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Transporte coletivo do DF será 100% digital a partir do dia 11

domingo, 8 de dezembro de 2024

Com a inclusão de mais 295 linhas no sistema digital, a partir da próxima quarta-feira (11) todas as linhas urbanas do transporte público coletivo do DF passam a receber o pagamento de passagens somente por meio eletrônico. Os usuários devem ficar atentos, porque dentro dos ônibus não será possível pagar a tarifa com dinheiro em espécie. Ao todo, são 931 linhas que atendem todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

“Implantamos o sistema de forma gradual para dar tempo dos usuários entenderem as regras e escolher seu modo preferido de pagar a passagem”, disse o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves. Ele lembra que o sistema 100% digital começou a ser implantado em 1º de julho, com apenas 52 linhas (5,65% do total).

“Fomos ampliando aos poucos, inserindo as linhas onde o pagamento em espécie foi reduzindo. Ao todo, foram cinco ampliações e hoje o sistema registra um pequeno percentual de pagamento em dinheiro. Acreditamos que agora todos os passageiros estejam adaptados ao sistema digital e podemos inserir todas as linhas restantes”, avaliou o secretário.

Dados do sistema de bilhetagem automática do DF apontam a migração do pagamento em espécie para os meios digitais. Entre junho e dezembro deste ano, o pagamento em dinheiro na catraca caiu de 29% para 7,4% do total de acessos. O meio mais usado pelos passageiros é o cartão Mobilidade, com 49,2% dos pagamentos e depois o Vale-transporte, com 32,3% do total. Os cartões bancários são usados em 11% dos acessos e somente 0,03% dos embarques ocorrem com uso de bilhete avulso.

Com o sistema 100% digital, para acessar qualquer linha de ônibus do DF, os passageiros não podem mais pagar com dinheiro em espécie. Deverão utilizar cartões bancários (débito ou crédito), cartões de transporte (Mobilidade e Vale-transporte) ou bilhete avulso (QR Code). Os cartões bancários devem ter o sistema de pagamento por aproximação, mas os usuários poderão pagar também por meio de smartphones ou pulseiras eletrônicas.

Fazendo o pagamento com Vale-transporte ou cartão Mobilidade, o usuário tem o benefício da integração, que permite fazer até três embarques no intervalo de três horas pagando o valor máximo de R$ 5,50. Os cartões de gratuidades (Estudantil, PCDs e Sênior) também continuam sendo aceitos.

Os passageiros que preferem pagar em dinheiro, podem adquirir o bilhete avulso nos mesmos pontos de recarga do cartão Mobilidade. O bilhete é unitário, vendido no mesmo valor da tarifa da linha que o passageiro vai acessar e não permite a integração com outras linhas de ônibus nem acesso ao metrô.

O BRB mantém pontos de comercialização em 148 locais, onde é possível adquirir o bilhete avulso e fazer recarga do cartão Mobilidade. O passageiro também pode recarregar o cartão por meio de Pix no aplicativo BRB Mobilidade, ou com dinheiro nos terminais rodoviários e estações do metrô.

O atendimento é feito ainda nos postos de conveniência do BRB, localizados em áreas comerciais de grande circulação das cidades satélites e do Plano Piloto. Quem ainda não possui o cartão, pode se dirigir a um dos 70 pontos que oferecem o serviço, incluindo as unidades do Na Hora em Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Gama e Riacho Fundo.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF)

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BNDES conclui cálculos do projeto de Paes para ‘VLTzar’ corredor do BRT

Há dois anos, em 2022, o prefeito Eduardo Paes anunciou uma transformação ambiciosa no sistema de transporte público do Rio: a substituição gradual dos ônibus do sistema BRT pelos veículos leves sobre trilhos (VLT). O plano, batizado de “VLTzação”, visava modernizar e melhorar a eficiência do transporte nas zonas Oeste e Norte da cidade, com uma previsão de implementação ao longo de 15 anos.

Agora, o BNDES divulgou os resultados dos estudos e cálculos financeiros referentes às primeiras fases deste projeto. As análises focaram em duas linhas principais: a Transcarioca, que conecta o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão; e a Transoeste, que liga o Jardim Oceânico, também na Barra, aos bairros de Campo Grande e Santa Cruz.

Segundo os cálculos do BNDES, a implementação dessas duas linhas de VLT terá um custo total de R$ 12 bilhões. O valor inclui a compra dos veículos e a adaptação dos traçados atuais para acomodar o novo sistema de trilhos. A viabilização financeira será possível através de Parcerias Público-Privadas (PPP), uma estratégia comum para grandes projetos de infraestrutura.

Durante o anúncio original, em 2022, Eduardo Paes enfatizou que o plano era de longo prazo e transcenderia seu mandato. “Não é um plano do governo Eduardo Paes. A gente tem que aprender a perpassar governos,” afirmou o prefeito, ressaltando a importância de continuidade administrativa para o sucesso do projeto.

Os estudos também indicam que os novos veículos do VLT terão uma capacidade significativa de transporte, estimada em 500 mil passageiros por dia. A velocidade das composições será ajustada de acordo com o ambiente em que transitam, podendo atingir velocidades maiores em vias segregadas para garantir eficiência e segurança.

Informações: Diário do Rio

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Em BH, Ônibus articulados do Move são substituídos por veículos menores

A renovação da frota das linhas metropolitanas, que ligam as cidades da Grande BH à capital mineira, teve início com a chegada de 66 veículos novos nesta quinta-feira (5/12) e deve resultar no fim dos ônibus articulados no sistema. Os veículos do tipo sanfonados serão substituídos por um modelo menor, sem articulação, que transporta até 25 passageiros a menos. No sistema do Move municipal de Belo Horizonte, as empresas têm testado alternativas para os articulados, que só podem circular até o final de 2026.

A decisão pela compra do novo modelo de ônibus visa garantir uma maior eficiência operacional, explica Pedro Calixto, secretário-adjunto de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias. Chamado de superpadron, o veículo tem três eixos (dois na dianteira, um na traseira) e 15 metros de comprimento, o que é cerca de 2 metros maior do que um ônibus convencional e 3,5 metros menor do que um ônibus articulado.

A configuração do superpadron deve facilitar as manobras, especialmente fora dos corredores do Move, onde os ônibus dividem espaço com motos e carros de passeio. “Eles vão atuar no corredor do Move e, à medida que os ônibus novos forem chegando, e não havendo necessidade, a ideia é que os articulados sejam substituídos pelo novo modelo”, explica o secretário-adjunto.

Os superpadrons transportam até 101 passageiros, sendo 40 sentados e 61 em pé. Já a lotação dos articulados pode chegar a até 126 pessoas, dependendo do modelo. Caso haja superlotação com a adoção desses novos ônibus, o secretário-adjunto garante que haverá aumento na oferta de viagens. “É lógico que, se a demanda permanecer, eu vou ter que colocar mais ônibus para atendê-la, já que o superpadron tem capacidade ligeiramente menor”, defende.

Estações

Além dos veículos novos, o Move Metropolitano receberá investimentos em sua estrutura viária. Recentemente, o governo estadual anunciou a construção de um novo terminal de integração em Santa Luzia, em convênio com a prefeitura. A obra será a primeira expansão do sistema desde sua inauguração, em 2014. Outro anúncio recente foi a seleção de dois corredores de ônibus para receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e que deverão fazer o trajeto até o Centro de Belo Horizonte, a partir do Terminal São Benedito e do Terminal Justinópolis, ser inteiramente em faixas exclusivas.

Segundo o secretário-adjunto Pedro Calixto, MG-010 deve receber quatro novas estações de ônibus, com o objetivo de facilitar a baldeação dos passageiros que utilizam a via. Em setembro, o Move Metropolitano recebeu a linha 506C, que liga o Jardim do Glória, em Vespasiano, a Belo Horizonte, sem passar pelo Terminal Morro Alto. A linha foi uma reivindicação dos moradores, que reclamavam de desviar três quilômetros da rodovia para dentro do Terminal Morro Alto e fazer a baldeação.

“[A linha 506C] veio nesse sentido de evitar que as pessoas entrassem no Morro Alto para fazer a baldeação. Não é uma estação do Move, é um ponto de ônibus que está servindo como estação, mas dentro desse projeto da MG-010 estaria uma estação por ali”, detalha o secretário-adjunto.

Na capital

O sistema Move municipal de Belo Horizonte também passará por mudanças no perfil da frota. Recentemente, as empresas da capital iniciaram a renovação dos veículos padrons (aqueles sem articulação) pelo modelo chamado BRT Misto, que também é menor e, por consequência, transporta menos passageiros. A justificativa se baseia no argumento de que os ônibus menores fazem manobras mais facilmente, o que garante maior eficiência fora dos corredores BRT.

Os ônibus do tipo BRT Misto transportam até 10 passageiros a menos do que os antigos padrons, o que representa 12% a menos de passageiros. O decreto da Secretaria de Mobilidade (SUMOB) de agosto determina que a entrada desses ônibus no sistema contribua para um aumento no número de viagens nas linhas em que circulam de, no mínimo, 8% (oito por cento) em comparação ao primeiro semestre deste ano. Até o momento, esse aumento não ocorreu.

Outra mudança na frota se dá pela adoção dos superpadrons. Desde a inauguração do Move, as empresas tiveram três veículos articulados substituídos por incêndios, sendo que um deles foi substituído por um ônibus que a Sumob classifica como “veículo Padron de maior porte” — menor e que transporta menos passageiros. Atualmente, um modelo semelhante está sendo testado nas linhas do sistema.

Informações: Estado de Minas

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Ceturb-ES inicia programação especial de verão

A partir deste domingo (08), as linhas que atendem aos balneários da Grande Vitória terão reforço de viagens nos fins de semana e feriados. A programação deverá se estender durante todo o Verão. Além do reforço, haverá ainda 23 veículos de reserva nos terminais para qualquer eventualidade de concentração de demanda além do previsto.

No período do Verão, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) intensifica o monitoramento das demais linhas do sistema e, caso haja demanda, elas também receberão reforço. Já os veículos de reserva vão atender aos terminais Jacaraípe, Vila Velha, Itaparica, São Torquato e Campo Grande.

A fiscalização da Ceturb-ES vai acompanhar de perto e monitorar a demanda para se for necessário, ajustar a oferta.

Linhas de praia que terão reforço:

211 - Santo André / Jardim Camburi
331 - Ilha das Caieiras / Praia do Suá
513 - T. Carapina / T. C. Grande, via T. J. América /T. S. Torquato, via Beira Mar
611 - T. Itaparica / Praia da Costa, via Itapoã / Crefes – Circular
672 - Trevo de Setiba/ T. Itaparica
854 - Praia Grande / T. Jacaraípe, via Nova Almeida

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES

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Começam testes nos percursos da futura linha turística em Santos

Santos deu mais um passo para voltar a ter uma linha de ônibus turística de passageiros. Na manhã desta quarta-feira (4), membros da Prefeitura e da agência de receptivo que vai operar o serviço realizaram os testes operacionais para acertar detalhes dos percursos.

Pelo planejamento, a linha turística faria três rotas fixas: orla, futebol (passando por pontos turísticos relacionados a Pelé e o Santos FC) e Centro Histórico, além de uma sazonal ligando o Terminal Marítimo Giusfredo Santini-Concais e pontos turísticos da Cidade, quando houver passageiros de cruzeiros em trânsito.

A ideia é que operação com os turistas inicie até o fim do mês, a fim de atender ao fluxo de visitantes à Cidade na temporada de verão, avaliado pela Prefeitura em mais de 3 milhões de pessoas. 

Durante os percursos, os turistas podem escer dos veículos durante as paradas no caminho. E foi justamente para avaliar esses pontos, o tempo de percurso e sua viabilidade que o teste foi realizado, conforme explicou a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Selley Storino. 

No teste, técnicos da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa (Seectur), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e da Central de Receptivo (agência que vai operar os ônibus) percorreram grande parte dos percursos e fizeram algumas das paradas simuladas em pontos-chave como a Ponta da Praia, Vila Belmiro, Memorial Necrópole Ecumênica, Praiamar Shopping, Avenida Ana Costa, entre outros.

POSTOS DE ATENDIMENTO TURÍSTICO - A Central de Receptivo foi a vencedora do chamamento público da Prefeitura para ocupar os Postos de Informação Turística (PITs) da Praça Mauá e Aquário, a fim de oferecer passeios, roteiros temáticos, passeios náuticos, walking tours e prestar informações. “A ideia é que as passagens da linha turística sejam vendidas nestes PITs”, explicou José Luis Blanco Lorenzo, proprietário da agência.

 Informações: Turismo Santos

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