A rua São Clemente, uma das mais movimentadas de Botafogo, na zona sul do Rio, recebe um corredor expresso para ônibus neste sábado (9). A inauguração acontece uma semana após a instalação do BRS na rua Voluntários da Pátria, no mesmo bairro, que, segundo a Prefeitura do Rio, reduziu o tempo de travessia dos coletivos em quase 20%.
Estefan Radovicz / Agência O Dia |
O BRS São Clemente terá três quilômetros e meio de extensão e começará no início da Praia de Botafogo, após a rua Marquês de Abrantes, e vai até a Rua Humaitá, próximo ao número 244, abrangendo os dois pontos após a Rua Miguel Pereira.
No total, serão 12 pontos de parada, com abrigos e totens, distribuídos ao longo do percurso. A fiscalização eletrônica já começa a operar neste sábado.
Os táxis só podem utilizar a faixa exclusiva dos ônibus se estiverem com passageiros. Eles também não poderão parar do lado direito da São Clemente para embarques e desembarques. Já os carros de passeio e as motos só poderão acessar a faixa dos ônibus se precisarem fazer a conversão na esquina.
O novo BRS vai ordenar 40 linhas (33 linhas municipais e 7 intermunicipais) que passam pela São Clemente e 20 linhas que circulam pela Praia de Botafogo, sendo duas intermunicipais.
O limite de velocidade para o novo corredor é de 40 km/h para os coletivos, que devem circular sempre com os faróis acesos. O BRS funciona nos dias úteis das 6h às 21h e aos sábados das 6h às 14h.