De acordo com o processo permanente de qualificação da frota de transporte coletivo da Capital, 40 ônibus novos serão entregues à população da Capital nesta semana. A apresentação dos veículos, todos com elevadores para portadores de deficiência física, acontece amanhã, 23, às 11h, no Largo Glênio Peres. Estarão presentes no evento o prefeito José Fortunati; o secretário municipal da mobilidade urbana, Vanderlei Cappellari, entre outras autoridades da Prefeitura, além de Ênio dos Reis, presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), e de José Alberto Guerreiro, presidente do Consórcio Unibus.
Os 40 ônibus novos atenderão linhas da região leste da cidade, dos eixos Protásio Alves e Bento Gonçalves. Somente neste ano já houve uma renovação de 136 veículos. De acordo com previsão da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), outros 40 ônibus novos entrarão na frota até o final do ano. Eles irão atender linhas que circulam nas regiões sul e norte, além da Carris.
Os 1.663 veículos da frota de ônibus têm uma idade média de 3 anos e 11 meses, uma das mais novas do País. A vida útil máxima de um ônibus é de 10 anos.O serviço de transporte coletivo por ônibus da Capital opera com 372 linhas, 25 mil viagens-dia, transportando cerca de 1 milhão de passageiros / dia.
Dos 1.663 ônibus, 330 têm até um ano de idade, renovados entre 2010 e 2011. Todos os novos veículos circulam com motores eletrônicos, os quais emitem baixo índice de poluentes.
A frota de ônibus adaptada para pessoas portadoras de deficiência agora é de 757 veículos, correspondendo a 46,20 % dos veículos. A exigência de vistoria varia, de acordo com a idade do veículo, entre 60 e 120 dias. Foi qualificada a iluminação interna, com lâmpadas leds, letreiros eletrônicos frontais maiores para dar maior visibilidade dos itinerários/linhas aos usuários; bancos mais confortáveis, com espumas de maior densidade, possibilitando 43 lugares sentados, em média.
Informações da EPTC