Sistema de Bilhetagem Eletrônica de Foz do Iguaçu foi lançado oficialmente hoje de manhã pelo prefeito Paulo Mac Donald Ghisi, pelo superintendente do Foztrans Ailton José Farias, pelo presidente do Sistema Único/Foz Edir Rafagnin e por empresários concessionários do transporte público do município. Também participaram da solenidade secretários municipais, empresários e representantes de classes.
O novo sistema funciona através de um cartão inteligente onde são armazenados os valores correspondentes que o cliente adquiriu. Basta que o usuário apresente o cartão em um equipamento chamado validador, instalado junto a catraca, para que haja o débito da tarifa respectiva e a liberação da passagem.Para o prefeito Paulo Mac Donald a implantação do novo sistema é muito importante trazendo benefício para todos. “Nós vamos fazer uma verdadeira revolução no sistema de transporte coletivo da cidade. Que tem que ser um transporte racional, rápido, barato e confortável. E essa implantação do cartão magnético é um passo importantíssimo para isso”, explicou.
O prefeito disse acreditar que o novo modelo terá grande aceitação tanto por parte dos usuários quanto das empresas que vão ter suas receitas aumentadas. Hoje o vale-transporte se tornou uma moeda que as vezes é usadas em negócios espúrios. Estão comprando até droga com vale-transporte e isso vai acabar. Esse sistema vai dar uma versatilidade muito grande para o transporte coletivo no município”, assegurou.
A implantação do Único visa possibilitar maior praticidade, conforto e segurança e vai substituir gradativamente os atuais passes de papel que terão validade de 60 dias.
O sistema eletrônico foi implantado em toda frota de ônibus do município, e utiliza tecnologia avançada que fornece dados estatísticos diário sobre as viagens realizadas, o número de passageiros transportados e de gratuidades concedidas. Além disso, a arrecadação automática de tarifas reduz consideravelmente os valores dos custos de transporte, diminui a ação do transporte clandestino e inibe os assaltos, aumentando a segurança dos passageiros.
Os cartões serão implantados gradativamente por tipo: o primeiro cartão será o Vale Transporte, seguido do Estudante, Isento, Cidadão, Sênior e Turista.
READ MORE - Sistema de Bilhetagem Eletrônica é lançado em Foz do Iguaçu