Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

São Paulo ganha novo corredor de ônibus na zona sul na próxima segunda

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) inauguram, na próxima segunda-feira, mais um trecho de faixa exclusiva para ônibus na capital paulista. A trecho que recebe a restrição fica nas ruas  José Félix e Alves dos Santos, no Campo Limpo, zona sul da cidade. 

Segundo a CET, os coletivos vão trafegar com exclusividade pela faixa da direita dessas vias no sentido centro, entre a estrada do Campo Limpo e a avenida Professor Francisco Morato, em um trecho de 500 metros. A medida vale de segunda a sexta-feira, das 6h às 10h. 

Por causa das mudanças, as operações de carga e descarga no trecho deverão ser feitas entre 10h e 17h de segunda à sexta, após 13h no sábado e no domingo, durante o dia todo. Já o sistema de transporte público sofre alteração no ponto de embarque inicial para a linha 8700/21, atualmente localizado na rua José Félix, a 80 metros da Avenida Antônio de Salles Penteado, que será remanejado para a Avenida Jorge Amado, 60 metros após a Rua Francisco Armando Abbondanza.

Com estas ativações, a cidade passará a contar com 146,4 Km de faixas exclusivas, segundo a SPTrans.  

Informações: Portal Terra


READ MORE - São Paulo ganha novo corredor de ônibus na zona sul na próxima segunda

Leilão de ônibus interestaduais será em abril de 2014, diz ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou nesta sexta-feira (30) que o leilão das linhas interestaduais de ônibus, para transporte de passageiros, será em 2 de abril de 2014, na sede Bovespa, em São Paulo.

O cronograma consta de aviso de licitação divulgado pela agência nesta sexta. Entretanto, a ANTT só vai tornar público o edital do leilão na próxima segunda (2).

Esta será a primeira vez que as linhas interestaduais serão licitadas - as linhas sempre foram operadas em regime de permissão.


Um decreto de 1993 determinou o leilão das linhas e estabeleceu que as permissões deveriam expirar em 2008. Mas como na época o governo ainda não tinha pronto o modelo de licitação, as empresas de ônibus passaram a atuar sob autorização especial.

Por Fábio Amato
Do G1, em Brasília

READ MORE - Leilão de ônibus interestaduais será em abril de 2014, diz ANTT

Cartão BOM passa a ser aceito em mais seis estações de metrô e trem em SP

A partir desta sexta-feira (30), o Cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) passará a ser aceito nas estações tarifa nas estações Santo Amaro, Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas e Giovanni Gronchi, da linha-5 lilás do Metrô, além da estação Santo Amaro da linha 9 Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O BOM é o cartão utilizado nas linhas de ônibus intermunicipais de 39 municípios da região metropolitana de São Paulo.

No total, serão 126 estações do sistema metroferroviário que aceitarão o bilhete. Até o final do ano, todas as 153 estações do Metrô e da CPTM vão aderir ao cartão, o que beneficiará 500 mil pessoas por dia. O cartão já é usado para o pagamento da tarifa em todas as linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU-SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo).

Veja a relação das estações que aceitam o cartão BOM no endereço: www.cartaobom.net.

Informações: Portal UOL

READ MORE - Cartão BOM passa a ser aceito em mais seis estações de metrô e trem em SP

Manifestantes fecham sete terminais de ônibus em Fortaleza

No Terminal do Siqueira, um policial militar ficou ferido durante confronto e foi encaminhado ao hospital

Os sete terminais de ônibus de Fortaleza foram fechados no início da manhã desta sexta-feira (30). A mobilização faz parte do Dia Nacional de Paralisação, que afeta diversas categorias de trabalhadores.

No Terminal do Siqueira, houve confronto entre integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e policiais do Comando Tático Motorizado (Cotam). Um policial militar foi atingido no braço por pedradas e encaminhado ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará.

Os terminais de ônibus paralisados são Antônio Bezerra, Papicu, Siqueira, Lagoa, Parangaba, Conjunto Ceará e Messejana.

Dia Nacional de Paralisação

Pelos menos 14 categorias de trabalhadores devem suspender os serviços neste Dia Nacional de Paralisação. De acordo com a Central Sindical e Popular – Conlutas (CSP/Conlutas), devem cruzar os braços motoristas e cobradores dos sistemas de transporte coletivo, trabalhadores da construção civil, comerciários, servidores públicos federais, estaduais e municipais e bancários.

As reivindicações são: 10% do PIB para a educação pública, fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais – sem redução de salários – 10% do PIB para a Saúde, valorização das aposentadorias, nacionalização da carreira dos profissionais da educação e transporte público e de qualidade.

Tribuna do Ceará

READ MORE - Manifestantes fecham sete terminais de ônibus em Fortaleza

Salvador ficará sem ônibus no começo da manhã desta sexta

Salvador ficará sem ônibus nesta sexta-feira, 30, a partir das 4h, quando os rodoviários impedem a saída dos coletivos das garagens. A ação, que faz parte do Dia Nacional de Mobilização e Paralisação programado pelas centrais sindicais de todo o País, segue até as 8h, horário em que os veículos começam a ser liberados para circulação na cidade. A manifestação envolve trabalhadores dos ramos urbano, intermunicipal, metropolitano e fretamento.

A mobilização ocorre para reivindicar o fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e combate ao Projeto de Lei 4330, da terceirização.

O protesto visa também discutir os problemas causados pela hora do descanso criada por lei federal e discutir a pauta nacional dos protestos, que incluei a luta pelos 10% do PIB para a Educação, 10% do Orçamento da União para a Saúde e transporte público de qualidade (mobilidade urbana), valorização das aposentadorias, reforma agrária e suspensão dos leilões de petróleo.

Informações: A Tarde

READ MORE - Salvador ficará sem ônibus no começo da manhã desta sexta

Manifestações param ônibus na Região Metropolitana de Porto Alegre

Várias empresas de ônibus de Porto Alegre enfrentam dificuldades para colocar veículos nas ruas neste começo da manhã desta sexta-feira (30). Grupos de manifestantes bloqueiam vias e impedem a saída dos coletivos nas garagens. A Carris e a Unibus conseguiram liberar alguns ônibus. A maioria das empresas preferiu manter os veículos nas garagens, temendo depredações. Ônibus dos consórcios STS e Conorte não circulam. 

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) garante que medidas já estão sendo tomadas para garantir o transporte coletivo. Vanderlei Capellari disse que já entrou em contato com a direção das empresas para que o circulação dos ônibus se normalize.

Há problemas também na entrada e na saída da Capital. Manifestantes se reúnem nas proximidades da Estação Rodoviária.

Após ter a circulação suspensa, devido manifestantes que invadiram os trilhos em alguns trechos, os trens voltaram a funcionar parcialmente.

Informações: Rádio Gaúcha

READ MORE - Manifestações param ônibus na Região Metropolitana de Porto Alegre

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960