Para a alegria dos usuários de ônibus, a novela da passagem integrada parece estar chegando ao fim. O prefeito Tarcísio Zimmermann anunciou que nesta semana será enviado à Câmara de Vereadores o projeto de lei que regulamenta as diretrizes do transporte municipal. Depois de aprovada pelo Legislativo, será lançado o edital de licitação de concorrência do transporte coletivo municipal. Assim, as empresas que decidirem concorrer terão de implementar uma série de mudanças.
Entre as principais novidades, além da passagem integrada estão incluídas a integração com o Trensurb, bilhetagem eletrônica em todas as linhas e maior frequência de horários, principalmente nos bairros. A previsão é que dentro de quatro a seis meses, assim que ocorrer a licitação, os ônibus já estejam operando no novo sistema. Até que as novas empresas assumam, as atuais continuarão prestando o serviço nos moldes de hoje.
Conforme Tarcísio, a publicação do edital depende também de acordos que serão realizados com a Procuradoria Geral do Município (PGM). "É uma nova proposta de organização para o transporte. Quando o processo estiver concluído, vamos convocar audiências públicas para dialogar com a comunidade", avisa.
Mudanças confirmadas
As linhas que passam nos bairros, normalmente de 30 em 30 minutos, deverão ser mais frequentes, com intervalos menores
O objetivo é reduzir o número de ônibus que transitam no Centro. Em contrapartida, irá crescer a quantidade de coletivos nos bairros
O modelo dos veículos também deverá mudar. Serão utilizados micro-ônibus, principalmente na área central, contribuindo com o projeto de revitalização
Haverá linhas alimentadoras nos bairros, chamadas de troncais. Por conta disso, está prevista a construção de três ou quatro pontos de integração. Assim, as viagens serão mais rápidas
A licitação vai contemplar linhas troncais entre os bairros Canudos e Santo Afonso, passando pelo Centro
A Avenida Victor Hugo Kunz será uma das principais ligações com o Centro
CORREDORES
A Prefeitura tem projeto de construir corredores exclusivos para os ônibus, alteração que tornaria os coletivos mais rápidos. Tarcísio informa que a intenção é incluir essa proposta no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). "É importante dizer que o novo sistema de transporte está preparado para operar em vias exclusivas", acrescenta.
TARIFAS
Na avaliação de Tarcísio, é possível baratear o preço das tarifas. Isso porque atualmente, muitos ônibus saem do bairro e vão para o Centro com poucos passageiros. Isso reflete no preço da tarifa, que é calculada por meio de um índice de usuários por quilômetro rodado. Para o prefeito, com as novas linhas e itinerários, isso não acontecerá mais e a tarifa será mais acessível à população.
O SISTEMA ATUAL
A última licitação do transporte público de Novo Hamburgo ocorreu em 2001. No Município, três empresas respondem por mais de 95% do transporte urbano: Viação Hamburguesa, Courocap e Viação Futura. Já o transporte do bairro rural de Lomba Grande para o Centro é responsabilidade da Viação Feitoria. O último aumento da passagem ocorreu em 21 de março deste ano, quando a Viação Feitoria passou a cobrar R$ 2,20 por bilhete. Desde então, todas as empresas cobram o mesmo valor pelo serviço de transporte coletivo urbano.
Foto: Débora Ertel * Fonte: Jornal Novo Hamburgo