Trolebus em SP
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Salvador: Novos amarelinhos começam a operar a partir de segunda
segunda-feira, 8 de setembro de 2008Postado por Meu Transporte às 21:22 0 comentários
Marcadores: Bahia
Capital sem engarrafamento
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Marcadores: Ceára
São Paulo comemora Dia Mundial Sem Carro
Postado por Meu Transporte às 21:22 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Ônibus de BH ganha roupa nova
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Marcadores: Minas Gerais
Governo de Pernambuco desapropria área para construção de mais um Terminal de Integração em Olinda
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Marcadores: Pernambuco
Seul é exemplo em soluções para o fluxo de trânsito urbano
Em um momento no qual São Paulo, a principal metrópole brasileira, se depara com a polêmica decisão da administração municipal de manter um rodízio de caminhões em algumas das suas principais vias, o exemplo do país asiático foi debatido em pleno território paulistano. Para apresentar em detalhes o sucesso da experiência de Seul, o diretor do Departamento de Trânsito Urbano do Instituto de Desenvolvimento de Seul, Gyengchul Kim, esteve no Brasil no começo deste mês de setembro. Ele foi um dos protagonistas da 14ª Semana de Teconologia Metroferroviária, atraindo atenção para as iniciativas tomadas pelo governo sul-coreano.
Em coletiva à imprensa, o executivo avaliou que a melhoria do fluxo do transporte de cargas passa pela proibição da circulação destes equipamentos na região central das metrópoles, pela construção de vias específicas para o tráfego pesado e pelo incentivo ao transporte público de massa, visando reduzir a quantidade de automóveis nas vias públicas.
A opção por proibir o transporte de carga nos grandes centros urbanos, de acordo com Kim, é essencial, pois a frota brasileira de caminhões, hoje bastante desgastada, traz “caos e poluição por onde passa”. “Assim, se investirmos em transporte público, os carros que não circularem irão liberar as grandes avenidas para os caminhões passarem”.
A construção de alternativas como o Rodoanel, que irá ligar as principais rodovias do núcleo central da Região Metropolitana de São Paulo, é vista com bons olhos pelo sul-coreano. Ele disse à reportagem de PortoGente que agilizar esse tipo de via específica irá garantir um escoamento mais eficaz das cargas até os portos e aeroportos mais movimentados do principal pólo econômico do País.
De acordo com o sul-coreano, o incentivo ao transporte público se deu por meio da utilização de cartões pré-pago e de crédito para pagamento das tarifas, da diminuição de locais para estacionamento de carros, do aumento de faixas para pedestres e da fiscalização mais intensa para carros que estacionam em locais proibidos, com o valor das multas revertido para melhorias no transporte público.
O grande desafio, segundo ele, foi conscientizar a classe média e alta a utilizar o transporte público. “Muita gente nunca tinha entrado em ônibus”. Outro grande obstáculo foi mudar a cultura dos sul-coreanos quanto a onde parar os seus veículos. “Começamos a fazer uma fiscalização rigorosa do estacionamento de carros em locais proibidos. As pessoas estacionavam em qualquer local porque já não havia lugar para parar os automóveis”.
O caso mais emblemático da requalificação urbana de Seul foi a destruição do viaduto de Cheonggyecheon. Em lugar da obra sobre o canal, que cortava a cidade por 15 quilômetros, iniciou-se a revitalização de um antigo rio e de um parque para recreação.
A destruição do viaduto de Cheonggyecheon e a revitalização
da área mudaram a cara da capital sul-coreana
Metrôs e ônibus correspondem hoje por 60% do transporte de Seul. A meta da administração local é de que, até 2021, esse valor chegue a 70%. Atualmente, a região metropolitana da capital da Coréia do Sul, que possui 24,1 milhões de pessoas, conta com 287 quilômetros de metrô, enquanto São Paulo convive apenas com 60 quilômetros.
“Nas minhas visitas [a outros países], carrego o vírus da conscientização para que as pessoas passem adiante pensando no desenvolvimento coletivo”, finalizou Kim, que disse esperar que na próxima visita a São Paulo encontrar um município mais bem resolvido com suas políticas de transporte e com as restrições feitas ao tráfego pesado.
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Marcadores: M u n d o
Integração em microônibus já funciona em Salvador
Já estão circulando nas ruas de Salvador, desde esta segunda-feira, 15, 28 microônibus de integração local em 14 diferentes pontos periféricos da cidade. O primeiro dia foi marcado por baixo movimento e usuários de transporte urbano pouco informados sobre a novidade. “A maioria das pessoas ainda nem sabe que o serviço está funcionando”, observou a agente da Superintendência de Transporte Público (STP), Ana Paula da Silva.
Na tarde desta segunda-feira, ela orientava os usuários no final de linha do Vale dos Lagos, onde circulam dois desses veículos (brancos pintados com faixa amarela), em intervalos de 15 a 20 minutos. O sistema funciona como uma espécie de baldeação com o coletivo convencional. No período de uma hora, o usuário paga apenas R$ 1 o trecho, com o Salvador Card – modalidades de meia-passagem escolar, vale-transporte eletrônico e bilhete avulso.
Nos próximos 15 dias, a previsão é de que circulem 100 “amarelinhos” por 43 linhas. De acordo com a STP, há 150 prepostos nas ruas e, até esta terça-feira, 16, um agente por turno vai estar em cada um dos 14 terminais de circulação dos microônibus, dando esclarecimentos à população. Para a administradora Idaildes Gonzaga, 42, a idéia da integração é válida, mas “a informação não foi bem divulgada”.
Ela e o lojista Valter do Rosário, 42, pegaram o veículo que faz o trajeto do fim de linha do Vale dos Lagos à Av. São Rafael pelo valor em espécie de R$ 2, cada, por não saberem que precisavam do bilhete eletrônico para pagar a meia-passagem. “A gente vai adquirir, porque compensa. Minha filha faz natação no Shopping Ponto Alto e vou poder trazê-la, pagando apenas R$ 1 pelo trajeto”, disse Idaildes.
Para Valter, a novidade também é bem-vinda, uma vez que a dificuldade de ônibus é grande para a Barra e outros trechos da orla. “Só temos as linhas Comércio R1 e R2, que demoram muito”, argumentou. Para o despachante da empresa Expresso Vitória, que faz o trajeto, Joselito Oliveira, a vantagem é grande: “Agora, em vez de aguardar duas horas, o usuário pega o microônibus até a Av. São Rafael, onde já têm mais opções”, disse.
No bairro de Pernambués, dois microônibus fazem o trajeto de ida e volta entre o fim de linha do bairro e a Rótula do Abacaxi, passando pela Rodoviária e o Detran. Os microônibus saem a cada 20 minutos e oferecem novas opções de linhas aos usuários nos grandes corredores de tráfego, como os destinos do subúrbio, orla e Terminal da França.
DESCONTO – A opção de desconto na segunda viagem agradou ao comerciante Adelson Santiago, 31, que foi da Rodoviária para a Federação. “Não ia pegar esse carro porque não sabia do desconto. Orientado, achei muito bom porque economizei R$ 2 (entre a ida e o retorno). É um sistema justo”, avaliou.
A dona-de-casa Rosemeire Ramos, 29, também experimentou o novo sistema. Ela pagou R$ 2 no ônibus convencional para levar o filho ao médico, na Av. Tomaz Gonzaga, e ainda sobrou tempo para garantir a gratuidade na volta para o fim de linha. “Não ouvi falar sobre isso, mas gostei. Sempre utilizo ônibus dentro do bairro porque fica longe para ir andando. Se não tivesse esse desconto, pagaria R$ 4”, avaliou.
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Marcadores: Bahia
Secretaria promove semana da mobilidade
A “Semana Europeia da Mobilidade” abre espaço para que várias cidades promovam uma maior sensibilização e consciencialização dos seus cidadãos para a adopção das melhores escolhas, quando colocados perante a necessidade de, no decurso das suas rotinas diárias, efectuarem deslocações na cidade.
A Secretaria Regional do Turismo e Transportes, através da Direcção Regional de Transportes Terrestres e da Empresa Horários do Funchal - Transportes Públicos S.A., dará suporte a uma acção subordinada ao tema “Utilize o transporte público-Proteja o ambiente”, integrada no âmbito da “Semana Europeia da Mobilidade”, que se realiza desde ontem até ao dia 22 de Setembro.Assim, durante este período, a Linha Eco funcionará de forma gratuita a todos quantos utilizarem este serviço. Será ainda exibido durante este tempo, pela RTP-M, um anúncio de incentivo à utilização do transporte público, alertando para a necessidade de redução das emissões poluentes.Entretanto, nos dias 18 e 19 de Setembro estarão expostos nas placas centrais da Avenida Arriaga, em frente à Secretaria, alguns meios de transporte da Horários do Funchal, bem como os produtos disponibilizados ao público como opção para as suas deslocações. A empresa providenciará o atendimento de todos quantos queiram visitar a exposição, prestando as informações necessárias sobre os serviços disponibilizados entre as 9 e as 20 horas.Ainda no dia 18, será aberta, no espaço Infoart da Secretaria Regional do Turismo e Transportes uma exposição de fotografias que revelam aspectos da histótia dos transportes na Madeira, muitas das quais pertencem ao acervo das colecções Vicentes e Perestrelo. Neste contexto, poderão ser observados alguns dados e várias referências sobre a evolução e o momento actual dos transportes públicos na Região.A “Semana Europeia da Mobilidade” abre espaço para que várias cidades promovam uma maior sensibilização e consciencialização dos seus cidadãos para a adopção das melhores escolhas, quando colocados perante a necessidade de, no decurso das suas rotinas diárias, efectuarem deslocações na cidade.
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Marcadores: Brasil
Motoristas encerram greve de ônibus em Limeira
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Marcadores: São Paulo
Moradores do Marabaixo II pedem abrigo nos pontos de ônibus em Macapá
Passava do meio-dia e meia, quando o ônibus da linha Coração/Marabaixo parou em um local da 7ª Avenida para atender ao chamado de parada feito por usuários daquele ônibus. Pelo menos sete pessoas desceram tomando o caminho das suas casas, retornando da escola ou do trabalho.
E como já disseram anteriormente, em outros registros feitos pelo Jornal do Dia desde que o projeto Jornal do Dia na Comunidade foi lançado, não existem paradas ou abrigos, como são chamados os locais, para aguardar o transporte coletivo no bairro Marabaixo I, Marabaixo II e no Marabaixo III.
Existem três exemplos na principal entrada do Marabaixo II, o primeiro deles na esquina da AIFA, na Rua Ranolfo de Souza Gato, onde os passageiros se abrigam embaixo de uma árvore para agüentar o sol quente enquanto aguardam a chegada do ônibus. O único abrigo encontrado naquela rua fica em frente a uma Vitaminosa, próximo da entrada do Marabaixo III.
Já no Marabaixo III, a história continua a mesma. Usuários do transporte coletivo contam com a benevolência dos donos de mercearias ou residências para se abrigarem do sol ou da chuva enquanto aguardam o ônibus.
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Marcadores: Amapá
Agepan faz parcerias pelo fim clandestinidade no transporte em MS
Postado por Meu Transporte às 21:22 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso do Sul
Paradas agora têm policiais de guarda em Natal
Postado por Meu Transporte às 21:22 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
Superlotação constante irrita usuários do metrô no Rio
" Às vezes, espero até quatro composições do metrô passarem antes de conseguir entrar num e seguir da Central até a estação da Glória "
- Há cerca de um ano venho reparando que as estações estão inchadas. Às vezes, nas horas de rush da manhã e da noite, eu preciso esperar até quatro composições do metrô passarem antes de conseguir entrar num e seguir da Central até a estação da Glória. Já vi a porta não conseguir fechar, e os seguranças da estação tendo que chutar para ela fechar - afirmou o contador.
O administrador de empresa Ângelo Mascia, que mora em Irajá, onde existe uma estação, precisou dar o seu jeitinho para conseguir usar o transporte: ele vai todos os dias de carro até o Engenho da Rainha para pegar um trem extra, que, segundo ele, sai mais vazio.
- O problema é quando eles colocam o 'trem curto' saindo de lá, porque fica lotado. É um absurdo, mas se eu fosse pegar o metrô na estação de Irajá, eu esperaria até oito carros antes de conseguir entrar em algum, e ainda me estressaria. Uma vez uma pessoa se jogou em cima de mim e quase machucou um casal de idosos só para não perder o metrô - afirmou o administrador, que salta no Estácio e ainda pega a linha 1 para a Carioca.
O Metrô Rio transporta atualmente 550 mil pessoas por dia, cerca de 6% maior que 2007, que já havia registrado um aumento de 10% em relação ao número de usuários em 2006. De acordo com a concessionária o motivo desse aumento de passageiros, que tem deixado as estações lotadas principalmente nos horários de rush, foi a falta de renovação da frota, ou seja, apesar do aumento no número de estações, não houve um aumento no número de carros.
Para o professor Rômulo Orrico, do departamento de engenharia de transportes da Coppe/UFRJ, no entanto, além do número de carros, a falta de priorização do transporte público também pode explicar em parte o problema.
- Todo o sistema viário da cidade foi pensado para carros particulares. Um exemplo são as construções de garagens públicas recentes, que passam a seguinte mensagem: 'venha para o trabalho de carro'. Sem um investimento ou uma rede pensada para o transporte público, o número de carros nas ruas aumenta e, conseqüentemente, o trânsito piora. Não é o transporte público que causa congestionamento, mas são os carros. Ou seja, o usuário acaba pagando pelo engarrafamento que não causou - afirmou.
Além disso, o professor ressaltou ainda a falta de um planejamento dos corredores viários da cidade, que continuam da mesma forma que eram quando o coração administrativo e financeiro da cidade ficava quase que exclusivamente no Centro.
- A cidade se desenvolveu, mas a rede de transporte público não acompanhou. Antigamente, a cidade era monocêntrica, ou seja, a tendência era que o deslocamento fosse todo para o Centro, onde tudo ficava. Hoje em dia, isso mudou, ela é policêntrica. As coisas estão muito mais espalhadas. Um exemplo disso é o volume de usuários de trem, que diminuiu. Isso porque mudou a relação do transporte com a cidade. O problema é que os corredores viários não foram mudados - disse, lembrando que o Rio está num bom momento para começar a fazer essa discussão:
- Muitas concessões estão começando a vencer. Ou seja, é hora de começar a debater sobre esses contratos e repensar essas rotas.
Alívio só começa a partir do final do ano que vem.
" Eu moro em Irajá, mas prefiro pegar o metrô da estação do Engenho da Rainha durante a manhã, pois sempre sai um extra. O problema é quando eles colocam o 'trem curto' saindo de lá, porque fica lotado "
A direção do Metrô Rio reconhece que o problema da superlotação nas estações é crítico. De acordo com o diretor de Relações Institucionais do Metrô Rio, Joubert Flores, no entanto, a vida dos passageiros só deve começar a melhorar no fim do ano que vem, quando ficar pronta a obra que vai criar duas novas estações, o que vai acabar com a transferência da linha 1 para a linha 2 no Estácio.
- Quando assumimos o metrô, há dez anos, nosso contrato previa apenas a operação dos carros. O investimento em novas composições era contrapartida do governo. Apesar disso, não foi exatamente o que aconteceu. Para cada estação que era inaugurada, o governo deveria comprar novos carros, mas até hoje não recebemos os carros novos para as estações Siqueira Campos e do Cantagalo. Com o aumento do número de usuários, a gente percebeu a necessidade desse investimento em mais carros, mas só a partir do fim do ano passado que nós assumimos esse papel, com a renovação do nosso contrato de concessão - afirmou Joubert, que lembrou que a compra de novos carros já está prevista:
- Estamos comprando 114 novos carros, o que vai aumentar a nossa frota em 66%, acabando com os trens curtos. Além disso, com a construção das novas estações, só quem precisa ir para Copacabana ou para a Tijuca vai fazer a transferência no Estácio, o que vai diminuir muito o fluxo de passageiros, que vai ficar mais bem distribuído. O problema é que nada disso é rápido. A ligação Pavuna-Botafogo, que vai diminuir a viagem em até 13 minutos, só deve ficar pronta no fim do ano que vem. A instalação dos novos carros também só deve ser concluída em três anos.
" Para cada estação que era inaugurada, o governo deveria comprar novos carros, mas até hoje não recebemos os carros novos para as estações Siqueira Campos e do Cantagalo "
Em nota, a secretaria de Transportes afirmou que a responsabilidade de comprar novos trens para as estações de Siqueira Campos e do Cantagalo, que foi inaugurada em 2007, durante o governo Sérgio Cabral, seria das administrações anteriores, e afirmou que prefere não se pronunciar sobre o assunto. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a solução adotada pelo governo atual para ampliar o sistema metroviário, considerando as restrições orçamentária, foi buscar um acordo com a concessionária visando investimentos privados que englobam não só um aumento de 60% na frota de carros, mas também a construção de duas novas estações, além de melhorias nos sistemas elétrico, de sinalização e segurança, entre outros pontos.
Depois que as obras estiverem prontas, a previsão é que o metrô possa receber o dobro de passageiros que transporta por dia, que atualmente chega a 550 mil. Por enquanto, a concessionária afirma que está reformando os carros antigos, além de investir em campanhas educacionais, como a que orienta os passageiros a não ficar na frente da porta.
A falta de educação, aliás, é uma das principais reclamações de uma usuária do carro das mulheres, que preferiu não se identificar:
- O vagão das mulheres deveria funcionar o dia inteiro. Já vi uma mulher prender o braço na porta por causa da superlotação do carro, que estava com homens dentro. Ela deu um grito, e depois a porta abriu e ela saiu. Nem sei como ficou o braço dela - disse.
Outra leitora, que não quis se identificar, relatou que já viu até desmaios dentro do metrô por causa do forte calor:
" Graças a Deus eu nunca tive problemas com o excesso de calor, mas é muito freqüente, nos horários de grande movimento (manhã e noite), uma ou outra pessoa desmaiar "
- O ar-condicionado pára de funcionar quando o vagão está superlotado, e não mantém a temperatura agradável como deveria. Graças a Deus eu nunca tive problemas com o excesso de calor, mas é muito freqüente, nos horários de grande movimento (manhã e noite), uma ou outra pessoa desmaiar. Quando isso acontece, os passageiros acionam o alarme de emergência e na estação mais próxima os seguranças retiram a pessoa para que seja atendida fora do vagão - relatou.
Segundo o diretor de relações institucionais do metrô, com a reforma dos carros, a idéia é que o problema com o ar condicionado melhore. Segundo ele, o problema, que afeta principalmente os passageiros da linha 2, acontece porque os carros têm um sistema de ar condicionado planejado para funcionar em uma área subterrânea. O problema, de acordo com ele, é que parte do trajeto da linha 2 é feito ao ar livre, sob o sol.
- Os novos carros terão um sistema de ar condicionado projetado para isso. Enquanto isso estamos mexendo no sistema dos carros antigos, que estão sendo reformados.
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Marcadores: Rio de Janeiro
Defesa Social quer gratuidade para PM em Natal
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Marcadores: Rio Grande do Norte
Ônibus são obrigados a parar fora do ponto após às 23horas no Piauí
Postado por Meu Transporte às 21:22 1 comentários
Marcadores: Piauí
Trem-bala poderá ser licitado no final deste ano
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Marcadores: Trem Bala
Rio: Pesquisa para melhoria no transporte
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Marcadores: Rio de Janeiro
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Marcadores: Pernambuco
Grande Recife Consórcio de Transporte é implantado formalmente
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Marcadores: Pernambuco