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quinta-feira, 14 de outubro de 2010Postado por Meu Transporte às 21:22 0 comentários
Recife: Moradores do Bairro da UR-02(Ibura) reclamam da demora dos ônibus
Para se ter uma ideia, em uma 1h20 dá para ir de carro do Recife a Caruaru, no Agreste. Os passageiros dizem que a demora é provocada pelo pequeno número de ônibus que atende à comunidade.
Às 6h, no terminal de ônibus UR-2/ Ibura/Conde da Boa Vista, já é possível ver a recepcionista Cristiane Muniz estressada – isso porque o dia mal começou. “Não tem ônibus para gente. Fica todo mundo esperando. O fiscal sai atrás do motorista, que está tomando café na padaria”, disse.
Vinte e cinco minutos depois, às 6h20, a viagem começa. O ônibus segue para o terminal de Três Carneiros. Parada da estudante Carolina Ferreira. “Vou em pé todo dia. Quando vem ônibus, sempre está lotado”, afirmou.
Às 6h45, o ônibus está lotado. Dona Maria Joana da Silva, 66 anos, tem dificuldade para conseguir este lugar na parte de trás do coletivo. “Às vezes a gente vai em pé. Mas ainda tem muita gente que dá lugar para gente”, contou.
Às 7h, o ônibus passa pela avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, e se aproxima do bairro de Afogados. “Eu só desço na cidade. A chefe pensa que eu fico conversando demais”, contou a diarista Severina Belarmino de Souza.
Às 7h20, depois de uma hora e 20 minutos de espera e viagem, o ônibus chega ao Cais de Santa Rita, local onde Severina vai descer.
A equipe desembarca com Cristiane na parada da avenida Guararapes, no Centro do Recife. A viagem dela, de 16 quilômetros, durou 1h20. Quase o mesmo tempo de uma viagem de carro do Recife para Caruaru. O detalhe é que Caruaru fica a 35 quilômetros de distância da capital pernambucana.
O Grande Recife Consórcio de Transporte informou que a linha 132-UR-2 tem 14 ônibus e faz 101 viagens por dia. O consórcio admite que há atrasos na linha por causa dos engarrafamentos que os ônibus enfrentam nas avenidas. Por isso, o consórcio de transporte prometeu acompanhar operação dessa linha para descobrir como melhorar o atendimento aos passageiros. No entanto, não deu prazo para haver uma mudança.
Postado por Meu Transporte às 21:04 0 comentários
Marcadores: Pernambuco, Videos
Brasil garante R$ 8 bi para o transporte coletivo, com a construção de corredores de ônibus e veículos leves sobre trilho
O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (14) Instrução Normativa do Ministério das Cidades que estabelece a liberação de financiamento para obras de infraestrutura nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
Até R$ 8 bilhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foram destinados a empreendimentos que deverão agilizar a circulação de pessoas e veículos nas capitais, facilitando o acesso a estádios, aeroportos e portos. Uma das prioridades é o transporte coletivo, com a construção de corredores de ônibus e veículos leves sobre trilhos (VLTs).
Outros R$ 3 bilhões foram alocados para propostas de operação de crédito referentes à execução das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.
As obras de transporte público prioritárias para a realização do mundial foram definidas no início do ano entre o governo federal, prefeitos e governadores das 12 cidades-sede da Copa de 2014. Segundo o ministro das Cidades, Márcio Fortes, o governo priorizou obras de transporte público que pudessem ser concluídas antes do Mundial e que já tivessem projetos finalizados ou licenças ambientais liberadas.
Dessa maneira, os metrôs de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador não receberão recursos. Entre os projetos aprovados estão os veículos leves sobre trilhos (VLTs) de Brasília e Fortaleza, os monotrilhos de São Paulo e Manaus, 20 sistemas de bus rapid transit (BRT) e dez corredores expressos de ônibus. As capitais têm até o meio do ano para enviar os projetos ao ministério e até dezembro para iniciar as obras.
As capitais contempladas com a maior quantia foram o Rio de Janeiro e São Paulo. Os cariocas receberão R$ 1,19 bilhão para a linha de BRT ligando o Aeroporto Tom Jobim aos bairros da Penha e da Barra da Tijuca. A capital paulista terá R$ 1,08 bilhão para a linha de monotrilho entre o Aeroporto de Congonhas e o Estádio do Morumbi.
Em seguida vêm Belo Horizonte e Manaus. Os mineiros poderão financiar até R$ 1,02 bilhão da construção de seis BRTs, entre outras obras. A capital amazonense poderá captar R$ 800 milhões, dos quais 75% financiarão o Monotrilho Norte-Centro, orçado em R$ 1,3 bilhão.
Fonte: Hoje em Dia
Postado por Meu Transporte às 20:49 0 comentários
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Prefeitura de Santa Maria quer aumentar tarifa para R$ 2,30
O cálculo do preço da passagem foi apresentado pelo secretário de Controle e Mobilidade Urbana, Sérgio Medeiros. Ontem, não houve debate sobre o valor, pois foi concedido prazo de 72 horas para que três entidades façam uma análise detalhada. Com isso, a votação ficou para segunda-feira.
Falta de licitação – A hora mais tensa da reunião foi quando Tiago Aires, membro do diretório municipal do PSOL, pediu que fosse adiada a votação, pois considera que os valores da tarifa poderiam estar “superestimados”, já que “parte dos dados para o cálculo seria repassada pelas empresas de ônibus”. Aires falou sobre o contrato de concessão das empresas de transporte coletivo ter sido renovado pela prefeitura, em janeiro, por mais 10 anos, e sem licitação.
O representante do PSOL ressaltou ainda que o poder público deve ter cuidado ao analisar a situação do transporte coletivo e alertou como exemplo que, em outras cidades, há casos de suspeita de corrupção envolvendo empresas de transporte. Aires falou do caso da prefeitura de Dourados (MS), onde prefeito e secretários foram presos em setembro por suspeita de terem recebido propina de empresas de vários setores. Entre elas, está a empresa de transporte coletivo Medianeira Dourados, que tem um diretor e um gerente como réus na ação judicial por suspeita de envolvimento no caso.
– Não estamos querendo fazer uma acusação em relação ao relacionamento da Medianeira aqui de Santa Maria com o conselho ou com o prefeito, mas alertando da necessidade de que seja tomado muito cuidado na hora de aumentar a passagem aqui em Santa Maria – disse Aires.
– Fazem essas acusações infundadas só para desviar o foco do debate – retrucou Luiz Fernando Maffini, presidente da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU).
Fonte: Diário de Santa Maria
Postado por Meu Transporte às 20:43 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
População ganhará um novo sistema de transporte coletivo em Foz do Iguaçu
Entre as novidades previstas a partir do novo sistema está a mudança na idade média da frota dos ônibus em circulação, que deverá ser inferior a um ano, menor que a prevista no edital de licitação que é de quatro anos. Já o prazo para a renovação da frota não deverá ser superior a quatro anos. Também será implantado um novo projeto de linhas que irá otimizar todo o sistema, diminuindo o tempo de espera dos passageiros nos pontos de ônibus. Outro problema a ser sanado, segundo os gestores, é a superlotação.
De acordo com o diretor-superintendente do Foztrans, Ailton José de Farias a modernização conta ainda com implantação de aparelhos de GPS nos ônibus para ajudar na fiscalização do instituto. "Com isso, por meio de um programa de computação, a gente pode verificar o horário da passagem dos ônibus em cada ponto", afirmou.
De acordo com Farias estão previstas ainda melhorias nos pontos de ônibus, com o intuito de se proporcionar mais conforto e comodidade aos usuários. Os ônibus, além de integrarem uma frota nova em cerca de 80%, deverão ser dotados de acessibilidade a pessoas com necessidades especiais.
Mais investimentos
Nas próximas semanas o município vai priorizar a construção de novos terminais de ônibus. No total, serão quatro disponibilizados à população nas principais regiões da cidade. "Além do TTU no centro, será construído o Terminal de Integração Leste, na Avenida João Ricieri Maran com Avenida Araucária, em Três Lagoas; o Terminal Norte, na Avenida Tancredo Neves, região da Vila C e Terminal Sul, na Avenida das Cataratas, próximo ao trevo que dá acesso à Argentina", conclui. Farias explica que a construção dos terminais deve ser rápida, em torno de 30 dias. "Já temos o projeto pronto, só iremos executá-lo", afirma.
O diretor-superintendente destaca que a operação do sistema de bilhetagem eletrônica atualmente em curso continua por ser um modelo moderno. "Neste sentido, tudo deve permanecer como está".
Fonte: Aquiagora
Postado por Meu Transporte às 20:38 0 comentários
Marcadores: Paraná
Em Palmas, Nova tarifa do transporte coletivo passa a vigorar nesta sexta-feira
O valor pretendido pelo Seturb era de R$ 2,30, o Conselho Municipal de Trânsito sugeriu o preço de R$ 2,25, entretanto o prefeito Raul Filho baixou-o para R$ 2,20.
Segundo Sílvio Cunha, presidente da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade, o reajuste está em conformidade com o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público Estadual, firmado em 24 de junho de 2009, que determina o reajuste anual da tarifa do transporte público de Palmas.
Postado por Meu Transporte às 20:35 0 comentários
Marcadores: Tocantins
Fiscalização retira 34 ônibus de circulação no Rio
Postado por Meu Transporte às 01:58 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Brusque: Passagens de ônibus têm novo preço nesta quinta
O diretor presidente do Instituto, Alexandre Gevaerd, esclarece que a tarifa não sofria reajuste há 15 meses e todo o processo de análise, para a correção do valor, foi feito com a participação do Conselho Municipal do Transporte Coletivo.
Gevaerd, explica ainda, que fatores como folha de pagamento, equipamentos, combustível e outros interferem na planilha de custo, tento ainda o fato do crescente número de motociclistas, o que faz diminuir a quantidade de usuários no transporte coletivo e aumentar os custos.
R$ 2,40.
Postado por Meu Transporte às 01:53 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Sistema Integrado de Transporte de Uberlândia é apresentado a representantes de operadoras do setor
Durante duas horas, eles receberam informações sobre o sistema viário, acessibilidade, evolução tecnológica da frota, humanização do trânsito, mobilidade urbana e estrutura do Sistema Integrado de Transporte (SIT) do município. “Uberlândia vem se destacando no cenário nacional, sendo reconhecida por sua frota, com idade média mais nova do Brasil e por seus serviços. Mas para conseguir índices tão bons, é preciso que haja um forte trabalho de sustentabilidade do sistema operacional e das empresas de transporte, acrescida pela aceitação da comunidade. Esta parceria entre o governo municipal, operadoras e usuários nos chamou a atenção e por isso viemos aqui, para absorver bons exemplos”, expôs Juliano Ribeiro, gerente-geral da Rafagnin Transportes, de Foz do Iguaçu (PR).
Após ouvir falar do sistema de transporte público de Uberlândia por meio de reportagens, Angelo Nástas, diretor-executivo da viação Rocio de Paranaguá (PR), aproveitou a oportunidade para conhecer o projeto dos corredores estruturais e a frota 100% acessível. “Estou aqui há pouco tempo e já percebi que esta é uma cidade diferenciada, que teve grandes evoluções em seu transporte coletivo. Paranaguá é uma cidade bem menor que Uberlândia, mas acredito que os projetos exitosos daqui poderão ser adaptados e implantados com sucesso lá. Trabalhar em parceria com a prefeitura é o segredo para atender bem os clientes”, disse.
Segundo Paulo Sérgio Ferreira, estas visitas reforçam o trabalho assertivo da administração municipal e propiciam o intercâmbio de informações. ”Uberlândia está evoluindo e a presença destas operadoras aqui é um reconhecimento muito importante para nós. Mostra que todos os investimentos feitos no município têm dado resultado, e melhorado o atendimento ao usuário. Por isso, ficamos muito satisfeitos em receber visitas assim, que proporcionam a troca de experiências, conhecimentos”.
Postado por Meu Transporte às 01:43 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Minas Gerais
Reunião da Comissão de Transporte e Meio Ambiente teve palestra sobre energia nos ônibus brasileiros
Participaram do encontro: Adalberto Felício Maluf (Fundação Clinton), Ailton Brasiliense Pires (ANTP), Berenice Santana (ANTP), Cacilda B P Silva (Metrô-SP), Cássio Belvisi (Setpesp), Cláudio de Senna Frederico (Artificium), Eduardo A. Vasconcellos (ANTP), Guilherme Wilson (Fetranspor), Hélcio Raymundo (Setpesp), João G. Haenel Filho (SOCICAM), Karin Regina de C.C. Martins (EMTU-SP), Marcos Bicalho (ANTP), Plínio Assman (Brain Engenharia), Reginaldo Paiva (CPTM, ANTP), Renato Boaretto (IEMA), Rosemeiry Leite (CET).
Energia nos ônibus brasileiros. A exposição de Guilherme Wilson versou sobre o uso atual e futuro da energia nos ônibus brasileiros. O palestrante expôs todas as formas de energia que vêm sendo usadas nos ônibus brasileiros, a começar pelo óleo diesel, que corresponde a quase a totalidade dos veículos no Brasil. Relatou a evolução da qualidade do diesel em relação ao seu teor de enxofre.
Houve intensa discussão sobre o problema enfrentado com a lentidão da Petrobrás em reduzir o teor de enxofre e sobre os próximos passos a serem tomados. Ficou evidente a falta de organização das decisões da política brasileira de energia veicular, na medida em que há falta de informações técnicas adequadas e ocorrência de decisões isoladas, desconsiderando o quadro completo. Foi discutido especialmente como adaptar os veículos brasileiros ao diesel com reduzido teor de enxofre (S10) que estará disponível em 2013. Foi feita a proposta de que a ANTP se empenhe em realizar um resumo das conclusões e faça um acompanhamento permanente do tema, com foco no 18º Congresso da ANTP, em 2011, no Rio de Janeiro.
Vantagens, desvantagens e testes. Wilson mostrou as vantagens e desvantagens do uso biodiesel, do etanol, do gás natural, do diesel de cana de açúcar e da tecnologia híbrida nos ônibus nacionais, mostrando o resultado de um estudo detalhado sobre as conveniências do ônibus 'flex' (diesel e GNV). Ele informou que há testes em andamento no Brasil com veículos a etanol em São Paulo e proximamente no Rio de Janeiro; com uso do diesel S50 no Rio de Janeiro (desde janeiro deste ano), e com diesel de cana de açúcar no Rio de Janeiro a partir de 2011.
Finalmente, Guilherme Wilson resumiu o que qualifica como preocupações e sugestões para uma política energética adequada: informações de qualidade, planejamento coordenado, disponibilidade da energia, e adaptação às condições de cada região do país e ao tipo de sistema de transporte coletivo que se pretende incentivar.
Fonte: ANTP
Postado por Meu Transporte às 01:35 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, São Paulo