Encerrou-se nesta semana o período de teste do novo abrigo de ônibus, instalado pela concessionária Eletromidia, na avenida Ipiranga em frente à sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Durante 15 dias, técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e da EPTC conversaram com os usuários do transporte coletivo e fizeram análises no local com o objetivo de promover ajustes para melhor atendimento à população. A partir de outubro, a concessionária começa a instalação dos equipamentos definitivos em dez pontos da Capital. (fotos)
“Os novos abrigos de ônibus irão nos ajudar a qualificar 1.507 pontos entregando mais conforto, tecnologia e segurança aos usuários do transporte coletivo, mediante parceria com o setor privado”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
Os novos abrigos deverão ter alteração na comunicação visual (as informações sobre as linhas ficarão no lado direito, não mais no esquerdo), haverá uma mudança no painel de próxima chegada e nos assentos com a demarcação para idosos, gestantes e obesos. “Durante o período de teste ouvimos os usuários e fizemos vistorias técnicas para verificar questões estruturais e a funcionalidade. Identificamos os pontos que precisam ser ajustados e já repassamos à equipe da Eletromidia para providenciar as melhorias” afirma a fiscal do contrato, arquiteta Simone Caberlon.
“As informações que vêm dos próprios usuários são muito importantes para que os abrigos cumpram seu papel fundamental de atender as necessidades do público e da cidade. Agora, a partir dessa avaliação preliminar, vamos iniciar definitivamente a operação e transformar o mobiliário urbano da cidade”, comenta José Carlos Angelucci, diretor de Relações Governamentais da Eletromidia.
Modelos - Serão instalados dois modelos ao longo dos próximos cinco anos, sendo 57% com medida de 4m x 2m, quatro assentos e três tomadas USB, e 43% de 3m x 2m e três assentos. Todos terão piso podotátil e espaço para cadeirantes, iluminação artificial por LED, proteções superior e lateral contra ventos e chuvas, informações sobre as linhas, além de três faces publicitárias. Além disso, haverá 100 pontos com câmera e 180 com painel de próxima chegada. A concessão é por 20 anos e o investimento de instalação e manutenção é 100% privado.
Informações: Prefeitura de Porto Alegre