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Prefeitura de Curitiba entrega mais 42 ônibus para a frota do transporte coletivo

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

O prefeito Eduardo Pimentel entregou, nesta quarta-feira (26/2), no Terminal Boqueirão, mais 42 novos ônibus para a frota do transporte coletivo de Curitiba. É a segunda grande entrega de novos ônibus em 20 dias. No dia 5 de fevereiro, Eduardo entregou outros 60 ônibus no Parque Cambuí, no bairro Fazendinha.

“Vamos entregar mais 60 veículos até o fim do de março, o mês de aniversário da cidade. São ônibus acessíveis para pessoas com dificuldade de locomoção, com comunicação em áudio para as que têm deficiência auditiva e também com comunicação em braile para as pessoas com deficiência visual ou baixa visão", disse Eduardo Pimentel.

Para o combate à criminalidade e ao assédio dentro do transporte, todos os novos ônibus são equipados com câmeras interligadas à Muralha Digital, o cerco de monitoramento da segurança pública de Curitiba. 

“Eles também têm entradas USB para os carregadores de celular, uma ação muito importante. Hoje todo mundo anda com o celular, com o carregador do bolso, e no transporte coletivo de Curitiba você pode carregar o aparelho caso queira usá-lo”, completou o prefeito.

Dos ônibus apresentados nesta quarta-feira, 28 são do tipo padron e 14 são articulados. Eles vão circular em toda a cidade, mas principalmente na região do Boqueirão, em linhas como 545-Trabalhador, 629-Alto Boqueirão, 507-Ligeirinho S.Cercado (horário e anti-horário) e 506-Bairro Novo. 

Os veículos fazem parte de um pacote de 187 novos ônibus que devem ser entregues até o fim do primeiro trimestre. Com esse pacote de aquisições, serão 730 novos ônibus adquiridos para o transporte coletivo de Curitiba de 2017 a 2025, o que representa 62,45% de renovação da frota operante atual, de 1.168 ônibus. 

O prefeito estava acompanhado do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, e do presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto. 

Acessibilidade
Todos os novos veículos dispõem de dois espaços para cadeirantes, sinais sonoro e visual de fechamento das portas, plaqueta com o prefixo do ônibus em braile, mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante e estofamento em todos os bancos, sendo 20% destes destinados às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Além da iluminação interna em LED para melhor eficiência e segurança dos passageiros, todos os ônibus também estão equipados com placa lateral eletrônica para melhor identificação do trajeto do veículo e ainda com calhas verticais nas janelas para que possibilitem melhor circulação interna do ar em dias chuvosos.

“Os novos ônibus tem tecnologia Euro 6, a menos poluente na categoria diesel no mundo, e permitirão uma redução de emissões em torno de 1.850 toneladas de CO2 por ano, tem bancos estofados, tem USB, são totalmente acessíveis, tem inscrição em braile e também tem as câmeras de segurança. São cinco câmeras nos ônibus padrons e oito nos articulados”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto.

Prioridade
O transporte coletivo é uma das prioridades da nova gestão. Desde o início do ano, esta é a quarta ação anunciada pelo prefeito Eduardo Pimentel. “Na minha primeira ação como prefeito lancei o Domingão paga Meia, com tarifa a R$ 3 para a população passear, ir à igreja, ao culto e visitar a família no domingo. Entregamos 60 novos ônibus dia 5 e na sexta passada apresentamos o Tarifa Zero para quem está à procura de emprego. Estamos levando o transporte coletivo de Curitiba a um novo patamar, com melhoria de serviço e economia para os passageiros”

Ônibus elétricos
Além de ônibus a diesel menos poluentes, a Prefeitura já adquiriu, no ano passado, sete ônibus elétricos, com zero emissões, que estão em operação nas linhas Interbairros I e Água Verde, e programa a aquisição, para 2025, de 54 ônibus elétricos com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). 

Modelos adquiridos
- 8 Padrons para operação na categoria Intercambiável (Alimentador e Troncal), de carroceria Marcopolo Torino G7, chassi Mercedes Benz O 500MA;

4 Padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Marcopolo Torino G7, chassi Volvo B 320R;

1 Padron para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Marcopolo Torino G7, chassi Mercedes Benz O 500M;

15 Padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Caio Millennium V, chassi Volvo B 320R;

14 Articulados para operação na categoria Intercambiável (Alimentador e Troncal), de carroceria Caio Millennium V, chassi Mercedes Benz O 500MA.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Emdec lança “Motorista Nota 10” com ação nos Terminais Central e Mercado

Ser um bom motorista de ônibus vai além de levar passageiros ao seu destino. É uma profissão que envolve desde a atenção para a direção segura, até a gentileza e empatia no atendimento. E para fortalecer a qualificação dos profissionais que atuam como motoristas de ônibus na metrópole, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) lança, nesta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, um programa de desenvolvimento de condutores do transporte público coletivo: o “Motorista Nota 10”.
O pontapé inicial será dado com a realização de esquetes teatrais, encenados pelo grupo Ateliê Teatro, e a distribuição de folhetos informativos para motoristas e passageiros, no Terminal Central. A ação educativa, com foco em comportamentos seguros e boas práticas, acontecerá pela manhã, das 7h às 8h. Já das 11h30 às 12h30, a programação será realizada no Terminal Mercado.

“Com esta iniciativa, daremos início a uma série de ações voltadas a estes profissionais, que incluem desde treinamentos e o desenvolvimento de conteúdos específicos para a atualização de motoristas, até o reconhecimento dos profissionais que se destacam em sua rotina de trabalho”, explica a gerente de Desenvolvimento Institucional da Emdec, Débora Damasco.
 
Para esta valorização dos condutores, ela adianta que haverá a inclusão da categoria “Motorista Nota 10”, no “Prêmio Boas Práticas na Mobilidade Urbana de Campinas”, que será realizado no segundo semestre de 2025. Também serão realizadas vivências educativas nas garagens.
 
Segundo Débora, o objetivo do programa “Motorista Nota 10”, como um todo, é desenvolver habilidades e competências dos profissionais, contribuindo para a melhora da segurança viária e do serviço oferecido aos cidadãos. Os passageiros, por sua vez, serão alvo de campanhas sobre práticas que proporcionam viagens mais tranquilas e seguras para todos, como o respeito aos assentos preferenciais, o uso de fones de ouvido, e a luta contra o assédio.
 
Com a criação do programa, a oferta de treinamentos da Emdec aos motoristas de ônibus - que já era realizada como grade complementar às capacitações oferecidas pelas empresas que operam o transporte - é reforçada.
 
Em 2024, a Emdec realizou 411 horas de treinamentos diversos voltados aos motoristas do transporte público coletivo. Em alguns casos, os cursos contaram com parceiros, como o SEST SENAT e a Transurc. No total, mais de 947 participantes foram alcançados, de janeiro a dezembro.
 
As capacitações incluíram o uso de simuladores para o treino de condução em situações de risco e simulados de sinistros (acidentes) envolvendo vítimas.
 
No curso “Motoristas em Ação – Boas práticas no transporte coletivo”, que teve início em setembro de 2024 e ainda tem turmas em andamento, os profissionais participam de dinâmicas diversas, como circular com os olhos vendados, para a conscientização sobre a inclusão de pessoas com deficiência visual na mobilidade urbana. Mais de 320 condutores já passaram pelo curso. Até o término, ainda em 2025, o treinamento deve alcançar mais de 1,6 mil motoristas das empresas concessionárias e cooperativas do sistema de transporte público coletivo de Campinas.

Informações: EMDEC

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Passagem do metrô do Rio pode passar para R$ 7,90, a mais cara do país

A agência reguladora de transportes concedidos no estado do Rio de Janeiro – Agetransp – autorizou o reajuste do preço da passagem de metrô de R$ 7,50 para R$ 7,90 a partir de 12 de abril.

A decisão foi tomada por conselheiros da Agestransp durante a segunda sessão regulatória deste ano, realizada na terça-feira (25). A Agetransp informou à Agência Brasil que, uma vez autorizado o reajuste, a decisão de implantá-lo cabe à Secretaria estadual de Transporte e Mobilidade, que representa o poder concedente.

De acordo com a agência reguladora, o reajuste anual é previsto no contrato de concessão.

“O MetrôRio informa que, conforme previsto no contrato de concessão, apresentou à Agetransp no início de fevereiro, o cálculo do reajuste tarifário com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses”, informou a concessionária que opera o sistema metroviário na cidade do Rio. 

Mesmo sem reajuste, o metrô carioca tem a tarifa mais cara do país.

Há no Rio de Janeiro, no entanto, a tarifa social de R$ 5, destinada exclusivamente a pessoas com renda mensal declarada de, no máximo, R$ 3.205,20. Para esses casos, o subsídio é pago pelo governo do estado.

Na reunião que decidiu a autorização do reajuste, a Agetransp recomendou que a Secretaria estadual de Transporte e Mobilidade prorrogue a vigência da tarifa social. A Agência Brasil questionou a secretaria sobre a renovação do subsídio, mas não obteve resposta.

Veja a comparação das tarifas de metrô no país:

Rio de Janeiro: R$ 7,90, a partir de 12 de abril
Belo Horizonte : R$ 5,50
Brasília: R$ 5,50
São Paulo: R$ 5,20
Porto Alegre: R$ 4,50
Recife: R$ 4,25
Salvador: R$ 4,10
Fortaleza: R$ 3,60 (Linha Sul)
Teresina: gratuita

Informações: Agência Brasil

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Confira como será a operação das linhas da EMTU no feriado de Carnaval


Durante o feriado de Carnaval, as linhas de ônibus metropolitanas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) terão ajustes na operação para atender à demanda de passageiros.

Nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte, a circulação seguirá a seguinte programação:

  • Sábado (01/03) – Programação normal de sábados.
  • Domingo (02/03) – Programação de domingos e feriados.
  • Segunda-feira (03/03) – Programação de sábados, com monitoramento da demanda para possíveis reforços.
  • Terça-feira (04/03) – Programação de domingos e feriados.
  • Quarta-feira (05/03) – Programação de sábados, com monitoramento da demanda para possíveis reforços.

A operação será acompanhada em tempo real pela Central Operacional da EMTU, e ajustes poderão ser realizados conforme necessário para garantir o atendimento aos passageiros.

As informações detalhadas sobre os horários de partida e itinerários podem ser consultadas no site emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU, disponível para iOS e Android, onde também é possível acompanhar as viagens em tempo real. Atente-se a olhar a programação correspondente ao dia, exemplo: terça-feira (04/03), olhar programação de domingos e feriados. 

Informações: EMTU

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Tarifa de ônibus em Belém deve ser reajustada nessa sexta-feira

Estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) divulgado ontem, 26, sobre os impactos do reajuste do preço da passagem do ônibus em Belém para a população, antecipa que a proposta enviada ao Conselho Municipal de Transporte (CMT) pela Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) foi de R$ 5,54 - na segunda-feira, 24, o Sindicato das Empresas de Ônibus de Belém (Setransbel) enviou a proposição de R$ 5,85.
Mauro Ângelo/Diário do Pará

De uma forma ou de outra, o cidadão que depende de ônibus já pode se preparar para um aumento mensal de pelo menos 17,52% no custeio do transporte quando o reajuste, que precisa ser sancionado pelo prefeito municipal, for posto em prática. Hoje o valor da tarifa, ajustado pela última vez em março de 2022, está em R$ 4.

Convocação
Foi feita uma convocação para que amanhã, sexta, 28, as 18 entidades ligadas ao CMT compareçam à reunião extraordinária marcada para 9h30 no plenário da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), no bairro de Batista Campos, ocasião em que será feita a apreciação e votação de ambas as planilhas tarifárias. De acordo com o Dieese, no cenário de quaisquer das duas opções, o aumento será muito acima da inflação de cerca de 12% para o período (abril de 22 a fevereiro de 25): de no mínimo 38,5%, e no máximo de 46,25%.

Segundo as análises do Departamento, considerando a tarifa vigente, para um usuário de transporte coletivo na Grande Belém que utiliza duas conduções diárias e não tem vale transporte, o gasto mensal estimado é de R$ 192, impactando desta forma em cerca de 12,65% a remuneração de quem recebe mensalmente o valor de um salário mínimo (R$ 1.518).

Assim sendo, o Dieese informa que a planilha técnica elaborada e proposta pelo Setransbel aponta uma tarifa de ônibus urbano em Belém saindo dos atuais R$ 4 para R$ 5,85, neste caso um aumento de 46,25%. Se essa proposta for acatada, para um usuário de transporte coletivo na Grande Belém que utiliza duas conduções diárias e não tem vale transporte, o gasto mensal estimado deve ser de R$ 280,80 (aumento de 18,5% dos custos).

Entre as justificativas da patronal para esta proposta estão a defasagem da tarifa em quase três anos sem aumento, bem como o encarecimento dos custos (fixos e variáveis), com destaque para alta nos preços dos combustíveis, peças, pneus e despesas de pessoal (salário dos motoristas e cobradores). Outro fator que impacta diretamente o segmento também está na constante queda no número de passageiros transportados.

Já a planilha da Segbel aponta para uma tarifa de R$ 5,54, um reajuste que alcança cerca de 38,50%. Se essa proposta for acatada, para um usuário de transporte coletivo na Grande Belém que utiliza duas conduções diárias e não tem vale transporte, o gasto mensal estimado deve ser de R$ 265,92 (aumento de 17,52% dos custos).

Informações: DOL

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Linha 4-Amarela registra recorde com quase 760 mil clientes transportados em um dia


A Linha 4-Amarela, administrada pela ViaQuatro, transportou ontem (25) um total de 758.494 passageiros, maior número registrado desde o fim da pandemia de Covid-19. O recorde anterior havia sido registrado em 8 de outubro de 2024, quando a linha recebeu 757.752 clientes. 
 
O movimento crescente na Linha 4-Amarela fez com que em 2024 o ramal transportasse 198 milhões de passageiros, um crescimento de 4,3% na demanda em relação ao ano anterior. 
 
Com 11 estações, da Luz, na região central, até Vila Sônia, zona oeste, é conhecida como a “Linha das Integrações” por fazer conexões com outras seis linhas: 1-Azul, 11-Coral e 7-Rubi na Estação da Luz, 3-Vermelha na Estação República, 2-Verde na Estação Paulista-Pernambucanas e com a 9-Esmeralda na Estação Pinheiros.   

Informações: ViaQuatro

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SPTrans altera itinerário da linha 746R/10 Real Pq. - Sto. Amaro


A SPTrans informa que, a partir de sábado (1°), a linha 746R/10 Real Pq. - Sto. Amaro terá seu itinerário alterado, no sentido Real Parque, e atenderá a Avenida Dr. Alberto de Oliveira Lima e a Rua Francisco Tramontano, na Zona Oeste da cidade.
 
Confira a alteração: 
 
746R/10 Real Pq. - Sto. Amaro
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a R. Min. Nelson Hungria, Av. Dr. Alberto de Oliveira Lima, R. Francisco Tramontano, Av. Duquesa de Goiás, prosseguindo normal.
 
Atenção
 
Os passageiros que utilizam a linha 746R/10 no ponto de ônibus localizado na R. Min. Nelson Hungria, 515 terão como opção a parada da Av. Duquesa de Goiás, 675. 
 
O atendimento do ponto da R. Min. Nelson Hungria, 515 será mantido para as linhas  807M/10 Term. Campo Limpo - Shop. Morumbi e 8028/10 Paraisópolis - Metrô Morumbi.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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Prefeitura de São Paulo revoga edital que previa a construção de 160 quilômetros de ciclofaixas

A prefeitura de São Paulo revogou, nesta terça-feira, uma licitação no valor de R$ 357 milhões que previa a construção de 160 quilômetros de ciclofaixas na cidade. A decisão atende o Tribunal de Contas do Município (TCM-SP), que havia apontado problemas de qualificação técnica e a necessidade de se aprimorar a Matriz de Risco do contrato.

Sobre a matriz de risco, diz o TCM, é preciso “alocar corretamente a responsabilidade por custos com ‘dano a infraestrutura de concessionárias’, nos casos de imperícia ou negligência da contratada”. A necessidade de expertise na execução de ciclovias também é citada no documento.

Segundo o texto, o edital também tinha o potencial de “restringir a participação abrangente de mais empresas e de comprometer indevidamente o caráter competitivo do certame”.

Os três lotes previstos no edital propõem a construção de ciclofaixas que iam desde Perus, no extremo noroeste da capital, até pontos de ligação da Consolação com a Rebouças, no centro da cidade.

A prefeitura informou, via nota, que será feito um novo processo licitatório para a implantação dos 158 quilômetros de ciclovias “após realização de estudos técnicos e ajustes”. “A Prefeitura entregou 111,12 km de novas estruturas cicloviárias entre 2021 e 2024. Em janeiro deste ano foram entregues mais 9,98 km. O Programa de Manutenção Permanente da Malha Cicloviária, lançado em 2023, reformou mais de 60 km de ciclovias e ciclofaixas somente no ano passado”, destacou a gestão municipal.

Como mostrou o GLOBO, a meta da gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) era inaugurar 300 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas até o fim de 2024, mas o mandatário encerrou seu primeiro mandato tendo entregue apenas um terço dessas ciclovias.

Informações: O Globo

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Em Salvador, Primeiros trilhos do VLT do Subúrbio são instalados

Os primeiros trilhos para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já estão sendo instalados na Estação Calçada, no Subúrbio de Salvador. A expectativa é que a obra ajude a melhorar o deslocamento na Região Metropolitana. 

Segundo o governo estadual, o projeto já contratou mais de 940 trabalhadores diretamente, com expectativa de alcançar 2 mil empregos diretos e indiretos no auge das obras. A maioria dos contratados (mais de 90%) é baiana, e cerca de 60% são moradores das Áreas Diretamente Afetadas (ADA).

Nos três trechos da obra, as contratações variam. No Trecho 1 (Calçada até Ilha de São João), o Consórcio Expresso Mobilidade Salvador emprega 667 pessoas, sendo 70% da ADA. No Trecho 2 (Paripe a Águas Claras), o Consórcio VLT Salvador tem 223 trabalhadores, com 36% da ADA. Já no Trecho 3 (Águas Claras a Piatã), o Consórcio Bahia Atlântico conta com 52 colaboradores, mais de 90% baianos. 

Segundo Ana Cláudia Nascimento, presidente da CTB, as contratações são realizadas pelos consórcios com apoio do SineBahia. Após a conclusão das obras, novas vagas serão abertas para operação e manutenção do sistema, como operadores, técnicos e agentes de segurança, garantindo um legado duradouro de desenvolvimento e qualidade de vida para Salvador.

Informações: Correio 24 Horas

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Em São Vicente, Obras do VLT na Área Continental são iniciadas

Com os 500 anos de São Vicente batendo na porta, os moradores já olham para o futuro e avistam um novo horizonte, garantido por diversos fatores, em especial a chegada do VLT à Área Continental. Desde o ano passado, o que era sonho tem se tornado realidade com a realização das obras que resultarão na construção de quatro novas estações para a região: Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e Terminal Samaritá.

Dividida em duas etapas, a Fase 3 do VLT, que beneficiará mais de 150 mil pessoas com a extensão do meio de transporte até a Área Continental, foi iniciada com as obras do trecho ferroviário da Ponte dos Barreiros. Os trabalhos seguem o cronograma estabelecido, e, neste mês de março, será dada continuidade ao processo de recuperação estrutural das estacas de concreto e das estruturas de concreto armado da ponte ferroviária.

Além da linha ferroviária até o Samaritá, a estrutura terá uma nova ciclovia e passarela para pedestres.

Vale ressaltar que o segundo estágio, cujo projeto contempla as intervenções relativas ao trecho pós-ponte, na Avenida Angelina Pretti, está em fase de preparo para abertura da licitação. As devidas licenças ambientais já foram emitidas.

“Por muito tempo o vicentino sonhou com algo que parecia distante. Agora, você anda pela ponte e já se depara com as intervenções. Já é realidade! Um investimento que conseguimos junto ao Governo do Estado, com aporte de mais de R$500 milhões, para trazer qualidade de vida e mais desenvolvimento à nossa Área Continental. Tá acontecendo!”, celebrou o Prefeito Kayo Amado.

Com fiscalização da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e apoio da Prefeitura, a Fase 3 do VLT deve ser totalmente concluída até o final de 2028, de acordo com a empresa de transportes urbanos.

Trânsito - Toda obra requer adaptações no dia a dia. A fim de garantir a devida segurança aos condutores e pedestres e dar suporte aos profissionais para o andamento dos trabalhos, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) implementará operação ‘Pare e Siga’ na noite desta quarta-feira (26), das 21h às 4h. Agentes de trânsito estarão no local para garantir a fluidez do tráfego

Informações: Prefeitura de São Vicente

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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