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Cidades brasileiras sobre trilhos, conheça as capitais com metrô

quarta-feira, 19 de março de 2025

No Brasil, a presença de sistemas de metrô é limitada a apenas algumas capitais, refletindo os desafios financeiros e logísticos de sua implementação. De acordo com a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), sete capitais brasileiras contam com esse meio de transporte, excluindo os veículos leves sobre trilhos (VLT) e trens urbanos. Apesar de sua eficiência, a construção de metrôs em cidades menores é dificultada pelo alto custo envolvido.

As capitais que possuem sistemas de metrô são São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza. Cada uma dessas cidades desenvolveu seus sistemas de acordo com suas necessidades de transporte, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana e regional.

Como o metrô de São Paulo transforma a mobilidade?
O metrô de São Paulo é o mais antigo e extenso do Brasil. Com suas operações iniciadas há cinco décadas, começou com a Linha 1-Azul e atualmente possui seis linhas e 91 estações. Com uma rede que ultrapassa 100 km de trilhos, o metrô paulistano continua a se expandir, desempenhando um papel crucial na mobilidade urbana da cidade e servindo como referência para outras regiões.

Os sistemas de metrô nas principais capitais brasileiras têm características específicas que refletem as necessidades de transporte de suas populações. Eles desempenham um papel vital na mobilidade urbana, conectando diferentes regiões e facilitando o deslocamento de milhões de passageiros. A seguir, as características de alguns desses sistemas:
  • Rio de Janeiro: O metrô possui três linhas e 41 estações, com planos de expansão, incluindo a conexão com Niterói.
  • Brasília: Inaugurado em 2001, o metrô possui um formato em “Y”, conectando várias regiões do Distrito Federal com 27 estações e 42 km de extensão.
  • Belo Horizonte: Com uma linha de 28,1 km, o metrô está em expansão, com previsão de uma nova linha para 2024.
  • Salvador: O sistema, inaugurado em 2014, cobre 38 km e facilita a integração entre a capital e cidades vizinhas.
  • Recife: Com três linhas e 39,5 km de trilhos, o metrô de Recife se integra ao VLT local, oferecendo uma rede de transporte mais abrangente.
  • Fortaleza: Desde 2012, o sistema de metrô da cidade cobre 56 km, conectando a capital à região metropolitana e melhorando a mobilidade.
Recife: Com três linhas e 39,5 km de trilhos, o metrô de Recife se integra ao VLT local, oferecendo uma rede de transporte mais abrangente.
Fortaleza: Desde 2012, o sistema de metrô da cidade cobre 56 km, conectando a capital à região metropolitana e melhorando a mobilidade.

Desafios e futuro dos sistemas de metrô no Brasil
Os sistemas de metrô nas capitais brasileiras são fundamentais para a mobilidade urbana, embora ainda estejam presentes em poucas cidades. O crescimento contínuo e os planos de expansão indicam um futuro promissor para o transporte público no país. No entanto, esses sistemas enfrentam desafios, como a necessidade de grandes investimentos e a complexidade da expansão em áreas urbanas densas.

O futuro dos metrôs no Brasil dependerá de políticas públicas eficazes e de um planejamento urbano que priorize o transporte coletivo, buscando soluções sustentáveis para os desafios da mobilidade nas grandes cidades.

Informações: Terra Notícias

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Em Fortaleza, Nova linha de ônibus entre o terminal da Parangaba e Hospital Universitário

A partir desta quarta-feira (19) Fortaleza vai contar com uma nova linha de ônibus que liga o terminal da Parangaba ao Hospital Universitário do Ceará, passando por diversos pontos dos bairros Parangaba, Maraponga e Jardim Cearense.

No seu percurso, a linha 1320 - Parangaba/Hospital Universitário do Ceará vai passar por pontos de alta movimentação como Regional 10, o Maraponga Mart Moda, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Leonel de Moura Brizola e condomínios da região.

Esta é a segunda linha implantada este ano para conectar os terminais de Fortaleza ao novo Hospital Universitário do Ceará, que será inaugurado também nesta quarta-feira e deve contar com 680 leitos de internação e centro de oncologia.

Horário de funcionamento da nova linha: A linha 1320 - Parangaba/Hospital Universitário do Ceará irá funcionar todos os dias, nos horários entre 5h e 22h.

Intervalo de tempo da linha: serão disponibilizados dois veículos, com intervalo de 18 minutos e aproximadamente 45 viagens por dia.

A Etufor também anunciou que a linha 1310 - Siqueira/Hospital Universitário do Ceará, em operação desde janeiro, vai ter o horário e a rota ampliados, passando a circular de 6h às 22h e ganhando um novo trecho até a Avenida dos Eucaliptos - um aumento de 2,3 quilômetros no itinerário.

Informações: g1 Ceará

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Guarulhos passa a contar com 14 novos micro-ônibus


A cidade de Guarulhos ganhou 14 novos micro-ônibus, que passam a integrar o transporte público do município. Os veículos foram adquiridos pelas cooperativas Cooperatístico, G4 e Uni-Transportes e serão utilizados na ligação entre bairros e terminais de ônibus.

Os micro-ônibus ganharam um novo layout com as cores amarelo e azul em destaque, além da logomarca da Prefeitura de Guarulhos, e possuem a capacidade para transportar 39 passageiros, sendo 22 sentados e 17 em pé, e assentos com identificação.

Os veículos possuem ainda Wi-Fi gratuito e entrada USB para carregamento de celular e nos próximos 30 dias serão implantadas câmeras de monitoramento para garantir a segurança dos usuários.

A entrega dos novos micro-ônibus faz parte do projeto de renovação da frota municipal.

Informações: Grudiário

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Em Curitiba, Meia tarifa de ônibus aos domingos e feriados já beneficiou R$ 1,4 milhão de passageiros

Mais de 1,46 milhão de passageiros já se beneficiaram da meia tarifa no transporte coletivo aos domingos e feriados, segundo levantamento da Urbanização de Curitiba (Urbs), desde o início do programa Domingão Paga meia, em 5 de janeiro, até 9 de março. Foram dez domingos, mais a terça-feira de carnaval. O movimento representa um aumento de cerca de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 1,33 milhão de pessoas.

O Domingão Paga Meia foi o primeiro projeto anunciado pelo prefeito Eduardo Pimentel na sua gestão e prevê a meia tarifa de R$ 3 para todas as 242 linhas de ônibus de Curitiba aos domingos e feriados, com exceção da Linha Turismo.

O pagamento pode ser feito em dinheiro, cartão-transporte Urbs e cartões de crédito e débito (no caso destes dois últimos, há a cobrança de uma taxa pelas operadoras de cartões de R$ 0,07 por passagem, totalizando R$ 3,07).

“A população adotou a meia tarifa para passear, visitar parentes, ir na igreja ou ao culto e ainda aproveitar as atrações que a Prefeitura oferece no Domingo no Centro, que leva programação cultural, esportiva, infantil e gastronômica para a Rua Emiliano Perneta. Uma cidade inteligente é aquela que dá acesso para a população ocupar os espaços e se deslocar de maneira rápida e barata”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.

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“A ideia é que a população realmente aproveite a cidade e todas as atrações que o município oferece. Para o transporte coletivo, é uma forma de aumentar a ocupação dos ônibus aos domingos”, diz o  presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

Os ônibus trabalham aos domingos com uma ociosidade de 40% a 50% em relação aos dias úteis. “Com a meia tarifa vamos aos poucos reduzindo esse índice e os ônibus vão circular com mais pessoas”, explicou Maia Neto. O subsídio estimado para a meia tarifa é de R$ 27 milhões por ano.

Sem aumento
Além da meia tarifa aos domingos, a Prefeitura já anunciou que a tarifa social de R$ 6 para os demais dias da semana não terá aumento em 2025 pelo segundo ano consecutivo. Ao contrário de várias capitais que anunciaram reajustes no início de ano, como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Belo Horizonte, Curitiba não reajusta sua tarifa desde 2023.

Tarifa Zero
Outro projeto que vem beneficiando a população é o Tarifa Zero a Caminho do Emprego, lançado em 21 de fevereiro e voltado principalmente a pessoas com renda familiar de até três salários. O programa garante passagem gratuita de ônibus para quem está desempregado e à procura de uma colocação no mercado de trabalho em Curitiba.  

O trabalhador tem direito a duas passagens (ida e volta) para cada encaminhamento de entrevista feito pelo Sine Municipal, limitado a três indicações no mês. Com o recurso, ele pode se deslocar para a entrevista ou processo seletivo sem se preocupar com o gasto com o transporte. 

Informações: URBS

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