Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

No Rio, Câmara aprova lei que permite pagamento por aproximação de passagem de ônibus

segunda-feira, 12 de setembro de 2022


Para que o RioCard? Hoje até barraquinha de churrasquinho conseguimos pagar por aproximação, seja com o cartão de débito ou crédito por aproximação, relógio inteligente (smartwatch) e/ou smartphone. Pensando nisso os vereadores Cesar Maia (PSDB) e Welington Dias (PDT) apresentaram o PL 645-2021 que permite este tipo de pagamento nos ônibus do Rio de Janeiro, e o projeto foi aprovado em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (8/9), a Câmara Municipal do Rio de Janeiro

De acordo com a proposta, a regulamentação ficará a cargo da Prefeitura em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes e empresa e/ou consórcio responsável pela cobrança das tarifas. A medida prevê que o preço corresponderá ao valor vigente de uma passagem paga em dinheiro ou bilhete eletrônico. A matéria foi aprovada em 2ª discussão e seguirá para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes. os projetos votados e suas respectivas autorias.

Informações: Diário do Rio

READ MORE - No Rio, Câmara aprova lei que permite pagamento por aproximação de passagem de ônibus

SMTT reforça importância do uso adequado dos cartões com gratuidade no Transporte Coletivo de Blumenau

Nos últimos meses a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), tem verificado acréscimo no número de casos de uso indevido dos cartões com gratuidade no Transporte Coletivo da cidade. 


Ao todo já são 634 cartões com gratuidades bloqueadas pelo sistema em 2022, sendo 109 bloqueados em agosto, 327 em julho e 169 em junho. Em todos os casos o motivo do bloqueio é o mesmo: o uso indevido dos cartões “estudante”, “livre” e “melhor idade” por terceiros.

O secretário da SMTT, Alexandro Fernandes, explica o motivo dos bloqueios. “Nosso sistema de Transporte Coletivo, que hoje conta com três opções de descontos ou gratuidades de passagem assegurados por lei, tem registrado aumento significativo nas tentativas de uso inadequado dos recursos públicos da nossa cidade. Nos últimos três meses essas tentativas deram um salto. A maioria delas é referente ao cartão da modalidade estudante, que é contemplado com a meia passagem. Nos casos de bloqueio, familiares e amigos dos estudantes contemplados com a meia passagem são flagrados pelo sistema de biometria facial utilizando o recurso que concede o desconto apenas ao titular do cartão, que é de uso pessoal e intransferível” afirma.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, também destaca que a ação é prejudicial para todo o sistema de transporte público do município. “Quando alguém utiliza o sistema público de forma indevida, prejudica todo um sistema que visa atender a população de forma igualitária e justa; isso sem falar do fato da ilegalidade que existe nessas tentativas de fraude. Temos trabalhado diariamente para manter e melhorar o transporte coletivo da nossa cidade que foi bastante afetado durante a pandemia e precisou de inclusive de aportes financeiros por parte da prefeitura. Ou seja, as fraudes contribuem para esse desequilíbrio financeiro que será pago por alguém; que será pago pelo poder público e consequentemente pela população” ressalta.

Sistema de gratuidades
Blumenau conta com cinco opções de pagamentos por cartão em seu sistema de Transporte Coletivo. Entre essas opções estão o passe escolar - que possibilita o pagamento de meia passagem aos estudantes, e os passes “livre” e “melhor idade” que têm gratuidade na passagem para pessoas com deficiência e/ou acima de 65 anos de idade - conforme lei federal 10.741 de 2003.

Para combater as fraudes de uso indevido das gratuidades, todos os veículos da frota são equipados com o sistema de biometria facial. Ao passar pela catraca todos os passageiros são registrados por uma câmera que fica logo acima do monitor de leitura dos cartões. O próprio sistema da empresa concessionária faz a leitura facial e compara com a foto do titular do cartão.

Os casos de incompatibilidade, registrados pelo sistema, são avaliados e validados ou não por operadores que, ao identificarem a fraude, realizam um aviso prévio antes de efetivarem o bloqueio. O comunicado é enviado por e-mail, pelo contato informado no cadastro do titular, possibilitando um tempo de defesa de cinco dias antes do bloqueio do cartão.

Diante do registro de fraude, o cartão fica bloqueado - sem a possibilidade de uso ou recarga - durante 30 dias; sendo liberado novamente após o período de punição. Caso a detecção de fraude seja reincidente no cadastro do mesmo usuário - que deve ser mantido atualizado, o período de bloqueio passa para 60 dias.

Informações: Prefeitura de Blumenau
READ MORE - SMTT reforça importância do uso adequado dos cartões com gratuidade no Transporte Coletivo de Blumenau

Em Natal, STTU retoma tarifa social no transporte público

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, retoma a aplicação da tarifa social no Sistema de Transporte Público de Passageiros. A portaria de número 124/2022 - STTU/GS foi publicada nesta quinta-feira (8), no Diário Oficial de Município. Com a decisão, o usuário paga 50% do valor da tarifa nos ônibus e opcionais através do Cartão Natalcard nos feriados nacionais, estaduais e municipais.


Com a determinação, além de 7 de setembro último, o benefício será aplicado em 2022 nos feriados de: 02/10 – Eleições Gerais do Brasil; 03/10 – Mártires de Uruaçu; 12/10 – Nossa Senhora Aparecida; 02/11 – Finados; 15/11 – Proclamação da República; 21/11 – Nossa Senhora da Apresentação e 25/12 – Natal.

A tarifa social de transporte foi criada como forma de incentivar as pessoas a usarem o serviço de transporte público de passageiros. O incentivo tinha sido suspenso durante a pandemia da Covid em 2020 como forma de evitar o aumento na contaminação das pessoas e agora com a queda na taxa da transmissibilidade, o município retomou sua aplicabilidade.

Informações: Governo do Rio Grande do Norte
READ MORE - Em Natal, STTU retoma tarifa social no transporte público

Anunciada volta do ‘Domingo é Meia’ em Salvador

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta sexta-feira (9) a volta do Domingo é Meia. Já a partir do próximo domingo (11), os usuários do transporte público pagarão meia passagem.


“Durante a pandemia e com toda a dificuldade que o transporte enfrenta, eu tive que suspender o Domingo é Meia. Mas quero dizer a vocês que, a partir deste domingo, todo mundo só vai pagar meia”, informou o prefeito.

A interrupção da meia passagem aconteceu em março de 2021, com a justificativa de reduzir a circulação de pessoas na rua e conter a proliferação da Covid-19.

Bruno Reis disse ainda que a questão do transporte público é o principal problema da capital baiana. “Não é um problema de Salvador, é de todas as grandes cidades do Brasil. Porque a tarifa que a gente paga, que é cara, não remunera mais o custo do transporte sobre pneus. Salários dos profissionais, pneus, manutenção e principalmente o óleo diesel, que aumentou 130% nesse último ano, chegando até a 8 reais o litro. Hoje, a Prefeitura está ajudando a pagar o combustível para os ônibus saírem da garagem”, disse.

Informações: iBahia.com
READ MORE - Anunciada volta do ‘Domingo é Meia’ em Salvador

Uso de máscara deixa de ser obrigatório no transporte coletivo em São Paulo

A partir desta sexta-feira, dia 9 de setembro, o uso de máscara facial de proteção contra a Covid-19 deixou de ser obrigatório no transporte público e privado do estado de São Paulo. O decreto nº 67.096 inclui táxis e carros de aplicativos, bem como locais de embarque e desembarque de passageiros.


A medida se baseia em nota técnica do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Estado de São Paulo, antigo Centro de Contingência do Coronavírus.

A cidade de Ubatuba também seguirá o novo decreto, que continua tornando obrigatório o uso de máscaras em hospitais e serviços de saúde, como farmácias e clínicas médicas, odontológicas, de psicologia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, terapia ocupacional, acupuntura e podologia. Também se entende por serviços de saúde locais de longa permanência de idosos.

Mesmo com a desobrigação da máscara, a Secretaria de Saúde de Ubatuba ressalta que o uso da proteção facial ainda é recomendado para alguns casos, como imunossuprimidos, idosos e qualquer pessoa que apresente sintomas de doenças respiratórias.

A secretaria também alerta para a importância de manter a higienização correta das mãos e dos ambientes, principalmente com o uso de álcool gel, para amenizar os riscos de diversas doenças e não somente da Covid-19.

A justificativa do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde para a flexibilização dos regramentos relacionados ao combate à pandemia se dá pelo amplo processo de vacinação da população e o avanço positivo, significativo e consistente, dos principais indicadores da Covid, como número de internações, óbitos e ocupação de leitos.

Fonte: Secretaria de Comunicação
READ MORE - Uso de máscara deixa de ser obrigatório no transporte coletivo em São Paulo

Nove linhas da EMTU mudaram de horários neste sábado na Grande SP


Nove linhas da EMTU que operam na Grande São Paulo passaram por mudanças de horários neste sábado. Elas rodam nas cidades de Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Guarulhos, Santana de Parnaíba e São Paulo. Veja abaixo as mudanças e clique no número da linha para ver os horários:

133 – Itapevi (Cohab) x Osasco (Vila Yara): Mais uma partida para Osasco (ficando com 35) e mais duas para Itapevi (ficando então com 34). Mudança feita nos dias úteis.
211 – Osasco (Vila Menck) x São Paulo (Pinheiros): Alteração nos horários de partida em dias úteis.
238 – São Bernardo do Campo (Parque Los Angeles) x Santo André (Terminal Oeste): Alteração feita nos dias úteis. Mais três partidas para SBC (ficando então com 59) e mais uma para Santo André (ficando com 58), nos dias úteis.

260/260EX1 – Barueri (Alphaville) x Cotia (Raposo Km 30): Inversão das partidas da 6h45 e das 6h55. Saindo de Cotia, a das 6h45 passou a ser a do “expresso”, enquanto a das 6h55 passou a ser o “normal”.
378 – Santana de Parnaíba (Terminal Alphaville) x São Paulo (Paraíso): Mais uma partida por sentido nos dias úteis, ficando então com 22 para SP e 24 para Santana.
409 – São Bernardo do Campo (Jd. Las Palmas) x Santo André (Terminal Oeste): Mais uma partida para Santo André (ficando então com 57) e menos uma para SBC (ficando com 64), nos dias úteis.

420 – Osasco (Vila Yara) x Cotia (Terminal Cotia): Apenas mudança nos horários de partida nos dias úteis.
578 – Guarulhos (Vila Moreira) x São Paulo (Metrô Armênia): Mais uma partida para São Paulo nos dias úteis, ficando então com 33.
827 – Santana de Parnaíba (Terminal Fazendinha) x São Paulo (Paraíso): Mais uma partida para São Paulo entre as 5h e as 6h, ficando então com 5 partidas.

Informações: LinhasMetropolitanas
READ MORE - Nove linhas da EMTU mudaram de horários neste sábado na Grande SP

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960