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Linha de metrô submersa entre Rio e Niterói será licitada até o fim do ano, diz secretário

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

O secretário estadual de transportes e mobilidade urbana, Washington Reis (MDB), afirmou hoje que o Estado pretende licitar até o fim do ano a linha 3 do metrô, que envolve um trem submerso para ligar a capital fluminense aos municípios de São Gonçalo e Niterói, na região metropolitana do Rio. O projeto, apresentado no fim dos anos 1960, mas nunca levado adiante, voltou a ser debatido com a possibilidade de Rio e Niterói sediarem os Jogos Pan-Americanos em 2031.

O secretário estadual disse que o governo está em processo de contratação de uma modelagem para a linha intermunicipal e para a expansão da linha 2, com a criação de uma estação na Praça XV, no centro da cidade.

“O Estado está contratando a modelagem tanto da Estácio-Praça XV como a expansão linha 3, mergulhando por debaixo da Baía para Niterói e São Gonçalo. Até o fim do ano vamos estar prontos para licitar”, afirmou durante o evento “Caminhos do Rio – O futuro sobre trilhos”, realizado pelos jornais “O Globo” e “Extra” com patrocínio da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos.

Reis estimou em mais de R$ 20 bilhões o custo para construção da linha 3 e projetou em 6 a 7 anos a conclusão das obras. Questionado sobre as condições econômico-financeiras para tocar o projeto, o secretário afirmou que o “dinheiro está no networking político” e aproveitou para criticar o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), do governo federal.

“Essa renegociação de dívidas é a maior covardia do mundo. Com a derrubada aos vetos do Propag, o Rio de Janeiro Janeiro tem capacidade de investimentos. A gente tem vida própria, tem saúde e capacidade financeira desatando essa covardia”, disse.

Segundo o secretário, as obras da estação Praça XV serão iniciadas “em seguida” à licitação, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e custo total estimado em R$ 6 bilhões.

“Até o fim do ano nós vamos licitar [a Praça XV]. A ideia é iniciar [as obras] em seguida, com o BNDES financiando”, afirmou Reis.

Novos trens e críticas à Supervia

O secretário também adiantou que uma comitiva do governo do Estado irá à China em abril para comprar 30 trens novos para operação na capital fluminense e região metropolitana.

Ele ainda afirmou que a saída da Supervia da operação dos trens urbanos é “ponto-chave” para mobilidade sobre trilhos no Estado. O acordo que permite a transição do serviço de trens para um novo operador foi assinado entre a concessionária e o governo do Estado no fim do ano passado.

“Estamos retirando essa maldita Supervia que veio para cá e destruiu o sistema de trens. Se tivesse vontade política e gestão eficiente, teríamos metrô de superfície integrado ao metrô do Rio”, criticou Reis.

Informações: Valor Econômico e Revista Ferroviária

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Prefeitura de Salvador entrega novos ônibus com ar-condicionado para o Subúrbio Ferroviário

Dez novos ônibus com ar-condicionado foram entregues pela Prefeitura de Salvador nesta terça-feira (18), no final de linha de Vista Alegre, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A renovação da frota beneficiará diretamente os moradores dos bairros de Vista Alegre, Fazenda Coutos e Paripe, que contarão com veículos mais modernos e confortáveis no transporte público.

A entrega foi realizada pelo secretário de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, que destacou a importância da modernização do transporte coletivo para a população. “Esses novos ônibus trazem mais conforto e qualidade de vida para quem depende do transporte público diariamente. Estamos nas ruas, ouvindo a população e trabalhando para ampliar essa melhoria para outras regiões da cidade”, afirmou o secretário.

Os novos veículos integram o plano de renovação da frota da capital baiana e seguem o padrão de acessibilidade exigido por lei, contando com elevadores para pessoas com deficiência, além de assentos preferenciais. A inclusão dos ônibus com climatização nessas linhas faz parte de um esforço contínuo para modernizar o sistema e melhorar a experiência dos passageiros.

Os novos ônibus já entram em operação nos próximos dias e atenderão milhares de usuários que circulam diariamente pelo Subúrbio. O secretário também reforçou que segue acompanhando o desempenho da frota e estudando novas melhorias para o transporte público de Salvador.

“Até março, a prefeitura dará um passo fundamental para a modernização do transporte público da cidade, com a assinatura de dois financiamentos estratégicos. Um deles, no valor de R$264 milhões junto ao BNDES, permitirá a aquisição de 300 novos ônibus para reforçar a frota e melhorar o serviço prestado à população”, disse o secretário Pablo Souza.

Segundo o titular da pasta, a prefeitura também seguirá investindo em eletromobilidade. “Além disso, estamos avançando na mobilidade sustentável com um financiamento de quase R$500 milhões do Banco Mundial, destinado à compra de 90 ônibus elétricos, que reduzirão a emissão de poluentes e tornarão o transporte coletivo mais eficiente e ecológico. Esse é um compromisso da gestão municipal com um transporte público mais moderno, acessível e sustentável para todos”, disse.

Informações: Bahia.ba

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Prefeitura de Jacareí amplia horários de atendimento no transporte público

Buscando ampliar a qualidade do atendimento dos 48 mil passageiros que usam o transporte público todos os dias, a Secretaria de Mobilidade Urbana informa que, novos ônibus foram incorporados à frota de atendimento municipal e oito linhas terão ampliação de atendimento.

O cronograma de mudanças já está em andamento e será finalizado em março, incluindo a expansão dos horários de atendimento em novas regiões, aumentando a cobertura do sistema e melhorando a qualidade do serviço para os usuários do transporte coletivo de Jacareí.

Confira abaixo as linhas com horários ampliados:

– Linha 01 – Vila Branca (a partir de 24/02)
Novos horários: 20h30 e 22h (Bairro) / 20h50 e 22h15 (Av. Siqueira Campos – JB)
A partir das 19h25, todas as viagens seguirão a rota estendida até o Fórum

– Linha 05 – Cidade Salvador (em vigor)
Alteração das primeiras partidas para 04h39 e 05h34

– Linha 08 – Parque Santo Antônio (a partir de 17/02)
Trajeto estendido nas partidas das 08h50, 11h10 e 15h25 (exceto às sextas-feiras durante a feira-livre), via Rua Conselheiro Antônio Prado, com a criação de novos pontos de parada

– Linha 09 – Jardim Emília (a partir de 17/02)
Alteração para 12h20 (sentido Centro)

– Linha 15 – Bandeira Branca (em vigor)
Novos horários: 22h10 (Bairro) e 22h35 (Rua Rui Barbosa)

– Linha 18 – Rio Abaixo / Jardim Paraíso (a partir de 06/03)
Ampliação de 11 novas partidas:
Rio Abaixo: 12h10, 14h, 14h45, 16h e 17h10
Jardim Paraíso: 05h, 12h40, 14h30, 15h15, 16h20 e 17h40

– Linha 21 – Santo Antônio Boa Vista (em vigor)
Alteração para 06h35 (Santo Antônio Boa Vista sentido Centro)

– Linha 27 – Conjunto 22 de Abril (em vigor)
Alteração de horários: 11h10 (Av. Santos Dumont) e 12h10 (via Cooper Cotia).

Renovação da frota
Com os três veículos 0km incorporados, a cidade passa a contar com sete ônibus do novo modelo, que estão circulando em 11 diferentes linhas. Além de ar condicionado nos novos ônibus, desde o último ano, foi implantado wi-fi gratuito em toda frota.

“Seguimos fiscalizando a empresa operadora do serviço para que renovemos cada vez mais a frota de ônibus que atende nossa população. Além disso, a ampliação dos horários é fruto do nosso trabalho de monitoramento constante das linhas e as informações prestadas pelos próprios passageiros, por isso a importância de que todos utilizem nosso aplicativo e-Ouve”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, Edinho Guedes.

Os horários completos podem ser consultados no site da JTU (clique aqui). Além disso, os usuários podem acompanhar as rotas em tempo real, por meio do aplicativo CittaMobi. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone 0800 701 05 02 ou pelo aplicativo e-Ouve, disponível no Google Play, App Store ou no site da plataforma (clique aqui).

Informações: Prefeitura de Jacareí
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Com novo modelo de concessão, Ceará amplia transporte e congela tarifas

O transporte rodoviário intermunicipal do Ceará passou por uma transformação em 2024 com a licitação do serviço metropolitano regular operado por ônibus. O novo modelo, pioneiro no Nordeste, implementou a remuneração das empresas por quilômetro rodado, permitindo maior flexibilidade na oferta de transporte e garantindo a manutenção dos preços das passagens. A mudança foi conduzida pela Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), com apoio do Governo do Estado.

Atualmente, cerca de 2,2 milhões de pessoas utilizam o serviço de transporte intermunicipal. Com a nova concessão, o Estado passou a subsidiar parte da tarifa, garantindo a manutenção dos preços. Desde dezembro de 2022, não houve reajuste no valor das passagens, uma vez que 34% da tarifa do transporte metropolitano regular e 51% da tarifa do serviço complementar (vans) são custeados pelo governo.

Expansão do serviço e novas linhas
A alteração na forma de remuneração das empresas também viabilizou a ampliação da cobertura do transporte metropolitano. Antes da licitação, as operadoras dependiam exclusivamente do valor arrecadado com as passagens, o que dificultava a criação de novas linhas em locais com menor demanda. Segundo o coordenador de transporte da Arce, Hélio Holanda, com o pagamento por quilômetro rodado, novas localidades passaram a ser atendidas, tornando o sistema mais eficiente.

Ao todo, quatro novos municípios foram incluídos na cobertura do transporte metropolitano: Paracuru, Paraipaba, São Luiz do Curu e Trairi. Além disso, localidades como Serrote, Salgado, Cágado (São Gonçalo do Amarante), Orgulho do Ceará e Guanacés passaram a contar com o serviço. A expansão também resultou no acréscimo de 11 novas linhas de ônibus, um aumento de 16,41%, e nove novas rotas operadas por vans, representando um crescimento de 68,75%.

Outra novidade foi a retomada dos ônibus corujões em Caucaia e Maracanaú, que voltaram a operar entre 1h15 e 3h45 da manhã. Antes da licitação, o serviço não estava disponível durante esse período.

Modernização da frota e qualidade do transporte
Além da ampliação da oferta de transporte, as novas concessões exigem renovação da frota, garantindo ônibus mais modernos e equipados com ar-condicionado. “O novo contrato assegura um deslocamento mais confortável e seguro para os passageiros”, afirma Hélio Holanda.

O presidente da Arce, João Gabriel Rocha, destaca que a licitação do transporte metropolitano representa um avanço para a mobilidade urbana no estado. “Esse modelo garante segurança jurídica, previsibilidade econômica e melhoria na qualidade do transporte público. Seguiremos monitorando e fiscalizando para assegurar a eficiência do serviço e o bem-estar dos usuários”, conclui.

* Com informações do Governo do Estado do Ceará

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Multas em faixas exclusivas de ônibus disparam em Campinas

O número de infrações por uso indevido das faixas exclusivas de ônibus em Campinas aumentou 72,95% em 2024. De acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), foram 6.266 autuações registradas ao longo do ano, contra 3.623 no mesmo período de 2023.

A fiscalização é realizada por agentes de mobilidade urbana nos principais corredores de ônibus, especialmente nos horários de pico, e também por meio do videomonitoramento. A restrição ao tráfego de veículos nas faixas exclusivas é devidamente sinalizada por placas regulamentares.

Desde dezembro, um trecho do Corredor BRT Ouro Verde, na Avenida das Amoreiras, passou a contar com videomonitoramento remoto. A câmera, instalada no cruzamento da via com a Laranjal Paulista (sentido Centro–bairro) e a Dom Joaquim Mamede da Silva Leite (sentido bairro–Centro), tem visão de 360 graus e é operada pela Central de Monitoramento de Operações da Emdec.

Entre dezembro e janeiro, o equipamento registrou 325 autuações por desrespeito à faixa exclusiva de ônibus, sendo 136 em dezembro de 2024 e 189 em janeiro de 2025.

De acordo com o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar indevidamente em faixas exclusivas para transporte público é uma infração gravíssima, que acarreta sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 293,47. Já as faixas preferenciais podem ser utilizadas por outros veículos, desde que respeitem a prioridade do transporte coletivo.

Informações: Sampi.net

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