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Fortaleza: Integração Temporal

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Agora é para todos os bairros. A Prefeitura de Fortaleza, através da Etufor, ampliou a Integração Temporal para a totalidade da área coberta por transporte coletivo do município. Os usuários de ônibus de todas as regiões poderão pegar até dois veículos para realizarem seus deslocamentos pagando apenas uma passagem.
O objetivo da Integração Temporal é otimizar o tempo e os gastos com viagens dos passageiros. Ao invés de precisar ir até um terminal de integração para trocar de ônibus, o usuário pode trocar de veículo nas próprias vias, com a garantia de que ele não precisará pagar pelo segundo ônibus. Para isso, basta apenas que o passageiro respeite o tempo de integração temporal e que ele possua um vale-transporte eletrônico vermelho ou cinza, ou ainda a carteira de estudante emitida a partir de 2007. É necessário que o passageiro conheça também as combinações da sua linha de ônibus, ou seja, quais as linhas que estão integradas com o primeiro ônibus que ele pegou.
O vale-transporte eletrônico ou a carteira de estudante são importantes por que são os equipamentos que controlam o tempo de integração temporal do usuário. O tempo é composto de 30 minutos fixos que é o que todos ganham quando passam o cartão no validador do ônibus mais um tempo que varia de acordo com o tempo total de viagem da linha de ônibus em que o passageiro está. Ou seja, o passageiro terá sempre, no mínimo, meia hora para trocar de veículo e subir no segundo ônibus sem pagar uma nova passagem.
Com isso, os usuários conseguem economizar, muitas vezes, até 40 minutos nos seus deslocamentos, de acordo com observações já feitas pela Etufor nas primeiras etapas de funcionamento do projeto.
A Integração Temporal, desde 2007, vinha sendo implantada por etapas em diferentes regiões do município. Os moradores de mais de 50 bairros, como Messejana, José Walter, Mondubim, Vila União e Lagoa Redonda, foram os primeiros a aproveitar esse benefício. Agora, com a conclusão da implantação do projeto, mais de 5.400 combinações de integração temporal estão disponíveis para toda a população.
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Entrega dos cartões Vem Infantil deve ser concluída até esta semana

As 16 mil crianças inscritas para receber o Vale Eletrônico Metropolitano - Vem Infantil devem receber os cartões em casa nos próximos dias. Segundo acordo entre o Grande Recife Consórcio de Transportes e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), os cartões deveriam ser enviados até a próxima sexta-feira (23). O Consórcio informa que nesta quarta-feira (21) vai entregar os comprovantes de que os cerca de 20 mil cartões eletrônicos já foram enviados, sendo necessários alguns dias para que os Correios façam todas as entregas.
Na primeira audiência, o Grande Recife comprovou a postagem via Correios de um lote com 1.950 unidades e outro com 11.800 cartões, no total de 13.030 vales.Segundo a assessoria do Consórcio, os cartões restantes foram postados na última segunda-feira (19), quando foram enviados pelos Correios 2.980 unidades, mais quatro mil cartas informativas endereçadas aos pais ou responsáveis que cadastraram crianças fora da faixa etária específica para o uso do cartão.
O Vem Infantil que começou a ser distribuído na semana passada tem como objetivo acabar com o constrangimento imposto às crianças, que até então precisavam entrar no ônibus se arrastando por baixo da catraca. Os cadastramentos que se realizarem a partir da próxima semana serão feitos eletronicamente. A foto da criança e o preenchimento de seus dados serão realizados em um mesmo processo on-line pelos funcionários do Grande Recife, e o cartão entregue em até quatro dias. Nesses casos, o responsável da criança deverá pegar o cartão na sede do Grande Recife, na avenida. Agamenon Magalhães.
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CET diz que registrou melhora de 62% no trânsito da Marginal Tietê

No segundo dia de interdições nas pontes da Zona Norte da capital, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou 62% de melhora no trânsito da Marginal Tietê no período da manhã. Mas os motoristas enfrentaram filas intermináveis nas avenidas que levam à marginal. Os passageiros de ônibus sofreram para embarcar.
Os ônibus estavam mais lotados do que de costume. Uma hora no ponto e um passageiro não conseguia embarcar. “Alguma coisa tem que ser feita, porque não adianta. Quanto mais cedo, mais lotado é”, reclamou o auxiliar-financeiro Bruno Badaró.
Na Avenida Edgar Faço, na Zona Norte, as vias mais pareciam um estacionamento. A avenida é caminho de quem vem de Pirituba e do Jaguaré e serviu de alternativa para o motorista que quis escapar da ponte da Freguesia do Ó, na Zona Norte, parcialmente interditada desde ontem.
Fonte: G1
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No Recife: Linhas de ônibus do terminal Pelópidas Silveira serão reforçadas

O Grande Recife Consórcio de Transporte determinou às empresas operadoras (Cidade Alta e Itamaracá) a ampliação do atendimento em quatro linhas que operam no Terminal Pelópidas Silveira, em Paulista. A medida visa corrigir distorções constatadas pelas equipes de fiscalização do órgão gestor. Ao todo, serão acrescidos sete veículos à frota atual para os dias úteis (que passará de 152 para 159 ônibus) e um veículo na operação do sábado, na linha 988-Desterro/Paulista. O incremento trará um crescimento de 71 viagens a mais do que o total realizado diariamente, em dias úteis e sábados. Nos dias úteis o total de viagens realizadas é de 2.039. Nos sábados, este número é de 1.494. Além da linha já citada as outras beneficiadas com a ampliação do serviço são: 979-Paulista (Rua do Sol)-EXPRESSO; 905–Igarassu/Paulista e 906-Paulista/Macaxeira.
A linha 905-Igarassu/Paulista – que foi alvo de reclamações por parte de um grupo de usuários na noite de ontem, possui uma característica diferenciada da maioria das linhas que opera dentro do Sistema Estrutural Integrado. Ela possui dois itinerários distintos. O primeiro liga os terminais integrados de Igarassu e Pelópidas, de forma direta, através da BR-101. O segundo faz esta mesma ligação, só que tem o itinerário estendido, passando pelo Sítio Histórico de Igarassu. Os técnicos do consórcio já haviam observado alguns problemas relacionados ao aumento nos intervalos das viagens – o que vinha provocando o aumento no tempo de espera da linha. Para corrigir o problema, esta linha receberá o incremento de dois (dos oito) coletivos extras, o que aumentará em 26 o número de viagens na operação diária da linha.
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BH apresenta pacote da Copa

Os projetos de revitalização e qualificação de Belo Horizonte e de modernização do transporte público municipal, que fazem parte do pacote elaborado para a cidade sediar a Copa de 2014, foram apresentados ontem à tarde em uma audiência pública realizada na Câmara Municipal. Entre as proposta exibidas, a expansão do metrô e a construção da nova rodoviária. Também foram exibidos os planos para a implantação do BRT (Bus Repit Transit), sistema de ônibus que circula em calhas, em pistas exclusivas, com capacidade para atender a 200 pessoas por veículo. "Nosso investimento prioritário é o BRT. O sistema é o melhorar para a cidade", afirma o presidente da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Ramon Victor Cesar. Segundo ele, o BRT será implantado primeiro na avenida Antônio Carlos.
A expectativa é de que o sistema entre em operação até 2012. "Os recursos já foram garantidos pela prefeitura e aprovados pela Câmara Municipal", disse Cesar.Sobre o metrô, ele voltou a informar ontem que o projeto de expansão do sistema, inclusive com ideia ligando a Cidade Administrativa (na região Norte da cidade) ao bairro Novo Eldorado (em Contagem), está elaborado. Mas, segundo ele, para que a proposta saia do papel, seria preciso a captação de R$ 2 bilhões em recursos junto ao governo federal.
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Ônibus quebrados geram reclamações em Sorocaba

Dois ônibus que integram o transporte coletivo de Sorocaba quebraram na tarde da segunda-feira, no Éden. O primeiro teve problemas mecânicos no rolamento da roda dianteira esquerda, fato que teria provocado um acidente caso o veículo não estivesse em baixa velocidade e em uma subida, segundo relato de um dos passageiros que não quis se identificar.
O primeiro incidente ocorreu por volta das 15h30, quando o ônibus de prefixo 1760 seguia pela avenida Independência e apresentou o defeito pouco antes do trecho em frente ao número 6.350. O usuário que estava no interior do veículo conta que minutos depois, quando os passageiros ainda aguardavam pelo próximo ônibus para completar o itinerário, um segundo veículo parou. Desta vez, por conta de um vazamento de combustível, ocasionado a partir de uma falha na bomba injetora, segundo informou a Urbes Trânsito e Transportes.
Ainda de acordo com a empresa responsável pelo transporte público na cidade, os dois ônibus foram recolhidos para manutenção e voltaram a operar na mesma data. Eles foram adquiridos pela empresa TCS - Transportes Coletivos de Sorocaba e começaram a circular no final do ano de 2002.
A Urbes acrescentou que a frota da empresa é submetida a revisões periódicas e que os ônibus em questão tiveram suas condições avaliadas nos dias 29 e 14 de outubro, respectivamente.
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Prefeitura de São Paulo remaneja R$ 58 mi para manter tarifa do ônibus

A Prefeitura de São Paulo ultrapassou o prometido teto de R$ 600 milhões para subsídios (repasses de recursos municipais) a empresas de ônibus e cooperativas de micro-ônibus em 2009, para conseguir manter a tarifa nos atuais R$ 2,30 até dezembro. Um decreto do prefeito Gilberto Kassab (DEM), publicado no sábado no Diário Oficial, remanejou mais R$ 58 milhões que seriam originalmente destinados, entre outras dotações, a investimentos na Companhia do Metropolitano (Metrô) e em transporte metropolitano para "compensações tarifárias" às viações.
Com esse novo repasse, segundo levantamento feito no Sistema de Execução Orçamentária, os créditos suplementares para subsídios, desde janeiro, já chegam a R$ 134,05 milhões. Esse total, mais o previsto no orçamento municipal (R$ 523,95 milhões), faz o valor previsto para as viações já atingir R$ 658 milhões neste ano, o maior repasse anual da década. Em 2008, o valor pago às empresas foi de R$ 630 milhões.
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