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Interbairros I já roda com ônibus 100% elétrico em Curitiba

terça-feira, 16 de julho de 2024

Os ônibus pintados de verde com a frase “100% elétricos” já estão rodando em Curitiba desde esta segunda-feira (15). São seis veículos fabricados pela BYD que circulam na linha Interbairros I. Um sétimo veículo fabricado pela Volvo vai começar a circular em agosto na linha Água Verde e pelo menos mais 50 ônibus, totalmente elétricos, devem ser incorporados à frota da capital até o final de 2024. A informação foi repassada pelo presidente do Setransp (Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba), Mauricio Gulin, em entrevista ao vivo, no Jornal da Banda B 1ª edição, nesta segunda-feira.

“Poderemos ter mais 50 novos veículos 100% elétricos até o final de 2024 e até 2030 a meta é ter 33% da frota neste modelo. Claro que gostaríamos de ter 100% da frota de veículos elétricos o quanto antes, mas temos que acompanhar gradativamente a infraestrutura para abastecer estes ônibus. É preciso ter absoluta certeza que os novos modelos tenham total garantia de recarga. Aliás, essa é uma questão que empresas, prefeitura de Curitiba e Urbs estão discutindo há um bom tempo”,

Os novos coletivos têm piso baixo para melhor embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida e ainda contam com entradas USB para recarga de celulares e sistema de anúncio de fechamento das portas. Segundo Gulin, não há nenhum risco do ônibus ficar sem bateria durante o trajeto.

“Não existe risco nenhum de acabar a bateria durante o trajeto porque toda a viagem acontece com a previsão de autonomia da bateria, que é de 250km”, diz o presidente do Setransp.

Gulin ressalta também a questão do silêncio absoluto do motor e os cuidados que todos precisam ter.

“O silêncio do motor é total, mas as frenagens e acelerações acontecem normalmente. Porém, é preciso ficar bem atento porque o passageiro pode ter a sensação que o veículo não está rodando, mas está. Estamos discutindo com a Secretaria de Trânsito questões que envolvam também os pedestres, que precisam ter cuidado ao atravessar as ruas, diante do silêncio dos elétricos. Mas o fato é que este modelo sustentável traz muito mais segurança e conforto para todo o transporte coletivo”,

Treinamento motoristas
Todos os motoristas que já estão circulando com os ônibus 100% elétricos foram treinados especialmente para conduzir o modelo na cidade. A capacitação teve aulas teóricas e práticas.

“É uma nova tecnologia que está chegando a Curitiba, que sempre foi pioneira em relação a todo tipo de inovação, principalmente no transporte coletivo. Nossos motoristas já estão capacitados e adaptados à nova tecnologia. Mais uma vez Curitiba na vanguarda dos avanços tecnológicos”.

Sustentável
Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico é considerado o futuro da mobilidade nas grandes cidades. Cada ônibus elétrico evita, em média, a emissão de 118,7 toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores por veículo.

“O ônibus 100% elétrico traz uma significativa descarbonização ao meio ambiente, meta que faz parte de todo esforço mundial em busca da sustentabilidade. A própria população de Curitiba já está acostumada com estes avanços, o que mostra não ter sido à toa a capital paranaense ter sido eleita a cidade mais inteligente do mundo. E, sem dúvida, o transporte coletivo sempre foi parceiro da cidade. Não podíamos fica atrás em mais essa inovação”, diz Gulin.

E sobre esta parceria com a cidade, Gulin complementa:

“É um orgulho imenso pra nós fazermos parte deste grande passo no transporte de Curitiba. Este ano, o sistema da linha Expresso, conhecido como BRT, vai completar 50 anos, e sou da terceira geração dessas conquistas. Ver hoje que este desenvolvimento permanece e caminha rumo ao futuro nos dá uma imensa alegria que comemoramos com toda a população”, finaliza Mauricio Gulin.

Informações: Bandab

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Duas linhas de ônibus voltam a operar em Canoas

Mais duas linhas do transporte público coletivo, ambas do lado Oeste de Canoas, estão sendo retomadas. Conforme a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), a Fátima e a Porto Belo x Santo Operário voltaram a operar nesta segunda-feira (15), embora parcialmente, com itinerários muito próximo aos originais. Os passageiros ainda encontram passe livre nas linhas municipais da cidade.

Linha Fátima: no sentido Bairro/Centro – inicia na Rua Humberto de Campos esquina com a Felipe Camarão, ruas Felipe Camarão, Montenegro, Engenheiro Irineu de Carvalho Braga, Vidal de Negreiros, Praça Cônego Lotário Steffens, Ana Nery, Pistóia, Machadinho, Joaquim Caetano, Buttenbender, Paes Leme, Rui Barbosa, Engenheiro Irineu de Carvalho Braga, Bartolomeu de Gusmão, 24 de Outubro, Rui Barbosa, Guilherme Schell, passagem de nível sob a linha do Trensurb e encerra na Victor Barreto (próximo à estação Canoas do Trensurb).

Linha Porto Belo x Santo Operário: no sentido bairro/Centro – inicia no terminal da rua Da Barca, esquina Dona Maria Isabel, ruas Da Barca, Vereador Deoclécio Rodrigues, Júlio Cardoso de Araújo, Dona Maria Isabel, José Veríssimo, República, Eça de Queiroz, Carlos Gomes, Aristides Gonçalves, José Maia Filho, Mathias Velho, Dr. Barcelos, Domingos Martins, Guilherme Schell, passagem de nível sob a linha do Trensurb e encerra na Victor Barreto (próximo à estação Canoas do Trensurb).

Informações: Prefeitura de Canoas

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SPTrans cria a linha 4087/10 E.T. Itaquera – Vl. Popular na Zona Leste


A SPTrans informa que, a partir de sábado (20) terá início a operação da linha 4087/10 E.T. Itaquera – Vl. Popular que será Circular e funcionará nos dias úteis, sábados e domingos, das 4h30 às 22h. A implantação, atendendo à solicitação dos moradores do Conjunto Residencial Guaianases II, proporcionará mais opções de deslocamento, pois na E.T. Itaquera poderão realizar a transferência para a linha 4310/10 E.T. Itaquera - Term. Pq D Pedro II, que oferece ligação (de passagem) com o sistema metroviário ou região central, ou ainda, utilizar outras linhas que possibilitam locomoção a vários destinos com a utilização do bilhete único.

Conheça as informações da linha:

4087/10 E.T. Itaquera – Vl. Popular

Ponto Inicial: Av. David Domingues Ferreira, 64 

Funcionamento: Dias úteis, sábados e domingos
Horários: das 4h30 às 22h todos os dias

Sentido único: Av. David Domingues Ferreira, R. Sabbado D’Angelo, R. Augusto Carlos Baumann, R. Damásio Pinto, Estr. Itaquera-Guaianases, R. Salvador Gianetti, R. Prof. Francisco Pinheiro, R. Hipólito de Camargo, acesso, R. Saturnino Pereira, R. da Passagem Funda, R. Prof. Tadeu, R. Serra do Caburaí, R. Otelo Augusto Ribeiro, R. Pires de Ávila, R. Fernão Carrilho, R. da Passagem Funda, R. Saturnino Pereira, acesso, R. Prof. João de Lima Paiva, Pça. Jesus Teixeira da Costa, R. Caranaíba, R. Salvador Gianetti, Estr. Itaquera-Guaianases, R. Damásio Pinto, R. Augusto Carlos Baumann, R. Geraldo Vieira de Castro, acesso, E.T. Itaquera, R. Lagoa Salgada, R. Dr. Aureliano Barreiros, Av. David Domingues Ferreira.

Informações: SPTrans

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Grande Recife: Nova linha da MobiBrasil começa a circular em Camaragibe


Após a adesão do município de Camaragibe ao Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, com assinatura de aditivo ao contrato social pela governadora Raquel Lyra e a prefeita Nadegi Queiroz, no dia 05 de junho, a partir de amanhã (16), será iniciada a operação de mais uma linha, a 2505 – Circular Tabatinga/São Jorge (via Fábrica), passando a compor o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Essa linha fará parte da rede de integração temporal, onde poderá integrar com as linhas abaixo, sem o pagamento de uma nova tarifa, desde que seja no mesmo sentido da viagem e no intervalo de até 120 minutos.

2402 – PARQUE CAPIBARIBE / CAXANGÁ
2419 – MATRIZ DA LUZ/ TI CAMARAGIBE
2420 – MURIBARA / TI CAMARAGIBE
2442 – JD. PRIMAVERA (V. PEDREIRAS) / TI CDU
2445 – TABATINGA / TI CAXANGÁ
2450 – TI CAMARAGIBE (CONDE BOA VISTA)
2459 – TI COSME E DAMIÃO / TI CAXANGÁ
2463 – ARAÇOIABA / TI CAMARAGIBE
2464 – JARDIM TERESÓPOLIS / TI CAXANGÁ
2466 – VERA CRUZ / TI CAMARAGIBE
2467 – CHÃ DE CRUZ/ TI CAMARAGIBE
2470 – CIRCULAR BAIRRO DOS ESTADOS
2473 – LOT. JOÃO PAULO II / TI CAMARAGIB
2477 – SANTA TEREZINHA/ TI CAMARAGIBE
2478 – SANTANA/ TI CAMARAGIBE
2480 – TI CAMARAGIBE / DERBY
2483 – LOT. S. JOÃO E S. PAULO/ TI CAMARAGIBE
2486 – PENEDO / TI CAMARAGIBE
2487 – VARZEA FRIA / TI CAMARAGIBE
2488 – VILA DA FÁBRICA / TI CAXANGÁ
2490 – TI CAMARAGIBE / TI MACAXEIRA
2491 – SÃO LOURENÇO / TI CAMARAGIBE
2492 – PARQUE CAPIBARIBE/ TI CAMARAGIBE
2493 – TIUMA / TI CAMARAGIBE
A linha deverá realizar o itinerário:

Terminal/Ponto de Retorno:

Rua Armando Burle, Rua Aprígio Alves, Rua Prefeito Josué Pereira, Rua Luiza de Medeiros, Rua Arlinda Lopes dos Santos, Rua Anísio de Abreu, Rua Luiz Carlos de Araújo, Rua Comendador Muniz Machado, Rua Paulo Afonso, Rua Manoel Honorato da Costa, Rua Padre Oséias Cavalcante.

Ponto de Retorno/Terminal:

Rua Padre Oséias Cavalcante, Avenida Doutor Belmínio Correia (PE-005), Rua Manoel Ribeiro, Rua Belchior Athaíde dos Santos, Rua Padre Luís Nuremberg, Avenida dos Girassóis, Rua Padre Oséias Cavalcante, Rua Manoel Honorato da Costa, Rua Carlos Alberto Menezes, Rua Arthur Medeiros, Rua Anísio de Abreu, Rua Arlinda Lopes dos Santos, Rua Luiza de Medeiros, Rua Prefeito Josué Pereira, Rua Aprígio Alves, Rua Armando Burle.

Informações: GRCT

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Metrô BH altera a operação e o intervalo dos trens entre os dias 13 e 21 de julho

Do dia 13 ao dia 21 de julho, a Concessionária que administra o transporte sob trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte irá alterar a estratégia operacional de circulação das composições. A atividade a ser realizada substituirá 300 metros de via permanente em curva, ininterruptamente, no trecho entre as estações Santa Efigênia e Central Supermercados BH. Durante esse período, o intervalo entre as viagens será de 13 minutos nos horários de pico e de 18 minutos nos demais horários, em todas as estações.

Na Estação Central Supermercados BH, durante os horários de pico, haverá baldeação. Nos dois sentidos, os usuários deverão desembarcar do trem e embarcar na via oposta, para continuar a sua viagem. Nos horários de vale, não acontecerá baldeação. Durante a operação especial, haverá comunicação visual e avisos sonoros informativos, bem como colaboradores do Metrô BH orientando os clientes. As obras iniciarão às 23h de sexta-feira (12/07) e acontecerão até a noite de domingo (21/07), por dez dias consecutivos. Confira no quadro abaixo os intervalos:

Na Estação Santa Efigênia, as composições circularão em uma só via. É necessário que os usuários verifiquem o sentido do trem antes de embarcar. 

Saiba mais: a revitalização da via permanente do Metrô BH teve início em novembro de 2023. Em março de 2024, a Empresa concluiu o primeiro de quatro trechos, entre as Estações Eldorado e Calafate.  As atividades realizadas incluem a substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via (AMV’s) e dos lastros (camada de pedra britada). Além disso, a modernização também aborda a troca de dormentes de concreto e madeira e suas respectivas fixações, entre outros componentes. 

A atividade programada  entre os dias 13 e 21 de julho  será uma das mais complexas durante a revitalização da via do sistema, já que ocorrerá entre dois trechos em operação, sendo um deles a via de carga e o outro, o do metrô. O período planejado para essa intervenção leva em conta as férias escolares, quando a circulação de pessoas no sistema metroviário reduz.

Cronograma: A previsão no Contrato de Concessão para a conclusão de revitalização da Via Permanente é de março de 2027, porém, o Metrô BH trabalha junto ao Governo do Estado, a fim de antecipar estes prazos e levar à população da Região Metropolitana de Belo Horizonte todos os benefícios da concessão, no menor prazo possível.

Informações: Metrô BH

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