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Transporte coletivo deve ser rápido e confortável para substituir carros
sábado, 30 de julho de 2011Postado por Meu Transporte às 19:55 0 comentários
Marcadores: Especialistas, São Paulo, Videos
Brasileiros das grandes cidades perdem mais de uma hora entre a casa e o trabalho com o transporte público
Fonte: G1.globo.com
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Postado por Meu Transporte às 18:38 0 comentários
Metrô de São Paulo terá estação Ayrton Senna
Postado por Meu Transporte às 15:26 1 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Veja mapa de pontos em Ipanema e Leblon com novo corredor de ônibus
O corredor exclusivo será implantado na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon e na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema. As ruas terão uma faixa preferencial para ônibus e duas para os demais veículos. Ao todo, as frotas de ônibus sofrerão redução de 10,6%.
Das 55 linhas que passam atualmente nas avenidas, 50 permanecerão circulando no BRS e serão separadas em três grupos: o BRS1, BRS2 e BRS3, com 16 pontos, seis no Leblon, dez em Ipanema. Os pontos terão 250 metros entre si.
As cinco linhas que deixam de circular no BRS são 438, 439, 512, 522 e 574, todas nos trechos entre as avenidas Visconde de Albuquerque e Bartolomeu Mitre. Pela internet, também é possível ver o novo trajeto das linhas 438, 439, 512, 522 e 574.
Os pontos dos tipos BRS1 e BRS3 serão conjuntos em função da oferta menor das linhas nos dois bairros e da possibilidade de integração entre o BRS1 e BRS3. O embarque fora dos pontos não será permitido, segundo a prefeitura.
O bairro de Copacabana, também na Zona Sul, já possui o BRS desde abril.
"Tivemos que fazer uma redução da frota de ônibus para Leblon e Ipanema. Esperamos ter um bom resultado, assim como vimos em Copacabana", afirmou o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, na apresentação do BRS de Ipanema e Leblon, na terça (26).
Horário de funcionamento
O horário de funcionamento do corredor será das 6h às 21h. Nesse horário não será permitido que automóveis usem o corredor. "As baias de vagas do lado direito das vias serão mudadas para não atrapalhar o trânsito. Ali serão permitidas apenas carga e descarga, estacionamento de motos e taxis", disse o secretário, referindo-se aos recuos na calçada.
Os controladores da CET-Rio vão monitorar as vias através de três câmeras. A prefeitura informou que que vai distribuir panfletos explicativos sobre o BRT nos dois bairros.
BRT chegará ao Centro em outubroDe acordo com o secretário, o BRT de Ipanema e Leblon terá uma semana de adaptação, a partir do dia 20 de agosto, para que motoristas se adaptem ao novo esquema. Ainda segundo ele, a intenção é que em setembro as Ruas Prudente de Moraes, em Ipanema e General San Martin, no Leblon, também ganhem o corredor de ônibus.
"Em setembro o corredor chegará às Ruas Prudente de Moraes e General San Martin. Em outubro, a intenção é chegar ao Centro, na Avenida Presidente Vargas, Rio Branco e Primeiro de Março. Nós vamos organizar o trânsito, o espaço viário. Esperamos um bom resultado", disse.
Fonte: G1 RJ
Postado por Meu Transporte às 01:14 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Reportagem especial, Rio de Janeiro
Em Porto Alegre, 1.658 ônibus já possuem letreiros eletrônicos
Postado por Meu Transporte às 01:13 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Tarifa do transporte vai a R$ 2,60 em Ribeirão Preto
Postado por Meu Transporte às 01:13 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Governo implanta Itabuna Card e acompanha renovação da frota
Numa solenidade que teve a participação do prefeito de Itapé, Jackson Rezende, de secretários municipais, empresários do setor de transporte, sindicalistas e lideranças comunitárias, o prefeito destacou a importância do novo sistema de transporte, que prevê uma maior eficiência e pontualidade nos horários e também a renovação de frota melhorando o atendimento à população.
Azevedo salientou ainda, que como contrapartida o governo municipal vem investindo na pavimentação de ruas e melhoria dos corredores de ônibus, sinalização e na melhoria da mobilidade urbana. Ele considera que toda a mudança gera uma resistência, mas isso será absorvido pela população com um trabalho educativo e uma campanha realizada pela Settran junto à comunidade.
Também falaram na solenidade o vice-prefeito Antônio Vieira elogiando o novo sistema e a incorporação de novos ônibus ergonômicos. Titular da Settran, Wesley Melo fez uma apresentação do sistema implantado a partir de uma pesquisa realizada pela Logitrans para uma cidade com uma movimentação de 50 mil passageiros por dia.
O Itabuna Card tem como base, segundo ele, a integração do sistema com a possibilidade do transbordo de passageiros, que terão mais facilidades e comodidade no uso do transporte de massa. O sistema leva em conta que 90% das pessoas utiliza o transporte do bairro onde mora para o centro da cidade.
O diretor da São Miguel, João Duarte anunciou além das melhorias do Itabuna Card, que vão oferecerer ao itabunense um dos mais avançados sistemas de transporte do país, a renovação de 15% da frota que opera na cidade, com incorporação de mais 14 ônibus, dos quais oito unidades nesta etapa e mais seis nos próximos meses.
Fonte: Prefeitura de Itabuna
Postado por Meu Transporte às 01:11 0 comentários
Marcadores: Bahia
Paciência, Ônibus ficam presos nos engarrafamentos de Belém
De acordo com o Ipea, esse fenômeno de aumento dos tempos de viagem nos deslocamentos por transporte coletivo ocorre igualmente nas principais regiões metropolitanas brasileiras.
De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar do IBGE, realizada nos anos de 1992 e 2008, houve um incremento médio de 7% nos tempos de viagem das populações que vivem nas maiores metrópoles brasileiras, sendo que o percentual médio de trabalhadores que gastam mais de uma hora no deslocamento casa-trabalho subiu de 15,7% para 19%.
A pesquisa divulgada ontem mostrou que cerca de 42% da população brasileira vive nas regiões metropolitanas, ou seja, quase a metade dos brasileiros, o que reflete diretamente uma necessidade de expansão do sistema de transporte em massa. Segundo o Ipea, o elevado preço das moradias nas cidades consideradas como sedes resultaram no aumento de moradores nas regiões metropolitanas.
Esses moradores se deslocam diariamente, já que as ofertas de emprego se concentram nas grandes cidades, transformando os municípios periféricos em cidades-dormitório. Segundo o estudo, o transporte coletivo é a principal forma de deslocamento dos moradores das regiões metropolitanas para as cidades maiores, que concentram os empregos.
INFRAESTRUTURA
Ainda de acordo com o estudo, para se resolver o problema de aumento nos tempos de viagem deve haver investimentos maciços em infraestrutura, principalmente nos corredores de ônibus, que se constitui no principal meio de transporte metropolitano, transformando o trajeto em vias exclusivas.
“Os projetos de mobilidade estruturantes apresentam custos elevados, que muitas vezes se tornam inviáveis para os municípios vizinhos. Assim, novas formas de se viabilizar os grandes investimentos em mobilidade têm de ser desenvolvidas, onde se destaca a formação dos consórcios públicos e as parcerias público-privadas”, recomenda o estudo.
Ontem, em Belém, o vigilante João Guilherme aguardava o ônibus na parada para voltar para casa. Ele contou que sai todos os dias às 19h do trabalho, no bairro do Marco, e leva até uma hora e meia para chegar em casa, em Marituba. “É cansativa essa demora. Todos os dias tenho que enfrentar esse engarrafamento e ainda esperar os ônibus, que demoram uma eternidade”, reclama.
Uma viagem de 45 minutos pode durar até 2 horas. Quem também enfrenta essa situação quase que diariamente é o auxiliar administrativo Edivaldo Junior. “O maior problema é o engarrafamento e os ônibus velhos. Moro no Paar e às vezes a viagem demora demais. Pior é quando chove, aí que para tudo mesmo”, comenta. O aumento real das tarifas de transporte coletivo pode ser um dos principais motivos que têm levado a população a fazer os deslocamentos a pé. O estudo do Ipea apontou o aumento das viagens intermunicipais a pé dos residentes dos municípios das principais regiões metropolitanas do país.
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Postado por Meu Transporte às 01:09 0 comentários
Marcadores: Pará
Ceturb aumenta linhas de ônibus, mas os problemas de mobilidade persistem
Coincidência ou não, no mesmo dia em que a Ceturb (Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória) anunciou 12 novas linhas de ônibus, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), realizou o comunicado (n.º 102) sobre “Dinâmica populacional e sistema de mobilidade nas metrópoles brasileiras”, constatando que há transtornos nas cidades, não somente em relação à quantidade de transportes, mas à quantidade de vias que recebem o tráfego.
Segundo o técnico do Ipea Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, o preço das tarifas cobradas no período de 1999 a 2010 aumentou 33%, acima da inflação. O aumento é impactante para as populações de baixa renda, que dependem do transporte. O instituto propõe maior discussão por parte da sociedade e envolvimento das administrações públicas para executar novos sistemas de mobilidade. Atualmente, a tarifa para veículos do Sistema Transcol, que circula na Região Metropolitana de Vitória, é de R$ 2,30. Na Capital, o preço é R$ 2,20 para as linhas comuns e R$ 2,30 para as linhas seletivas. O reajuste, firmado no final de 2010, foi de 6,98%.
Atualmente, as linhas da Ceturb atendem 670 mil usuários por dia. A perspectiva é atender mais 25 mil pessoas com as novas linhas. Mas, mesmo com aumento de ofertas de emprego em Vila Velha, Cariacica e Serra, a concentração maior continua em Vitória. O tempo de espera e a superlotação nos horários de pico, porém, dependem de novas alternativas de mobilidade. Para Carlos Henrique, o problema para proporcionar essas alternativas é de gestão, planejamento e financiamento.
Em todas as regiões, segundo o Ipea, houve um crescimento de 50% para deslocamentos a pé e de bicicleta, uma tentativa que parte do próprio cidadão para justamente resolver seu problema com a congestão nas vias públicas. “O sistema de transporte coletivo é planejado para poucas horas do dia”, afirmou o técnico, lembrando que, em certas horas, há ausência, como madrugada, feriados e finais de semana.
Alternativas à espera de execução
A saturação das vias urbanas é um problema discutido, mas ainda não totalmente solucionado. A Grande Vitória, segundo o IBGE, conta com 1.685.384 habitantes. Em Vitória, os mesmos locais nos horários de pico refletem os mesmos problemas há anos.
Algumas propostas do atual governo do Estado já foram ventiladas, mas ainda não executadas. A implantação de um sistema para o metrô de superfície (Veículo Leve sobre Trilhos), o retorno do Terminal Aquaviário, a construção de túneis e uma quarta ponte são algumas opções. Na Serra, empresários sugerem quatro mergulhões, com acesso a Laranjeiras, Eurico Salles, Fátima e Grande Carapina.
Postado por Meu Transporte às 01:09 0 comentários
Marcadores: Espiríto Santo
Tarifa de ônibus em Teresina volta a custar R$ 1,75
Postado por Meu Transporte às 01:08 0 comentários
Marcadores: Piauí
Superlotação em ônibus coletivos de Dourados causa transtorno para estudantes
Postado por Meu Transporte às 01:02 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso do Sul