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BRT Sorocaba ajuda na redução de mais de 8 mil carros no trânsito

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Quanto mais a população adotar o transporte coletivo no seu dia-a-dia, menor será o número de veículos motorizados -- carros e motos -- nas ruas e a emissão de poluentes. Nesta quinta-feira (22), Dia Mundial Sem Carro, a concessionária BRT Sorocaba reforça a importância da valorização do transporte coletivo para a sustentabilidade e qualidade de vida nas cidades.


Ao projetar que cada passageiro pode ter outras formas de se deslocar, a BRT estima que, por viagem, a frota de 77 ônibus ajude na redução da circulação de aproximadamente 8,4 mil veículos na cidade. Do total de ônibus na operação, 48 são do modelo padron, 21 superarticulados e 8 articulados. Sendo que, os superarticulados possuem uma capacidade de 170 passageiros, os articulados de 115 e os padron de 82.

Somando esses números, é possível estimar que o deslocamento realizado com ônibus favoreça a diminuição dos congestionamentos e da poluição. Isso porque, de acordo com dados da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), um único ônibus substitui pelo menos 40 carros, o que otimiza o uso do espaço urbano. Além disso, um ônibus comum polui oito vezes menos que um carro, por passageiro transportado.

Manoel Ferreira, diretor de operações da BRT Sorocaba, destaca que para ingressar no sistema BRT, o passageiro pode ir direto para os terminais, estações ou pontos de parada, mas também pode escolher mesclar o trajeto utilizando a bicicleta ou a pé. “Temos na cidade uma rede cicloviária com mais de 100 quilômetros e a população usa muito essa alternativa. Para alguns passageiros, a bicicleta complementa o primeiro ou último trecho dos deslocamentos. Nos terminais Vitória Régia e São Bento temos espaços exclusivos para que possam guardar a bike e seguir viagem de ônibus”, diz.
Ferreira explica que, o anseio dos passageiros é ter deslocamentos mais rápidos para que fiquem menos tempo no transporte e este é um dos principais objetivos do BRT. Assim, contribuindo para que a população chegue rapidamente ao seu destino e, consequentemente, tenha mais qualidade de vida.

Informações: Jornal Cruzeiro
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Metrô de Belo Horizonte será leiloado em 22 de dezembro

O leilão de privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Minas Gerais (CBTU-MG) e de concessão do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte ocorrerá em 22 de dezembro, na B3, em São Paulo. O edital foi publicado hoje (23) no Diário Oficial da União.

A empresa vencedora do leilão será a controladora da CBTU-MG e terá a reponsabilidade pela gestão, operação e manutenção do metrô da capital mineira, incluindo a futura estação de Novo Eldorado, na Linha 1, e a futura Linha 2 (Nova Suíça–Barreiro). O consórcio ganhador terá de investir R$ 4 bilhões em 30 anos de contrato.

Segundo o secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia, Bruno Westin, o projeto de desestatização foi construído com diálogo entre todos os envolvidos, inclusive os colaboradores da CBTU. Ele participou da reunião que anunciou o lançamento do edital.

Pelo edital, vencerá o leilão quem oferecer o maior valor para a aquisição das ações da Veículo de Desestatização MG Investimentos S/A (VDMG), cujo valor mínimo é de R$ 19.324.304,67. A VDMG foi uma subsidiária criada para assumir o processo de desestatização da CBTU-MG.

Ampliação
Atualmente, a rede de transporte metroferroviário em Minas Gerais tem apenas uma linha, que atende aos municípios de Belo Horizonte e de Contagem, com 19 estações e 28,1 km de extensão. O edital prevê a construção da estação de Novo Eldorado, em Contagem, com a Linha 1 sendo renomeada para Novo Eldorado–Vilarinho.
A empresa vencedora também terá de terminar a construção da Linha 2, cujas obras começaram em 2004 e foram paralisadas. A nova linha terá 10,5 quilômetros de extensão e sete estações, que, segundo o edital, deverão ser inauguradas a partir do quarto ano de concessão. Até o sexto ano de concessão, todas as estações da nova linha deverão estar em operação.

O futuro operador também terá de renovar a frota de trens e modernizar os sistemas e a infraestrutura do metrô de Belo Horizonte. O edital também prevê outros benefícios aos passageiros, como o oferecimento de sanitários gratuitos nas estações, a melhoria na conexão com as linhas de ônibus municipais e intermunicipais e a redução do intervalo entre as viagens.

Para monitorar a qualidade dos serviços ofertados, o edital estabelece indicadores e metas de desempenho, com penalidades e multas em caso de descumprimento. Os estudos indicam que, após os investimentos, o sistema deve beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente, dos quais 50 mil devem utilizar a nova Linha 2. A privatização não implicará aumento do preço da passagem.

Estruturação e Modelagem
Criada em 1984, a CBTU é uma empresa pública atualmente vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, com 100% das ações nas mãos da União. A Constituição de 1988 atribuiu aos governos estaduais a gestão dessas redes de transporte. Desde então, as operações têm sido transferidas para os estados.

No caso da CBTU, a descentralização do governo federal para os estados foi feita por meio da criação de filiais regionais. Em Minas Gerais, foram criadas as subsidiárias CBTU-MG e VDMG, como braços regionais que serão transferidas ao futuro concessionário.

A estruturação da parceria foi conduzida conjuntamente pelos governos Federal e de Minas Gerais. Coube ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) coordenar os estudos de viabilidade técnica, econômica, ambiental e jurídica, que resultaram em relatórios e minutas de edital e contratos. Todos os documentos foram submetidos à consulta e audiência pública e analisados e aprovados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O edital e seus anexos, bem como todas as informações sobre a desestatização, podem ser consultados na página do BNDES na internet e na área especial “hub de projetos”, também no site da instituição financeira.

Edição: Lílian Beraldo
Informações: Agência Brasil
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No Rio, Novos BRTs terão cabines de proteção para motoristas e sistema que impede a circulação com portas abertas

O prefeito Eduardo Paes anunciou essa semana nas suas redes sociais a chegada do primeiro ônibus para integrar a frota do sistema BRT. O primeiro carro, que deixou a garagem da fábrica em Caxias do Sul-RS na quinta-feira (, tem chegada prevista para a madrugada do próximo domingo (26/09). Os novos articulados terão capacidade para cerca de 200 passageiros e serão equipados com um sistema que divide o espaço destinado ao motorista dos passageiros, com um material parecido com o acrílico.


A medida de segurança é para tentar evitar agressões de passageiros contra os motoristas. Além disso, os carros terão um bloqueador de portas automático, não podendo rodar caso as portas estejam abertas. Durante as viagens, muitos passageiros forçam as portas dos articulados e até quebram seus mecanismos para mantê-las abertas.
Essa prática, que é considerada vandalismo, além de colocar em risco não apenas a vida de quem comete a infração, mas compromete a operação. Em média, 30 portas e cinco alçapões são quebrados por dia. Vale destacar que há casos de motoristas ameaçados quando param o articulado após constatarem os atos de vandalismo.

A Prefeitura do Rio já comprou 291 coletivos — 71 convencionais e 220 articulados— para renovar a frota do BRT. A previsão é que os novos ônibus cheguem até março de 2023. 

Informações: Prefeitura do Rio e Diário do Rio
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Em Curitiba, Mais nove linhas passam a ter pagamento exclusivo por cartão a partir de sábado

Mais nove linhas de ônibus passarão a aceitar pagamento exclusivamente com cartão-transporte, de débito ou de crédito, a partir deste sábado (24/9). As linhas são: 010 Interbairros I (horário); 011 Interbairros I (anti-horário); 182 Abranches; 216 Cabral/Portão; 528 Boqueirão/Pinheirinho; 545 Trabalhador; 621 Fanny; 719 Fazendinha/Caiuá/Forum e X07 Especial S.Cercado.


Nestas linhas, 80% das tarifas já são pagas por cartões.. A maioria são linhas Alimentadoras, que fazem a conexão dos bairros com os terminais. “O cartão já vem naturalmente substituindo o dinheiro por ser mais prático, seguro e dar agilidade ao pagamento”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na cidade.

Com essa nova etapa, o número de linhas que aceitam exclusivamente pagamento com cartão passa para 222. Curitiba tem 254 linhas.

Facilidade
Além do cartão-transporte, que pode ser confeccionado gratuitamente, o passageiro pode pagar com cartões de débito, crédito e dispositivos por aproximação.

Mais de 1 milhão de passagens já foram pagas com cartão de débito e crédito no transporte coletivo

Segundo Maia Neto, a intenção é completar a mudança nas demais linhas até meados do próximo ano. Terminais e estações-tubo, porém, continuarão a aceitar dinheiro e cartões como pagamento da tarifa. A próxima etapa de migração deve ocorrer em janeiro de 2023.

Agendamento
A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita. Para fazer o cartão, o usuário deve agendar atendimento pelo site da Urbs e depois comparecer nas unidades na Rua da Cidadania ou na Rodoferroviária.

O Urbs Móvel, ônibus itinerante que oferece alguns serviços da Urbs, como a confecção da primeira via do cartão, terá reforço de operações nas regionais em que circulam essas linhas. Confira aqui a programação.

Como fazer o cartão
Fazer o cartão é rápido e fácil. É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço.

No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos. Todas as unidades e o Urbs Móvel trabalham das 12h30 às 18h30 em dias úteis.

Informações: URBS
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Bilhetagem eletrônica: conheça as opções para compra de passagem do transporte coletivo de Aracaju

O pagamento de passagem de ônibus através da bilhetagem eletrônica foi implementado no sistema de transporte público da capital e região metropolitana desde 2007. A modalidade de pagamento agiliza o embarque, reduz a circulação de dinheiro nos ônibus e consequentemente, os assaltos. 


Após 15 anos de implementação da bilhetagem eletrônica, a modalidade de pagamento pré-pago tem uma aceitação positiva por parte dos usuários do transporte público. Dados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e do AracajuCard, gestora da bilhetagem eletrônica no transporte coletivo, apontam que, atualmente, apenas 10% dos passageiros do sistema utilizam dinheiro para pagar passagem.

"A bilhetagem eletrônica é a melhor opção para o transporte público e é aprovada pela população. Em fevereiro deste ano, tínhamos cerca de 30% das passagens sendo pagas em dinheiro. Em setembro, esse número é de apenas 10%, o que demonstra que uma parcela muito pequena da população ainda usa dinheiro para fazer o pagamento da passagem. Parcela esta que também já está se adequando, gradativamente, ao uso do transporte somente com a bilhetagem eletrônica, por isso, estamos sempre buscando novas alternativas para facilitar ainda mais o deslocamento dos usuários. O objetivo é estar sempre melhorando o serviço ofertado à população", destaca o superintendente da SMTT, Renato Telles. 

Compra de passagem 

Os usuários podem fazer a recarga de seus cartões pré-pagos nos postos de Autoatendimento (ATM’s) localizados nos terminais de integração da Atalaia, DIA, Campus e Mercado, no Shopping Prêmio, Aracaju Parque Shopping, Ceac da Rua do Turista, Fundat (Calçadão da João Pessoa), Galeria Center 13, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Tiradentes (Unit). Nesses locais o pagamento das passagens pode ser feito no cartão de crédito, débito e pix, além do pagamento em dinheiro. 

Também é possível fazer a compra de passagem nos 32 pontos comerciais e com os 120 agentes de vendas do Aracaju Card espalhados nos principais pontos da capital e região metropolitana. O pagamento das passagens deve ser feito em dinheiro.

Nos pontos de venda localizados nas farmácias do Trabalhador, a compra pode ser feita em dinheiro ou pix. No site do AracajuCard (https://aracajucard.com.br) é possível fazer a compra online e pagar via boleto bancário.

Outra possibilidade para compra de passagem é pelo aplicativo Recarga Pay, que está disponível para os sistemas Android e IOS, e aceita o pagamento por pix, cartão de crédito e débito, e ainda gera cashback. 

"É possível fazer a compra da passagem com dinheiro, pix, boleto, cartão de crédito e débito. São vários opções. O usuário escolhe o local de compra e a modalidade de pagamento que mais lhe convém. O cartão pré-pago é distribuídos gratuitamente em todos os pontos de venda, nos ATMs, nos terminais de integração e pelos agentes comerciais, para facilitar o acesso de todos ao transporte público", explica o diretor do AracajuCard, Carlos Amâncio.

Modalidades de vendas

Dentre as modalidades de venda de passagem, atualmente a mais utilizada pelos usuários do sistema, segundo dados do AracajuCard, é a compra feita nos agentes comerciais (66,1%), seguido pelos ATM's (18,4%), aplicativo Recarga Pay (10,9%) e demais pontos de vendas (4,6%).

Informações: Prefeitura de Aracaju
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Em Belém, Concluída a escavação do primeiro dos quatro túneis do BRT Metropolitano

Foi concluída nesta terça-feira (20) a escavação integral de um dos quatro túneis do BRT Metropolitano. Os túneis, também denominados Passagens Inferiores (PI), serão exclusivos para os ônibus do sistema BRT. Dois deles darão acesso ao Terminal de Integração de Ananindeua - na altura do KM-07 -, e os demais ao Terminal de Integração de Marituba, passando a entrada da Alça Viária. A previsão é que os quatro sejam concluídos nos próximos quatro meses.


“Com a conclusão da escavação invertida na PI de número 1, quer dizer que já temos uma condição de acesso de dentro do Terminal de Ananindeua para a BR-316. Ontem (20) foi concluída a etapa, e agora vamos partir para as obras de acabamento: laje inferior, revestimentos das estacas secantes e a parte de drenagem”, explicou o diretor-geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), engenheiro Eduardo Ribeiro. Os trabalhos nos outros três túneis, mais um em Ananindeua e dois em Marituba, prosseguem em ritmo acelerado.
De acordo com o titular do Núcleo, “as PIs serão os túneis de acesso dos ônibus do BRT Metropolitano que trafegarão nas canaletas centrais da BR-316, direto para os terminais, sem interferir com o fluxo da BR”. Ainda segundo Eduardo Ribeiro, os túneis variam de 100 a 160 metros de extensão, com 5,5 metros de altura.

Para essa construção, que faz parte do conjunto de obras executado dentro do projeto de restruturação dos primeiros 10,8 quilômetros da BR-316, a metodologia aplicada é inédita na região, segundo o NGTM, e reduz os impactos no dia a dia da população. “Aqui foi aplicada uma estrutura de túneis com estacas secantes e lajes de cobertura, para depois ser feita a escavação invertida. Uma obra executada sem desvio de tráfego ou fechamento da BR, o que provocaria uma descontinuidade de fluxo de veículos na rodovia, lembrando que a BR é a principal via de acesso a Belém, por onde trafegam cerca de 80 mil veículos por dia”, acrescentou o engenheiro.

Frentes de trabalho
O cronograma de obras do BRT Metropolitano prossegue em outras frentes, como fundações das passarelas para pedestres; avanço na construção do corredor do BRT Metropolitano no canteiro central da rodovia, entre o KM-04 e KM-09; continuidade da construção do viaduto de Ananindeua; lançamentos de drenagem; atividades nos terminais de integração (Ananindeua e Marituba) e obras de acabamento no Centro de Controle Operacional (CCO).

O NGTM, responsável pelos trabalhos na rodovia, orienta ainda os motoristas a seguirem por algumas vias alternativas para minimizar os transtornos, apresentando as seguintes sugestões: Entrada na capital - acessar a Avenida Independência, Avenida Centenário e Avenida Pedro Álvares Cabral ou a Rodovia Mário Covas e avenidas Augusto Montenegro ou João Paulo II; saída da capital - Avenida João Paulo II e BR-316 ou avenida João Paulo II, Mário Covas, Independência e BR-316.

Informações: O Liberal
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Prefeitura de Goiânia anuncia compra de créditos pelo WhatsApp e pagamento por Pix no transporte coletivo

Os passageiros do transporte coletivo de 19 municípios da Região Metropolitana de Goiânia (RMG) poderão comprar, a partir desta quinta-feira (22/09), créditos pelo WhatsApp, e realizar pagamento por Pix para o Bilhete Único. A novidade foi anunciada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), e visa proporcionar mais conforto no acesso do serviço, conveniência e segurança na operação do sistema para o usuário.


Na coletiva, que ocorreu no Paço Municipal, o presidente da CMTC, Tarcísio Abreu, explicou que o mote da campanha é “Passe um Pix com Zap!”, e destacou que o serviço é pautado pela agilidade e a facilidade ao usuário ao fazer uma recarga. “Quem utiliza o transporte não vai mais precisar enfrentar filas, e de onde estiver pode fazer a recarga. É simples, é fácil, é zap!”, pontuou.

Tarcísio explicou que, a partir do contato, com um oi ou olá, pelo número de WhatsApp 55 62 3110 8938, os clientes da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) poderão adquirir seus créditos para o Bilhete Único, e ainda fazer o pagamento por Pix.
“Ao acessar o serviço pelo WhatsApp, o usuário deverá informar o seu CPF. Em seguida, é preciso informar o valor que deseja recarregar no cartão. O sistema vai gerar um código que deve ser copiado para efetuar o pagamento na instituição financeira do usuário, via Pix”, explicou.

“É importante esclarecer que os créditos adquiridos por meio da plataforma são liberados para recarga somente após a confirmação do pagamento”, disse, acrescentando que no momento da aquisição de créditos, será informado o saldo do cartão. “É válido ressaltar que o saldo informado não é calculado em tempo real, mas, sim, o último saldo registrado nos sistemas da RMTC”.

Para baixar os créditos adquiridos, basta que o usuário aproxime o seu cartão de um dos validadores instalados no interior dos ônibus ou nos acessos dos terminais de integração e estações da RMTC. Assim, os créditos serão baixados automaticamente no cartão.

Perguntas e respostas sobre compra de créditos pelo WhatsApp e pagamento por Pix no transporte coletivo

1 – Este serviço está disponível para qual cartão Sitpass?
Este serviço está disponível para os clientes do Bilhete Único.

2 – Como eu faço para adquirir créditos pelo WhatsApp?

Você deve acessar o serviço pelo WhatsApp (62) 3110 – 8938;
Informar o seu CPF;
Escolher o cartão para recarga;
Informar o valor que você deseja recarregar em seu cartão;
Copiar o código Pix de pagamento gerado pelo sistema;
Acessar o seu banco e realizar o pagamento, via Pix, do código gerado pelo sistema.
3 – Em quanto tempo, após o pagamento, os créditos serão disponibilizados para recarga no cartão?
Em até 20 minutos, após a confirmação do pagamento, os créditos serão disponibilizados para recarga no cartão.

4 – Após o pagamento, o que devo fazer para baixar os créditos no cartão?
Basta aproximar o cartão em um dos validadores instalados no interior dos ônibus ou nos acessos dos terminais de integração e estações da RMTC que os créditos serão baixados automaticamente no cartão.

5 – Existe valor mínimo para compra de créditos pelo WhatsApp?
Não existe valor mínimo para compra de créditos pelo WhatsApp.

6 – Existe cobrança de taxa para uso deste serviço?
Não. Este serviço é totalmente gratuito.

7 – No momento da aquisição de créditos, como faço para saber o saldo do meu cartão?
No momento da aquisição de créditos, o saldo será informado. É válido lembrar que o saldo informado não é calculado em tempo real, mas, sim, o último saldo registrado no sistema de bilhetagem eletrônica.

Informações: Secom
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População aprova os novos veículos do Transporte Coletivo de Rio Grande


“Eu utilizo essa linha todos os dias, e posso dizer que o conforto que os novos ônibus oferecem para nós, passageiros, é excelente. Há muito tempo que não tínhamos veículos tão bons assim na cidade, isso melhora muito o atendimento a população”. É assim que a professora Carmem Gonçalves, de 62 anos descreve a experiência de utilizar um dos quatro novos carros do transporte públicos que estão circulando em Rio Grande.

Assim como a professora Carmem, a população riograndina já pode desfrutar dos novos ônibus que integram o Sistema de Transporte Coletivo da cidade. Apresentados na última sexta-feira, os quatro veículos 0km são equipados com letreiros digitais na parte superior frontal e na lateral, sistema de ventilação interno, além de um moderno e reforçado elevador para atender a população que utiliza esse serviço, oferecendo maior qualidade, conforto e segurança.
Para a funcionária do Restaurante Universitário 1, Angélica Domingues, de 52 anos, os novos ônibus vão oferecer maior conforto para queles que utilizam o sistema diariamente. “Eu utilizo a linha Furg Vila Maria todos os dias para me deslocar do Centro até a Universidade, e poder fazer esse percurso em um veículo novo garante mais conforto e qualidade aos passageiros.”

Mais veículos 0km

De acordo com a empresa Transpessoal, que opera as linhas da cidade, a expectativa é receber no mês de outubro mais três veículos, sendo dois urbanos e um seletivo. Além de outros três coletivos no mês de dezembro.

A demora na chegada de novos ônibus é causada pela falta de matéria-prima para fabricação, o que faz com que a fabricante atrase as entregas, como explica o secretário de mobilidade, acessibilidade e segurança Anderson Castro. “Tudo o que estava disponível no mercado foi comprado. O problema é que as fábricas não têm ônibus para vender. A empresa que opera o sistema já nos garantiu que, se encontrarem veículos disponíveis para compra, vão acelerar esse processo de renovação da frota”.

Canal direto com a secretaria

Você tem algum elogio, sugestão ou reclamação sobre o transporte público? Ligue para o número 3233-8431 ou para o 156, e fale direto com o Núcleo de Transportes do município.

Informações: Prefeitura de Rio Grande
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Porto Alegre vai receber R$ 25 milhões do Governo Federal para o transporte


O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) anunciou nesta sexta-feira, 23, que Porto Alegre está entre os 573 municípios aprovados e irá receber R$ 25 milhões. O auxílio está previsto na Emenda Constitucional 123/2022 para custear a gratuidade dos idosos acima de 65 anos no transporte coletivo. A previsão de transferência dos valores, segundo a União, é no dia 30 de setembro.

Segundo dados do Datasus, a capital gaúcha possui mais de 220 mil habitantes com mais de 65 anos. O montante anunciado é abaixo dos R$ 70 milhões previstos inicialmente.

“Esse valor nos auxiliará a subsidiar o transporte. Inicialmente prevíamos aportar em torno de R$ 100 milhões para todo o sistema em 2022. Com o aumento do diesel de mais de 30% desde o início do ano, esse crédito irá nos ajudar a não passar dessa previsão, já que o subsídio é suportado pelo tesouro”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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