O número de passageiros transportados pela Rede Integrada de Transporte aumentou 3,96 milhões em dois anos. Em 2009, foram transportados 680.451.615 passageiros. No ano passado, o número de passageiros transportados subiu para 684.415.698.
"Nos últimos anos, o sistema tem recebido muitos avanços, o que estimula as pessoas a usar o transporte coletivo", diz o prefeito Luciano Ducci.
A rede integrada atende Curitiba e mais 13 municípios da Região Metropolitana. São 355 linhas e 1.915 ônibus, que percorrem 490 mil quilômetros por dia.
O mais novo avanço no sistema é o Ligeirão Norte, que será implantado do Santa Cândida à Praça do Japão. Para isso, as canaletas desse trecho estão sendo desalinhadas. O terminal Santa Cândida está em reformas para ampliação.
O Ligeirão Norte-Sul atenderá por dia 50 mil passageiros e fará o percurso do Terminal Santa Cândida até a Praça do Japão em até 25 minutos, reduzindo o tempo de viagem em 15 minutos em relação ao ônibus convencional. "E ainda neste ano Curitiba terá o Hibribus, com motor elétrico e a biodiesel", diz Luciano Ducci.
Hibribus - Curitiba terá ainda neste ano o Hibribus, fabricado pela Volvo. A unidade da Volvo na capital é a primeira a fabricar híbridos fora da Suécia e a primeira a ter os veículos operando em uma linha convencional. A Prefeitura encomendou a Volvo 60 ônibus híbridos.
A primeira linha de Curitiba a ter o hibribus será a do Interbairros 1, que circula em bairros no entorno do Centro. Na segunda etapa, os ônibus híbridos atenderão as linhas Detran-Vicente Machado, Água Verde-Abranches, Ahú-Los Angeles, Juvevê-Água Verde e Jardim Mercês-Guanabara.
O hibribus tem dois motores, um a biodiesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar e acelerar o ônibus até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também como gerador de energia durante as frenagens.
O motor a biodiesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor biodiesel fica desligado.
Santa Cândida - O Terminal Santa Cândida está em reforma para ganhar mais 4 mil metros quadrados de área construída, passando a ter 12,6 mil metros quadrados. O projeto prevê a implantação de uma nova área de comércio e serviços, mais ampla e com mais conforto.
A nova área vai funcionar no subsolo onde ficarão também novos conjuntos de sanitários e espaço para carga e descarga evitando transtornos com a parada de caminhões de serviço.
O novo terminal terá também novas plataformas de embarque e desembarque, incluindo plataformas exclusivas para o Ligeirão Santa Cândida-Praça do Japão. A reforma prevê ainda novo paisagismo e nova iluminação, aumentando o conforto e segurança dos usuários.
Com a ampliação, o terminal poderá abrigar também novas linhas do transporte metropolitano integrado.