Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Aracaju, Iluminação em LED promove mais segurança nos abrigos dos corredores de ônibus

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Para garantir ainda mais segurança à população, a Prefeitura de Aracaju implantou iluminação em LED também nos abrigos de ônibus dos quatro corredores de transporte. A ação fez parte da modernização do parque de iluminação pública da capital, que contempla a substituição das lâmpadas de vapor pelas luminárias com tecnologia LED. Mais de 99% da iluminação pública da cidade já é composta por esse tipo de lâmpada.
Desde o dia 11 de agosto, as faixas exclusivas dos corredores Hermes Fontes, Beira Mar, Augusto Franco e Centro/Jardins estão em atividade, garantindo uma maior efetividade do transporte público da capital, que já desfruta de um tempo de deslocamento reduzido. Com isso, a iluminação em LED passa a ser um diferencial, favorecendo a segurança dos usuários de transporte público e prevenindo atos de vandalismos nesses locais. Além disso, é uma forma mais econômica de iluminação pública para toda a cidade.

O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Renato Telles, destaca que além da iluminação em LED já estar finalizada em praticamente toda a cidade, "os abrigos de ônibus dos corredores também estão iluminados, levando mais segurança e tranquilidade para o usuário que vai pegar o transporte público”.


Secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari destaca que, para além da questão econômica, há também "um retorno muito grande no aspecto da iluminação, que é mais potente e tem uma luz mais clara".
"Isso permite uma melhor luminosidade, o que coíbe ações de vândalos e condutas criminosas. Toda a cidade já conta com a tecnologia em LED, a modernização está em fase final, e a nova iluminação nos corredores de transporte vai proporcionar mais segurança para os passageiros nos pontos de ônibus e também dentro do veículo, já que a visibilidade do motorista no período noturno também melhora”, ressalta Ferrari.

PPP da iluminação
A modernização do parque de iluminação pública da capital faz parte do Planejamento Estratégico 2021-2024 da Prefeitura de Aracaju. O processo está sendo viabilizado por meio da Parceria Público-Privada (PPP) celebrada em 2021 entre o Município e o consórcio Concecta Aracaju. Com essa iniciativa, a capital tem economizado com a iluminação pública cerca de R$ 1 milhão por mês.

O contrato prevê ainda a implementação de iluminação especial em 16 pontos turísticos da capital, que está em fase de conclusão do marco II, e da telegestão, que é um sistema de conectividade entre lâmpadas de LED e um software de gerenciamento, que possibilita a troca de informações de forma virtual.

Informações: Prefeitura de Aracaju
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Adesivo sinalizando ponto cego é instalado na frota do transporte coletivo de Joinville

A partir desta segunda-feira (4), toda a frota de ônibus do transporte coletivo de Joinville conta com um adesivo, sinalizando onde é o ponto cego dos veículos. A ação é uma parceira entre a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), e as empresas Transtusa e Gidion, que operam o sistema na cidade. Os adesivos foram instalados em 333 ônibus (279 operantes e os demais reserva).

Segundo o coordenador da Unidade de Transportes da Seinfra, Erick Batista Koglin, o objetivo é prevenir acidentes com ônibus envolvendo pessoas em meios de locomoção mais vulneráveis, como ciclistas, motociclistas e até mesmo pedestres.

“Essa ação, que já foi realizada em outras cidades, permitirá que a pessoa identifique que está correndo risco de acidente, fazendo ela se colocar em posição de visão, evitando assim a colisão com os ônibus”, explica o coordenador.
Melissa Puertas Sampaio, gerente da Escola Pública de Trânsito (Eptran) da Prefeitura de Joinville, informa que o ponto cego é uma das causas geradoras de acidente de trânsito, pois limita a visão do motorista impedindo que ele enxergue outros veículos, em especial, motocicletas, ciclistas e pedestres, que são os usuários mais vulneráveis.

“Então, pedimos atenção redobrada. Especialmente nas ultrapassagens, mudanças de faixa e conversões. E não esqueça de regular os retrovisores”, alerta Melissa.

Informações: Prefeitura de Joinville
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Metrô de Salvador tem funcionamento normal no feriado da Independência do Brasil


A CCR Metrô Bahia informa que o Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas irá operar em horário normal, das 5h à 0h, no feriado desta quinta-feira, 7 de setembro, quando se comemora o Dia da Independência do Brasil. 

Para garantir a segurança, o conforto e bem-estar de seus clientes, a concessionária reforça as orientações do Embarque Consciente: aguardar sempre o desembarque do trem antes de embarcar, deixar os assentos preferenciais para quem precisa, bem como os elevadores, e descer a escada sempre usando corrimão.

Informações: CCR
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Ponta Grossa testa novo modelo de ônibus para o transporte coletivo

Através de parceria entre a Prefeitura de Ponta Grossa, Viação Campos Gerais (VCG) e Marcopolo, os usuários do transporte coletivo poderão utilizar, nos próximos dias, um ônibus com tecnologia limpa e renovável que será colocado em operação para avaliação de performance e desempenho com a topografia das linhas do Município.

A Viação Campos Gerais, concessionária do transporte coletivo de Ponta Grossa, acaba de receber um novo modelo de ônibus, 100% elétrico. O modelo Attivi, da Marcopolo, passará por um período de testes na cidade durante o mês de aniversário dos 200 anos.

“A realização dos testes com esse veículo elétrico é de extrema importância para que a cidade alcance o objetivo de disponibilizar um sistema de transporte coletivo moderno, eficiente, sustentável, ambientalmente e financeiramente viável. “O futuro do transporte coletivo segue essa tônica e tenho certeza que, através dos esforços conjuntos da Prefeitura, VCG, Marcopolo e a população, poderemos implementar soluções cada vez melhores, garantindo o direito ao transporte, ao direito de ir e vir, com um serviço cada vez melhor e mais alinhado às demandas de Ponta Grossa”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
O diretor de Relações Institucionais da empresa, Rodrigo Venske, explica que as tratativas com a encarroçadora que agora também produz ônibus 100% elétrico começaram há alguns meses. “Após a interface que fizemos com a empresa, enviamos a proposta ao município que imediatamente acatou a oferta para a operação experimental”, conta. Segundo ele, essa iniciativa faz parte das ações da secretaria de Planejamento Urbano que tem testado opções de veículos com menor emissão de poluentes, como o veículo movido a GNV, que encerrou o período de testes no último dia 31 de agosto.

A expectativa é que o ônibus elétrico entre em operação no dia 11 de setembro, após treinamento dos colaboradores e procedimentos de documentação e seguro. O itinerário ainda será definido pela prefeitura nos próximos dias.

Sobre o ônibus
A carroceria modelo Attivi, da Marcopolo, que vem com o primeiro chassi elétrico produzido pela companhia, é desenvolvida com tecnologia nacional e importada. Segundo a fabricante, o projeto atende às diferentes possibilidades do setor de transportes nos mercados brasileiro e internacional, reforçando o investimento da companhia no segmento de elétricos, com foco em modais cada vez mais sustentáveis.

Informações: COMVCPortal
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Manaus vai receber 14 ônibus elétricos e paradas com ar condicionado

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), realizou nesta segunda-feira (4) a entrega do primeiro ônibus 100% elétrico para o transporte coletivo da cidade. Segundo a prefeitura, o veículo irá funcionar na linha 125, que tem como objetivo atender a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“Esse é o primeiro de 14 ônibus elétricos que vão transitar no transporte coletivo da cidade de Manaus até o final deste ano. Ainda temos a possibilidade de mais veículos para o ano que vem. Só com este veículo entregue hoje, são 105 toneladas de dióxido de carbono que deixam de ser jogados no ar. Estamos fazendo essa mudança e implementando esse novo conceito, que é mundial. Isso é Manaus avançando e dando exemplo de sustentabilidade para todo o Brasil”, disse David.
O veículo elétrico tem carroceria Caio Millennium de 12 metros de comprimento, suspensão totalmente pneumática do Mercedes-Benz O-500 U e ar-condicionado. Sua capacidade é de 27 passageiros sentados e 43 em pé, com espaço para uma cadeira de rodas. A autonomia pode chegar a 250 km.

Estudo

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, explicou que a escolha pela linha 125 para o primeiro veículo tem a ver com a parceria firmada entre a Prefeitura de Manaus e a Ufam.

Durante os próximos meses, os alunos da unidade de ensino realizarão um estudo que indicará os benefícios da implementação do veículo elétrico no sistema de transporte coletivo da cidade.

“Esse ônibus é um ponta de linha, primeiro de uma série que irá chegar. Vale também destacar que fizemos uma parceria com a Ufam, para que sejam feitos os estudos que demonstrem os benefícios ao meio ambiente e esses resultados vão ajudar a nortear os investimentos que serão realizados no futuro pelas prefeituras, pelo Estado. Nós temos as nossas particularidades, um clima mais quente, um asfalto mais abrasivo, um relevo diferente, por isso é importante esse tipo de estudo”, explicou.

Fotos: Estado Politico
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Bilhetagem eletrônica dos coletivos de Maceió é uma das mais modernas do Brasil

Para facilitar o embarque de quem utiliza o transporte público, Maceió possui um dos mais modernos sistemas de bilhetagem eletrônica do Brasil para pagamento da tarifa. Na capital alagoana, são diversas possibilidades para embarcar e se deslocar nos coletivos, que operam no transporte de público de passageiros.

Além dos tradicionais cartões da bilhetagem, por funcionar de modo on-line, os validadores do Vamu Mobilidade possibilitam o pagamento com cartões de crédito ou débito por aproximação e smartwatches. Há ainda, como efetuar a recarga do bilhete em até 10 minutos e pagar a passagem com a Carteira Digital do aplicativo Vamu Maceió, disponível para usuários dos sistemas operacionais Android e iOS.
“O intuito da gestão é proporcionar maior segurança, comodidade e praticidade nos coletivos urbanos, durante as viagens. Por não aceitarmos o dinheiro físico como forma de pagamento, tornamos o embarque mais ágil e reduzimos o transporte de valores. Nosso objetivo é usar, cada vez mais, tecnologias para facilitar o dia a dia das pessoas”, pontuou o diretor-presidente do DMTT, André Costa.

Pontos de emissão do Vamu Cidadão

A primeira via do cartão Vamu Cidadão é gratuita e possibilita o acesso a benefícios como a Integração Temporal e o Domingo é Livre. É possível fazer a aquisição do bilhete eletrônico nos terminais de ônibus do Benedito Bentes, Salvador Lyra, Graciliano Ramos, Colina, Cruz das Almas e na Central Já! do Maceió Shopping, em Mangabeiras, além da sede do Vamu Mobilidade, situado na Avenida Buarque de Macedo, no Centro.

Informações: Prefeitura de Maceió
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Prefeitura de BH acrescenta mais 114 viagens ao transporte coletivo da capital

A partir desta segunda-feira (4) o transporte coletivo da capital terá um acréscimo de 114 viagens em 34 linhas. Serão 110 novas partidas nos dias úteis e quatro nos fins de semana. Nos dias úteis, 62% dos acréscimos das viagens foram feitos nos horários de pico. Essa é mais uma etapa das ações de melhoria do transporte público implementadas pela Prefeitura de Belo Horizonte. 

Os acréscimos de viagens levam em consideração as contribuições da população, por isso é fundamental que o usuário registre a reclamação por meio do PBH APP, pelo WhatsApp (31) 98472-5715 ou no Portal de Serviços. Além da linha, é necessário que o passageiro informe o número do veículo e horário da ocorrência para melhor direcionar a equipe de fiscalização. Todas as reclamações são devidamente apuradas, enviadas às concessionárias para a resolução dos problemas e também são utilizadas para revisão e melhorias nos quadros de horários das linhas.

Entre as contrapartidas exigidas das empresas de ônibus estão mais viagens, qualidade dos veículos e respeito ao quadro de horários. Se os critérios estabelecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte não forem atendidos para cada viagem, não haverá o pagamento da remuneração complementar às concessionárias. Equipes da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) e da BHTrans vão acompanhar e fiscalizar o cumprimento das viagens nas estações, nos pontos finais das linhas e por meio do  Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH).
Este incremento de viagens é mais um realizado após a sanção da Lei 11.458/23. Em julho, foram acrescidas 155 novas viagens aos sábados e 185 novas viagens nos dias úteis. E no começo de agosto foram mais 133 novas viagens em 19 linhas também nos dias úteis. Até o final deste ano as empresas terão que fazer um incremento de 10% nas viagens, saltando das atuais 21.700 para 23.870. Haverá ainda mais alterações em viagens e mudanças em quadro de horários, itinerário ou criação de novas linhas. Além disso, 420 novos veículos serão inseridos na frota até o final do ano.

O novo quadro de horários dos ônibus poderá ser acessado on-line.

Confira a relação das novas viagens por linha: 

Segunda-feira (4): 85 viagens

- 30 (ESTAÇÃO DIAMANTE/CENTRO) – 1 nova viagem;
- 33 (ESTAÇÃO BARREIRO/CENTRO-HOSPITAIS) - 1 nova viagem;
- 61 (ESTAÇÃO VENDA NOVA/CENTRO-DIRETA) - 7 novas viagens;
- 67 (ESTAÇÃO VILARINHO/SANTO AGOSTINHO VIA CARLOS LUZ) - 1 nova viagem;
- 330 (ESTAÇÃO BARREIRO/INDEPENDÊNCIA) - 4 novas viagens;
- 503 (ESTAÇÃO SÃO GABRIEL/ APARECIDA/ SANTA ROSA) – 2 novas viagens;
- 504 (ESTAÇÃO SÃO GABRIEL/SANTA ROSA/APARECIDA) – 3 novas viagens;
- 618 (ESTAÇÃO PAMPULHA/JARDIM LEBLON) - 2 novas viagens;
- 627 (ESTAÇÃO VENDA NOVA/MANTIQUEIRA) - 2 novas viagens;
- 737 (ESTAÇÃO VILARINHO/JAQUELINE) – 1 nova viagem;
- 823 (ESTAÇÃO SÃO GABRIEL/BAIRRO VITÓRIA) – 5 novas viagens;
- 1502 (VISTA ALEGRE/GUARANI) – 7 novas viagens;
- 2151 (VISTA ALEGRE/SERRA) – 6 novas viagens;
- 2152 (SALGADO FILHO/CRUZEIRO VIA SAVASSI) – 2 novas viagens;    
- 4031 (SANTA MARIA/HOSPITAIS) – 1 nova viagem ;
- 4032 (CAIÇARA/SAVASSI/PÇA. DA LIBERDADE) - 2 novas viagens;
- 4033 (CAMARGOS/CENTRO) - 1 nova viagem;
- 4034 (NOVO DOM BOSCO/SAVASSI VIA PADRE EUSTÁQUIO) – 6 novas viagens;
- 4113 (BOM JESUS/BELVEDERE) – 7 novas viagens;
- 4201 (ALTO CAIÇARA/NOVA CINTRA) – 1 nova viagem;
- 4405 (COQUEIROS) – 2 novas viagens;
- 5033 (SANTA TEREZINHA/PRAÇA DA LIBERDADE VIA TANCREDO NEVES) - 1 nova viagem;
- 5102 (UFMG/SANTO ANTÔNIO) – 2 novas viagens;
- 6350 (ESTAÇÃO VILARINHO/ESTAÇÃO BARREIRO VIA ANEL RODOVIÁRIO) – 2 novas viagens;
- 8108 (CIDADE NOVA/SAVASSI    ) - 5 novas viagens;
- 8203 (RENASCENCA/BURITIS) - 4 novas viagens;
- 8405 (PALMARES/BELA VISTA) - 5 novas viagens;
- 4403A (ZOOLÓGICO VIA SERRANO) – 2 novas viagens;

Terça-feira (5): 25 viagens

- 617 (ESTAÇÃO PAMPULHA/PIRATININGA VIA RIO BRANCO) – 12 novas viagens;
- 4107 (ALTO CAIÇARA/SERRA) – 2 novas viagens;
- 4108 (PEDRO II/MANGABEIRAS) – 5 novas viagens;
- 9407 (ALTO VERA CRUZ/DOM BOSCO_ – 6 novas viagens.

Sábados e domingos: 4 viagens

- 6350 (ESTAÇÃO VILARINHO/ESTAÇÃO BARREIRO VIA ANEL RODOVIÁRIO) - 1 nova viagem aos sábados;
- 62 (ESTAÇÃO VENDA NOVA/SAVASSI VIA HOSPITAIS) -     3 novas viagens aos domingos;

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte
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Em Belém, Licitação para obras do BRT na Av. Júlio César tem nova etapa concluída

A implantação da primeira etapa do sistema Bus Rapid Transit, a ser executada na avenida Júlio César, teve mais um avanço na manhã desta segunda-feira, 4, no auditório da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep).

A Comissão Permanente de Licitação (CPL), da Coordenação Geral de Licitação (CGL) da Prefeitura de Belém, procedeu à abertura dos envelopes com as propostas de preços apresentadas pelas empresas no dia 14 de julho, referente ao processo licitatório do Bus Rapid Transit Júlio César, na modalidade concorrência pública.

Das três propostas concorrentes, duas foram classificadas. O consórcio TP-BRT Centenário, composto pelas empresas Terraplena Ltda. e Paulitec Construções Ltda., apresentou o valor de R$ 136,5 milhões. Já o consórcio BRT Centenário, formado pela DP Barros Pavimentação e Construção Ltda. e Arvek Técnica e Construções Ltda., propôs o montante de R$ 137,8 milhões.

Pelo edital, lançado no dia 13 de junho, deverão ser executadas obras civis na Avenida Júlio César, incluindo terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo, obras de artes especiais, estações de passageiros e obras de reurbanização.

Agora caberá à comissão técnica da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) analisar se as propostas estão de acordo com os termos do edital para, então, anunciar o vencedor.

A previsão de conclusão desse processo é de 15 dias, segundo o diretor da Assessoria Técnica da Seurb, Alcides Moreira Neto, que junto com o engenheiro civil e assessor Jorge Vaz Filho, acompanhou a abertura das propostas de preços. 

Depois de concluída essa etapa, os concorrentes têm 5 dias úteis de prazo para apresentação de recurso à decisão, se acharem necessário. Caso um dos consórcios use desse direito, o outro tem mais 5 dias úteis para contra-argumentação. A finalização do processo está prevista para o início de outubro de 2023.


Com relação ao gerenciamento, supervisão e apoio técnico às obras do Bus Rapid Transit Centenário, o consórcio TPF-Encibra venceu a licitação concluída em 26 de julho deste ano.

A importância do empreendimento para a modernização do sistema viário de Belém é reforçada pelo prefeito Edmilson Rodrigues.

"Trata-se de uma grande obra que beneficiará a cidade e a população com mais mobilidade, paisagismo, urbanismo e estruturas de acessibilidade para pedestres e ciclistas; uma obra completa e muito bem planejada de urbanização, que dotará Belém de um sistema viário muito mais eficiente e moderno", afirma o prefeito.

Via é principal acesso ao aeroporto de Belém

Uma das mais importantes de Belém, a Av. Julio César, com 4,85 quilômetros de extensão, liga a Av. Almirante Barroso, a principal via de acesso à cidade, no bairro do Marco, ao Aeroporto Internacional Júlio César Ribeiro, em Val-de-Cães.

Na via também estão localizadas as sedes de importantes órgãos públicos, como o Comando Aéreo Regional da Aeronáutica, a Superintendência da Policia Federal, e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

À margem da avenida, na área do antigo Aeroporto Tenente-Brigadeiro-do-Ar Protásio Lopes de Oliveira, no bairro Sacramenta, já está sendo construído o Parque da Cidade, obra do governo do Estado.

O espaço irá servir também para eventos da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada na capital paraense em novembro de 2025.

Informações: Agência Belém
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Governo do Estado pode assumir o Metrô do Recife

Após meses da quebra de braço entre o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), pela primeira vez, a governadora Raquel Lyra se pronunciou sobre o metrô do Recife. A gestora afirmou, durante entrevista ao Bom dia Pernambuco, da TV Globo, que assumirá a gestão do modal, no entanto, impôs algumas condições, como realocação de funcionários em caso de privatização e um montante de R$2 bilhões para recuperar o sistema.

Segundo a governadora, a realocação dos metroviários, no caso do metrô ser privatizado, evitando que aconteça o mesmo com os funcionários da CBTU de Minas Gerais, é fundamental.

Raquel ainda apontou que um investimento de R$2 bilhões foi garantido pelo governo federal para requalificar o sistema metropolitano.
Os metroviários encerraram na última sexta-feira (1º), o estado de greve iniciado ainda em abril. A categoria também realizou diversas paralisações no decorrer desses quatro meses. A decisão foi tomada após assembleia dos funcionários do metrô recifense, onde a proposta apresentada pela CBTU foi aceita e o Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025 foi aprovado.

Informações: CBN Recife
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Blumenau recebe dez novos ônibus com índices menores de poluição para uso no transporte coletivo

No dia 1º de setembro, Blumenau começou a receber os dez novos ônibus que acrescentam a frota do transporte coletivo da cidade. Os novos veículos, que têm capacidade para transportar até 80 pessoas, devem rodar na cidade assim que tiverem a parte tecnológica de GPS instalada.

Todos são equipados com ar-condicionado, tomadas USB para carregar dispositivos eletrônicos móveis, internet via Wi-Fi e plataformas elevatórias de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.   

Os novos veículos vão integrar diversas escalas voltadas para linhas troncais com maior fluxo de passageiros, como 10 (via Rua São Paulo), 11 (via Rua Dois de Setembro), 12 (via Escola Agrícola), 15 (via Ponte Tamarindo), 30 (via Governador Jorge Lacerda), 31 (via Rua dos Caçadores), 32 (via Água Verde), 80 (via Pedro Zimmermann) e 81 (via Gustavo Zimmermann). Juntos, os dez novos veículos vão somar aproximadamente 150 novas viagens por dia ao sistema com inclusão gradativa.

Além disso, a grande novidade dos novos veículos são os modernos motores padrão Euro 6, com um sistema internacionalmente reconhecido por sua eficiência ambiental. Esses têm grande redução na emissão de poluentes, contribuindo assim com a qualidade do ar na cidade.


"Nosso projeto de instalação de ar-condicionado em todos os 21 veículos que atendem o troncal 10 já foi concluído. Ou seja, com esses novos veículos, serão 31 ônibus climatizados rodando pela cidade já em preparação para os períodos de altas temperaturas. Agora, a frota de Blumenau passa de 191 para 201 veículos atendendo a população", destaca o secretário da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Alexandro Fernandes.
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, também explica que a frota de transporte coletivo de Blumenau é uma das mais novas de Santa Catarina.

"Nossa frota de ônibus tem em média cinco anos e meio de circulação, uma média muito acima quando comparada com outros municípios. E agora teremos mais dez veículos novos, com um padrão importante por serem menos poluentes e terem ar-condicionado. São por melhorias assim que nós seguiremos trabalhando, por investimentos que impactem positivamente e melhorem o dia a dia da população, pois essa segue sendo nossa principal missão”, finaliza Hildebrandt.

Padrão 'Euro 6'

O padrão ‘Euro 6’ pode ser resumido em um conjunto de normas que visam reduzir a emissão de poluentes por veículos motorizados a diesel. Regulamentado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), esse padrão cumpre uma série de exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores que iguala esses ônibus a muitos que já operam na Europa, por exemplo.

Informações: Prefeitura de Blumenau
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Estado quer faixa exclusiva de ônibus da 3ª ponte ao terminal de Vila Velha

O Governo do Estado está planejando a implementação de um corredor de ônibus que ligará a Terceira Ponte ao Terminal de Vila Velha, passando pela Avenida Carioca. Atualmente, com a ampliação da ponte, o Sistema Transcol ganhou maior eficiência e agilidade para percorrer o trajeto entre Vitória e a cidade de Vila Velha, e vice-versa.

Esses estudos de viabilidade são motivados pelo fato de que, ao chegarem em Vila Velha, os ônibus enfrentam a falta de uma pista exclusiva para coletivos, o que resulta em atrasos na chegada dos passageiros até os terminais.

A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) foi procurada e, por meio de nota, afirmou que o próximo passo é iniciar um diálogo com os municípios a fim de encontrar alternativas que reduzam o tempo de deslocamento do Sistema Transcol.
Em resposta, a Prefeitura de Vila Velha esclareceu que a responsabilidade pela Avenida Carioca está sob a gestão da Rodosol e que o Governo do Estado está realizando obras de macrodrenagem no Canal Bigossi, localizado nas proximidades do Terminal de Vila Velha.

É importante destacar que a faixa exclusiva na Terceira Ponte permite apenas o tráfego de ônibus, motocicletas e veículos de serviço identificados, como táxis, viaturas e ambulâncias. O Governo do Estado tem a intenção de estender essa medida de exclusividade até um dos terminais rodoviários mais frequentados da Grande Vitória, visando melhorar a mobilidade urbana na região.

Informações: ES Brasil
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Agentes de trânsito intensificam fiscalização em faixas exclusivas do DF

Para garantir a fluidez e segurança viária das vias e rodovias que cortam o Distrito Federal (DF), os órgãos de fiscalização de trânsito contam com a tecnologia que permite complementar o monitoramento realizado pelos agentes. Radares, câmeras de vídeo e o Centro de Controle Operacional (CCO), que funciona 24 horas por dia, são algumas das técnicas que auxiliam as equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e do Departamento de Trânsito (Detran-DF). De 2022 para cá, o Governo do Distrito Federal (GDF) adquiriu mais de 20 novas câmeras de videomonitoramento para intensificar a fiscalização viária no DF.

Ao todo, o DF conta com 89 câmeras distribuídas pelas rodovias e vias adjacentes que enviam imagens em tempo real para o CCO do DER, localizado na sede do departamento. A central permite que os agentes façam a fiscalização do trânsito, verifiquem situações de acidente ou de algum delito à legislação de trânsito, além de acionarem as equipes da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP) em casos de ocorrências com vítimas.

Por meio do CCO, as equipes promovem um monitoramento mais eficiente que complementa a atuação daqueles agentes que estão nas ruas. Um exemplo disso são os autos de infração lavrados, em tempo real, pelos radares, quando motoristas são flagrados cometendo algum delito à legislação. Apesar de ser uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, o tráfego de veículos não autorizados pelos 150 quilômetros de faixas exclusivas no DF tem se tornado cada vez mais comum.

De janeiro a julho deste ano, o Detran registrou 84.273 autuações por transitar com o veículo nas faixas de trânsito exclusivo sob jurisdição do departamento. Já o DER registrou 105.874 ocorrências desta natureza, entre janeiro e agosto deste ano. Na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), foram 3.590 episódios de infração desta natureza somente em 2022. Entre 1º  e 23 de agosto deste ano, o departamento já computou 814 infrações por transitar na faixa exclusiva de ônibus. Este número é 326,2% maior que o mesmo período do ano passado, quando foram registradas 191 ocorrências em julho.
“Realmente houve um aumento de veículos que estão utilizando a EPTG por conta das obras na Estrutural. Em 2023, nós já temos 3.089 registros de ocorrências por trafegar na faixa exclusiva só na EPTG. Estamos aumentando a fiscalização porque entendemos que o trânsito está mais complicado, mas o respeito à legislação de trânsito deve continuar”, afirmou o diretor de Fiscalização do DER, Sinomar Ribeiro.

Além de infringir as normas de trânsito, o motorista que trafega indevidamente pela faixa exclusiva de ônibus coloca em risco também os usuários de transporte público. “Quando o cidadão entra na faixa exclusiva, além de ser autuado, é perigoso para os usuários do transporte coletivo, porque essa ação pode causar um acidente. É por isso que a gente aumentou a fiscalização, para garantir que as normas sejam cumpridas”, defendeu.

O monitoramento nas faixas exclusivas de ônibus também é feito pelos radares de velocidade distribuídos ao longo das vias. Caso o motorista trafegue na faixa exclusiva com 11 quilômetros de extensão da EPTG, estará sujeito a sofrer mais de uma penalidade.

“O motorista que entrar na faixa exclusiva perto de Taguatinga, sair dela ao avistar um radar e mais à frente ser flagrado por um agente vai ser autuado. Quando for mais para a frente, ele pode ser penalizado mais de uma vez, porque são quilômetros e horários diferentes. Ele está infringindo a legislação várias vezes”, explicou o diretor.

Quem pode?

Atualmente, as faixas exclusivas no DF somam mais de 150 km de extensão, assim distribuídos: 24 km na EPTG, 55,6 km na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) nos dois sentidos do corredor do BRT Sul, 22 km na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), 26 km nos dois lados das W3 Sul e Norte, 3,2 km na Estrada Setor Policial Militar (ESPM) e 15 km no Eixo Monumental, somando as vias S1 e N1.

Podem trafegar pelas faixas exclusivas os ônibus e micro-ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF, táxi e veículos de transporte escolar. Na Epia, há uma exceção: trafegam somente os ônibus do sistema do BRT e as linhas do transporte semiurbano (Entorno).
A faixa é exclusiva em todos horários destinados a esses transportes, nos dois sentidos da via, nos dias de semana, exceto sábados, domingos, feriados e pontos facultativos. A exceção é a via exclusiva do BRT na Epia.

As faixas de trânsito exclusivo são flexíveis aos fins de semana, podendo todos os veículos trafegarem da 0h01 de sábado até as 23h59 de domingo. O mesmo vale para feriados e pontos facultativos.

Conheça cada via

A faixa exclusiva da EPNB foi a primeira a ser criada no DF, em dezembro de 2011. Com 22 quilômetros de extensão, representa economia de 20 minutos para os passageiros. Em 2012, outra via importante do DF ganhou seu corredor exclusivo: a EPTG. A faixa começou a funcionar em 31 de janeiro daquele ano, mas utilizada somente por 11 linhas semiexpressas, de forma que os passageiros só podiam embarcar e desembarcar nas cidades de origem, e não na EPTG, já que os ônibus dessas linhas não paravam ao longo da via.

Em 2019, os coletivos de linhas convencionais passaram a circular, de forma provisória, nas faixas exclusivas da EPTG no sentido inverso ao dos demais veículos nos horários de pico. A medida temporária foi tomada para contornar o problema da falta de ônibus sem portas do lado esquerdo.

Por determinação da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), as operadoras adquiriram os coletivos com portas de acesso dos dois lados, que começaram a operar em janeiro de 2020. A medida facilitou a vida dos passageiros e garantiu segurança na hora de embarcar ou descer dos ônibus. Esses usuários ganharam, em média, 30 minutos no tempo de viagem – somando o trajeto de ida e volta.

As faixas exclusivas das vias W3 Sul e Norte e do Setor Policial Sul (ESPM) também foram implementadas em 2012. As duas primeiras possuem 14 e 12 quilômetros de extensão, respectivamente, o que representa uma economia de 10 minutos para os passageiros, enquanto a da ESPM possui 3,5 quilômetros, significando a redução de 5 minutos no tempo das viagens de ônibus.

Os passageiros de Gama e de Santa Maria passaram a usufruir do corredor exclusivo do BRT Sul em junho de 2014 na Epia, quando começou a operação do sistema ligando as duas regiões ao Plano Piloto. A média de economia das viagens é de 20 minutos, ida e volta. São mais de 55 quilômetros de faixas.

A via exclusiva mais recente foi implantada em dezembro de 2020, no Eixo Monumental. A exclusividade funciona na Via S1, sentido Cruzeiro-Esplanada dos Ministérios, e na N1, sentido Congresso Nacional-Setor Militar Urbano (SMU). Cada lado do corredor tem 7,5 quilômetros.

A priorização do transporte público coletivo ao individual está prevista tanto na lei federal 12.587/2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana, quanto, no âmbito distrital, pelo Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), estabelecido pela lei nº 4.566/2011.

Com informações da Agência Brasília
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Câmara aprova projeto para concessão dos terminais e corredores de ônibus de Fortaleza

A Câmara Municipal aprovou, na sessão dessa quinta-feira (31/08), projeto da Prefeitura de Fortaleza para a concessão de terminais, estações e corredores estruturados vinculados ao sistema de transporte coletivo urbano de passageiros de Fortaleza. O objetivo da matéria é oferecer mais conforto e satisfação aos usuários do transporte público no Município. O projeto tramitou na Comissão Conjunta de Constituição e Justiça, Orçamento, Fiscalização e Administração Pública, antes de ser aprovada em plenário pelos vereadores.

A Parceria Público-Privada (PPP) prevista no projeto será responsável por gerir 10 terminais urbanos e dois corredores estruturados, resultando em gestão mais eficiente para o Município. Os equipamentos representam uma despesa de aproximadamente R$ 6 milhões por mês, incluindo apenas os custos básicos e diretos da operação. As receitas recebidas neste contrato poderão, inclusive, ser destinadas ao subsídio da tarifa do transporte público coletivo urbano de passageiros e a outros investimentos na área.

O prazo da concessão é de até 30 anos, com fiscalização feita pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). A regulação é de responsabilidade da Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (AcFor).

Benefícios

Entre os principais benefícios proporcionados para cerca de um milhão de pessoas por dia: melhoria de infraestrutura, conforto e qualidade, conveniência e facilidades, maior segurança e geração de empregos, além de manutenção, vigilância e limpeza.
"A parceria vai proporcionar vários benefícios, com reforma e modernização dos terminais, aquecendo a economia em torno dos bairros e garantindo mais dignidade, conforto e segurança para quem frequenta os terminais. E a verba economizada pelo Município vai contribuir para diminuir o valor da tarifa do transporte público", destacou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

7 terminais fechados
Antônio Bezerra
Conjunto Ceará
Lagoa
Messejana
Papicu
Parangaba
Siqueira

3 terminais abertos
Coração de Jesus
José Walter
Washington Soares

2 corredores estruturados
Antônio Bezerra-Centro
Messejana-Centro

Consulta e audiência pública

A Prefeitura de Fortaleza realizou, no dia 13 de julho, consulta e audiência pública em formato virtual sobre a concessão dos terminais e corredores estruturados. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), recebendo contribuições da população, com sugestões e questionamentos.

Edital

O edital, que prevê o formato de concorrência pública para selecionar o vencedor, irá adotar o critério de julgamento, combinando a apresentação da melhor proposta técnica e menor valor a ser paga pela Prefeitura.

As medidas propostas, as obras de intervenções imediatas serão concluídas 180 dias após a assinatura do contrato. Já as obras de requalificação contam com o cronograma delineado dentro de 48 meses, garantindo a Implantação e Certificação ISO 14001 - Gestão Ambiental.

Informações: Prefeitura de Fortaleza
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Prefeitura de SP inaugura novas faixas de ônibus nas zonas leste e norte

A Prefeitura, por meio das secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), vai entregar na segunda-feira (4) faixas exclusivas de ônibus na Avenida Nordestina, na Zona Leste, e na Rua Ribeiro Morais, na Zona Norte.

As novas faixas têm o objetivo de melhorar a fluidez dos coletivos na região. A estimativa é que cerca de 34 mil passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem.

A faixa da Rua Ribeiro de Moraes, na Freguesia do Ó, terá 920m de extensão no sentido bairro por onde 14 linhas irão trafegar. Já a faixa entregue na Av. Nordestina, em São Miguel, terá 150m de extensão no sentido bairro e será utilizada por quatro linhas de ônibus.
A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024. Desde 2021, foram implantados 42,7 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, ou seja, 85,4% do total previsto.

Informações: Prefeitura da Cidade de São Paulo
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