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Confira o ranking das tarifas de ônibus mais caras entre as capitais do Brasil

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

A passagem de ônibus em São Paulo passará a custar R$ 5 a partir do dia 6 de janeiro, colocando a capital paulista em oitavo lugar no ranking de tarifas mais caras entre as capitais. São Paulo não aumentava a tarifa básica do transporte público municipal por ônibus desde 2020.

Além de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Recife e Belo Horizonte também anunciaram aumento do valor da passagem de ônibus para este ano. Já em Natal, o reajuste entrou em vigor em 29 de dezembro.

A capital catarinense lidera o ranking com as tarifas mais caras entre as capitais. Por lá, a passagem de ônibus está em R$ 6,90 desde essa quarta-feira (1º), antes estava em R$ 6. É importante destacar que, por lá, há diferença de valores dependendo da forma de pagamento. Esse valor de R$ 6,90 é para pagamento em dinheiro ou QR Code. Quem usa cartões vai desembolsar R$ 5,75, vale-transporte (R$ 6,75) e cartão de turista (R$ 6,75).

Porto Velho também está no pódio das tarifas mais caras entre as capitais. Os usuários que fizerem o pagamento em dinheiro terão que desembolsar R$ 6 por bilhete, já os que usam o cartão ComCard pagam R$ 4,50.

Apesar de não ter tido reajuste neste início de ano, já que os reajustes lá são em março, Curitiba ocupa o terceiro lugar, com tarifa de R$ 6.

Rio Branco, por sua vez, tem a passagem mais barata entre as capitais (R$ 3,75), seguida por Macapá e Palmas.

Confira a lista das tarifas de ônibus das capitais (do maior para o menor preço):

Florianópolis: R$ 6,90
Porto Velho: R$ 6
Curitiba: R$ 6
Belo Horizonte: R$ 5,75
Salvador: R$ 5,60
Brasília: R$ 5,50
Boa Vista: R$ 5,50
São Paulo: R$ 5
Aracaju: R$ 5
Cuiabá: R$ 4,95
João Pessoa: R$ 4,90
Natal: R$ 4,90
Porto Alegre: R$ 4,80
Campo Grande: R$ 4,75
Vitória: R$ 4,70
Rio de Janeiro: R$ 4,70
Manaus: R$ 4,50
Fortaleza: R$ 4,50
Goiânia: R$ 4,30
Recife: R$ 4,30
São Luís: R$ 4,20
Belém: R$ 4
Teresina: R$ 4
Maceió: R$ 4
Palmas: R$ 3,85
Macapá: R$ 3,70
Rio Branco: R$ 3,50

Informações: Brasil247
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Governo do Estado de São Paulo divulga valores do reajuste das tarifas das linhas intermunicipais da EMTU de 2025

O Governo do Estado de São Paulo informa que a partir de 6 de janeiro de 2025 passam a vigorar os novos valores das tarifas das linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba / Litoral Norte. 

O percentual de reajuste nas linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU é de 4 % em média, inferior à inflação de 5,09%, com base na projeção do IPC-FIPE. 

O novo valor reflete a necessidade de manter a sustentabilidade financeira e a qualidade dos serviços prestados à população. O reajuste foi decidido após análise das despesas operacionais crescentes, incluindo custos com manutenção, combustível, mão de obra  e infraestrutura. No caso dos veículos elétricos, leva-se em conta também a elevação do custo da energia elétrica. O objetivo da medida é garantir a eficiência, a segurança e a modernização do sistema de transporte público, e o reajuste da tarifa é necessário para assegurar a continuidade desses padrões.

A EMTU gerencia e fiscaliza mais de 900 linhas metropolitanas em 134 municípios de cinco regiões metropolitanas do Estado de São Paulo. As tarifas variam de acordo com as peculiaridades de cada linha, como trajeto percorrido e também o tipo de serviço prestado – comum, seletivo, especial, corredor e VLT, por exemplo.

As novas tarifas por linhas podem ser consultadas aqui no site da EMTU. A relação das linhas da Região Metropolitana da Baixada Santista tem previsão de ser publicada no site até quinta-feira (2/1).

Informações: EMTU

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Ônibus articulados com capacidade para quase 150 passageiros entram em operação no BRT de Salvador

O BRT de Salvador passou a contar nesta segunda-feira (30) com dois ônibus articulados com capacidade para quase 150 passageiros. Os veículos têm 18 metros e são os primeiros do tipo a entrar em operação no sistema. A previsão é que mais ônibus sejam inseridos na frota do BRT já no próximo mês de janeiro. 

A entrega dos dois novos veículos, que entram em operação já nesta segunda-feira, contou com a presença do prefeito Bruno Reis e do secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, e foi realizada na Estação Vale das Pedrinhas do BRT. Os novos ônibus vão operar na B5, que está em fase de operação assistida e conecta a estação Rodoviária à Lapa. 

“São ônibus de 18 metros, com capacidade para quase 150 passageiros. Já entram em operação hoje. Então hoje já vão entrar em operação na linha Lapa-Rodoviária. Vamos receber no mês de janeiro mais 49 ônibus de 15 metros e mais 55 ônibus convencionais. Com isso, no início de janeiro, nós vamos chegar a um percentual da frota com 42% de ônibus novos e com ar condicionado”, afirmou o prefeito. 

Ele revelou que a Prefeitura está em processo de aquisição, por meio de dois financiamentos já aprovados pela Câmara Municipal, mais 300 ônibus convencionais com ar condicionado e tecnologia sustentável Euro 6, que reduz a emissão de gases poluentes, e 90 veículos elétricos. Inclusive, a frota municipal terá ônibus articulados elétricos. 

“Com isso, nós vamos passar de 60% da frota com ar-condicionado já no ano que vem. Quando a gente soma o compromisso que há das operadoras, em TAC firmado com o Ministério Público para a renovação da frota, nós vamos honrar o nosso compromisso de chegar a 100% da frota de Salvador com ar-condicionado e dar um passo importante para trazer melhorias para o transporte público da cidade”, completou o prefeito. 

O secretário Fabrizzio Muller ressaltou que o BRT tem apresentado um número crescente de passageiros e explicou que, inicialmente, os ônibus articulados vão operar na linha B5. “Há uma grande expectativa nossa, pelo plano que já foi feito, de ser uma das linhas mais fortes do sistema. Outros articulados estão previstos para chegar com esse recurso do Banco Mundial, então serão articulados elétricos, reforçando ainda mais a frota”, disse. 

Hoje, a linha completa o trajeto Lapa-Rodoviária, parando em todas as estações, em cerca de 25 minutos. Contudo, a expectativa é que esse tempo seja reduzido com a linha expressa e com a semiexpressa (que faz paradas em alguns dos terminais), a depender da demanda de passageiros. 

“A importância do ônibus articulado hoje é realmente a capacidade de carga. Então você consegue nos horários de pico, principalmente, levar um número maior de pessoas, diminuindo assim a espera pelo ônibus, em que pese hoje o intervalo do BRT é bem curto entre um ônibus e outro”, acrescentou o secretário.

Informações: Prefeitura de Salvador

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Sem meta para climatizar ônibus, tarifa sobe para R$ 4,30 no Grande Recife

O Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) aprovou um reajuste de 4,29% no valor da principal tarifa de ônibus do Grande Recife. O chamado bilhete único, utilizado por 99,18% dos passageiros, subirá de R$ 4,10 para R$ 4,30 a partir do próximo domingo (5). Apesar do aumento, não foram estipuladas metas de renovação e climatização da frota para 2025, o que significa que o passageiro pagará mais caro por um serviço que vem decaindo em qualidade nos últimos anos.

O bilhete único abrange cerca de 200 linhas de ônibus que circulam nos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). Essa tarifa foi reajustada com base na inflação acumulada entre janeiro e novembro de 2024, alternativa apontada pela gestão estadual para não repassar totalmente o custo operacional apurado desde janeiro de 2023, mês em que não houve aumento.

Outras tarifas do sistema, entretanto, tiveram reajuste de 7,63%, o que corresponde à inflação acumulada de março de 2023 a novembro de 2024. Foi o caso do anel G, que abrange apenas três linhas e tem cunho social – ele vai passar de 2,70 para R$ 2,90. A tarifa da linha 041-Aeroporto (Opcional) deve subir de R$ 5,15 para R$ 5,50, e as das linhas opcionais de Piedade, Candeias, Gaibu e Curado, de R$ 7,70 para R$ 8,30. Já o serviço de ônibus até a praia de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, que hoje tem valores entre R$ 13,70 e R$ 20,05, deve passar a custar entre R$ 14,75 e R$ 21,55 para os passageiros.

Estado diz que suporta custos com R$ 310 milhões por ano em subsídios

No estudo que embasou o reajuste tarifário de 2025, o Grande Recife Consórcio de Transporte, gestor do sistema, indicou que, se todos os custos fossem repassados para os usuários, a tarifa de ônibus deveria sofrer um aumento de 46,09%, o que elevaria o bilhete único de R$ 4,10 para R$ 6. A diferença entre a tarifa aprovada pelo CSTM e a que deveria vigorar à luz dos argumentos técnicos será arcada pelo poder público, que, segundo o relatório, “entendeu que deveria suportar grande parte de tais custos”.

Em 2023 e 2024, não houve aumento tarifário. Para compensar os custos das empresas operadoras com reajustes em combustíveis, preço de veículos e na folha salarial, o Governo de Pernambuco aumentou os subsídios repassados ao sistema, chegando a R$ 310 milhões este ano. Desse montante, R$ 60 milhões foram necessários após a decisão de implantar o bilhete único, em março. A medida extinguiu o anel B, que custava R$ 5,60, e o unificou com o anel A, que custa R$ 4,10, beneficiando 13% dos usuários, especialmente os que iniciam as viagens em municípios como Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda e Paulista.

O Grande Recife Consórcio de Transporte foi questionado pelo portal Movimento Econômico sobre se haverá necessidade de aumentar novamente os subsídios repassados às empresas de ônibus em 2025, já que o bilhete único foi elevado em patamar inferior à necessidade apontada pelo estudo. O órgão se limitou a responder, em nota, que, “através do esforço contínuo para mudar” um cenário “desafiador” que vem “de muitos anos”, “busca levar aos usuários um menor impacto financeiro”. Disse ainda que a gestão estadual “congelou o valor das passagens sempre que foi possível”, remetendo-se a 2023 e 2024, anos sem reajuste.

Apesar de aumento da passagem, usuário não deve esperar qualidade

A passagem de ônibus vai subir, mas não se traduzirá em melhoria da qualidade. O estudo do Grande Recife Consórcio de Transporte não incluiu na planilha de custos itens como a renovação e a climatização da frota em 2025. Essa prática se intensificou no período da pandemia de Covid-19, quando foi registrada uma redução do número de passageiros devido às restrições sanitárias, mas não foi revista após o fim do período de emergência global, decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano passado.

Atualmente, há ônibus com 12 anos de uso em circulação, apesar de o manual de operações do sistema de transporte prever oito anos de vida útil para veículos do tipo padrão e dez para articulados, utilizados em linhas do sistema BRT Via Livre. Além disso, embora a Lei Estadual 16.787/2019 determine a climatização gradual da frota, a medida não vem sendo cumprida, já que a legislação atrela esse item à previsão de custos nos estudos de realinhamento tarifário, o que novamente não ocorreu na planilha que definiu o aumento que vigorará em 2025.

Informações: Movimento Economico

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Governo de Minas acompanha entrega de 40 novos ônibus metropolitanos


O Governo de Minas Gerais avança na renovação da frota de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Nesta quinta-feira (2/1), por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), o Estado acompanhou a vistoria e a entrega de 40 novos ônibus no município de Ribeirão das Neves.

Os novos ônibus, que correspondem a 35% da frota que atende a região de Justinópolis, já estão em operação.
A ação faz parte do acordo firmado em setembro de 2024 entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), com intermediação da Seinfra, Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).

O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, destacou a agilidade no andamento do processo.

“O acordo foi firmado em setembro e, em apenas três meses, conseguimos colocar os primeiros ônibus nas ruas. Essas entregas marcam a renovação de um terço da frota total, um avanço importante para garantir mais segurança, agilidade e conforto para a população que depende do transporte público”, afirmou.

Renovação da frota

Com a entrada dos novos veículos, a idade média da frota da RMBH, composta por 2,4 mil ônibus, será reduzida de 11 anos para 6 anos até o final de 2025. A alocação dos novos ônibus foi definida com base em critérios como a idade dos veículos substituídos, número de reclamações e volume de passageiros transportados.

Entregas

Até o momento, foram 144 veículos entregues, dos quais cerca de 100 já estão prontos para operação. Foram 18 ônibus para o município de Contagem, 11 para Mateus Leme e Juatuba, 23 para Santa Luzia, 8 para Vespasiano, além dos 40 entregues em Ribeirão das Neves.

Até o final de 2025, 850 novos veículos estarão em atividade em toda a Região Metropolitana. Ao todo, o projeto prevê investimentos de R$ 382 milhões, destinados a reequilibrar os contratos do transporte coletivo devido aos impactos da pandemia.

Informações: Governo de Minas

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Tarifa de ônibus da cidade de SP aumenta para R$ 5 a partir de segunda

O aumento da tarifa de ônibus na capital paulista de R$ 4,40 para R$ 5 começa a partir da próxima segunda-feira (6). O reajuste da passagem é de 13,6% e foi anunciado na quinta-feira (26).

A tarifa na cidade estava congelada em R$ 4,40 desde janeiro de 2020, último ano em que houve reajuste, ainda na gestão do ex-prefeito Bruno Covas (PSDB). A inflação desse período foi de cerca de 32%, segundo o IPCA.

Segundo a prefeitura, caso fosse considerada a recomposição da inflação, a tarifa passaria de R$ 4,40 para, no mínimo, R$ 5,84.

O valor foi apresentado pela SPTrans — a empresa de transporte do município — durante reunião do CMTT realizada no dia 26 de dezembro. Na reunião, a administração municipal chegou a cogitar reajuste para R$ 5,20, um aumento de 18,2%.

O novo valor será encaminhado à Câmara Municipal. Todas as gratuidades existentes estão mantidas, bem como a integração entre até quatro ônibus em um período de três horas.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) explicou que o valor da tarifa é impactado por uma série de fatores, como o preço do diesel, o dissídio de funcionários, a estimativa de inflação e a alta do dólar.

Ao longo de sua campanha nas eleições de 2024, Nunes não confirmou nem negou os planos de reajuste para o próximo ano. Ele seguiu o discurso de que tinha a intenção de manter o valor congelado, mas não poderia ser irresponsável com as contas do governo.

Neste ano, o sistema municipal de transporte custou R$ 11,4 bilhões, enquanto sua receita atingiu R$ 11,3 bilhões. Mais da metade do valor arrecadado foi proveniente de subsídios da prefeitura, a chamada "compensação tarifária", que chegou a R$ 6,7 bilhões.

De acordo com a SPTrans, a cada R$ 0,10 de reajuste, a receita tarifária do transporte aumentaria R$ 106 milhões por ano.

Na reunião do CMTT, conselheiros e representantes da sociedade civil se colocaram contra o aumento. Eles questionaram a SPTrans sobre a qualidade do transporte ofertado, o tamanho da frota em circulação e até sobre os dados referentes à arrecadação de tarifa, uma vez que o Ministério Público investiga uma fraude no sistema do bilhete único, gerido pela empresa.

Desde a gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), os reajustes da tarifa dos ônibus municipais e do Metrô eram feitos em parceria com o governo de São Paulo, equiparando o valor da tarifa do sistema municipal com os transportes estaduais (Metrô, CPTM e trens metropolitanos privatizados), em razão do Bilhete Único conjunto entre todos os modais.

Contudo, em 2023, véspera de ano eleitoral, Nunes optou por manter os R$ 4,40 da tarifa congelada pelo quarto ano seguido, mesmo com o aumento para R$ 5,00 promovido pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nos outros modais que atendem a cidade.

Informações: g1 SP

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Curitiba terá meia tarifa de ônibus aos domingos e feriados

O prefeito Eduardo Pimentel assinou, na manhã desta quinta-feira (2/1), o decreto que institui a meia tarifa de ônibus aos domingos e feriados. O benefício, batizado de Domingão paga meia foi um dos compromissos de campanha e o primeiro ato do novo prefeito eleito. A tarifa a R$ 3 começa a valer no próximo domingo (5/1).

“É o meu primeiro ato como prefeito, cumprindo o meu compromisso com a população. São R$ 3 para que as famílias e as pessoas possam se visitar, visitar os parques e praças, ir na missa, ir no culto, frequentar a cidade de Curitiba e isso só é possível porque nós estamos pegando uma Prefeitura com uma saúde financeira importante. Nos próximos dias, trabalharemos a tarifa zero para o desempregado, que foi um compromisso. Fortaleceremos o vale creche, antes da volta às aulas, que foi outro compromisso para as famílias com renda até três salários mínimos e vamos continuar com a cidade funcionando. A cidade não para um minuto, dia 31 virou para o dia 1º, hoje é dia 2, os serviços públicos estão na rua, a cidade não pode parar”, disse Pimentel, que assinou a medida juntamente com o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, e o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi.

A tarifa a R$ 3 valerá para todas as formas de pagamento (dinheiro, cartão transporte e de débito e crédito). Estas duas últimas terão, como de costume, a taxa cobrada pelas operadoras, ficando no total, em R$ 3,07.

Sem reajuste
Segundo o presidente da Urbs, a ideia é atrair mais passageiros para os domingos e feriados. “Temos aproximadamente 600 mil passageiros pagantes nos dias úteis e 180 mil aos domingos. Os ônibus trabalham aos domingos com uma ociosidade de 40% a 50%. Com a meia tarifa vamos aos poucos reduzindo esse índice e os ônibus vão circular com mais pessoas e a necessidade de subsídio também diminui”, explicou Maia Neto. O subsídio estimado para a meia tarifa é de R$ 27 milhões por ano.

Eduardo Pimentel também garantiu que a tarifa social de R$ 6 para os demais dias da semana não terá aumento. Na contramão de várias capitais que anunciaram reajustes neste início de ano, como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Belo Horizonte, Curitiba não reajusta sua tarifa desde 2023 e vai trabalhar, dentro do novo contrato de concessão que está sendo formatado para o transporte coletivo, a possibilidade de reduzir ainda mais a tarifa.

“Estamos trabalhando no projeto da nova concessão do transporte coletivo para um serviço cada vez mais integrado, sustentável, com a substituição do diesel para novas energias, e que traga conforto para os usuários com uma tarifa justa”.

Tarifa Zero para quem precisa
Antes disso, um dos projetos que deve ser implantado até fevereiro é o Tarifa zero para quem precisa, que vai beneficiar pessoas com cadastro no Sine que estão à procura de um emprego. Serão duas passagens gratuitas, no cartão transporte, que serão concedidas para que a pessoa possa ir e voltar da sua entrevista de emprego.

Pouco antes de assinar o termo que institui a meia tarifa, Pimentel participou da cerimônia do hasteamento da bandeira, juntamente com o vice-prefeito, Paulo Martins, e o secretário municipal de Governo, Marcelo Fachinello. Após os hinos, ele subiu a rampa do Palácio 29 de Março. Prefeito e vice-prefeito receberam a benção do pastor Cirino Ferro e do capelão da Guarda Municipal, Marcos Camargo, em cerimônia com a presença de vereadores, secretários e administradores regionais.

Diálogo
Pimentel comentou que três desafios principais vão dominar os primeiros seis meses de seu governo: a gestão de resíduos, o novo contrato de concessão do transporte coletivo e o novo Plano Diretor de Curitiba. Durante o evento, o prefeito fez um resumo dos principais projetos para o governo na área de saúde, educação, habitação, para o cuidado com as pessoas em situação rua e a revitalização do Centro da cidade.

O prefeito ressaltou a importância do diálogo e parceria com a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e a independência dos poderes para que a cidade possa avançar mais nos próximos anos.

Também destacou, pouco antes da primeira reunião de secretariado, na sequência, que os representantes da sua equipe de governo terão metas, deverão trabalhar com austeridade e responsabilidade na gestão do recurso público. “Serei um prefeito exigente, porque a população da nossa cidade é exigente. Curitiba não pode parar. Estamos aqui para servir a toda população e esse é o meu compromisso para os próximo quatro anos”, finalizou.

Informações: Urbs

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Transporte coletivo de Ponta Grossa deixa de aceitar pagamento em dinheiro

Os ônibus do transporte público de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, não aceitam mais dinheiro em espécie como forma de pagamento da passagem. A mudança começou nesta quinta-feira (2).

A partir de agora só serão aceitos cartões de crédito ou débito que funcionem por aproximação ou os cartões do transporte do município. As modalidades do cartão Vale-Transporte e Vale Estudante ainda continuam em funcionamento.

O dinheiro físico ainda será aceito em pagamentos de embarques realizados nos terminais urbanos.

Atualmente, a tarifa do ônibus de Ponta Grossa custa R$ 4.

A prefeitura informou que os usuários podem optar por fazer o cartão transporte gratuitamente e colocar créditos, que poderão ser pagos em dinheiro, com cartões de crédito ou débito, ou por PIX.

Informações: g1 Ponta Grossa

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Cuiabá garante com R$ 15,7 milhões para corredores exclusivos de ônibus pelo PAC da Mobilidade Urbana

Antes de encerrar seu mandato, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, celebra mais uma conquista marcante na área de mobilidade urbana da capital. Com o apoio de uma emenda parlamentar do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho), a cidade garantiu R$ 15.709.500 (quinze milhões, setecentos e nove mil e quinhentos reais) para a implantação de corredores exclusivos de ônibus no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana.

“Com articulação em Brasília, conseguimos aprovar este recurso, que agora está à disposição da próxima gestão. Este é um legado que deixamos para Cuiabá, fruto de um trabalho comprometido com a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida da população,” destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O prefeito também destacou que o projeto reflete o compromisso de sua gestão com um planejamento urbano estruturante e com a execução de políticas públicas sólidas. “A parceria com o deputado federal Emanuelzinho e o trabalho técnico realizado pela equipe garantiram essa importante conquista para Cuiabá. Com a concretização desse convênio, a cidade avança rumo a uma mobilidade urbana mais moderna, sustentável e inclusiva,” concluiu.

O convênio, assinado com a Caixa Econômica Federal, será publicado no Diário Oficial da União. O recurso, integralmente federal e sem contrapartida financeira do município, permitirá que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) licite o projeto e o integre ao Plano de Mobilidade Urbana de Cuiabá (PlanMob).

“A nova gestão receberá um projeto estruturado e com os recursos já assegurados, dando continuidade a um legado que prioriza a qualidade de vida e o desenvolvimento estratégico da capital mato-grossense”, acrescentou a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.

Avanços com o PlanMob Cuiabá

O PlanMob Cuiabá, oficializado na edição da Gazeta Municipal de 19 de dezembro, por meio do Decreto nº 10.776, não apenas cumpre uma exigência legal, mas também abre portas para a obtenção de recursos federais voltados à infraestrutura urbana, como viadutos e ciclovias. Este marco foi apresentado oficialmente em abril de 2024 ao presidente da Câmara Municipal, vereador Chico 2000, durante as comemorações pelos 305 anos da capital.

O plano tem como finalidade orientar ações municipais relacionadas aos modos de transporte, serviços e infraestrutura viária, promovendo uma mobilidade mais eficiente, inclusiva e sustentável, capaz de atender às demandas atuais e futuras da população cuiabana.

“Estamos pensando no futuro da cidade, garantindo deslocamentos mais eficientes para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Queremos melhorar a qualidade de vida, reduzindo o tempo de deslocamento e modernizando a mobilidade urbana em Cuiabá,” concluiu Emanuel Pinheiro.

Informações: O Documento

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BRT Sorocaba transporta mais de 18 milhões de passageiros em 2024

Uma mobilidade urbana dinâmica e eficiente. É com essa realidade que a BRT Sorocaba define o ano de 2024 e fecha balanço com mais de 18 milhões de passageiros transportados em toda a operação. Em comparação ao ano anterior, o sistema teve um aumento de mais de 2 milhões de pessoas.

Do volume total, a maior concentração foi no Corredor Itavuvu com mais de 8 milhões de passageiros, seguida pelo Corredor Ipanema com quase 6 milhões e depois pelo Corredor Estrutural Oeste com mais de 4 milhões. Os números revelaram as regiões onde os sorocabanos mais utilizam os serviços de transporte na cidade.

Foi observado que os meses com fluxo mais intenso no Corredor Itavuvu ocorreram nos meses de março, abril e outubro. Já no Corredor Ipanema o ritmo foi mais forte de março a maio e, por último, o Corredor Estrutural Oeste teve picos de agosto a outubro. Vale lembrar que o trecho Oeste foi inaugurado em maio junto com o Terminal Ipiranga e a estação Tatiana.

De acordo com Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba, 2024 marca o período mais importante de todo projeto BRT, pois foi o ano de conclusão da etapa de obras e a ativação da operação em sua totalidade. “Agora, conseguimos proporcionar ao passageiro os benefícios de uma mobilidade urbana completa e integrada que cruza a cidade em seus extremos. A tecnologia a serviço da mobilidade modificou a experiência do passageiro, permitindo que tenha previsibilidade e passe menos tempo nos deslocamentos”, destaca.

Além de todas as vantagens oferecidas, o sistema BRT incentiva a intermodalidade para que o passageiro utilize o ônibus juntamente com a bicicleta para dinamizar ainda mais os deslocamentos. O passageiro tem acesso a infraestrutura gratuita de bicicletários nos terminais Vitória Régia, São Bento e Ipiranga. O serviço está disponível das 4h da manhã à 1h da madrugada todos os dias da semana.

“Em 2025, celebraremos o aniversário de 5 anos do BRT Sorocaba e nosso foco será aperfeiçoar ainda mais o sistema com um serviço de qualidade e seguro, priorizando as necessidades dos passageiros para facilitar o dia-a-dia. Queremos consolidar o ônibus como o principal e mais eficiente meio de transporte para o município. Quando priorizamos o uso do ônibus estamos pensando no coletivo e ajudando a diminuir o número de carros nas ruas. Menos veículos, menos poluição teremos. Desse jeito, contribuímos para uma cidade mais limpa e sustentável”, finaliza Andere. 

A concessionária hoje opera em 24 linhas e conta com 123 novos ônibus que estão distribuídos em dois corredores exclusivos (Itavuvu e Ipanema), oito corredores estruturais e três terminais próprios (Vitória Régia, São Bento e Ipiranga).

Informações: BRT Sorocaba

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