Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Curitiba ganha nova linha de ônibus que vai ligar Terminal Boqueirão ao Parque Náutico aos domingos

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

A população de Curitiba vai ganhar, a partir deste domingo (17/12), mais uma linha de ônibus, que vai ligar o Terminal Boqueirão ao Parque Náutico. A nova linha 529-Parque Náutico se junta a outras duas linhas que ligam parques a terminais da cidade aos domingos: a 177-Terminal Cabral/Pq Tanguá e a 794-Terminal Pinheirinho/Pq. Lago Azul, lançadas há pouco mais de um ano.

A iniciativa faz parte do projeto Parques da Cidade, que cria linhas de transporte coletivo ligando terminais de integração diretamente aos parques que não possuam ligação pela Rede Integrada de Transporte (RIT).

Com previsão de atrair 400 passageiros aos domingos, a linha 529-Parque Náutico tem extensão de 5,1 km, com tempo de viagem de 20 minutos. A tarifa é a mesma das demais linhas do transporte coletivo, de R$ 6, que pode ser paga com cartão Urbs ou cartões de débito e crédito. 

“Havia a necessidade de melhorar o acesso da população por meio do transporte coletivo a alguns parques, principalmente para quem mora mais longe”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

Inicialmente a linha 529 irá operar aos domingos e, após avaliações, caso os resultados sejam favoráveis, há expectativa de operação aos sábados. Com saída do Terminal Boqueirão, onde compartilha plataforma com a linha 533 - E. Veríssimo / Pantanal, a linha 529 fará itinerário pelas ruas Pastor Carlos Frank, Zonardy Ribas, Maestro Carlos Frank e Av. Mal. Floriano Peixoto (pista lenta), sentido Parque Náutico, e pela Av. Mal. Floriano Peixoto (pista lenta) e Rua Pastor Carlos Frank, sentido Terminal Boqueirão. 

Lançadas em novembro do ano passado, a linha 794 - Parque Lagoa Azul atende a uma média de 200 passageiros aos domingos e 177 Cabral / Parque Tanguá em média 150 passageiros aos domingos.

Informações: URBS

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Trens iluminados da Metrofor inspiram a magia do Natal

As três regiões metropolitanas do Ceará estão mais bonitas e mais brilhantes com a iluminação especial de Natal instalada nos trens do Metrofor. Os veículos com iluminação natalina circulam por dezenas de bairros de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Pacatuba, Sobral, Juazeiro do Norte e Crato – encantando moradores e anunciando a proximidade do Natal.

“É um presente para os passageiros e passageiras, e para a população cearense, mostrando que o transporte público também é um espaço de convivência e construção de relações. E que nele devem estar presentes os valores de amor e confraternização que o Natal traz para todos nós”, destaca o diretor-presidente do Metrofor, Plínio Saboya Neto.

Somente na Região Metropolitana de Fortaleza, os trens iluminados passam por 56 quilômetros de via e atendem aos passageiros em 41 estações. Mais de 55 mil pessoas são beneficiadas, todos os dias, apenas RMF.

Nas regiões norte e sul do Ceará, onde o Metrofor também está presente, os trens natalinos percorrem diariamente mais de 27 quilômetros de trilhos, espalhando brilho e esperança. Nas regiões metropolitanas de Sobral e do Cariri, o Metrofor atende cerca de 6,1 mil pessoas diariamente, em 21 estações.

Informações: Metrofor

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Governo de Minas lança Plano de Mobilidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH) lançou, nessa quarta-feira (13/12), o Plano de Mobilidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PlanMob – RMBH).

Durante o lançamento, o secretário adjunto da Seinfra, Pedro Calixto, reforçou a necessidade da participação dos municípios para que o planejamento seja efetivamente colocado em prática.

“A Região Metropolitana de Belo Horizonte transcende os limites de cada município e para termos uma solução de mobilidade é impossível que cada município pense de forma isolada. Por isso, a gente trabalhou arduamente neste planejamento. Agora, precisamos avançar para além do plano, em ações concretas que vão mudar e melhorar a vida do cidadão metropolitano”, reforçou.

O plano tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento urbano sustentável da RMBH, visando a melhoria da acessibilidade e da mobilidade das pessoas e cargas na região.

“Um dos principais problemas que as regiões metropolitanas enfrentam é a questão da mobilidade. O plano vem como uma tentativa de resposta a esses diversos desafios”, enfatizou o diretor-geral da ARMBH, Marcus Vinícius Lopes.

As discussões sobre o PlanMob foram iniciadas em 2017 e contaram com ampla participação dos municípios, entidades, sociedade civil, instituições e demais atores que fazem a gestão da mobilidade urbana na RMBH.

Ele se desdobra em planos de caráter multimodal para a Mobilidade Ativa, o Transporte Coletivo, a Logística Urbana, e o Transporte Individual Motorizado e Sistema Viário de Interesse Metropolitano. Cada um desses planos é composto por programas e ações, e projetos de infraestrutura que assegurem a melhoria da mobilidade urbana.

Além dos planos multimodais, os municípios e a sociedade em geral terão acesso a todos os insumos (estudos, projetos, pesquisas, matrizes, dentre outros) usados para construção deste planejamento, permitindo o desenvolvimento de ações na área da mobilidade urbana, por meio do site da Seinfra.

“O plano tem um viés para que cada município consiga pensar sobre o fenômeno da mobilidade com uma visão um pouco mais ampla”, concluiu o subsecretário de Transporte e Mobilidade da Seinfra, Aaron Dalla.

Detalhamento

O Plano de Mobilidade conta com 13 programas, que se desdobram em aproximadamente 150 ações, além de propostas de melhoria da infraestrutura para ampliar a mobilidade na RMBH.

Como principais projetos, o eixo transporte coletivo prevê a implementação de uma Nova Rede Estruturante de Transporte Coletivo, a integração entre os sistemas e a modernização do marco regulatório do transporte metropolitano.

O eixo Mobilidade Ativa tem o foco na integração com o transporte coletivo por meio do desenho de regulamentações, incentivos e a implantação de uma rede de pontos de integração metropolitana que possa ser facilmente acessada a pé e por bicicleta. Propõe ainda a implementação das Redes de Turismo por Modos Ativos e Cicloviária Estruturante Metropolitana.

Já o eixo de Logística Metropolitana, prevê como principais projetos, a implementação uma rede de plataforma logística de distribuição, abastecimento e consolidação de cargas, o reforço do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, como o operador logístico multimodal do Estado e o aumento do acesso das cargas gerais ao modo ferroviário promovendo a integração modal.

Por último, o Plano Viário Metropolitano e de Incentivo ao Uso Racional dos Modos Individuais prevê a implementação de uma rede viária de interesse metropolitano de caráter perimetral e um rol de ações para racionalização do transporte individual motorizado.

Participação

O plano já foi amplamente discutido com a sociedade civil e as prefeituras da RMBH. Além de visitas e audiências locais nos vetores de desenvolvimento da RMBH no período anterior à pandemia, foram realizadas reuniões específicas e reuniões de acompanhamento das fases do projeto, durante a pandemia, totalizando 29 encontros virtuais, no Comitê de Mobilidade da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de BH, que tem participação de todas as prefeituras da RMBH.

Além disso, foi realizada Consulta Pública para colher sugestões e contribuições dos produtos elaborados a partir do desenvolvimento do Plano.

O PlanMob – RMBH e todos os insumos relacionados ao planejamento podem ser acessados clicando aqui.

Informações: Agencia Minas

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Teresina terá ônibus gratuito nos finais de semana antes do Natal

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) vai disponibilizar ônibus gratuito para a população nos dois sábados e domingos antes do Natal em Teresina. O objetivo é facilitar o acesso da população e fomentar o comércio para as compras de fim de ano.

A gratuidade será oferecida aos usuários do transporte público na capital neste sábado (16) e domingo (17), e a medida segue no próximo fim de semana, 23 e 24 de dezembro, data que antecede o Natal.

O superintendente da Strans, Bruno Pessoa, explicou que a ação se trata de um incentivo ao uso do transporte coletivo durante o período mais movimentado do ano, em que a mobilidade urbana é mais afetada e uma forma de contribuir para o crescimento da economia na capital.

A gratuidade no transporte público coletivo será nos dois sábados e domingos antes do Natal nos quatro consórcios que operam as linhas de ônibus de Teresina. A medida valerá para as empresas do Consórcio Poty- Zona Norte; Consórcio Urbanus - Zona Leste; Consórcio Therezina - Zona Sudeste; Empresa Transcol - Zona Sul.

Informações: G1 PI

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Tarifa dos trens e metrô em SP vai subir para R$ 5 em janeiro de 2024

A tarifa dos trens e metrô em São Paulo vai subir para R$ 5 a partir de 1º de janeiro de 2024. O aumento será de R$ 0,60 em relação ao preço atual, que é de R$ 4,40. O valor do transporte está congelado há três anos.

Inicialmente, o governo tinha informado que o reajuste também seria aplicado no transporte municipal da capital. A Prefeitura de SP, entretanto, negou que irá elevar o valor da tarifa.

Historicamente, o município sempre acompanha o aumento com o estado. Entretanto, por ser ano eleitoral, a gestão de Nunes tenta postergar a medida.

A tarifa de ônibus dos trens e do metrô tem o mesmo valor desde 2012. Desde então, o preço não era alterado em comum acordo. A decisão unilateral do governo do estado agora quebra esse ciclo.

Os governos não divulgaram o valor que vai ficar a tarifa integrada, ônibus + trilhos, que atualmente custa R$ 7,65.

No final do mês passado, conforme noticiado pelo g1, Tarcísio já tinha sinalizado o aumento no valor das tarifas de Metrô, e trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e trens metropolitanos privatizados.

A tarifa não sofre alteração desde janeiro de 2020. Segundo o governador, a falta de reajuste prejudica a situação financeira das empresas públicas, como Metrô e CPTM.

"A tarifa está congelada há muito tempo e a gente tem que começar a fazer conta. Ou eu repasso alguma coisa pra tarifa ou a gente permanece com ela congelada e eu aumento o subsídio. Quanto mais tempo a tarifa ficar congelada, mais subsídio a gente vai ter", defendeu ele no final de novembro.

Transporte municipal
Nesta semana, Nunes anunciou a tarifa zero nos ônibus da capital aos domingos a partir do dia 17 de dezembro.

A gratuidade vai valer para todos os passageiros nos 4.830 ônibus da cidade, em suas 1175 linhas, da 0h às 23h59. Também vai haver tarifa zero no Natal, Ano Novo e Aniversário de São Paulo, no dia 25 de janeiro.

Informações: G1 SP

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Em Campo Grande, Tarifa do transporte coletivo não deve passar de R$ 4,80

A Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) defende tarifa técnica de R$ 5,95 para o transporte coletivo de Campo Grande. Já o Consórcio Guaicurus, concessionária do serviço, quer que esse valor chegue a R$ 7,80. A tarifa técnica significa o valor cheio que deveria chegar a passagem de ônibus, mas com a isenção de impostos praticada pelo município junto ao consórcio, esse valor acaba diminuindo.

Somente no ano passado, a Prefeitura de Campo Grande abriu mão do ISS (Imposto sobre Serviços) totalizando R$ 23 milhões. As negociações da tarifa entre 2022 e 2023 tiveram tarifa técnica de R$ 5,80, mas devido à renúncia fiscal do município, o valor para o consumidor ficou em R$ 4,65, diferença de R$ 1,15.

Se essa medida for seguida entre 2023 e 2024, a passagem de ônibus ao usuário final deve ser de R$ 4,80. Já foi adiantado ao Campo Grande News que o reajuste para 2024 não deve chegar a R$ 0,20.

Reunião esta tarde entre a agência e o consórcio define o valor da tarifa técnica que será encaminhada ao Executivo Municipal, que posteriormente vai decidir sobre isenções e formas de baratear esse valor.

Justiça – A definição ocorre depois que decisão judicial de segundo grau que acatou pedido da Agereg e suspendeu a decisão que exigia o reajuste anual da tarifa de transporte coletivo em Campo Grande. A decisão judicial anterior, assinada em novembro pela juíza Cíntia Xavier Letteriello, obrigava a prefeitura a ajustar a tarifa todo mês de outubro.

A base do Consórcio para o pedido de reajuste em outubro foi a cláusula do contrato de concessão que fixava esse mês como data-base. No entanto, a Agereg contestou essa prática, alegando que desde o início do contrato esse termo vem sendo ignorado.

Informações: CAMPO GRANDE NEWS

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Emdec amplia frota das linhas BRT20, BRT25 e alimentadoras

Quem utiliza as linhas BRT Campo Grande contará com mais ônibus a partir desta quarta-feira, 13 de dezembro. As linhas BRT20 (Campo Grande) e BRT25 (Satélite Iris) ganham um veículo adicional na operação dos entrepicos e da noite em dias úteis; e, também, na operação realizada aos sábados e domingos.  

O reforço na frota determinado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) atende ao aumento da demanda de usuários identificado nestas faixas horárias de operação.  

Na operação de segunda a sexta, a frota da linha BRT20 (Campo Grande) passa de seis para oito veículos nos entrepicos, com redução dos intervalos de 16 para 12 minutos. Na operação noturna, a frota aumenta de quatro para cinco ônibus e os intervalos caem de 24 para 19 minutos.  

Aos sábados, a frota da BRT20 aumenta de cinco para seis veículos na operação entre 5h e 13h, e de três para cinco veículos na operação a partir das 13h30. Os intervalos caem de 20 para 16 minutos; e de 30 para 20 minutos, respectivamente. Já aos domingos e feriados, a frota passa de três para cinco veículos na operação a partir das 5h20, com redução dos intervalos de 30 para 20 minutos.  

Já a frota da linha BRT25 (Satélite Iris) passa de cinco para seis ônibus nos horários entre os picos, com redução dos intervalos de 16 para 12 minutos. A operação noturna cresce de três para quatro ônibus em circulação e os intervalos caem de 24 para 19 minutos. Aos sábados, o reforço também será de um veículo por período: serão cinco na operação diurna e quatro na operação vespertina e noturna. Os intervalos serão reduzidos de 20 para 16 minutos; e de 30 para 20 minutos, respectivamente. Aos domingos e feriados, a frota será ampliada de três para quatro ônibus em circulação, com redução dos intervalos de 30 para 20 minutos.  

Com a ampliação da frota, haverá ajustes nos horários de operação das linhas BRT20 e BRT25 e, também, da linha 212 (Terminal Itajaí), que recebeu remanejamento da frota.  

A nova operação do BRT Campo Grande começou no dia 20 de outubro. Todos os detalhes podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt. Uma pesquisa realizada pela Emdec entre novembro e dezembro, com 388 usuários, revelou que 94% dos entrevistados aprovam a nova operação do BRT Campo Grande. 

Alimentadoras também serão reforçadas 

Após observar aumento da demanda de usuários, a Emdec também amplia a frota das linhas alimentadoras 226 (Residencial Sirius / Terminal Satélite Iris), 227 (Jardim Florence II) e 235 (Residencial Sirius), nos dias úteis, sábados e domingos.  

Com isso, as linhas 224 (Residencial Sirius / Corredor Central) e 229 (Jardim Florence II) deixam de circular aos domingos e feriados. Todas elas, portanto, além da 225 (Residencial Sirius), irão circular com novos horários de operação.   

Em outubro, com a nova operação do BRT Campo Grande, cinco novas linhas alimentadoras foram criadas pela Emdec para promover a integração dos bairros às linhas BRT: 227 (Jardim Florence II), 232 (Jardim Rossin), 233 (Jardim Florence I), 234 (Satélite Íris III) e 235 (Residencial Sirius). E no último dia 6 de dezembro, foi criada a linha 243, que liga o bairro Princesa D’Oeste ao Terminal Satélite Íris. A criação de novas linhas alimentadoras antecipa o futuro sistema de transporte público coletivo, que será tronco-alimentado. O intuito é que os usuários migrem das linhas convencionais para as linhas alimentadoras e, a partir do Terminal Satélite Íris, utilizem uma das linhas BRT. 

Informações: Prefeitura de Campinas

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Prefeitura de Fortaleza anuncia projeto Parada Segura

O prefeito Sarto anunciou, nesta terça-feira (12/12), em live, o projeto Parada Segura. O novo modelo de abrigos de ônibus conta com videomonitoramento, entrada USB para carga de celulares, wi-fi, urbanização e iluminação de led no entorno para garantir a segurança aos usuários do transporte público.

“A ideia é que as pessoas tenham, sim, coragem de carregar o celular na parada, porque queremos melhorar a sensação de segurança. É um novo modelo de abrigo de ônibus que contará com ferramentas tecnológicas para ofertar mais comodidade para quem usa o transporte coletivo em Fortaleza”, ressaltou Sarto.

Ao longo dos próximos dias, serão instalados cinco novos abrigos nas avenidas Godofredo Maciel, Desembargador Moreira, Silas Munguba, Historiador Raimundo Girão e Oliveira Paiva. Até o final do ano, serão instaladas 15 paradas seguras em Fortaleza, e até o fim de 2024, a cidade contará com 200 pontos. Além do caráter preventivo dos equipamentos, eles também servem, através do videomonitoramento, para identificar suspeitos e colaborar com futuras investigações.

Outra inovação tecnológica prevista nas paradas será um painel informativo, sinalizando o horário exato de chegada dos ônibus ao ponto. As informações serão atualizadas em tempo real, interligadas ao GPS dos ônibus. Atualmente, Fortaleza já conta com o aplicativo Meu Ônibus, que traz as atualizações de linhas e pontos em tempo real. A inovação vem trazer mais uma alternativa aos passageiros.

Ações municipais de segurança e videomonitoramento

Além do projeto Parada Segura, Sarto destacou outras ações do município que visam melhorar a segurança da população, em especial a política de videomonitoramento da cidade. Fortaleza conta com mais de 5 mil câmeras de diversos órgãos municipais e estaduais, com dados que subsidiam a atuação dos agentes de segurança pública. Além dessas, a Prefeitura tem cerca de 3 mil câmeras instaladas em, aproximadamente, 400 escolas municipais.

Também está sendo construída a nova Central de Gestão Integrada de Videomonitoramento de Fortaleza, com 12% de obras em execução e previsão de entrega para o segundo semestre de 2024. Localizada próxima ao Paço Municipal, a central reunirá imagens e dados das câmeras de diversos órgãos da Prefeitura e pretende ser uma das mais modernas do país.

Após a entrega, cerca de 150 técnicos que já atuam em diversas secretarias serão realocados para a central, reduzindo o tempo de resposta dos órgãos que poderão acessar os dados dessas câmeras.

De acordo com Sarto, além de contribuir com os órgãos de trânsito, o videomonitoramento auxilia na sensação de segurança da população, ajuda a coibir crimes e colabora com o trabalho de investigação policial.

Informações: Prefeitura de Fortaleza

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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

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