Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Natal, Lei proibe som nos ônibus sem fone de ouvidos

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

A Prefeitura de Natal decretou a proibição do uso de aparelhos sonoros no modo alto-falante nos transportes públicos da cidade. O decreto, publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (16), regulamenta a proibição, que já havia sido estabelecida por lei em novembro de 2014, no entanto ainda não tinha válidade por falta de normas regulamentando a proibição. O decreto está valendo a partir desta terça.

De acordo com o decreto, a proibição aos usuários vale apenas para o uso de aparelhos no modo alto-falante, de forma que o uso de aparelhos com fones de ouvido está liberado. Ainda de acordo com o decreto, a proibição não atinge apenas os usuários, sendo válida também para o sistema de som do próprio veículo. As únicas exceções para o uso de som alto são as ações educativas da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) ou de instituições previamente autorizadas pela secretaria.

O decreto também estabelece que a fiscalização da proibição ficará sob a responsabilidade das empresas, por meio dos condutores e funcionários das empresas de transporte público da capital.

Segundo o texto que regulamenta a proibição, cabe aos funcionários solicitar que o usuário atenda a proibição ou se retire do veículo.

Em caso de resistência, os funcionários da empresa devem solicitar a "Agente de Mobilidade Urbana, Guarda Municipal ou qualquer autoridade policial que encontre" que tome as medidas cabíveis.

Ainda de acordo com o decreto, os proprietários também ficam responsáveis por colocar placas informativas sobre a proibição dentro dos veículos. Em caso de descumprimento, o decreto estabelece a aplicação de multa às empresas.

O decreto também determina que novas regulamentações "necessárias para a aplicação da lei" poderão ser editadas pela STTU.

Informações: G1 RN


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Em Natal, Lei proibe som nos ônibus sem fone de ouvidos

Obra da Linha 6 do Metrô terá dois tatuzões em operação simultânea

As obras da Linha 6-Laranja do Metrô, na Capital, terão dois shields, conhecidos como "tatuzões" em operação simultânea. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin nesta segunda-feira (15), em visita às instalações fabris da nova linha metroviária, em Perus, zona norte da Capital.

O primeiro shield começa a operar em setembro. "É um ‘mega-tatuzão', com 10,2 metros de largura. Ele desembarcará no porto de São Sebastião em maio, chega em junho e vai para a estação São Joaquim", explicou o governador. "Em setembro chegará o outro shield, que começará a operar no início de 2017, vindo para Brasilândia. Serão dois 'mega-tatuzões' simultâneos, um vindo para Brasilândia, na zona norte, e o outro vai para São Joaquim, zona sul", afirmou Alckmin.

A Linha 6-Laranja será uma das maiores de São Paulo, ligando a região noroeste da cidade ao centro (Brasilândia - São Joaquim). Com 15 estações e 15,3 km, a nova linha vai transportar mais de 633 mil pessoas por dia.
Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e supervisionada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos paulista, a Linha 6-Laranja é a primeira linha de metrô no Brasil a ser construída e operada num regime de PPP (parceria público-privada) plena, com obras em andamento desde o ano passado.

A Concessionária Move São Paulo é a empresa responsável pela construção, operação e manutenção da Linha 6-Laranja.

Do Portal do Governo do Estado
READ MORE - Obra da Linha 6 do Metrô terá dois tatuzões em operação simultânea

Em Fortaleza, Pesquisa reflete satisfação dos usuários nos terminais de ônibus

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), em parceria com o Sindicato das Empresas de Ônibus de Fortaleza (Sindiônibus), realizou pesquisa nos sete terminais de ônibus da Capital e constatou que 88,9% dos usuários avaliam que houve melhoria nos serviços prestados no sistema, desde que a Prefeitura mudou os processos de administração.

A pesquisa nos sete terminais deu-se por meio de um questionário composto por 11 questões objetivas, com as opções “melhorou”, “não percebi mudança”, “piorou”. Foram entrevistados 1.360 usuários sobre os seguintes itens: limpeza, conservação, sinalização, controle de filas e portaria e a presença de pedintes e ambulantes. A margem de erro chega a 3% e o nível de confiança é de 95%.

O perfil dos entrevistados é de 52,1% de público feminino e 47,9% masculino, dentre os quais 79,5% utilizam o terminal diariamente e 20,5% não utilizam diariamente. Entre os usuários entrevistados, foram identificados 14,9% estudantes, 1,6% com mobilidade reduzida e 9% idosos.

Os usuários avaliaram que houve melhorias como a limpeza especificamente a limpeza dos banheiros, quando 87,8% dos entrevistados declararam que melhorou, após a troca e melhor conservação de pias e sanitários.

Apesar da questão da organização das filas tratar-se de uma questão de cidadania e educação, 45,8% consideram que melhorou, 46,5% nao perceberam mudanças e 7,7% piorou.

A respeito da iluminação que foi melhorada com a troca e instalação de novas lâmpadas, 53% considera que melhorou, 44% não percebeu mudanças e 3% acredita que piorou.

Sobre a conservação, pintura e melhorias nos tetos, 42% dos usuários perceberam melhorias, 49,2% não perceberam e 8,8% piorou. Em relação ao reforço da segurança, com a sinalização de faixas amarelas e reforço da pintura das faixas de pedestres, 42,5% consideraram que melhorou, 48,5% não percebeu e 9% acreditam que piorou.

Até o final deste semestre, todos os terminais passarão por reformas e melhorias, sendo entregues em março deste ano os terminais Siqueira e Papicu, que já estão finalizando as manutenções.

READ MORE - Em Fortaleza, Pesquisa reflete satisfação dos usuários nos terminais de ônibus

Exportações de ônibus Volvo já superam vendas no Brasil

A Volvo registrou redução drástica nas vendas de ônibus na América Latina em 2015. As entregas de chassis diminuíram 45% na comparação com 2014, para apenas 1,7 mil unidades. A queda só não foi mais drástica por causa das exportações. As vendas dos veículos produzidos na fábrica da companhia em Curitiba (PR) a outros mercados responderam por 51% do total de negócios, ou 884 unidades. 

Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus para América Latina, espera manter o mesmo equilíbrio este ano com volume semelhante. Segundo ele, a projeção inicial era de aumento das vendas no mercado brasileiro por causa da proximidade das eleições municipais, o que costuma acelerar licitações para chassis urbanos. O início do ano, no entanto, indicou que o cenário não é tão promissor.

“Enquanto o segmento de caminhões está em crise desde o ano passado, o de ônibus enfrenta dificuldades desde 2014 e não devemos ter retomada em 2016”, avalia. Pimenta lembra que a licitação para a compra de ônibus no município de São Paulo, maior mercado do País, foi adiada e só deve acontecer depois de 2017. Também há atrasos em outras capitais, como Porto Alegre (RS). “A única cidade que vem cumprindo os prazos é o Rio de Janeiro, que está implementando corredores de ônibus que devem gerar demanda por 650 modelos pesados.”

No segmento de veículos rodoviários, a nova legislação para transporte viagens interestaduais frustrou as expectativas do setor e não deve ser incentivo intenso para as compras. “O efeito não será tão imediato. Devemos ter volume adicional de 500 a 600 chassis por ano no mercado”, projeta Pimenta.

READ MORE - Exportações de ônibus Volvo já superam vendas no Brasil

Em Sorocaba, Fiscalização na Avenida Itavuvu começará no dia 26 de fevereiro.

A fiscalização das autuações por estacionamento irregular na faixa exclusiva da Avenida Itavuvu, na Zona Norte de Sorocaba (SP), começará apenas no dia 26 de fevereiro. A medida foi anunciada pela Urbes, empresa que administra o trânsito na cidade depois de uma audiência pública na segunda-feira (15). 

De acordo com a Urbes, o adiamento do período de orientação quanto a proibição de estacionamento visa dar mais prazo para que os motoristas se adequem às regras. Implantada em 1º de fevereiro na Avenida Itavuvu, no trecho entre Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte e a área de transferênci, a faixa exclusiva para o transporte coletivo tem sete quilômetros de extensão nos dois sentidos de circulação.

A faixa exclusiva opera das 6h às 8h e das 17h às 19h. Proibição de circulação e estacionamento é feita nos períodos de pico, entre 6h e 8h e entre 17h e 19h, não é permitida a circulação de motocicletas, veículos de passeio, utilitários e caminhões na faixa exclusiva.

O estacionamento do lado direito, nos dois sentidos da avenida - no trecho que recebeu a faixa exclusiva - é proibido das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira, conforme prevê a sinalização instalada nesses locais. À noite e aos sábados e domingos, o estacionamento é liberado. A avenida já possui outros trechos de proibição de estacionamento em tempo integral que deve ser respeitada pelos condutores.

READ MORE - Em Sorocaba, Fiscalização na Avenida Itavuvu começará no dia 26 de fevereiro.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960