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Metrô de SP suspende licitação de projeto básico da Linha 20-Rosa

segunda-feira, 29 de julho de 2024

O Metrô de São Paulo suspendeu a licitação para a elaboração do projeto básico de arquitetura e engenharia da Linha 20-Rosa, que pretende conectar a região da Lapa com a cidade de Santo André, no ABC paulista.

A decisão foi divulgada na última sexta-feira (26/7) após atender a dois pedidos feitos por concorrentes ao contrato que contestaram a escolha do Consórcio MNEPI Linha 20, formado pelas empresas Maubertec, Nova Engevix, Pólux e Intertechne, como vencedor da concorrência conforme as especificações do edital.

Curiosamente não apenas o segundo colocado, o Consórcio Sener Setepla – Egis – Setec, deu entrada em recurso administrativo como o próprio vencedor reclama do resultado apontado pelo Metrô.

O MNEPI Linha 20 afirma que a comissão de licitação errou a nota técnica atribuída a ele e deve revisá-la para cima. Além disso pede a desclassificação dos concorrentes Sener Setepla – Egist – Setec e CASL20 – Civil – Arquitetura – Sistemas porque teriam usado como comprovante de experiência profissionais com diplomas obtidos no exterior.

Além disso, o vencedor do certame pede que o Metrô revise para baixo as notas atribuídas aos dois consórcios.

Já o consórcio Sener Setepla – Egis – Setec diz que o MNEPI Linha 20 teria obtido a melhor nota comercial por meio de um artifício, o de ter considerado uma mesma equipe de técnicos para produzir os projetos das duas partes da Linha 20-Rosa.

O Metrô dividiu a licitação em dois blocos, o primeiro entre as estações Santa Marina e Abraão de Morais e o segundo a partir dela até Santo André.

Os dois blocos têm um cronograma de execução paralelo, o que exigiria duas equipes diferentes, mas o consórcio derrotado alega que o MNEPI Linha 20 apenas considerou um pequeno grupo de 10 profissionais, insuficiente para dar conta da demanda dos trechos.

“Este consórcio recorrente requer se digne a ilustre comissão de licitação e julgamento da companhia do metropolitano de São Paulo – Metrô, proceda ao reexame da classificação final do certame do edital de licitação nº 10019740, reconsiderando a decisão proferida anteriormente, para o fim de dar provimento ao presente recurso administrativo, desclassificando o Consórcio MNepi Linha 20 em um dos dois lotes, a fim de que não seja considerada nenhuma vantagem não prevista ou exigida neste edital, com fundamento no item 8.3 do Edital, conforme apontamentos realizados no presente recurso”, diz o documento apresentado pelo consórcio.

Com a suspensão do processo, o Metrô de São Paulo analisará os documentos para decidir se acatará ou não os recursos apresentados. A decisão sobre a continuidade ou modificação do processo licitatório será tomada após a avaliação detalhada das alegações e evidências fornecidas pelos consórcios concorrentes.

O projeto básico da Linha 20-Rosa é importante para que o governo de São Paulo possa modelar a futura concorrência para concessão do ramal à iniciativa privada, que deverá construí-la e operá-la.

Metrô prevê entrega até 2035
A Linha 20-Rosa está prevista para ser entregue até 2035, com extensão de 33 km, 24 estações e dois pátios de manutenção, conectando diversos pontos da capital e do ABC Paulista.

Estima-se que a linha atenderá cerca de 1,3 milhão de passageiros diariamente, com uma frota de 50 trens.

Informações: Metropoles

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Em Juiz de Fora, Linhas de ônibus passam por alterações


A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informa que, desde a sexta feira, 26, começaram as alterações de trajeto das seguintes linhas de ônibus por tempo indeterminado.

107 - Vila Montanhesa: Ajuste de horários nos dias úteis

110 - Recanto dos Lagos: Prolongamento do itinerário até a Rua Amarilis com Rua Luz Divina no sentido Centro-Bairro.

113 - Vila Montanhesa: Ajuste de horários nos dias úteis e sábados.

116 - Vivendas da Serra: Ajustes nos horários aos domingos e feriados.

215 - Bairu / Cruzeiros do Sul: Ajuste de horários nos dias úteis.

216 - Bairu / Boa Vista: Ajuste de horários aos domingos e feriados.

542 - Lagoa: Ajuste de horários nos dias úteis

546 - Mirante: Ajuste de horários nos dias úteis e prolongamento do itinerário até o final da Rua Maria Inês Herculano na Vila São Benedito, no sentido Centro-Bairro

547 - Nossa. Sra. De Fátima: Ajuste de horários nos dias úteis, sábados, domingos e feriados.

560 - Av. Pres. Itamar Franco: Ajuste de horários nos dias úteis, sábados, domingos e feriados.

700 - Barbosa Lage: Ajuste de horários nos dias úteis, sábados, domingos e feriados.

703 - Barbosa Lage / Santa Amélia: Ajuste de horários nos dias úteis e retorno operacional aos sábados, domingos e feriados.

706 - Cidade do Sol: Ajuste de horários nos dias úteis.

707 - Cidade do Sol: Ajuste de horários nos dias úteis.

712 - Dias Tavares: Ajuste de horários nos dias úteis.

724 - Santa Lúcia / Distrito Industrial: Ajuste de horários nos dias úteis e sábados.

734 - Cidade do Sol / Santa Maria: Ajuste de horários nos dias úteis.

752 - Penido: Ajuste de horários nos dias úteis.

Confira no anexo o itinerário completo de todas as linhas alteradas.

Imagem de Marcos Alfredo
Informações: Prefeitura de Juiz de Fora

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Prefeitura de Itabuna apresenta mais 10 ônibus novos

Nos próximos dias, mais 10 ônibus novos serão incorporados à frota do sistema de transporte público de Itabuna, totalizando neste ano 45. Os veículos foram apresentados aos usuários e à população neste domingo, dia 28, Dia da Cidade, com sua exposição na área pública em frente ao Espaço Cultural Josué Brandão, onde funciona a Câmara Municipal de Vereadores.

Segundo a secretária de Transportes e Trânsito (SETTRAN), Hanna Moraes, a partir desta segunda-feira serão iniciados os trâmites burocráticos para que os carros adquiridos pela empresa Atlântico Transportes seja colocados em operação. “Gradualmente, a frota está sendo ampliada para que os usuários tenham um melhor serviço”, disse.

No dia 10 de maio, a Prefeitura de Itabuna fez a incorporação de uma frota de 35 ônibus novos visando a substituição de carros mais antigos para melhorar a qualidade do transporte coletivo e atender às demandas cotidianas dos usuários no seu deslocamento.

Depois de inspecionados, os novos ônibus foram apresentados à população em uma exposição pública ao longo da Avenida Mário Padre, no Góes Calmon, e na Alameda da Juventude, no centro da cidade. Todos os veículos adquiridos neste ano são equipados com sistema de WI-FI, ar-condicionado, câmeras de videomonitoramento e computador de bordo.

Com mais essa renovação, a concessionária Atlântico Transportes cumpre as exigências contratuais com a Prefeitura de até dois anos renovar a frota. A empresa também investiu na capacitação dos motoristas para garantir um serviço seguro e eficiente no atendimento de linhas e itinerários.

Informações: Diário da Bahia

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Campanha marca meia década de modernização do Transcol, com 900 ônibus novos

Renovação da frota iniciada em 2019 é o foco da campanha que entrou no ar nesta quarta-feira (24). Mas não é só! Confira tudo o que as empresas operadoras têm feito para levar mais conforto e praticidade ao passageiro.

Nos últimos cinco anos, o Sistema Transcol tem se destacado pela evolução contínua e pelo compromisso com a melhoria da experiência dos passageiros.

Desde a implementação de novas tecnologias até a otimização dos serviços, o objetivo é oferecer um transporte público mais eficiente, confortável e acessível para todos.

Agora, chegou a hora celebrar as conquistas e inovações realizadas. E para marcar esse momento, o GVBus iniciou, na quarta-feira (24), a campanha Renovar a mobilidade é pensar nas pessoas.

A ideia é mostrar como as ações desenvolvidas pelas empresas operadoras nesse período têm transformado a rotina de quem utiliza o transporte coletivo na Região Metropolitana.

Já são 850 novos ônibus entregues à população desde 2019, e serão 900 até o final de 2024, todos com ar-condicionado, wi-fi, motor sustentável, elevador para cadeirante e câmeras de videomonitoramento. Ou seja, uma renovação de quase 60% da frota em cinco anos.

Neste pacote, ainda estão incluídos 275 ônibus do modelo Euro 6, 239 deles já entregues. Essa tecnologia estabelece níveis rigorosos de controle da poluição, permitindo reduzir em até 80% a emissão de gases poluentes na atmosfera, se comparado aos veículos com motor convencional.

A campanha
Para dar visibilidade aos investimentos realizados, foram criadas peças publicitárias que serão publicadas ao longo dos próximos meses nas redes sociais e no site do GVBus.

O material também irá estampar a parte traseira de 100 coletivos (busdoor). Banners e matérias ainda serão veiculados em alguns dos principais portais de notícias capixabas, destacando as melhorias. Haverá também um spot de rádio e publicações nas redes sociais da grande mídia.

Veja aqui matéria publicada em sites de notícias, que marcou a estreia da campanha.

Informações: GVBUS

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ViaQuatro e ViaMobilidade lançam app para facilitar acesso de passageiros aos bicicletários

Utilizar o bicicletário das estações das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás ficou mais fácil para os passageiros. A ViaQuatro e a ViaMobilidade lançaram, nesta quinta-feira, 11 de julho, o Bicicletário Digital, um app que auxilia na consulta de espaços disponíveis nas 13 estações que dispõem de bicicletário. São mais de 1,1 mil espaços para ciclistas deixarem sua bike com segurança e, agora, ainda mais agilidade.

Usar o app é fácil. Basta baixá-lo na Play Store (para Android) ou Apple Store (para iOS) e realizar um pré-cadastro. A partir do preenchimento do formulário, o passageiro pode ir à Sala de Supervisão Operacional (SSO) da estação escolhida com sua bicicleta e apresentar um documento com foto para a retirada de um lacre. Com esse lacre, ele poderá transitar em todos os bicicletários das linhas 4-Amarela e 5-Lilás. É necessário também utilizar corrente e cadeado próprio, para mais segurança.

“A tecnologia é a nossa principal ferramenta para desburocratizar processos e facilitar a vida de nossos passageiros. Apostamos no app como uma forma de encorajar o uso de espaços seguros para guardar bicicletas, incentivando o uso desse meio de transporte que não só ajuda o meio ambiente, mas também colabora com a saúde das pessoas”, explica Antonio Marcio, diretor responsável pela ViaQuatro e ViaMobilidade.

O app está inicialmente em fase de testes e deve receber novos recursos e facilidades no futuro.


Regras de uso de bicicletas nos trens e bicicletários

O embarque de bicicletas nas estações é permitido de segunda a sexta-feira entre 10h e 16h, e das 21h até o fechamento do sistema, sempre nos últimos vagões dos trens. Sábados, domingos e feriados não há restrições de horário. Dentro do trem, o ciclista deve manter-se afastado das portas, a fim de não impedir seu fechamento ou obstruir a entrada e saída dos passageiros.

Já nos bicicletários, após a reserva de espaço, o ciclista deve estar atento para deixar sua bicicleta presa com corrente e cadeado próprio. O tempo máximo de permanência no espaço é de quatro dias. Após esse período, a bike será retirada e guardada pela ViaQuatro/ViaMobilidade por até 60 dias. Caso isso aconteça, será necessário um agendamento prévio para retirada por meio da Central de Atendimento no número 0800 770 7100.

Estações com bicicletários

Nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás existem 13 estações com bicicletários, totalizando 1.188 vagas disponíveis.

Você encontra bicicletários na Linha 4-Amarela nas estações Vila Sônia (92 vagas), São Paulo-Morumbi (80 vagas), Fradique Coutinho (86 vagas) e Butantã (149 vagas). A estação Pinheiros (117 vagas) está prevista para fim de julho.

Já na Linha 5-Lilás, há bicicletários nas estações Alto da Boa Vista (100 vagas), Borba Gato (84 vagas), Brooklin (30 vagas), Campo Belo (144 vagas), Eucaliptos (92 vagas), Moema (68 vagas), AACD-Servidor (36 vagas), Hospital São Paulo (30 vagas) e Santa Cruz (80 vagas).

Mais informações estão disponíveis na Central de Atendimento, no número 0800 770 7100, ou no “Fale Conosco” do site das concessionárias.

Informações: ViaQuatro

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No Recife, Grande empresa de ônibus deixa o sistema de transporte

O transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife vive mais um momento critico da sua história em mais um capitulo referente a falta de planejamento e investimento nos últimos anos. Essa semana uma grande empresa de ônibus com mais de 50 anos de serviços comunicou sua saída junto ao Governo do Estado referendando ser inviável a sua operação na rede que a mesma atende.

Como uma grande empresa pode ter deixado o sistema de transporte no Recife?

Uma problemática que envolve a empresa é o excesso de linhas deficitárias, onde após a entrada da mesma no Sistema de Integração, fez com que a empresa perdesse uma quantidade significativa de usuários catacrados em seus coletivos, em conversa com a diretoria da empresa, foi dito que a empresa foi bastante prejudicada com as integrações e a promessa de que com a entrada de suas linhas nos terminais seria atenuados os custos após a assinatura da licitação em 2013 o que não ocorreu, ora, o fato é que a empresa entrou nos terminais com esse acordo junto ao governo na qual o mesmo cancelou a licitação e prejudicou a empresa onde a mesma permaneceu numa rede totalmente deficitária e integrada junto ao metrô, diferente das outras empresas permissionárias que mantiveram suas redes e linhas antes do projeto licitatório de 2013.

Na ocasião, a parceria pública firmará o projeto a partir do Preço de Remuneração do Operador (PRO), que deveria atender a padrões que iriam influenciar na remuneração dos operadores das linhas licitadas.

As empresas vencedoras teriam um contrato de 15 anos que poderia ser renovado por mais cinco, e até seis meses para iniciarem a operação das linhas onde as mesmas sendo divididas por lotes. 

Nesses impasses, ainda entrou o Metrô, integrados nos terminais e que também até hoje se sente prejudicado com esses repasses referente ao padrão de integração nesses terminais.

Ora, o fato é que após a decisão de cancelar a licitação, a empresa já estava com sua frota quase que em sua totalidade indo para os terminais integrados e com o cancelamento, a mesma se tornou deficitária até meados da pandemia e sem nenhuma forma para amenizar e racionalizar suas linhas que em muitas situações ficaram sobrepostas, ou seja, linhas muitos próximas uma das outras indo para o mesmo percurso. 

O fato coincide com o fechamento da Empresa Santa Cruz que teve o mesmo tratamento referente e com a licitação suspensa, a empresa deixou o sistema pouco mais de 01 anos após a entrada na integração do TI Tancredo Neves, no caso da Vera Cruz, sua continuação se deu pelo fato da mesma ter outras empresas na qual segurou o que pode referente a sua rede.

Para se ter uma ideia, a gerencia da empresa relatou que sua renovação de frota antes das integrações eram muito fortes ano a ano e com a não assinatura do contrato em 2014 coincidiu da renovação ser mais tímida referente a queda em suas receitas e pioradas frente a pandemia.

Somados tudo isso, pois 66% dos seus passageiros transportados são integrados e que sem a licitação assinada, na qual prometia subsidiar essa diferença vem os repasses do governo que não aconteciam de forma segura através de resoluções ou mesmo projeto de lei e o cumulo da situação se deu com a chegada da Pandemia, onde já com a situação financeira prejudicada a mesma se viu a manter os coletivos nas ruas mesmo com a queda de demanda e sem os repasses visando equilibrar as contas até o ano de 2022 quando foi aprovado o projeto Lei 17.988, de 13/12/22 dando esse aporte e suprindo os deficits das empresas permissionárias.

Agora com a saída ainda não oficializada pelo governo, o Grande Recife Consórcio de Transportes terá que fazer uma força tarefa com outras empresas para tentar operar as linhas deixadas pela Expresso Vera Cruz.

As mais cotadas para assumir é a Borborema, Metropolitana e São Judas Tadeu.

Qualidade nos serviços caíram após a não realização da licitação em 2013

A empresa Expresso Vera Cruz ultimamente vem recebendo de seus usuários reclamações de quebras, falta de veículos, cumprimento de viagens entre outras, devido a tudo isso, o Governo do Estado vem tentando junto ao MPPE sanar a situação junto a todos envolvidos deixando claro que o serviço tem que melhorar junto aos usuários, e para isso, foi firmado um termo de ajuste de conduta em abril visando repassar algumas linhas e deixar a empresa operar com a quantidade de veículos que a mesma tinha para operar de maneira equilibrada ao sistema de transporte. Mas 03 meses após a assinatura da TAC junto ao MPPE, a empresa continuava com sua operação deficitária. 

Falta de licitação

O fato é que não existe mais sistema de transporte público sem subsidio por parte do poder público, pois hoje em dia a tarifa não paga mais os custeios referentes a prestação de serviços em muitas capitais fazendo com qual as mesmas tenham que subsidiar suas tarifas visando amenizar e até congelar as tarifas deixando as com preços acessíveis aos usuários.

Aqui no Recife e Região Metropolitana já existe um cronograma solicitado pelo TCE junto ao próprio CTM na qual forneceu a programação do processo licitatório com finalização em 2026.

1. Conclusão dos ajustes/revisão dos estudos: julho/2024 e duração de 150 dias
2. Aprovação da documentação do edital revisada pelo CTM e CSTM: setembro/2024 e duração de 30 dias
3. Submissão da documentação ao TCE/PE: dezembro/2024 e duração de 90 dias
4. Publicação do edital: março/2025 e duração de 90 dias
5. Abertura das propostas: junho/2025 e duração de 45 dias
6.Assinatura dos contratos: julho/2025 e duração de 45 dias
7. Início da transição operacional: outubro/2025 e duração de 90 dias
8. Operação efetiva dos lotes 03 a 07 pelas novas concessionárias: janeiro/2026 e duração de 90 dias

Blog Meu Transporte

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Novo PAC Seleções destinará recursos para 71 km de projetos metroferroviários

O Governo Federal anunciou hoje (26/07) os projetos do Novo PAC Seleções, em três eixos. Para o setor de transporte de passageiros sobre trilhos, foram selecionados 70,92 km em projetos de transporte público metroferroviário, sendo: 12,84 km de metrô; 53,50 km em requalificação de trens urbanos; e 4,58 km em Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O detalhamento dos projetos ainda será divulgado.
VLT no Recife deteriorado

Serão investidos R$ 9,9 bilhões em projetos do subeixo Mobilidade Urbana – Grandes e Médias Cidades, que incluem empreendimentos de infraestrutura de transporte de média e alta capacidade (metrô, trem, VLT e BRT) e projetos de infraestrutura prioritária para o transporte coletivo (corredores, faixas exclusivas, centros operacionais, sistema de transporte inteligente, terminais e estações), incluindo também infraestrutura para ciclistas e pedestres integrados ao projeto de transporte público.

De acordo com o Ministério das Cidades, na fase de inscrição, puderam enviar propostas estados, municípios e DF. As intervenções podem alcançar até 258 municípios pertencentes a regiões metropolitanas com mais de 3 milhões habitantes e 56 municípios com mais de 300 mil de habitantes.

“A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos recebeu com grande entusiasmo a contemplação de novos projetos metroferroviário no PAC Seleções. O andamento desses projetos é de suma importância para a ampliação da rede de atendimento à população brasileiras”, explica Joubert Flores, Presidente do Conselho da entidade. 

Informações: ANPTrilhos

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