Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Em São Paulo, SPTrans reorganiza linhas nas regiões dos terminais Varginha e Grajaú

sábado, 16 de outubro de 2010

Com o objetivo de melhorar o atendimento e agilizar o transporte nas regiões dos terminais Varginha e Grajaú, a SPTrans vai reorganizar o transporte público na Zona Sul da Cidade, com reprogramações, substituições, seccionamentos e implantações de novas linhas para atender a mais de 250 mil usuários. As linhas locais, operadas com midi-ônibus, levarão os passageiros até os terminais, e os ônibus maiores (padron, articulados e biarticulados) levarão os usuários até os centros de grande interesse e estações do Metrô.

A proposta contempla o aumento de 27% na oferta de lugares, com viagens mais rápidas, mais opções de destinos e redução nos intervalos dos ônibus que ligam os bairros aos terminais, e concentração das linhas estruturais nos corredores, diminuindo o tempo de viagem, com segurança e conforto.

Os usuários vão continuar sendo atendidos em todas as regiões onde já existem linhas de ônibus e outros serviços serão criados, aumentando a cobertura por transporte em ônibus na região.

LINHAS QUE SERÃO INTEGRADAS AO TERMINAL VARGINHA
6063/10 Jd. Varginha/Term. Santo AmaroMuda para6063/10 Jd. Varginha/Term. Varginha
6016/31 Jd. Noronha/Term. S. Amaro(noturna)Muda para6016/31 Jd. Noronha/Term.Varginha (noturna)
6063/41 Jd. Novo Marilda/Term. GrajaúMuda para6063/41 Jd. Novo Marilda/Term. Varginha
5369/21 Jd Novo Horizonte/Largo São FranciscoMuda para6063/21 Jd. Novo Horizonte/Terminal Varginha
*Ligação com o Term. Santo AmaroLinha6960 Term. Varginha /Term. S. Amaro
**Ligação com o Terminal GrajaúLinha6003/10 Term. Varginha/Terminal Grajaú

LINHAS QUE SERÃO INTEGRADAS AO TERMINAL GRAJAÚ
6057/10 Vila Natal/Terminal Santo AmaroMuda para6057/10 Vila Natal/Terminal Grajaú
6115/10 Cantinho do Céu/Santo AmaroMuda para6115/10 Cantinho do Céu/Terminal Grajaú
6116/10 Jd. Prainha/Santo amaroMuda para6116/10 Jd. Prainha/Terminal Grajaú
6120/10 Jd. Lucélia/Santo AmaroMuda para6120/10 Jd. Lucélia /Terminal Grajaú
675D/10 Vila Natal /Metrô V. MarianaMuda para6056/10 Pq. Santa Cecília/Terminal Grajaú
675D/21 Vila Natal / MoemaMuda para6056/41 Vila Natal / Terminal Grajaú
675D/51 Pq. Santa Cecília/Terminal GrajaúMuda para6057/10 Pq. Santa Cecília/ Terminal Grajaú
*Ligação com o Terminal Santo  AmaroLinha6970/10 Terminal Grajaú/Terminal Santo amaro

LINHAS NOVAS CRIADAS PARA ATENDER A NOVA DEMANDA
** Linha 6099/10 – Divisa de Embu/Terminal Varginha
** Linha 6056/41 – Vila Natal/Terminal Grajaú
** Linha 6003/10 – Terminal Varginha/Terminal Grajaú
** Linha 6084/21 – Jardim Moraes Prado/Terminal Varginha
** Linha 6L10/41 – Jd. Messiânica /Terminal Varginha

SUBSTITUIÇÃO DE LINHAS
Sai 5369/10 Jd. Varginha/Largo São  Francisco Entra6063/10 Jd. Varginha / Terminal Varginha
Sai 5369/21 Jd. Novo Horizonte/Lgo. S. Francisco Entra6063/21 Jd. Novo Horizonte/Terminal Varginha
Sai 677V/10Jd.Novo Horizonte/Metro Jabaquara Entra6063/21 Jd. Novo Horizonte/Terminal Varginha
Sai 6086/10 Jd. Varginha/Terminal Varginha Entra6063/10 Jd. Varginha / Terminal Varginha
Sai 675D/10 Vila Natal / Metrô Vila Mariana Entra6056/10 Pq. Santa Cecília/Terminal Grajaú
Sai 675D/21 Vila Natal / Moema Entra6057/10 Vila Natal / Terminal Grajaú
Sai 675D/51 Pq. Santa Cecília/Terminal Grajaú Entra6056/10 Pq. Santa Cecília/Terminal Grajaú
Sai 675D/51 Pq. Santa Cecília/Terminal Grajaú Entra6057/10 Vila Natal / Terminal Grajaú
 *Ligação com a região central Linha5370/10 Terminal Varginha/ Largo S. Francisco
 *Ligação com a região centralLinha6913/10 Terminal Varginha/Terminal Bandeira
 *Ligação com o Sistema MetroviárioEntra695X/10 Terminal Varginha/Metrô Jabaquara
 *Ligação com o Sistema MetroviárioEntra675X/10 Terminal Grajaú/Metrô Vila Mariana

(*) Linhas que serão reforçadas com maior número de partidas
(**) Linhas novas criadas para atender a nova demanda

PRINCIPAIS OPÇÕES DE DESTINOS NOS TERMINAIS
Terminal Varginha: Terminal Grajaú; Metrô Jabaquara (via shop. Interlagos); Terminal Santo Amaro; Largo S. Francisco e Terminal Bandeira.
Terminal Grajaú: Ligação com a linha Esmeralda da CPTM; Terminal Varginha; Terminal Santo Amaro; Metrô V. Mariana e Metrô Brás.

Reorganização
A implantação de uma rede de transporte tronco alimentada pressupõe a existência de linhas alimentadoras (locais) e de linhas troncais (estruturais).  As alimentadoras são aquelas que levam os passageiros dos bairros até os subcentros/terminais.  Já as troncais ligam os sub-centros/terminais ao centro da metrópole. Os terminais de integração possibilitam a realização das transferências entre os dois tipos de linhas oferecendo proteção das adversidades climáticas, maior segurança e serviços como sanitários.  Essa organização permite a diminuição das linhas que circulam na região central da cidade, colaborando com a fluidez dos ônibus e do trânsito em geral.

Fonte: SPTrans
READ MORE - Em São Paulo, SPTrans reorganiza linhas nas regiões dos terminais Varginha e Grajaú

DF: Mais uma cooperativa de ônibus entrou em Greve nesta sexta-feira

No dia em que a paralisação da Cooperativa dos Profissionais Autônomos de Transporte de Samambaia (Coopatram) completa 18 dias, outra cooperativa resolveu decretar greve. Os ônibus da Cooperativa de Transportes Alternativos do Recanto das Emas (Coortarde) ficaram parados até a tarde desta sexta-feira (15/10) na garagem do Gama. De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, o motivo da greve é similar: a empresa não teria efetuado o pagamento dos funcionários.

Atualmente, a Cootarde é responsável pelas linhas que trafegam pelo Gama, Santa Maria, Brazlândia e Ceilândia. Até o momento, não há informações de quantos ônibus deixaram de sair da garagem desde a madrugada.

Em Planaltina, a greve da Coopatram, anunciada no último dia 28, prejudica 60 mil usuários que utilizam os coletivos no trajeto Arapoanga-Plano Piloto e Vale do Amanhecer-Plano Piloto. Antes da paralisação, a cooperativa atuava com 80 ônibus na região. Por conta da greve, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) disponibilizou um reforço de 60 coletivos das empresas São José e Viva Brasília.

Reivindicação
A greve da Coopatram é motivada devido a empresa não ter efetuado o pagamento nos dias 18 e 25 de setembro, de acordo com o combinado no Ministério Público. Como até agora não houve sucesso na negociação, os rodoviários permanecem em greve. De acordo com o sindicato da categoria, há indícios de funcionários internos que não recebem há quatro meses.

READ MORE - DF: Mais uma cooperativa de ônibus entrou em Greve nesta sexta-feira

Recife: Obras no viaduto Capitão Temudo alteram a operação do Terminal Integrado de Joana Bezerra

O Grande Recife Consórcio de Transporte dará início, a partir das 6h de amanhã (16/03), a modificações provisórias na plataforma de embarque e desembarque de ônibus do Terminal Integrado de Joana Bezerra. A mudança irá ocorrer devido a interdição da avenida Central, localizada na Ilha de Joana Bezerra, para a obra de ampliação do viaduto Capitão Temudo, de responsabilidade da Prefeitura do Recife.

Com a alteração, as sete linhas integradas de ônibus que operam dentro da Estação, que se localiza em uma linha reta na calçada em frente ao Metrô, serão transferidas para um terminal provisório, construído em curva, ao lado da plataforma atual.

Ao todo, o terminal provisório contará com sete abrigos cobertos em um espaço maior, oferecendo mais conforto aos usuários que utilizam as linhas no local. O Terminal voltará a operar normalmente em seu local de origem após a conclusão da obra, sem data prevista pela Prefeitura do Recife.

Os usuários serão informados das mudanças através de cartazes, afixados nas seis paradas desativadas e nas linhas envolvidas, além do apoio de divulgadores, que irão distribuir panfletos e orientar os passageiros das 6h às 18h, entre os dias 16 e 23 de outubro. As dúvidas podem ser esclarecidas através da Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife pelo telefone 0800 081 01 58 ou acessando o site www.granderecife.pe.gov.br.

Joana Bezerra - Inaugurado em 1994, o Terminal Integrado Joana Bezerra é um dos principais terminais do Sistema Estrutural Integrado (SEI). Localizado próximo ao Viaduto João Paulo II, principal via entre as zonas Norte e Sul do Recife, o terminal movimenta, em média, 90 mil usuários diariamente, operando com 850 viagens diárias, divididas em sete linhas e 88 coletivos.

Linhas que operam dentro do Terminal:

Cod Linhas
100 CIRCULAR(Cond. DA BOA VISTA)
104 CIRCULAR(IMIP)
913 PE-15/JOANA BEZERRA
080 JOANA BEZERRA/BOA VIAGEM
825 JARDIM BRASIL / JOANA BEZERRA
909 PAULISTA / JOANA BEZERRA
861 SANTA CASA / JOANA BEZERRA

Fonte: CGRT
READ MORE - Recife: Obras no viaduto Capitão Temudo alteram a operação do Terminal Integrado de Joana Bezerra

Porto Alegre: Transferência de terminal provoca mudanças nas linhas de ônibus T1, T1D e T7 na Capital

A partir deste sábado, o terminal norte das linhas de ônibus T1 e T7 será transferido para o terminal triângulo, próximo ao Boulevard Strip Center Assis Brasil, em Porto Alegre. A transferência, que provoca mudanças nas linhas, se deve à melhor infraestrutura do local e maior abrangência dos itinerários, segundo a EPTC. Com isso, serão disponibilizadas mais viagens para os cerca de 44 mil usuários que utilizam as linhas por dia. Veja mapa ampliado.

O itinerário da linha T7 sentido Sul/Norte será modificado a partir da Rua Francisco Trein. A partir de amanhã não entrará mais na Rua Sapé, como ocorre atualmente, e seguirá na Francisco Trein até a Avenida Assis Brasil. O ônibus irá dobrar à direita na avenida e efetuar o embarque e desembarque de passageiros na primeira parada fora do corredor central de ônibus. A entrada no corredor se dará na Estação Lindóia e seguirá até o Terminal Triângulo.

No sentido Norte/Sul, o T7 seguirá na Assis Brasil pelo corredor central até o Viaduto Obirici, onde fará o retorno abaixo do mesmo, em frente ao supermercado Carrefour. Depois, seguirá por trecho da Avenida Plínio Brasil Milano até a Rua Bezerra de Menezes. O veículo irá entrar à esquerda na Avenida Grécia, que sofrerá uma inversão de fluxo entre as ruas Bezerra de Menezes e Andaraí. O veículo segue na Grécia até a João Wallig. A partir daí, o itinerário será mantido como ocorre atualmente.

Na linha T1 e T1D sentido Sul/Norte o trajeto sofre mudanças a partir da Rua Roque Calage. Ao invés de seguir até a Grécia, o ônibus entrará à direita na Rua Umbu e à esquerda na Avenida Francisco Trein. A partir daí, o caminho será o mesmo do T7: o ônibus irá dobrar à direita na Assis Brasil e irá efetuar o embarque e desembarque de passageiros na primeira parada fora do corredor central de ônibus. A entrada no corredor se dará na Estação Lindóia e seguirá até o Terminal Triângulo.

Já no sentido Norte/Sul das linhas T1 e T1D, o ônibus sairá do Triângulo e seguirá até o Viaduto Obirici, onde fará o retorno em frente ao Carrefour. Depois, seguirá por trecho da Plínio Brasil Milano até a Rua Bezerra de Menezes. O ônibus entrará à esquerda na Grécia, que sofrerá uma inversão de fluxo entre as ruas Bezerra de Menezes e Andaraí. O veículo segue até a João Wallig, onde entrará à direita e seguirá seu itinerário atual.

O processo de transferência será marcado por um evento que terá início às 10h de amanhã e terá as presenças do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, do diretor-presidente da Carris, João Pancinha, e do diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari.

As informações são do site da EPTC.
READ MORE - Porto Alegre: Transferência de terminal provoca mudanças nas linhas de ônibus T1, T1D e T7 na Capital

Fiscalização recolhe 21 ônibus e multa 35 no Rio

Uma fiscalização do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), realizada na manhã desta sexta-feira (15), recolheu 21 ônibus e multou 35 que estavam em situação irregular. Durante a ação em Campos de Goytacazes, no norte do estado, um sargento da Polícia Militar ficou ferido ao ser derrubado de sua moto por um carro, que fugiu após ser flagrado no transporte pirata de passageiros.
A operação "Legal tem que ser legal", realizada nos terminais rodoviários de transporte intermunicipal, tem como objetivo coibir as irregularidades nos ônibus da frota regular. De acordo com o Detro, as infrações mais aplicadas foram por causa da má conservação do veículo, descumprimento do quadro de horários e falhas na documentação.
Os fiscais percorreram a Rodoviária Novo Rio, os terminais Américo Fontenelle (Central), Mariano Procópio (Praça Mauá) e Menezes Cortes, no Rio; o João Goulart, em Niterói; além de Alcântara, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Itaperuna, Macaé, Volta Redonda, Cabo Frio, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes, Resende e Barra Mansa.
Segunda operação na semana
Na quarta-feira (13), uma fiscalização do Detro terminou com 34 veículos recolhidos e 52 autuados. As principais irregularidades encontradas foram referentes à má conservação dos veículos, como vidros trincados e pneus carecas, além de falta de cobrador e documentação irregular. Segundo o Detro, muitos ônibus não estavam cadastrados para realizar transporte intermunicipal.

Fonte: G1
READ MORE - Fiscalização recolhe 21 ônibus e multa 35 no Rio

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960