Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Enem 2022 em SP: saiba quais linhas usar para fazer a prova

sexta-feira, 11 de novembro de 2022


O objetivo é facilitar a chegada dos estudantes aos locais de prova, que ocorre neste domingo, 13 de novembro.

A SPTrans informa que a frota programada para este domingo, 13 de novembro, corresponderá a 100% de um domingo.

Veja aqui a relação de linhas e escolas atendidas para facilitar a chegada dos estudantes aos locais de prova do ENEM 2022.

Utilize o Bilhete Único
Aos domingos, quem possui o Bilhete Único Estudante (gratuidade ou meia tarifa) pode utilizar até quatro ônibus diferentes em um período de duas horas, pagando somente uma tarifa. Já quem tem o Bilhete Único com créditos comuns pode usar até quatro ônibus, em um período de oito horas durante os domingos e feriados, pagando somente uma passagem (desde que a última recarga tenha sido no mínimo de quatro tarifas). Além disso, não pode embarcar no mesmo veículo no intervalo de oito horas, pois uma dupla passagem do Bilhete Único na catraca acarretará uma cobrança de uma nova tarifa.

Integração com Metrô / CPTM
Nas primeiras duas horas, você poderá usar o Bilhete Único Comum na integração com Metrô ou CPTM. Nas seis horas seguintes, deve-se usar somente ônibus, desde que o total de viagens ônibus + metrô / trem não ultrapassem quatro viagens, para evitar a cobrança de uma nova tarifa.

Informações: SPTrans
READ MORE - Enem 2022 em SP: saiba quais linhas usar para fazer a prova

Belém terá mesma frota de ônibus no dia do Enem

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), fará a orientação e fiscalização do transito para garantir fluidez nos acessos aos principais locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá no próximo domingo, 13. 

Dezoito agentes de trânsito, sete viaturas e quatro motocicletas estão disponibilizadas para a execução do serviço, no horário de 9h às 14h.

Pontos Operacionais – Foram definidos como pontos operacionais os principais locais de prova, que representam os de grande movimentação de candidatos e de fluxo de veículo. Na Universidade Federal do Pará (UFPA), os agentes estarão posicionados nos portões 1 e 3 e na avenida Perimetral com a rua Augusto Corrêa. Em cada local de acesso estarão dispostos dois agentes e uma viatura.
As avenidas Pedro Miranda e Alcindo Cacela, onde se localizam a Universidade da Amazônia (Unama) e no Centro de Estudos Superiores (Cesep), e na rua dos Mundurucus com a rua dos Tupinambás, no acesso ao Colégio Ideal, são locais de grande movimentação de veículos e de candidatos. A Semob destacou equipes para orientar o trânsito nesses trechos e garantir a segurança viária dos candidatos no acesso aos locais de prova e a fluidez do trânsito.

Os agentes de trânsito também farão rondas em viaturas e motocicletas nos principais corredores de trânsito,onde existirem locais de provas, como as avenidas Almirante Barroso, Governador José Malcher, Nazaré, Governador Magalhães Barata, Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado. 

Frota

As linhas municipais e metropolitanas gerenciadas pela Prefeitura de Belém devem operar com a mesma frequência dos dias úteis, de maneira a atender ao fluxo de pessoas em trânsito para os locais de prova. 
Para isso, a Semob encaminhou ordem de serviço às empresas determinando que nos dois domingos de realização do Enem 2022, nos dias 13 e 20 de novembro, a frota do sistema de transporte coletivo por ônibus seja a mesma estabelecida nos dias úteis, em todas as linhas gerenciadas pela Prefeitura de Belém, via Semob.
 
Exame

As provas do Enem ocorrerão em dois domingos, no dia 13 e no dia 20 de novembro.Nas duas datas, os portões dos locais de prova serão fechados às 13 horas e o exame iniciará às 13h30 (horário de Brasília).

A quantidade exata de estudantes paraenses habilitados a fazerem as provas (na versão impressa e digital) é de 199.843. No primeiro dia, terão que responder a 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de escrever uma redação de até 30 linhas.

Informações: Prefeitura de Belém
READ MORE - Belém terá mesma frota de ônibus no dia do Enem

Prefeitura de Manaus realiza visita técnica ao Centro de Controle Operacional do IMMU

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou na tarde desta quarta-feira, 9/11, uma visita técnica ao prédio onde será o Centro de Controle Operacional do IMMU. O local está situado na avenida Theomário Pinto, bairro Chapada, zona Centro-Oeste da cidade, e vai receber as demandas de trânsito, transportes e ainda estará integrado com os sistemas do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), para monitoramento dos ônibus em tempo real.

“Nesse local irá funcionar o Centro de Controle Operacional do IMMU. Aqui serão analisadas as medidas imediatas a serem aplicadas na mobilidade urbana da cidade. Vamos monitorar as linhas de ônibus para que cumpram as viagens, estaremos integrados com o sistema do Sinetram para acompanharmos os horários das linhas e verificar se a viagem foi integralmente realizada. Também estaremos em contato direto com os agentes nas ruas, para que qualquer situação que prejudique a fluidez seja resolvida”, informou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

O novo local irá monitorar todo o sistema do aplicativo “Cadê meu ônibus”, utilizado para os usuários saberem as linhas, itinerários e horários dos coletivos e estará linkado com o sistema da Prefeitura de Manaus. O app permitirá verificar onde o ônibus está, se está atrasado e o motivo da eventualidade na via.
“Nós vamos trabalhar a partir das informações que vamos receber em tempo real do Sinetram, dos agentes que estarão nas ruas e das câmeras que estão instaladas dentro dos ônibus e, a partir daí, poderemos tomar decisões que vão beneficiar os usuários, melhorar a situação das viagens dos coletivos e permitir melhor fluidez nas vias”, finalizou Paulo Henrique.

O Centro Operacional também irá acompanhar o Sistema de Semáforos Inteligentes que vai estar conectado com a programação de todo o sistema de transporte urbano, o que vai permitir que haja mais fluidez para os ônibus nos corredores viários, como também vai melhorar o tempo de viagens dos coletivos, beneficiando a população com um serviço de qualidade nos transportes.

Informações: Prefeitura de Manaus
READ MORE - Prefeitura de Manaus realiza visita técnica ao Centro de Controle Operacional do IMMU

Em SP, Concessão de 19 terminais de ônibus começa nesta terça-feira

A Prefeitura de São Paulo informa que foi emitida ordem de serviço para início da concessão da administração, conservação e manutenção de 19 terminais de ônibus municipais à iniciativa privada, a partir desta terça-feira (1) por um período de 30 anos e contratação por regime de Parceria Público-Privada.

A concessão foi dividida em três blocos: os terminais da região Noroeste serão administrados pela SPE SP Terminais Noroeste S/A e conta com nove locais, mais as paradas Clínicas e Eldorado; o grupo Sul foi concedido à SPE São Paulo Sul S.A e terá 10 terminais sob sua responsabilidade; o processo licitatório do lote Leste está em andamento.

Durante o período da concessão, o acesso dos passageiros aos terminais deve permanecer gratuito, como é hoje, e o padrão de qualidade e conforto deve ser ampliado. Além disso, a área operacional dos ônibus deverá ser mantida, de forma a não causar nenhum prejuízo ao sistema de transporte coletivo público da cidade.

Além de administrar os equipamentos, as responsáveis deverão realizar obras de melhoria e requalificação, atualização tecnológica e incorporação de novas soluções, manutenção e aprimoramento da qualidade da vigilância e limpeza dos locais, e propiciar redução dos custos diretos e indiretos, trazendo economia de até R$ 3,5 bilhões à administração pública ao longo dos 30 anos, considerando os três blocos.
Como contrapartida, as concessionárias poderão veicular publicidade no interior dos equipamentos, ficarão responsáveis pela exploração comercial e poderão construir acima da área do terminal, criando novos empreendimentos e diversificando o uso do local.

Os outros 12 terminais que compõem o bloco Leste e as estações do Expresso Tiradentes continuam sob administração da SPTrans enquanto o processo licitatório para a PPP está em curso.

Confira como fica a administração de cada terminal da cidade a partir de terça-feira:

Concessionária SP Terminais Noroeste

Amaral Gurgel
Campo Limpo
Casa Verde
Jardim Britânia
Lapa
Princesa Isabel
Pinheiros
Pirituba
Vila Nova Cachoeirinha
Paradas Eldorado e Clínicas.

Concessionária SP São Paulo Sul

Água Espraiada
Bandeira
Capelinha
Grajaú
Guarapiranga
Jardim Ângela
João Dias
Parelheiros
Santo Amaro
Varginha

Bloco Leste - SPTrans

A.E. Carvalho
Aricanduva
Cidade Tiradentes
Itaquera II
Mercado
Parque D. Pedro II
Penha
Sacomã
São Miguel
Sapopemba/Teotônio Vilela
Vila Carrão
Vila Prudente
Todas as estações do Expresso Tiradentes.

Assessoria de Imprensa - SPTrans
READ MORE - Em SP, Concessão de 19 terminais de ônibus começa nesta terça-feira

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960