarca do Sistema, prestarão todo o apoio necessário para levar o conhecimento adiante. Se eles não souberem responder as perguntas, nos ligarão imediatamente para receber a orientação. Caso não seja possível elucidá-los na hora, anotarão os questionamentos e nos entregarão para darmos uma satisfação aos clientes", afirmou o secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada. Os trabalhadores que participarão desta iniciativa estão em treinamento há quatro dias nas ruas e em salas de aula.
A mudança no sistema passará a funcionar a partir do dia 1º de maio, depois da inauguração do Terminal Central, no terreno da antiga NGK. As principais alterações serão a transferência dos ônibus que fazem parada no Terminal Mogilar e na Praça Francisco Nogueira, os quais serão desativados para esta finalidade até o dia 1º de junho, para o Central e o Estudantes; a integração com validade de uma hora entre os coletivos; e a modificação dos números existentes para identificar as linhas.
O deslocamento das linhas acontecerá em três etapas. Na primeira fase, no dia 2 de maio, serão 11 e a instalação dos dois circulares no novo espaço de embarque e desembarque no Centro, com intervalo de oito minutos entre a saída deles. No dia 15 de maio, serão mais 10. Por fim, no dia 1º de junho, outras 33. Após este processo, o Terminal Central terá 33 e o Estudantes, 41.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800 773 0194 e 4798-5122, das 9 às 17 horas, exceto nos finais de semana e nos feriados. Uma pesquisa de opinião ainda será feita no final de junho para avaliação pública do Sistema.
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Marcadores: São Paulo
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Marcadores: São Paulo
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Marcadores: Minas Gerais
Fonte: EMDEC
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Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Fonte: Assembléia Legislativa de MG
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Marcadores: Minas Gerais
Ação Metrópole:
O programa Ação Metrópole é a maior intervenção na malha viária da Região Metropolitana de Belém (RMB) dos últimos 20 anos. A primeira etapa do projeto já está em andamento com a execução das obras, que fazem parte do chamado "Corredor Norte", que compreende o prolongamento e duplicação de avenidas que fazem ligação com a periferia e rodovias, a construção de um elevado e um túnel na região central, além de obras de compensação ambiental no Parque Ambiental de Belém.
A segunda etapa prevê a implantação de corredores exclusivos para o transporte coletivo, novas estações e terminais de integração. O sistema funcionará com tráfego de ônibus articulados, com capacidade para 200 passageiros, garantindo a bilhetagem única para os usuários que necessitam de mais de uma condução para chegar ao seu destino dos cinco municípios da RMB - Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará. A renovação da frota de ônibus vai melhorar não apenas o trânsito, mas também o impacto sobre o meio ambiente.
Quanto à infraestrutura, destaca-se a possibilidade de ultrapassagem dos ônibus nos pontos de parada. No projeto, estão previstas a operação de linhas simultâneas, linhas que vão parar em todos os pontos e linhas semiexpressas, que só vão parar nos pontos de demanda, principalmente nos horários de pico, ampliando a capacidade do sistema.
Será adotado o ônibus com porta do lado esquerdo, com piso elevado, e a estação de embarque em nível, ou seja, os pontos de parada serão áreas pagas do sistema e o usuário, ao ingressar no ponto de parada, vai poder embarcar no ônibus de forma muito mais rápida.
Todas as obras em curso no projeto prevêem a implantação de ciclovias, estrutura que é da maior importância para o usuário de bicicletas na RMB e que representa mais de 7% no total de deslocamentos realizados diariamente nessa região.
O sistema integrado irá possibilitar a conexão entre a bicicleta e o ônibus, já que permitirá que o ciclista deixe sua bicicleta no terminal de integração para pegar o ônibus a partir daquela área.
Fonte: Fernanda Mira
Postado por Meu Transporte às 09:24 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Pará
Uma expansão da malha de trilhos urbanos, metropolitanos e entre cidades no Brasil – que está em gestação e começará a se concretizar em pou...