Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Começa a circular primeiro ônibus movido a àlcool em São Paulo

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O veículo faz a linha 875H e vai do terminal da Lapa a Vila Mariana. Por dentro, o ônibus é igual aos outros. E veja imagens feitas por um telespectador de um ônibus que libera uma fumaça escura.
READ MORE - Começa a circular primeiro ônibus movido a àlcool em São Paulo

Curitiba: Shopping Popular, opções de presentes e ônibus gratuito na volta


O Shopping Popular, no terminal Capão Raso, é uma boa opção para as compras de Natal. O shopping é administrado pela Urbs, Urbanização de Curitiba S/A e oferece um mix de produtos, a preços acessíveis, em 115 lojas.

Quem for ao shopping de ônibus, não precisará pagar a tarifa de retorno. Ao desembarcar no terminal Capão Raso, basta apresentar um documento de identificação ao fiscal da Urbs que está na guarita que dá acesso ao shopping.Em troca, receberá uma senha isentando o passageiro de pagar nova tarifa para voltar para casa. Antes de sair do shopping, o consumidor deve pedir a um dos lojistas que carimbe a senha, que será devolvida na guarita.

A isenção de pagar a tarifa de retorno vale também para quem fizer compras no Armazém da Família e banca de hortifrutigranjeiros.

O diretor de Desenvolvimento da Urbs, Rubico Camargo, diz que no Shopping Popular é possível encontrar desde pequenas lembranças a preços populares a artigos mais sofisticados, como roupas, bijuterias finas ou celulares de última geração.

O consumidor pode encontrar presentes nas lojas de instrumentos musicais, roupas, armarinhos, papelaria e loja de tintas, lotérica e agência dos correios, cereais, frutas cristalizadas e afins e uma grande variedade de carnes, também muito procuradas para as festas de Natal e Ano Novo.
READ MORE - Curitiba: Shopping Popular, opções de presentes e ônibus gratuito na volta

Grande Recife promove audiência pública sobre a construção do Corredor Norte/Sul


O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria das Cidades e do Grande Recife Consórcio de Transporte, promoverá amanhã (15/07), das 8h às 12h, no Centro de Convenções (Auditório República Pernambucana), uma audiência pública – onde será apresentado o projeto para construção do Corredor Norte/Sul, o mais moderno corredor de transporte público do País. A audiência será presidida pelo presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto e contará com a participação de representantes dos municípios consorciados (Recife e Olinda), vereadores da RMR e técnicos do setor. O evento contará ainda com a participação de representantes das empresas do setor, de dentro e fora do Estado, e da população em geral.

O debate junto aos que utilizam e oferecem os serviços, é importante para garantir a funcionalidade e eficiências do corredor, que terá início na BR-101, a partir do Terminal de Integração de Igarassu, seguindo até o Terminal de Joana Bezerra, no Recife.
READ MORE - Grande Recife promove audiência pública sobre a construção do Corredor Norte/Sul

BH: Usuário ganha sete novas linhas na região do Barreiro


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, conclui um processo de mudança no sistema de transporte coletivo da região do Barreiro, em 12 de dezembro, com implantação de novas linhas, alteração de número e itinerário de outras, realização de ajustes em quadros de horários e adequação da capacidade de atendimento das estações de integração da região, a Diamante e a Barreiro.

As novas linhas atendem a demandas da comunidade e vão beneficiar uma população de 300 mil pessoas, com a ampliação de opções de deslocamentos e acessibilidade a pontos de interesse dentro da própria região, como aos hospitais da região e à UPA Barreiro, e a outros bairros da cidade, mais rapidez nas viagens, diminuição do tempo de espera do transporte coletivo, redução de deslocamentos a pé e implantação de atendimentos a novas áreas urbanizadas.

Segundo Daniel Marx Couto, gerente de Coordenação de Projetos de Transporte da BHTRANS, para fazer a reestruturação da rede de transporte coletivo do Barreiro, foram estudadas as demandas da comunidade, o funcionamento e operação de todas as linhas e realizadas pesquisas de movimentação dos usuários e de origem e destino. “Todas as linhas estão sendo adequadas às diretrizes estabelecidas em termos de intervalos, capacidade de número de pessoas transportadas e caminhamentos, o que vai gerar mais confiabilidade, conforto e segurança para as pessoas”, acrescenta Daniel Couto.

Serão criadas sete novas linhas, sendo quatro alimentadoras da Estação Barreiro, uma perimetral, ligando o Barreiro à área do BH Shopping, uma semi-expressa ( ligando parte do bairro Regina ao centro, sem passar pela estação) e uma troncal, que fará a ligação da Estação Barreiro à Estação Vilarinho, localizada na região de Venda Nova.
READ MORE - BH: Usuário ganha sete novas linhas na região do Barreiro

Começam a circular os ônibus de Natal no Corredor ABD (São Mateus-Jabaquara)

Em clima de boas festas, começaram a circular os tradicionais ônibus de Natal no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara). Implantado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, o corredor é operado pela Metra, que promove anualmente a decoração dos ônibus e eventos natalinos.
Neste ano, uma equipe de atores realizará também performances teatrais dentro dos veículos sobre o tema solidariedade.A decoração dos ônibus conta com duas versões: uma para a noite, com iluminação, e outra para o dia, com adesivos natalinos. Durante a viagem, um grupo de atores apresenta esquetes teatrais. Os personagens, um Papai Noel e seu ajudante, mostram aos passageiros como ser solidário em simples e pequenos atos, não só nessa época do ano.

Confira a programação da circulação dos ônibus:
Dias 12, 16, 17 e 23/12: Linha 285 (São Mateus-Ferrazópolis)
Dias 14, 20 e 24/12: Linha 287 (Santo André Oeste-Diadema)
Dias 10, 11, 13, 18, 21 e 25/12: Linha 288 (Jabaquara-Ferrazópolis)
Obs: As luzes são ligadas a partir das 19:00 horas.

Dia 20/12: Linha 289 (Piraporinha-Jabaquara)
Dias: 12, 16, 17, 23/12: Linha 288 (Jabaquara-Ferrazópolis)
Dias 11, 13, 18, 21 e 25/12: Linha 285 (São Mateus-Ferrazópolis)Dia 14/12: Linha 284 (São Mateus-Santo André Oeste)
Dia 15/12: Linha 286 (Santo André Leste-Ferrazópolis)
Dias 19 e 22/12: Linha 287 (Santo André Oeste-Diadema)
Dia 24/12: Linha 284M (São Mateus-Shopping Metrópole)

READ MORE - Começam a circular os ônibus de Natal no Corredor ABD (São Mateus-Jabaquara)

Em Fortaleza, Monitoramento via GPS é implantado no terminal da Parangaba


Com o objetivo de proporcionar um serviço cada vez mais eficaz aos usuários de ônibus da Capital, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) implantou o Sistema de Posicionamento Global (GPS) no terminal da Parangaba. O monitoramento permite identificar a localização dos veículos em tempo real, além de possibilitar tomada de decisões imediatas como, por exemplo, a permuta de um veículo para outra linha caso haja uma fila grande de passageiros à espera. Conforme explica Marcelo Teixeira, técnico responsável pelo monitoramento, o sistema é uma importante ferramenta de radionavegação, baseada em satélites, que auxilia a administração municipal no gerenciamento do transporte público.

"Através do GPS, temos condições de obter as informações necessárias para otimizar a operação no cotidiano do terminal”, ressalta. A implantação do monitoramento no terminal da Parangaba faz parte de um projeto-piloto desenvolvido inicialmente em 23 de novembro de 2009 por técnicos do órgão. Cerca de 15 pessoas foram capacitadas para operar o sistema, que deve ser implantado posteriormente nos demais terminais.
READ MORE - Em Fortaleza, Monitoramento via GPS é implantado no terminal da Parangaba

SPTrans altera itinerários de ônibus na região do Ibirapuera


A SPTrans altera os itinerários de 42 linhas de ônibus para facilitar a circulação de pedestres e motoristas em torno da árvore de natal da cidade montada na Avenida Pedro Álvares Cabral na esquina com a Praça Escoteiro Aldo Chioratto, ao lado do Parque e do Obelisco do Ibirapuera, na zona sul da cidade.
Durante o período de visitação da árvore, de segunda a sexta a partir das 19h e aos sábados, domingos e feriados a partir das 17h até 06/01/2010, os retornos que ficam entre a avenida e a praça serão bloqueados e o ponto de ônibus instalado na lateral do obelisco, utilizado para embarque/desembarque de passageiros, será desativado e instalado provisoriamente na Rua Marechal Maurício Cardoso.
Os ônibus que fazem ponto final nessa rua passarão a operar em sistema circular, ou seja, não farão ponto final naquela região, já retornando para o sentido do bairro a partir da parada localizada ao lado do antigo Detran.

São as linhas:
5362/41 Parque Residencial Cocaia - Detran;

5370/21 Terminal Varginha - Detran;

6455/21 Terminal Capelinha - Ibirapuera.

Todas circulam de segunda a sexta, apenas durante o horário de pico da tarde.
Todas as linhas transportam aproximadamente 420 mil passageiros em dias úteis, 244 mil aos sábados e 148 mil aos domingos.

Para mais informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.
READ MORE - SPTrans altera itinerários de ônibus na região do Ibirapuera

Coral dos Correios realiza apresentação de canções natalinas nos terminais de São Paulo


No dia 10 de dezembro, o Coral dos Correios fez sua primeira apresentação do ano de 2009 no Terminal Sacomã, incluso na programação SPTrans Cultural. Desde o dia 1º de dezembro seus participantes já fizeram cerca de 20 apresentações em diversos pontos da cidade.
Há quatro anos a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em parceria com a SPTrans promove a apresentação do Coral dos Correios em alguns Terminais da cidade. O Coral denominado ECTOM é composto por funcionários da empresa. Sob regência do Maestro Nivaldo Grulha desde 1988 seus membros já se apresentaram em diversas regiões da capital e interior.
Outros estados como Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul também tiveram o privilégio de ouvir um repertório que mistura um pouco de MPB com típicas canções natalinas. " O nosso Coral é diferente, trabalhamos MPB dentro de um repertório natalino, isso dá um toque especial às apresentações" afirma o maestro.
A combinação agrada e emociona o público de todas as idades. " Vale a pena parar para dar uma olhadinha, não sabia que os Correios tinham um Coral como esse" declara Maria Araujo, passageira do Expresso Tiradentes.

O ECTOM deverá se apresentar em outros Terminais da cidade nos seguintes dias:
14 de dezembro - Terminal Mercado (região central), 17h
18 de dezembro - Terminal Lapa (zona oeste), 17h
21 de dezembro - Terminal Pirituba (zona norte), 17h
22 de dezembro - Terminal Campo Limpo (zona sul), 17h
READ MORE - Coral dos Correios realiza apresentação de canções natalinas nos terminais de São Paulo

Solução para o trânsito de londrina passa pela melhoria do transporte coletivo


Londrina conta com uma frota de 370 coletivos. Prefeitura já estuda a criação de canaletas e faixas exclusivas para os ônibus.

Dados do último relatório do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), do mês de outubro, mostra que em 2009 a frota em Londrina chegou aos 263.802 veículos. Desses 158.210 são automóveis e 57.950 são motocicletas e motonetas. Para o comandante da Ciatran, tenente Ricardo Eguedis, desse universo total de veículos, pouco mais de 300 são ônibus do transporte coletivo. Por isso, ele destacou que é preciso mais investimento no sistema viário, já que as grandes avenidas “estão estranguladas”.
“Esses números mostram que há alguma coisa errada com o trânsito de Londrina. Enquanto não se investir em um transporte coletivo confortável, com horário pontual e maior número de veículos, já que somos mais de 500 mil habitantes, a cidade continuará a viver com esse tipo de problema. A situação é tão complicada que a PM está investindo na compra de motocicletas para os policiais poderem chegar mais rápido em algumas ocorrências”, disse.
A frota do transporte coletivo da cidade é de 370 veículos e para o diretor de transportes da CMTU, Wilson de Jesus, aumentar esse número só agravaria os congestionamentos. “Os ônibus também sofrem com o grande volume de veículos nas ruas. No início do ano, a velocidade média dos coletivos era de 20 km/h, atualmente caiu para 16 km/h. Se colocarmos mais ônibus nas ruas essa velocidade diminuirá ainda mais”, explicou.
O diretor da CMTU defende que a solução para os problemas do trânsito passa por um privilegiamento do transporte coletivo, o que o tornaria mais ágil e atrairia novos usuários. Como consequência, diminuiria o número de carros pelas ruas. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) está desenvolvendo estudos para a criação de faixas exclusivas e canaletas para os ônibus coletivos. Essas mudanças, como explica a gerente de Trânsito do Ippul, a engenheira Cristiane Biazzono Dutra, são para longo prazo.
No entanto, o primeiro passo já está sendo dado, que é promover alterações na lei do sistema viário para o novo Plano Diretor, prevendo as modificações futuras das vias. “Para isso precisaremos aumentar o espaço das ruas, com o alargamento das vias, e com mais faixas de rolamento. Estamos trabalhando para garantir o aumento da capacidade viária, não para chamar novos veículos individuais, mas para o uso exclusivo do transporte coletivo. A solução para os problemas do trânsito está no investimento nesse tipo de condução e também nos sistemas não motorizados, como as bicicletas”, disse.
READ MORE - Solução para o trânsito de londrina passa pela melhoria do transporte coletivo

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960