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Ônibus elétrico Mercedes-Benz e a construção do futuro da mobilidade
quinta-feira, 2 de junho de 2022Mobilidade urbana, sustentabilidade, qualidade de vida no transporte, impactos econômico e social, princípios ESG. Temas como estes permeiam, cada vez mais, a troca de ideias e de conhecimento, o desenvolvimento de projetos, os planos de ação, as boas práticas e ações concretas, seja no Brasil ou em vários lugares mundo afora.
Aqui no nosso país, entidades do transporte e da indústria, fabricantes de veículos, encarroçadores e implementadores, fornecedores de tecnologia e de serviços, empresas, gestores e especialistas vêm discutindo as megatendências da mobilidade, contribuindo com suas expertises para a evolução do setor.
Esse movimento foi novamente notado, recentemente, no evento Mobility Future: Construindo o Futuro da Mobilidade. Promovido pela Praxio, empresa especializada em software de gestão para o transporte e unidade especialista em mobilidade da nstech, essa iniciativa reuniu mais de 50 executivos de transportes dos segmentos urbano, rodoviário e fretamento, além de presidentes de associações e federações.
O diversificado grupo se dedicou ao mapeamento das dores e necessidades do transporte de passageiros. Um resumo do que foi abordado pode ser conferido num e-book que engloba o cenário do setor no contexto da mobilidade do Brasil e insights gerados a partir de discussões com os líderes participantes. Para baixar o e-book, basta acessar: https://materiais.praxio.com.br/mobility-future.
Apoio da Mercedes-Benz ao evento
A Mercedes-Benz e a Marcopolo Next patrocinaram o evento. “Vivemos uma fase de reinvenção, a partir de um momento crítico gerado pela pandemia. Descobrimos muito nesse período, apesar das dificuldades. Estamos muito felizes em construir e participar desse encontro que reuniu agentes de mudança e transformação”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Pensar o futuro da mobilidade é pensar em sustentabilidade, economia, tecnologia e qualidade de vida, o que torna o planejamento para atender às diversas demandas desse futuro um desafio e tanto”, afirma Valmir Colodrão, CEO da Praxio. “Estamos comprometidos com o que foi abordado e vamos trabalhar ativamente para alcançar o cenário da mobilidade que vislumbramos.”
Mercedes-Benz entra na era da eletromobilidade no Brasil
Reconhecida no mercado por sempre trazer soluções de mobilidade e sustentabilidade para as cidades, a Mercedes-Benz do Brasil novamente é protagonista no transporte coletivo urbano. No segundo semestre deste ano, chegará ao mercado o eO500U, o primeiro chassi de ônibus elétrico da marca no país.
Movido a baterias, esse novo modelo da consagrada linha O500 foi 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira com base na realidade do transporte de passageiros no Brasil.
“O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da nossa marca em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana aliada à eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo”, ressalta Walter Barbosa.
Com esse moderno chassi de ônibus urbano elétrico, que traz a qualidade e a confiabilidade da estrela de três pontas, a Mercedes-Benz entra na era da eletromobilidade em veículos comerciais no Brasil. Com tecnologia de ponta e paixão em atender a todas as necessidades do transporte de pessoas, a empresa contribui para a qualidade de vida nas grandes cidades, garantindo, também, segurança e conforto nas viagens.
Com esse chassi de ônibus urbano elétrico, a Mercedes-Benz promove novas tecnologias, que estão alinhadas às megatendências globais de sustentabilidade. Isso reforça a estratégia ESG da empresa, que se apoia nos pilares Meio Ambiente, Social e Governança.
A decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus, mais especificamente no segmento urbano, foi pensando no coletivo e no cenário das cidades.
Um olhar mais amplo para soluções sustentáveis
Além do eO500U elétrico, a Mercedes-Benz segue atenta a outras soluções que se mostrem adequadas e viáveis à sociedade e aos clientes. São os casos, por exemplo, do Biodiesel e do HVO (biocombustível de segunda geração), que também podem auxiliar na redução de emissões de CO². Isso agrega à mobilidade o foco em sustentabilidade, com ônibus mais eficientes, mais econômicos e menos poluentes.
Consciente de suas responsabilidades, a Mercedes-Benz tem o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da sociedade na qual está inserida. A marca busca, assim, assegurar mobilidade, qualidade de vida e segurança no transporte para as pessoas, além de preservar recursos naturais para um futuro mais sustentável.
Informações: Mercedes-Benz
Postado por Meu Transporte às 08:06 0 comentários
Marcadores: Bahia, Brasília, Goiás, Minas Gerais, Ônibus Elétricos, Pará, Paraná, Pernambuco, Reportagem especial, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tecnologia Renovável
Sem condutor, trem com capacidade para 200 pessoas ligará aeroporto em SP à estação da CPTM
O consórcio AeroGru, que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, assinou um contrato com a empresa Marcopolo Rail para o fornecimento de três trens com funcionamento autônomo, ou seja, não precisam de um condutor, para o novo sistema People Mover.
Esse trens circularão entre o aeroporto e a estação do metrô Linha 13-Jade, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos do estado de São Paulo).
A previsão é que os passageiros possam utilizar o novo sistema a partir dos primeiros meses de 2024. Segundo a Marcopolo Rail, a assinatura do contrato ocorreu em um evento realizado na sede da empresa, com a presença do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.
O encontro formalizou o fornecimento de três veículos Marcopolo Auster A-200, compostos de dois carros articulados, com capacidade para 200 passageiros e funcionamento autônomo (driveless).
“Utilizaremos mão de obra especializada para a produção dos veículos que circularão em São Paulo, além de uma linha de montagem especial com a utilização de materiais de alto padrão. A expertise de mercado da companhia, aliada à capacidade técnica de desenvolvimento e produção da Marcopolo Rail, garantirá a qualidade do fornecimento e ampliará a capacidade de mobilidade de milhares de pessoas que fazem o trajeto diariamente”, explica Petras Amaral Santos, gerente executivo da unidade de negócio Marcopolo Rail.
Informações: R7
Postado por Meu Transporte às 07:54 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Metrô, CPTM e SPUrbanismo firmam convênio para requalificar a região da estação Palmeiras-Barra Funda
Tendo em vista a ampliação de serviços na estação, as empresas estatais unirão esforços para desenvolver um Projeto de Intervenção Urbana que aprimore as dinâmicas na região do terminal.
CPTM, Metrô e a SPUrbanismo firmaram na última quinta-feira (26) um convênio para a elaboração do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Barra Funda. A região é possui conectividade com linhas de metrô, trem, além dos ônibus urbanos e regionais que passam pelo terminal intermodal.
Dentre as principais justificativas para a realização do convênio está a intenção por parte do Metrô e CPTM em ampliar e requalificar a estrutura existente no terminal intermodal através do projeto Polo Barra Funda.
A estação também tem previsão para receber novos serviços como a Linha 11-Coral e 13-Jade. Atualmente estão em curso as obras para a revitalização do trecho até a estação Luz que permitirá a chegada dos trens até a zona oeste.
Além disso, considera-se também a implantação do TIC, que deverá ser concedido juntamente com a Linha 7-Rubi. Atualmente o processo de concessão do tramo está parado por conta de resoluções por parte do governo federal.
Estima-se que no futuro o terminal possa receber um fluxo de até 180 mil usuários por dia. Neste sentido, vê-se como importante a requalificação urbana da região com a melhoria do aproveitamento que é dado aos territórios lindeiros.
A ideia de reorganização fundiária permitirá o uso e ocupação do solo de forma mais adequada à região. O adensamento do uso não residencial de espaços através da construção de empreendimentos associados também está previsto.
Dentre as principais características da proposta estão:
Ampliação da passarela Norte e Sul
Ampliação e requalificação dos acessos ao TI Barra Funda
Ampliação da conectividade funcional e visual nos espaços internos do TI Barra Funda
Adequação dos espaços com a chegada das Linhas 11 e 13
Racionalização e reorganização dos espaços internos da estação visando melhoria do fluxo e atividades
Requalificação do sistema viário
Requalificação dos sistemas de mobilidade ativa
Proposta de novos espaços destinados ao público no setor norte, com o adensamento de usos não residenciais
Processo participativo através de audiências e consultas públicas.
Ao final dos estudos a SPUrbanismo será responsável pela elaboração e encaminhamento das melhorias através de instrumento normativo que conste todas as mudanças propostas. O documento deverá ser analisado pela prefeitura de São Paulo.
O convênio possui duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por iguais períodos ou inferiores através de termos aditivos. Após a conclusão dos serviços o contrato será finalizado através de um termo de encerramento.
Através das propostas colocadas para a ampliação do Terminal Intermodal de Palmeiras-Barra Funda será possível adaptar o ambiente para uma nova realidade que traga, além de mais conforto aos passageiros, melhorias importantes como a implantação de serviços que podem potencializar a atividade econômica e gerar sustentabilidade financeira ao empreendimento.
Informações: MetroCPTM
Postado por Meu Transporte às 07:51 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Prefeitura de Joinville lança pesquisa para licitar o transporte coletivo
Nessa segunda-feira, teve início mais uma etapa do estudo da modelagem do transporte coletivo, que vai direcionar a licitação do serviço por parte da Prefeitura de Joinville.
Até o dia 3 de junho, será realizada a coleta de dados por meio de 2 mil pesquisas. O trabalho está sendo conduzido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) nos 10 terminais da cidade. Os pesquisadores estão identificados com camiseta e crachá.
“A coleta destes dados é uma etapa muito importante para que a FIPE possa dar continuidade ao mapeamento do transporte coletivo de Joinville, podendo formatar o modelo para atender as necessidades da população”, explica Jorge Luiz Correia de Sá, secretário de Infraestrutura Urbana de Joinville.
Os questionários vão ajudar a mapear finalidade do uso do transporte, os motivos que levam a população a utilizar o serviço e se é feito uso de outra modalidade de transporte, além de uma avaliação da satisfação de 16 aspectos, como tempo de espera, conservação dos veículos e valor da passagem.
Postado por Meu Transporte às 07:44 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
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