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Transporte coletivo perdeu 63% dos passageiros e continua encolhendo

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Depois de quase um ano sem publicar os demonstrativos do cálculo da tarifa do transporte coletivo, a URBS tornou públicos na última terça, dia 24, as tabelas de cálculos dos meses de dezembro de 2024, e janeiro e fevereiro de 2025. Os dados usados no cálculo do valor pago às empresas concessionárias por passageiro mostram que nos dois primeiros meses do ano o sistema continua a manter a tendência de perda de público.

Em janeiro e fevereiro a Rede Integrada de Transporte (RIT) perdeu cerca de 528 mil passageiros ou 264 mil em média, por mês. Desde 2010, quando o contrato atual com as empresas concessionárias entrou em vigor, o sistema já perdeu 63% dos passageiros segundo dados da própria URBS. A RIT transportava, por mês, 26 milhões de passageiros por mês, em média, em 2010 e hoje transporta 9 milhões.

A perda de passageiros acontece apesar a medida da prefeitura de ofertar desconto aos domingos, o que aumentou em 14% o número de passageiros no dia do desconto. Foi a primeira medida anunciada pelo prefeito Eduardo Pimentel (PSD) ao tomar posse.

Se mantida a tendência de perda de passageiros, a cidade pode terminar o ano com menos 3 milhões de passageiros. A redução no número de passageiros também aumenta o déficit do sistema, porque o cálculo da tarifa é feito com base no custo por quilômetro rodado, que se mantém o mesmo desde o ano passado.
Apesar da perda de passageiros, a Prefeitura pressionou pela aprovação de dois empréstimos no total de R$ 1 bilhão para comprar ônibus elétricos para a RIT. A cidade já acumula, em 2025, um déficit de R$ 130 milhões no sistema porque a arrecadação não paga o custo do serviço. Com os empréstimos, o custo deve aumentar ainda mais. O próprio parecer técnico das operações recomenda que a Prefeitura arranje outras fontes de receita para subsidiar o serviço.

Ônibus elétricos: Parecer técnico recomenda outras fontes de recursos

Como a compra dos ônibus elétricos não irá alterar uma parte significativa da frota, nem contribuir para aumentar a velocidade do transporte (dois fatores importantes na decisão do passageiro de usar ou não o sistema), é improvável que ela tenha qualquer impacto na redução do custo.

Apesar do comprometimento financeiro que os empréstimos representam, a Câmara aprovou as operações sem grandes discussões. O impacto financeiro, porém, ficará para os próximos prefeitos.

Informações: Plural.jor.br

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João Pessoa já recebeu 55 ônibus 0 km em 2025

As empresas concessionárias do transporte coletivo de João Pessoa seguem cumprindo o compromisso de renovação da frota na capital paraibana. Até junho deste ano, 55 ônibus zero quilômetro já foram incorporados ao sistema, sendo 45 veículos convencionais e 10 do serviço opcional “Geladinho” — ônibus executivos equipados com ar-condicionado e Wi- gratuito. Os novos ônibus substituíram os mais antigos da frota.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa (Sintur-JP), a previsão é que, até o m do ano, mais 15 ônibus convencionais sejam entregues, totalizando 70 veículos entregues só em 2025. Desde 2023, já foram entregues 180. Isso representa uma renovação de 45% da frota em operação na cidade.

O processo de modernização intensificou-se em 2023 e tem colocado João Pessoa entre os destaques regionais: atualmente, a capital possui a terceira frota de ônibus mais nova do Nordeste.

Todos os veículos adquiridos seguem o padrão Euro 6, tecnologia que reduz significativamente a emissão de poluentes, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e da saúde da população.

“A melhoria na qualidade de quaisquer serviços é um desafio e, para os operadores do transporte coletivo por ônibus é um deles. Os investimentos realizados nos últimos meses estão atestando a nossa disposição na melhoria do transporte público em João Pessoa. Renovar a frota é sinônimo de comodidade para o cliente que o utiliza diariamente, fluidez nas vias e menos poluição no meio ambiente”, destacou Isaac Júnior, diretor institucional do Sintur-JP.

Frota “Geladinho” cresce e ganha novas linhas
A frota dos ônibus “Geladinho”, com ar-condicionado e Wi- gratuito, foi ampliada em 50%, passando de 20 para 30 veículos. Além disso, quatro novas linhas passaram a operar com esse modelo:

E202 (Geisel)
E229 (Mangabeira/Rangel)
E301 (Mangabeira/Pedro II)
E9901 (Mangabeira/Valentina)

Essas linhas se somam às que já contavam com veículos “Geladinho”: E550 (Manaíra/Tambaú/Epitácio), E155 (Geisel/Manaíra), E551 (Manaíra/Geisel) e E600 (Parque Parahyba IV/Tancredo Neves).

Informações: g1 Paraíba

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Manaus ganha nova linha de ônibus para ligar Zona Leste ao Centro

Os usuários do transporte público da Zona Leste de Manaus têm uma nova opção para chegar ao Centro da cidade. A linha 690 (T5/Manaus Moderna/via Lourenço Braga) começou a operar na segunda-feira (23), com trajeto que liga o Terminal de Integração 5 (T5), no bairro São José, à região central, passando por bairros como Armando Mendes, Distrito Industrial, Japiim, Raiz e Cachoeirinha.

De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o diferencial da nova linha é o trajeto mais prático e rápido, sem passar por avenidas conhecidas pelo alto fluxo de veículos, como Max Teixeira e Torquato Tapajós.

Confira o percurso da linha 690:

Ida: Terminal 5 (São José) → Av. Autaz Mirim → Rotatória do Armando Mendes → Av. Oitis → Av. Buriti → Rua Waldomiro Lustoza → Av. Manaus 2000 → Av. Lourenço Braga → Rua Marquês de Santa Cruz → Av. Floriano Peixoto;
Volta: Av. Floriano Peixoto → Rua dos Andradas → Av. Lourenço Braga → Manaus 2000 → Av. Epitácio Pessoa → Av. Buriti → Av. Oitis → Av. Autaz Mirim → Terminal 5.
A linha 690 vai operar apenas nos horários de pico do transporte coletivo. Pela manhã, das 5h30 às 9h, e pela tarde, entre 15h e 18h.

Informações: g1 Amazonas

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Urbs já revitalizou 45 estações-tubo desde março; 6 serão entregues nesta quinta-feira


Seis estações-tubo que estavam desativadas totalmente por conta de obras de revitalização voltam a operar nesta quinta-feira (26/6). Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), com esse novo lote entregue, sobe para 45 o número de estações requalificadas desde o início do projeto, em março de 2025. O programa prevê melhorias em 69 estações-tubo até outubro.

Nesta quinta-feira voltam a operar as seguintes estações-tubo:

  • Antônio Lago sentido Santa Cândida;
  • Eucaliptos sentido Boqueirão;
  • Euclides da Cunha sentido Sítio Cercado;  
  • Hipólito da Costa sentido Boqueirão;
  • João Viana Seiler sentido Boqueirão;
  • Moysés Marcondes sentido Santa Cândida.

As estações-tubo estavam desativadas desde 10/6. Inicialmente previstas para terminarem em 23/6, as obras tiveram que ser prorrogadas por mais dois dias devido a problemas no abastecimento da fábrica que produz o piso de borracha ripadão, usado nas estações-tubo. O fornecimento já foi normalizado, segundo Alceu Portela, gestor da área de manutenção da Urbs. As linhas que param nas estações que voltam a operar são:

  • 203 - Sta Cândida/C. Raso
  • 502 - Circular Sul (Horário)
  • 503 - Boqueirão
  • 602 - Circular Sul (anti-horário) 
  • X12 - Especial Boqueirão

Mais conforto
O projeto de revitalização das estações-tubo é dividido em lotes e prevê a substituição de elementos estruturais metálicos do piso com excesso de corrosão e troca do piso naval, borrachas do piso, além da realocação da catraca da entrada para melhor acessibilidade. A ideia é oferecer estações-tubo modernizadas e com mais conforto para os passageiros.

Esse novo pacote de reformas se soma às 203 estações-tubo que foram revitalizadas de 2022 a 2024. No período de obras, os passageiros precisam ficar atentos porque as estações-tubo ficam desativadas parcialmente ou integralmente. Os usuários são avisados por meio de cartazes nos ônibus.

Informações: URBS

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Metrô Bahia transporta mais de 1,3 milhão de passageiros durante o São João

Durante os festejos juninos, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas transportou mais de 1,3 milhão de passageiros, reforçando seu papel essencial na mobilidade urbana da capital baiana. A operação especial foi realizada de forma ininterrupta (24h), das 5h de quarta-feira (18) até 23h59 de terça-feira (24), contando com mais de 4 mil viagens para oferecer mais agilidade e segurança aos clientes que foram curtir o São João no Parque de Exposições, localizado nas proximidades da Estação Mussurunga.

Somente durante a madrugada, entre 0h e 5h, quando as estações Acesso Norte e Mussurunga operaram para embarque, foram registrados o transporte de mais de 36 mil pessoas. As demais estações permaneceram abertas exclusivamente para desembarque, com exceção da Estação CAB.

“O metrô demonstrou sua eficiência e capacidade de atender à demanda do público durante o São João. Com o sistema funcionando ininterruptamente por mais de 120 horas, garantimos mobilidade e segurança aos nossos clientes”, afirma Pedro Mello, Gerente Executivo de Atendimento da CCR Metrô Bahia.

Desde sua inauguração, em 2014, o metrô já transportou mais de 730 milhões de passageiros, totalizando mais de 2,3 milhões de viagens realizadas. Somente em 2024, o sistema operou de forma ininterrupta em 18 dias, número seis vezes maior do que o registrado em 2023, atendendo grandes eventos, shows e festivais. 

“O metrô é parte essencial da mobilidade de Salvador e da Região Metropolitana. O balanço positivo da operação especial no São João de 2025 reforça o compromisso do Governo do Estado com um transporte público eficiente, seguro e acessível. Em parceria com a CCR Metrô Bahia, garantimos mais uma vez o funcionamento pleno do sistema em um dos períodos mais importantes para a cultura e a economia da Bahia”, destaca Jusmari Oliveira, secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur).

Informações: CCR Metrô Bahia

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Na Grande BH, Estado lança novos ônibus para trabalhadores da Cidade Administrativa

Uma nova linha de ônibus gratuita para acesso dos servidores estaduais à Cidade Administrativa e uma frota renovada, com veículos mais modernos e confortáveis. É o que promete o Governo de Minas para trabalhadores da sede estadual. As mudanças começaram na segunda-feira (23/6).

A Linha 03 fará o deslocamento entre a Pampulha e a Cidade Administrativa para todos os servidores que estiverem portando crachá. 

Serão três horários na parte da manhã, saindo da Pampulha sentido Cidade Administrativa, às 6h25, 7h35 e 8h40; e três à tarde, saindo da CA sentido Pampulha às 16h10, 17h15 e 18h20. O ponto de ônibus fica em frente à entrada da Estação Pampulha.

A frota de ônibus com 16 veículos também foi toda renovada, com a substituição dos antigos ônibus por veículos mais modernos e confortáveis. Os veículos contam com ar-condicionado, televisores e assentos novos, e com a mesma acessibilidade que os anteriores.

Além da Linha 03, há também as linhas 01 e 02, que fazem o transporte de servidores da Estação Vilarinho até a Cidade Administrativa, e o deslocamento interno de visitantes e servidores. O público dos ônibus inclui todas as 10 mil pessoas que circulam diariamente pela Cidade Administrativa.

“A Intendência da Cidade Administrativa busca diariamente proporcionar ao servidor do Estado um ambiente de trabalho acolhedor e agradável. A nova linha atende uma demanda antiga dos usuários, de facilitar o acesso ao complexo. A troca de ônibus cumpre a legislação estadual e traz mais conforto para os servidores em seu deslocamento”, afirma a intendente Marilene Bretas.

Informações: Estado de Minas

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Em Campinas, Quais são as linhas com mais reclamações e por que elas lideram?

O número de reclamações relacionadas a atrasos nos horários dos ônibus do transporte público de Campinas (SP) aumentou 70,9% no intervalo de um ano. O balanço foi obtido pela EPTV, afiliada da TV Globo, com a Empresa Municipal de Desenvolvimento da metrópole (Emdec).

Segundo o levantamento, de janeiro a maio de 2024 foram 1.675 solicitações de fiscalização sobre atrasos nos coletivos, enquanto que, no mesmo período deste ano, o índice saltou para 2.864.

Veja abaixo as linhas que lideram a lista, os possíveis motivos e as reclamações dos usuários que são afetados diariamente pelo problema.

Linhas com mais reclamações
  • 260 (Nova Aparecida/Shopping Iguatemi) – 87 solicitações.
  • 134 (Terminal Ouro Verde/Terminal Barão Geraldo) – 80
  • 115 (Jd Adhemar de Barros)/Terminal Central)– 68
  • 416 (Rodoviária/Jardim do Lago)– 64
  • 117 (Corredor Central/DIC VI – 63
Quais são as razões?
De acordo com a Emdec, os problemas em ônibus, provocados pela frota envelhecida, além de condições externas, como congestionamento, podem provocar descumprimento de horário.

Além da necessidade da realização da nova licitação, a autarquia afirmou que tentar resolver o problema por meio das fiscalizações, que tentam definir um diagnóstico e propor soluções.

"A gente recebe o documento de solicitação de fiscalização, fazemos uma triagem e depois a fiscalização ocorre. Ali as nossas equipes tentam ver o que está acontecendo. Às vezes é um problema com o ônibus, mas às vezes tem problema com o trânsito, por exemplo. Mas a fiscalização acontece para entender qual é a interferência que está provocando o atraso. Qualquer atraso hoje em dia atrapalha e muito", disse o coordenador de fiscalização e operação de transporte da Emdec, Cláudio Fernandes.

Transtornos
A passageira Jacqueline Pereira depende todos os dias da linha 260, que lidera as reclamações, e afirmou que é rotina os veículos quebrarem ou ficarem superlotados por conta dos atrasos.

"É complicado, porque não passa no horário e não cabe mais passageiro. Alguém precisa fazer alguma coisa porque esse ônibus está muito difícil", afirmou.

Segundo a faxineira Juliana Côrrea, em algumas situações, os horários previstos nos dois aplicativos que informam sobre o transporte público em Campinas não batem com a passagem dos ônibus.

"O minímo que a gente merece é respeito, mas não há isso, é ônibus atrasado, ônibus que quebra, ônibus que para", disse.

Respostas da Emdec
Em relação à linha 260, a Emdec afirmou que até o final de julho vai ter uma solução porque "já estão em tratativas". Segundo o órgão, há um problema nos horários de pico por conta do trânsito da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101).

Informações: g1 Campinas

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Estação Pampulha incrementa bicicletário com implantação de 30 novos paraciclos

A Prefeitura de Belo Horizonte implantou um novo bicicletário na Estação Pampulha, com 30 novos paraciclos, o que permite até 60 bicicletas estacionadas ao mesmo tempo. O objetivo é oferecer mais infraestrutura aos ciclistas e promover a conexão entre a utilização da bicicleta e os meios de transporte de massa, como ônibus e metrô.

O paraciclo é o equipamento individual usado para estacionar bicicletas, e o conjunto deles forma um bicicletário. Atualmente, a cidade conta com 1.020 dispositivos espalhados por pontos estratégicos de grande circulação, como parques, centros culturais, prédios públicos e estações de transporte coletivo.

Recentemente, a BHTrans implantou bicicletário na Estação São Gabriel, com a instalação de 30 novos paraciclos. Ainda neste ano há previsão de um novo bicicletário na Estação Diamante (Barreiro), além de dois na Estação Vilarinho (Venda Nova), viabilizados por medidas compensatórias junto ao Shopping Estação.

Pedala BH

Há mais de 30 anos, a PBH investe em condições para que a bicicleta seja utilizada de forma mais segura e eficiente, especialmente nos deslocamentos de curta distância. Desde o início da implantação do Programa Pedala BH, em 2011, foram instalados paraciclos por toda a cidade.

A expansão da rede de paraciclos atende demandas por toda a cidade, como em pontos de comércios, universidades, teatros, praças e estações do Move, onde o usuário da bicicleta tem a oportunidade de fazer a conexão modal com os ônibus.

Bicicletas elétricas

A implantação de sistemas de compartilhamento de bicicletas é uma iniciativa para aumentar os deslocamentos e incentivar sua utilização pela cidade. Os equipamentos compartilhados estão em consonância com as diretrizes do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte (PlanMob-BH), construído em conjunto com a sociedade civil.

Belo Horizonte conta com 51 estações de bicicletas elétricas compartilhadas, com 500 bikes disponíveis, sendo 34 estações na área central e 17 na região da Pampulha. O projeto é uma parceria da Prefeitura com a empresa Tembici e patrocínio da Estácio, que considerou a topografia da capital para implantar o primeiro sistema com estações fixas e 100% de bicicletas elétricas da América Latina.

Todos os pontos de instalação foram estabelecidos por meio de pesquisas e avaliações conduzidas por técnicos da Tembici e da Prefeitura, que consideraram fatores como a proximidade de ciclovias e a demanda da população. As estações estão sendo implantadas para conectar diferentes modais, próximas a importantes conexões com o transporte público, estações do Move e do metrô.

Ciclovias e ciclofaixas

Belo Horizonte conta atualmente com 108 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Somente em 2024, foram implantados 8,8 quilômetros de novas vias cicláveis e requalificados 24 quilômetros de trechos já existentes.

A BHTrans também apresentou ao PAC 2023 projetos para a implantação de mais 66,84 quilômetros de ciclovias, que aguardam liberação de recursos.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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Fábrica de ônibus atinge marca de 20 mil unidades produzidas no ES

A empresa de fabricação de carrocerias de ônibus, Marcopolo, atingiu a produção de 20 mil unidades na fábrica de São Mateus, no norte do Espírito Santo. Como comemoração, o sistema Transcol, da Grande Vitória, irá receber 40 novos ônibus urbanos, de um total de 137 unidades.

Além disso, neste ano, a Marcopolo alcançou 70% de participação na renovação do sistema urbano da Grande Vitória.

Os novos ônibus são do modelo Torino e serão fornecidos à operadora Unimar. Todos os 40 ônibus contam com ar-condicionado, Wi-Fi, acessibilidade e motorização Euro 6, que reduz significativamente a emissão de poluentes.

“Investimos em tecnologia, capacitação e parcerias locais porque acreditamos no potencial da região e no papel transformador da indústria para a sociedade”, afirmou o diretor de operações comerciais de mercado interno e marketing da Marcopolo, Ricardo Portolan.

“Essa entrega representa muito mais do que números. É a materialização do nosso compromisso com a inovação, a qualidade e a mobilidade urbana eficiente. A fábrica de São Mateus tem papel estratégico na nossa operação e no desenvolvimento da indústria automotiva nacional”, completou o executivo.

Desde 2019, a Marcopolo passou a fabricar carrocerias para ônibus urbanos. Além disso, em 2023, a empresa anunciou um investimento de R$ 50 milhões em modernização, especialmente voltada para veículos elétricos.

Informações: FolhaVitória

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Transporte público em Sorocaba tem passagem gratuita aos domingos e feriados

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, informa que, a partir do próximo domingo, dia 22 de junho, todos os usuários do transporte público da cidade, desde que tenham o Cartão Social, poderão utilizar gratuitamente os ônibus aos domingos e feriados.

A iniciativa parte do programa “Vou de Busão” e tem seu caráter social ampliado com essa nova medida. Ou seja, nessas datas não será mais necessário pagar a tarifa de R$ 1, vigente desde janeiro de 2023. Da mesma forma, o usuário poderá passar mais de uma vez na catraca, pois não há limite de utilização.

“Nessas datas, o usuário passa o cartão no leitor e a catraca será liberada automaticamente, cem cobrança. O objetivo é estimular a utilização do transporte público nesses dias, sobretudo para os compromissos religiosos aos domingos, ao lazer e convívio em família, para que o usuário economize na passagem de ônibus”, explica o diretor-presidente da Urbes, Adriano Brasil.

Os usuários que ainda não têm o Cartão Social podem adquiri-lo nos terminais de ônibus ou nas Casas do Cidadão Zeladoria. Basta apresentar um documento pessoal com foto e comprar, pelo menos, dois créditos de tarifa convencional, para validação do cartão. Nos demais dias da semana, o valor da passagem continua sendo R$ 4,40.

Em caso de perda do Cartão Social, é possível tirar a segunda via, diretamente no Terminal São Paulo ou nas Casas do Cidadão Zeladoria, de segunda a sexta-feira, mediante o pagamento da tarifa de emissão (R$ 4). Em contrapartida, quem tem o Cartão Estudante e que beneficiar-se do “Vou de Busão”, não precisa pedir o Cartão Social, pois basta adquirir o crédito social, utilizando o cartão que já possui.

“Com a ampliação do benefício desse programa, a Administração Municipal pretende aumentar o poder de compra do usuário, que pode utilizar essa economia em outras áreas de consumo, aquecendo setores da nossa cidade, como os de comércio e serviços em geral. Vale ressaltar ainda que a tarifa do transporte público em Sorocaba está com valor congelado desde 2019”, finaliza o diretor-presidente da Urbes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3519-3100,  pelo WhatsApp: (15) 99760-9621 ou diretamente na sua sede, que fica na Rua Chile, 401, Jardim Barcelona. Outro canal de comunicação é com a Ouvidoria, pelo site: www.urbes.com.br. Basta clicar no botão “Ouvidoria”, que está localizado na barra do menu principal, no topo do site. Lá, os munícipes têm informações intuitivas e de fácil manuseio, sobre como enviar suas demandas à Urbes.

Informações: Prefeitura de Sorocaba

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