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Em Cuiabá, Ponto de ônibus no Aquário Municipal é Implantado

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) instalou um ponto de ônibus em frente ao Aquário Municipal, localizado no bairro do Porto, em Cuiabá. 

No local, circulará a linha 106 Cidade Verde/Estação Ipiranga que percorre 32 paradas em seu trajeto e a linha 319 Altos da Glória/Praça do Porto, que é uma das mais abrangentes de Cuiabá com 60 paradas.

"Quero agradecer a Secretaria de Mobilidade Urbana pelo empenho em concluir com celeridade este pedido. É uma ampliação do direito de ir e vir e oportunizando a toda população acesso a um dos pontos mais atrativos de Cuiabá que é o Aquário Municipal", declarou Samantha Iris.

A secretaria de Mobilidade Urbana, Regivânia Alves Venâncio, destacou que está empenhada em garantir a boa qualidade no serviço do transporte coletivo. "Estamos trabalhando para que a frota atenda rigorosamente os horários e ofereça qualidade à população".

O Aquário Municipal Justino Malheiros é aberto à população de terça a domingo, no período das 9h às 18h, com entrada gratuita. O espaço abriga mais de 40 espécies de peixes típicos da Amazônica, do Cerrado e do Pantanal mato-grossense.

Informações a Imprensa

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Novo modelo de catraca alta começa a circular nos ônibus de Aracaju

O novo modelo de catraca dupla nos ônibus do transporte público de Aracaju e da Região Metropolitana começa a circular nesta terça-feira, 4. A nova catraca está em fase de teste até a implantação no transporte coletivo.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), a instalação da catraca alta segue uma determinação da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Em 2023, o órgão iniciou a instalação em linhas de maior ocorrências de pulos de catraca e assaltos a passageiros.

Ainda conforme o sindicato, a linha 004 (Santa Maria/Mercado) está com a catraca alta em caráter de teste e a previsão é de que o novo modelo seja implementado em toda a frota do transporte público.

Pulos de catraca

Segundo o Setransp, o pulo de catraca gerou um prejuízo financeiro estimado em R$ 1,5 milhão no ano 2024, com mais de 349 mil ocorrências registradas pelas câmeras de segurança em ônibus que circulam na capital e na Região Metropolitana.

O valor perdido seria suficiente para investir na compra de dois ônibus novos, ressaltando o impacto econômico significativo para as empresas do setor. Além disso, a prática é crime e onera o passageiro, influenciando no cálculo tarifário.

Informações: Infonet

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Prefeito anuncia 10 novos corredores de ônibus em Goiânia

O prefeito Sandro Mabel (UB) anunciou a criação de 10 novos corredores de ônibus em Goiânia. O anúncio foi feito durante seu discurso na primeira sessão da nova legislatura da Câmara Municipal, onde apresentou um pacote de medidas para modernizar e agilizar o sistema de transporte público na Capital.

As primeiras vias contempladas com os novos corredores serão as Avenidas 136, Jamel Cecílio, Castelo Branco e Mutirão. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que visa otimizar o fluxo do transporte coletivo na cidade.

Como parte das mudanças no sistema viário, o prefeito já havia autorizado a circulação de motocicletas nos corredores exclusivos de ônibus em importantes vias da cidade, incluindo:

T-63
T-7
T-9
Avenida 85
Avenida Universitária/Rua 10
Assis Chateaubriand
O projeto prevê um investimento de R$ 100 milhões em semáforos inteligentes, substituindo a licitação anterior da gestão do ex-prefeito Rogério Cruz.

"A ideia é sincronizar os ônibus com os sinaleiros para que eles cheguem perto e já fique verde automaticamente. Assim, eles ganham velocidade e podem circular igual metrô", explicou Mabel.

A administração municipal também planeja:

Reinstalação de radares de trânsito
Implementação de uma central de controle de tráfego
Uso de inteligência artificial em câmeras de monitoramento
Retorno do Grupo de Ações e Respostas Rápidas (Garra) da GCM
O vereador Lucas Vergílio (MDB) questionou o convênio entre a Guarda Civil Metropolitana e o Ministério Público de Goiás, que permite à GCM aplicar multas de trânsito. "A GCM é fundamental para Goiânia, mas este convênio não a fortalece, mas a sobrecarrega desviando da missão original", argumentou o parlamentar, defendendo a contratação de novos agentes de trânsito para essa função específica.

O conjunto de medidas representa uma significativa transformação no sistema de mobilidade urbana de Goiânia, com foco na priorização do transporte coletivo e na modernização da infraestrutura viária da capital.

Informações: g5 News

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Governo rompe contrato com consórcio responsável por obras do BRT em Cuiabá

O governo de Mato Grosso anunciou, nesta quarta-feira (5), a rescisão do contrato com o consórcio responsável pelas obras do BRT (Bus Rapid Transit) em Cuiabá e Várzea Grande. O estado disse que a decisão foi motivada pelo não cumprimento do acordo, com um atraso significativo na execução do projeto.

Segundo o governo, o consórcio executou pouco mais de 18% do empreendimento após mais de dois anos e três meses desde a ordem de serviço -o prazo de entrega era até 13 de outubro de 2024. Esse é mais um capítulo de uma novela que se arrasta há 13 anos.

“A nossa Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) notificou o consórcio mais de 50 vezes sobre os descumprimentos. Sentamos à mesa e tentamos todas as alternativas para evitar o rompimento. Porém, ficou muito claro que continuar com o contrato apenas estenderá o problema”, disse o governador Mauro Mendes (União Brasil).

Segundo o governador, serão apresentadas alternativas para garantir a continuidade da obra e o diálogo com o TCE (Tribunal de Contas do Estado) está em andamento.

O Consórcio BRT foi notificado da rescisão e terá cinco dias para apresentar sua defesa. A reportagem não conseguiu contato com a empresa.

A novela envolvendo o projeto começou em maio de 2012, quando houve a abertura dos envelopes das propostas da licitação para a realização da obra -na época, o plano era que fosse feito um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Cuiabá, que deveria ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014.

Em 2020, o estado optou por abandonar o VLT e transformar o sistema em BRT -corredores de ônibus-, como era a proposta inicial antes de ser alterada no governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

Em 2023, o governo de Mato Grosso começou a arrancar 6 km de trilhos que tinham sido instalados.

Foram gastos R$ 1 bilhão, 24 km de aço importado da Polônia e 40 trens comprados.

No mesmo ano, a gestão estadual que, em valores nominais, seriam necessários R$ 760 milhões para terminar o VLT, enquanto o BRT sairia por R$ 480 milhões (sem contar R$ 200 milhões para comprar 54 ônibus articulados).

LINHA DO TEMPO DO VLT DE CUIABÁ
Jun.12 Estado assina contrato com o Consórcio VLT Cuiabá por R$ 1,4 bilhão com prazo de 24 meses para as obras
Mar.14 Concedido aditivo de prazo de 12 meses para conclusão da obra (Abril de 2014)
Jun.14 Data em que o sistema deveria estar operando, conforme o cronograma inicial
Dez.14 Governo determina paralisação das obras, alegando atrasos no cronograma, entre outros problemas. O contrato foi paralisado com 30% das obras físicas feitas e gasto de R$ 1,066 bilhão
Abr.15 Sem entendimento para retomar as obras, ação conjunta do estado e dos ministérios públicos estadual e federal resulta na suspensão judicial do contrato
Jan.16 KPMG apresenta relatório apontando R$ 602,7 milhões como o valor necessário para concluir as obras. O consórcio pedia R$ 1,2 bilhão
Mar.17 Após pedido do governo, KPMG apresenta cálculo atualizado, que indica a necessidade de R$ 889 milhões; após rodadas de negociação, acordo é fechado por R$ 922 milhões
Ago.17 Operação Descarrilho da PF, para investigar suposto pagamento de propina por parte do consórcio; governo estadual decidiu rescindir o contrato unilateralmente com as empresas do VLT
Jun.19 Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a rescisão unilateral do contrato entre o governo e o consórcio. As empresas recorreram da decisão ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), que negou por duas vezes os recursos
Dez.20 O governador Mauro Mendes anuncia a substituição de VLT para BRT
Dez.21 Governador paga quase R$ 600 milhões referente ao empréstimo com a Caixa para o VLT e quita a dívida do estado
Abr.22 Governo homologa o resultado da licitação, no valor de R$ 468 milhões
Dez.22 Empresa do Consórcio Construtor BRT Cuiabá começa a retirada das estruturas que serviriam como suporte para cabos energizados do VLT no município de Várzea Grande
Jun.24 Mato Grosso e Bahia avançam no processo de venda dos vagões do VLT, com o TCE da Bahia autorizando a negociação.

Informações: Jornal de Brasília

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