Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Grande Recife monta esquema especial de ônibus para as Eleições 2010

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O Grande Recife Consórcio de Transporte preparou uma programação especial de coletivos para todos os pontos da Região Metropolitana do Recife (RMR) durante este domingo de eleições. No total, das 315 linhas que irão operar, 152 serão reforçadas. A operação irá se estender durante todo o dia.
Das 315 linhas que irão operar neste domingo, 141 foram reforçadas para garantir maior facilidade de locomoção dos usuários que necessitarem pegar um ônibus para chegar ao local de votação. Além destes, outras 11 foram reativadas e reforçadas, totalizando 152 linhas que tiveram aumento de frota e viagens. Com esta alteração, as linhas reforçadas terão 267 veículos extras, realizando 1.949 viagens a mais que nos domingos normais, representando um aumento de aproximadamente 20% (frota) e 13% (viagens). Ao todo, serão utilizados nestas linhas 964 ônibus, que irão realizar 9.531 viagens.
Além das linhas de ônibus que serão reforçadas, outras 163 linhas estarão em circulação, totalizando 1.621 veículos e 17.051 viagens. O reforço irá se estender por todo o domingo, auxiliando na ida ao local de votação e na volta para casa. Para maiores informações sobre a operação especial, dúvidas ou sugestões, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (CAC), pelo telefone 0800 081 0158. A Central de Atendimento ao Cliente funciona todos os dias, das 7h às 19h.


Fonte: Folha de Pernambuco

Share |
READ MORE - Grande Recife monta esquema especial de ônibus para as Eleições 2010

SPTrans altera itinerários de ônibus na Vila Anastácio

A SPTrans informa que em função da liberação do viaduto que faz a ligação direta do bairro Vila Anastácio à Rodovia Anhanguera, na Zona Oeste da Capital, cinco linhas municipais e quatro linhas intermunicipais terão os seus itinerários alterados a partir de sábado, 2 de outubro.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e itinerários:
8047-10 Jaraguá – Lapa
8047-31 Jaraguá – Lapa
8047-51 Jaraguá – Lapa
8050-31 Pq. Morro Doce – Lapa
8050-32 Pq. Morro Doce – Lapa
Ida:
sem alteração
Volta: normal até a Rua Botocudos, Rua Fortunato Ferraz, Viaduto Ramo 500, Rua Inácio Luís da Costa, prosseguindo normal.

Linhas Intermunicipais:

C053TRO Barueri (Pq. Imperial) – São Paulo (Lapa)
C053VP1 Osasco (Baronesa) – São Paulo (Lapa)
C229TRO Osasco (Jd. Bonança) – São Paulo (Lapa)
C352TRO Santana de Parnaíba (Cidade de São Pedro) – São Paulo (Lapa)
Ida:
sem alteração.
Volta: normal até a Rua Botocudos, Rua Fortunato Ferraz, Viaduto Ramo 500, Rua Inácio Luís da Costa, prosseguindo normal.

Fonte: SPTrans
Share |
READ MORE - SPTrans altera itinerários de ônibus na Vila Anastácio

Governo de SP lança edital para Linha Ouro do Metrô

O Governo de São Paulo lançou hoje edital de concorrência para a implantação da Linha 17-Ouro, que será operada por meio de metrô leve e ligará a estação Jabaquara (Linha 1-azul) ao Aeroporto de Congonhas e à estação São Paulo-Morumbi (Linha 4-amarela).
No total, a Linha 17-Ouro terá 18 quilômetros de extensão e com 19 estações, entre elas Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia, Congonhas e Brooklin Paulista. A previsão é que 230 mil pessoas sejam atendidas diariamente.
A empresa vencedora será responsável pela implantação da linha, fornecimento da frota de 24 trens e sistemas. O contrato terá 42 meses de vigência a partir da assinatura. O ganhador será aquele que oferecer o menor preço dentre as empresas habilitadas. O edital estará disponível por 45 dias a partir de sua publicação. As propostas devem ser abertas no dia 18 de novembro.
Fonte: Estadão

Share |
READ MORE - Governo de SP lança edital para Linha Ouro do Metrô

Metrô-SP amplia horário de operação em novas estações

O governo do Estado de São Paulo ampliou o horário de operação das Estações Tamanduateí e Vila Prudente, da Linha 2 - Verde da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). A partir de hoje, funcionarão das 8h30 às 17 horas, também aos sábados, domingos e feriados. Até ontem, as duas paradas ficavam abertas das 9 horas às 16h30, só em dias úteis.
O Metrô chama esse período de operação assistida - quando as composições e os equipamentos das estações passam por testes e, por isso, o transporte de passageiros é gratuito. Mas o usuário tem de pagar passagem se quiser seguir para outras estações ou fazer baldeação para a Linha 10 - Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
O movimento estimado para a Estação Tamanduateí é de 70 mil usuários por dia. São moradores da região do Ipiranga, na zona sul, e principalmente passageiros que circulam nos trens da CPTM entre as Estações Luz, no centro, e Rio Grande da Serra, no ABC paulista - essa linha transporta atualmente, em média, 337 mil passageiros por dia útil; 20 mil deles na integração com o metrô.
Das 4h40 às 8h30 e das 17 às 21 horas, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, os passageiros poderão transitar entre as Estações Tamanduateí e Sacomã com os micro-ônibus da Ponte Orca, desde que apresentem a senha de comprovação do pagamento da tarifa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Share |
READ MORE - Metrô-SP amplia horário de operação em novas estações

Metrô Rio vai funcionará normalmente no domingo de eleições

O metrô funcionará normalmente neste domingo de eleições, das 7h às 23h. Como já acontece nos finais de semana, a Linha 2 vai operar de Pavuna à Estácio, onde os passageiros deverão fazer a transferência para a Linha 1. Os ônibus do metrô, que saem das estações Botafogo e Ipanema/General Osório em direção à Gávea, funcionarão nos mesmos horários das Linhas 1 e 2.
As linhas de integração expressas também adotam o mesmo esquema de horário do metrô no período, com exceção das linhas 634 A e 696 A (Nova América/Del Castilho para o Fundão ) que não circulam nos feriados e finais de semana.

Fonte: O Globo

Share |
READ MORE - Metrô Rio vai funcionará normalmente no domingo de eleições

DF: Liberação de novo viaduto da EPTG melhora fluidez do trânsito na região

O Governo do Distrito Federal vem adotando uma série de medidas que visam a melhorar o trânsito na capital. A ampliação da EPTG, por exemplo, é considerada fundamental. Além de servir a 150 mil motoristas todos os dias, a EPTG também é caminho diário para aproximadamente 50% dos usuários do transporte público do Distrito Federal.

A reforma – com a construção de quatro viadutos e vias marginais – custou aproximadamente R$ 300 milhões. O Banco Interamericano de Desenvolvimento bancou 70% da obra. Os outros 30% foram contrapartida do Governo do Distrito Federal. As obras, que se iniciaram em 30 de abril do ano passado, estarão prontas até o próximo dia 10 de novembro.

Devido à sua importância para a região, a EPTG contará com um corredor exclusivo para circulação de ônibus. Os passageiros contarão com 17 passarelas e estações para embarque e desembarque no transporte coletivo. Veículos articulados com até 160 passageiros circularão em faixa exclusiva no centro da pista, construída em concreto para aumentar a vida útil.

Share |
READ MORE - DF: Liberação de novo viaduto da EPTG melhora fluidez do trânsito na região

Dia das eleições terá passe livre nos ônibus em Caxias

Domingo, dias das eleições em todo o país, o eleitor caxiense terá passe livre no transporte coletivo urbano. A informação é da VISATE.

Tradicionalmente o dia de passe livre no transporte coletivo é realizado no último domingo de cada mês.

Nos meses de setembro e outubro as datas serão transferidas para os dias 03 e 12 de outubro, oportunizando duas semanas seguidas com gratuidade.

O passe livre que seria realizado no próximo domingo, dia 26 de setembro, será transferido para o dia 03 de outubro devido ao primeiro turno das eleições.

O passe livre que seria realizado no dia 31 de outubro será transferido para o dia 12 de outubro, terça-feira, devido à tradicional Festa da Criança, realizada pela Prefeitura nos Pavilhões da Festa da Uva.

Fonte: Rede Sul

Share |
READ MORE - Dia das eleições terá passe livre nos ônibus em Caxias

Curitiba: Terminais de ônibus ainda são motivo de reclamação

Dezoito terminais de ônibus de Curitiba passaram ou estão passando por obras de ampliação e revitalização. De acordo com a Prefeitura, este foi o maior pacote de obras desde o início da construção dos terminais, na década de 1980. Foram ou estão sendo reformados os terminais do Centenário, Campo Comprido, Barreirinha, Caiuá, Boa Vista, Carmo, CIC, Portão, Boqueirão, Bairro Alto, Fazendinha, Sítio Cercado, Campina do Siqueira, Santa Felicidade, Capão Raso, Santa Cândida, Vila Oficinas e Pinheirinho. O pacote foi lançado ainda na gestão do ex-prefeito Beto Richa, com a expectativa de que o usuário teria maior conforto. Entretanto, os reparos que aconteceram nos equipamentos não foram suficientes ou adequados, na opinião de usuários.
Entre as principais mudanças estão a adequação das estações-tubo ao novo formato do ligeirinho Inter 2, agora articulado, e a inclusão de novas linhas de biarticulado. A reportagem esteve em alguns terminais de Curitiba e conversou com usuários do transporte coletivo. No Pinheirinho, onde foram investidos R$ 4,4 milhões na ampliação do terminal, o resultado não agradou totalmente. A analista de crédito Cleonice dos Santos Banzato mora no Capão Raso e trabalha ao lado do terminal. Ela reclama que as obras não trouxeram benefício ao terminal como um todo.

“A reforma foi feita, mas não foi visando melhorar o terminal, foi pensada para incluir uma nova linha de biarticulado, o Pinheirinho-Carlos Gomes. No outro lado, onde estão os alimentadores, o tumulto permaneceu”, critica Cleonice. Desde maio do ano passado a nova linha passou a funcionar e para isso foram construídas novas plataformas de embarque e desembarque. Além disso, houve reparos no túnel e no piso do terminal. “No horário de pico não tem como andar de ônibus, é um empurra-empurra, difícil de entrar no ônibus. Se a reforma tivesse sido feita em todo o terminal, visando todas as linhas, teria melhorado”, complementa a analista de crédito, apontando que não há espaço para todas as linhas e para os usuários.
Em outros terminais a situação é parecida. No Boqueirão, desde março deste ano, passou a funcionar a linha Ligeirão Boqueirão. Para a implantação do novo biarticulado, os terminais do Boqueirão, Carmo e Hauer passaram por reformas nas plataformas — sendo esta a obra mais significativa em cada um. A universitária Dafne Salvador mora no Boqueirão e passa pelo terminal todos os dias para ir até a universidade, no Cabral. Ela afirma que houve a melhora com as obras, mas elas ficaram restritas à área da linha do novo biarticulado. “Melhorou em relação à criação da nova linha, mas como os três ligeirões — o Boqueirão, o Ligeirão e o Circular Sul — param na mesma plataforma, fica um aglomerado de pessoas. De manhã, às 7 horas, a fila para o Ligeirão ocupa até metade do pátio do terminal”, comenta Dafne.

Fonte: Bem Paraná

Share |
READ MORE - Curitiba: Terminais de ônibus ainda são motivo de reclamação

Projeto vai garantir lotação máxima no transporte coletivo de Cuiabá

Foi aprovado em primeira votação nesta quinta-feira (29.09) na Câmara Municipal de Cuiabá, projeto de lei do vereador peemedebista Domingos Sávio que limita a lotação máxima dos veículos que operam no transporte coletivo da capital.
De acordo com o projeto o sistema de transporte coletivo deve garantir aos usuários o espaço mínimo de 1 metro quadrado para três passageiros em pé, a matéria impõe também que, o não cumprimento da lei implicará uma multa de RS 10 mil ao dia por veículo em circulação.
Segundo o vereador, a administração pública deve atuar em função da maioria da população principalmente dos mais pobres. "Está na hora de moralizar a exploração dos serviços, acabando com a falta de respeito dos usuários que, sem opção de outro meio de transporte, são obrigados a utilizar o transporte coletivo superlotados." Disse ainda que o projeto de lei vai estabelecer parâmetros claros e objetivos na legislação de Cuiabá, assegurando melhorias nas condições de segurança.
"Os transportes coletivos têm que oferecer aos usuários conforto e integridade. O numero elevado de passageiros, o excesso de peso pode, inclusive, causar defeitos mecânicos redundando graves acidentes," disse Domingos.

Fonte: JusBrasil

Share |
READ MORE - Projeto vai garantir lotação máxima no transporte coletivo de Cuiabá

De braços cruzados a três dias, rodoviários da Coopatram mantém greve

A greve dos rodoviários da Cooperativa dos Profissionais Autônomos de Transporte de Samambaia (Coopatram) continua nesta sexta-feira (1°/10). Sem acordo com a empresa, a categoria, que cruzou os braços na madrugada de terça-feira (28/9), mantem paralisação que prejudica cerca de 60 mil moradores de Arapoanga e Vale do Amanhecer. O serviço é utilizado para ir ao Plano Piloto.
De acordo com o vice presidente do Sindicato dos Rodoviários, Jorge Farias, representantes da cooperativa ainda não procuraram a categoria para negociar. "Nós estamos preocupados porque domingo tem eleição e como as pessoas vão para os locais de votação?", questiona. Segundo ele, nenhuma reunião está marcada para amanhã.

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informou que questões trabalhistas devem ser resolvidas entre a cooperativa e os funcionários e, por isso, o governo não vai intervir. Para não prejudicar a população, 80 veículos de outras empresas de transporte circulam na região.

Share |
READ MORE - De braços cruzados a três dias, rodoviários da Coopatram mantém greve

Ônibus extras nas ruas de João Pessoa nessas eleições

Os eleitores que precisarão do transporte coletivo para ir até as zonas eleitorais para votar, no próximo domingo, contarão com mais ônibus operando em um esquema especial em João Pessoa. O esquema completo estará definido na tarde de hoje, mas a Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) já adiantou que haverá um reforço de 85 ônibus circulando pela cidade, totalizando 335 coletivos para garantir o transporte de eleitores até os locais de votação.
Ângela Monteiro, chefe da Divisão de Transportes Coletivos da STTrans, afirma que o esquema especial de ônibus para o próximo domingo é similar ao trabalhado todos os sábados. "A maioria das pessoas vota perto de casa. Mesmo assim, acreditamos que a aplicação do esquema do sábado seja o ideal para atender as pessoas que precisam se deslocar para outros lugares antes ou depois de votar", explica Ângela. A STTrans registra uma média de 140 mil passageiros que utilizam transportes coletivos todosos domingos, com um movimento de 250 ônibus circulando nas vias da capital. "Esperamos um aumento significativo no movimento de passageiros para este domingo, mesmo porque depois da votação, os eleitores aproveitam o domingo para atividades de lazer", diz.

O chefe de Fiscalização de Transportes, Paulo Sérgio, informou que para o próximo domingo, a STTrans vai manter um plantão com 15 fiscais e supervisores de transporte nas ruas da Capital, além de dois fiscais em motocicletas atuando em lugares onde houver maior movimento. "A maior parte desses fiscais ficará em espaços de maior concentração de eleitores, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), em Jaguaribe, e o Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho", afirma Paulo Sérgio. Os agentes de trânsito trabalharão em um esquema de revezamento, em turnos de seis horas, no período das 6h até a 0h do dia seguinte. "Haverá também dois fiscais de transporte, que ficarão no terminal de integração durante toda a madrugada, em caso dealguma emergência", diz.

Fonte: O Norte

Share |
READ MORE - Ônibus extras nas ruas de João Pessoa nessas eleições

Campinas monta esquema de transporte para as eleições

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) anunciou esta semana algumas mudanças categóricas, como a criação de um reforço da operação do transporte público, no período das 8h às 18h, no próximo domingo (3 de outubro) com o intuito de facilitar o acesso do eleitor aos locais de votação.

O intuito da empresa é desenvolver um
serviço melhor aos usuários, assim como aumentar o fluxo de serviços em datas sazonais, como no caso deste fim de semana, nas eleições.

De acordo com a Emdec, a frota que atua na cidade, e que normalmente opera de domingo com cerca de 40% de sua capacidade, devido a demanda relativamente menor por conta do fim de semana, vai contar com um reforço de 123 ônibus em ocasião do maior fluxo de usuários que deverão sair para exercitar seu direito ao voto.

Outros 20 ônibus extras ficarão nos terminais urbanos para serem acionados de acordo com a necessidade de demanda, por região. Outra
ação será a inclusão de ônibus articulados na frota das linhas troncos, que partem do Ouro Verde, Vida Nova, DICs, Campo Grande, Itajaí e Amarais para a Região Central.

Além dessas medidas, a Emdec disponibilizará suas equipes para apoiar os sistemas de trânsito e transportes, e manterá de prontidão técnicos da semafórica e colaboradores na Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp).

Fonte: DCI

Share |
READ MORE - Campinas monta esquema de transporte para as eleições

Transporte coletivo de Aracaju terá reforço no dia da eleição

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) reuniu na manhã desta quinta-feira, 30, empresas operadoras do Sistema Integrado de Transportes (SIT) e do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) para definir o plano de ação para as eleições deste domingo. O objetivo foi definir o quantitativo de ônibus que estará circulando de forma a garantir que o eleitor não tenha dificuldade para chegar ao local de votação.
Ficou acordado que 310 ônibus vão estar operando e mais 31 ficarão nas proximidades dos terminais de integração para suprir eventuais necessidades. As empresas foram convocadas pela SMTT e pedimos o reforço da frota, mesmo sabendo que as seções eleitorais são definidas pelo TRE de acordo com a proximidade do domicílio do eleitor, destaca o superintendente da SMTT, Osvaldo Nascimento.
De acordo com ele, aos domingos, normalmente, a frota de ônibus em circulação é de 210 veículos para atender um universo de 140 mil passageiros. No dia da eleição, porém, esse número poderá ultrapassar os 200 mil, daí a nossa preocupação em reforçar preventivamente a frota, explica o superintendente.
Serão reforçadas, principalmente, as linhas que passam pelas zonas eleitorais de maior movimentação, entre elas a Augusto Franco/Bugio e a Fernando Collor/DIA. Os ônibus estarão circulando das 7 às 18h.


Share |
READ MORE - Transporte coletivo de Aracaju terá reforço no dia da eleição

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960