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Mais de 150 mil conexões mensais utilizam a internet gratuita oferecida pelo sistema BRT Sorocaba

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Um sistema inteligente que democratiza o acesso à tecnologia é uma das práticas realizadas pela operação do BRT Sorocaba e, para estimular que mais passageiros usufruam desta comodidade, a empresa promove um movimento de incentivo. Por mês, mais de 150 mil conexões com internet gratuita são liberadas em 150 paradas, 123 ônibus, 23 estações e nos três terminais (Vitória Régia, São Bento e Ipiranga).

Deslocamentos com soluções integradas e cheios de conectividade são características fortes do BRT Sorocaba e que também estão disponíveis para os passageiros. Para usar a internet do sistema BRT, basta localizar a rede “Wi-fi BRT Sorocaba” e colocar o mesmo e-mail que utiliza no Cittamobi. Pronto é só isso, e logo, estarão conectados.

Vale lembrar que o Cittamobi é o aplicativo de mobilidade parceiro que tem a carteira digital para embarque e desembarque e também auxilia com a indicação de horários dos ônibus e itinerários. Para fazer o download do aplicativo Cittamobi é só localizar na Play Store ou na Apple Store.

De acordo com Felipe França, líder de tecnologia eletrônica da BRT Sorocaba, para usar o wi-fi é muito simples e fácil. “Nossa ferramenta é intuitiva e permite o acesso ilimitado. O passageiro tem uma internet que pode usar à vontade enquanto estiver embarcado. Esse é um benefício para todos que estão dentro do sistema e sem custo. Queremos a inclusão tecnológica e incentivamos para que as pessoas realmente aproveitem a conectividade que disponibilizamos, assim, estarão sempre online e ainda economizarão o pacote de dados de suas linhas telefônicas”, ressalta.

Em virtude da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), no Brasil, é obrigatório fazer um breve cadastro para utilizar uma rede gratuita. França esclarece que essa normativa deve ser respeitada e, por este motivo, os passageiros são orientados a realizar um cadastro prévio. Feito a primeira vez, para os próximos acessos não há necessidade.

“Seguimos as diretrizes legais vigentes no país, por isso, nosso fluxo de conexão funciona desta maneira. Algumas pessoas questionam porque não pode ser uma rede aberta e sem ter essa etapa de login, mas existe um motivo e ele se chama segurança e sigilo. As empresas que liberam wi-fi gratuito precisam seguir este protocolo para proteger a privacidade daqueles que a utilizam”, finaliza França.

Informações: BRT Sorocaba

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Em Campinas, Quatro linhas terão mudanças no atendimento às estações da Lix da Cunha

Os usuários do transporte público coletivo que realizam embarque e desembarque no Corredor Noroeste, na avenida Lix da Cunha, devem ficar atentos às mudanças no atendimento, determinadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A partir desta quarta-feira (26/02), as linhas 251 (Parque Fazendinha), 252 (Parque São Jorge), 256 (Parque Fazendinha – semiexpresso) e 257 (Parque São Jorge – semiexpresso) atenderão a Estação Anhanguera, com paradas à direita.

Até então, o atendimento vinha ocorrendo no corredor exclusivo, à esquerda da via. A mudança atende a pedidos dos operadores e ocorre por conta da necessidade de readequação dos veículos que circulam nas linhas 256 e 257. O atendimento das linhas 251 e 252 também foi deslocado para a direita da Estação Anhanguera para viabilizar a integração entre as quatro linhas, que são complementares.
 
As linhas 251 e 252 mantêm o atendimento às estações Balão do Tavares e Alberto Sarmento, com paradas à esquerda da via (corredor exclusivo). E as linhas 256 e 257 deixam de realizar paradas nas estações Balão do Tavares e Alberto Sarmento, na Lix da Cunha, sendo o próximo atendimento aos usuários no Terminal Metropolitano, na rua Luiz Donizetti Rovaris.  
 
No último mês de janeiro, as quatro linhas transportaram, juntas, cerca de 3,9 mil passageiros, em dias úteis. 
 
Consulte sua linha  
Para informar os usuários sobre as mudanças, a Emdec distribuiu cartazes informativos nos veículos. A partir da data de vigência das alterações, os usuários poderão consultar os trajetos atualizados no endereço portal.emdec.com.br/consultalinha.  

Informações: EMDEC

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Com investimento bilionário, Brasil planeja seu primeiro trem-bala

A ideia de um trem-bala no Brasil vem sendo discutida há décadas, mas, agora, parece estar mais próxima da realidade. O projeto visa conectar o Rio de Janeiro e São Paulo com um sistema de alta velocidade, reduzindo drasticamente o tempo de viagem entre as duas cidades mais populosas do país.

A empresa responsável pelo desenvolvimento do trem é a TAV Brasil, que já recebeu autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para dar andamento ao projeto. A previsão é que as obras comecem em 2027 e sejam concluídas até 2032.

O plano inicial prevê que o trem-bala percorra cerca de 414 quilômetros, ligando o Rio de Janeiro a São Paulo em apenas 1h30, um grande avanço em relação às viagens rodoviárias, que atualmente podem levar até seis horas. O trajeto contará com quatro paradas: São Paulo, São José dos Campos, Volta Redonda e Rio de Janeiro.

Grande parte do percurso será construída em superfície, mas há estudos para a construção de túneis nos trechos urbanos, reduzindo o impacto nas áreas residenciais. Na região metropolitana de São Paulo, por exemplo, três grandes túneis estão sendo analisados, com extensões de 3,5 km em Arujá, 8,5 km em Guarulhos e 20 km na capital paulista.

O custo estimado da obra gira em torno de R$ 50 bilhões, e o financiamento será feito com capital privado. Essa abordagem busca evitar os problemas enfrentados em projetos anteriores, que dependiam de recursos públicos e acabaram sendo engavetados.

Trem-bala no mundo: quais países já adotaram essa tecnologia?
O Brasil pode estar apenas começando sua jornada na alta velocidade ferroviária, mas outros países já dominam essa tecnologia há décadas. O Japão foi pioneiro no setor, com o famoso Shinkansen, inaugurado em 1964, que atinge velocidades de até 320 km/h.

Na Europa, França, Alemanha e Espanha também possuem redes avançadas de trens-bala, garantindo conexões rápidas entre diversas cidades.

Na China, o sistema ferroviário de alta velocidade é o maior do mundo, com trens que ultrapassam 350 km/h e conectam praticamente todas as principais regiões do país. Já nos Estados Unidos, embora os projetos sejam mais limitados, há investimentos para expandir o transporte de alta velocidade, especialmente na Califórnia.

Com o avanço do trem-bala brasileiro, o país pode finalmente entrar para esse seleto grupo de nações que apostam na modernização do transporte ferroviário.

Informações: Diário do Comércio

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