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O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos vence leilão do Trem Intercidades que vai ligar a cidade de São Paulo a Campinas

sexta-feira, 1 de março de 2024

O governador Tarcísio de Freitas voltou à sede da B3 nesta quinta-feira (29) para bater o martelo no leilão internacional de concessão do Trem Intercidades Eixo Norte, que vai ligar a cidade de São Paulo a Campinas. O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos será responsável pela operação, manutenção, modernização e exploração das receitas geradas por 30 anos pelo transporte ferroviário de passageiros entre São Paulo e Campinas. O investimento estimado é de R$ 14,2 bilhões, em valor atualizado pelo IPCA em 2024.

“Este projeto é emblemático porque é o primeiro, é inovador, é vanguarda. É o primeiro trem de média velocidade do Brasil e vem logo com três serviços: a Linha 7-Rubi, o Trem Intermetropolitano na região de Campinas e Jundiaí e o trem expresso de Campinas a São Paulo. Imagine como a vida das pessoas vai mudar. É um projeto muito relevante em termos de mobilidade e abre um ciclo de novos investimentos em infraestrutura ferroviária e transporte de passageiros”, afirmou Tarcísio.

O certame na B3 também reuniu o vice-governador Felicio Ramuth, secretários estaduais, dirigentes de empresas do Governo de São Paulo, deputados, prefeitos e diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), órgão do governo federal que aprovou financiamento de R$ 6,8 bilhões – em valores atualizados – para o Trem Intercidades Eixo Norte.

O primeiro leilão do Governo de São Paulo em 2024 atraiu dois grandes grupos em único consórcio formado pela brasileira Comporte Participações S.A. e a chinesa CRRC Hong Kong. Além do Trem Intercidades, que é o serviço expresso ligando a capital à maior metrópole do interior paulista, o empreendimento engloba a implantação do Trem Intermetropolitano (TIM), entre Campinas e Jundiaí, e a concessão da Linha 7-Rubi, atualmente operada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A proposta vencedora apresentou deságio – desconto sobre o valor a ser pago pelo Estado – de 0,01% pela contraprestação dos serviços públicos de R$ 8,06 bilhões, na data-base 2024. Já o aporte do Governo de São Paulo no empreendimento será mantido no montante inicial previsto de R$ 8,98 bilhões, conforme valores atualizados.

“É uma honra para todos nós do consórcio C2, composto pela Comporte Participações e CRRC. Não seria possível dar sequência e participarmos sem que estivéssemos com total confiança no trabalho de excelente condução por parte do Governo do Estado de São Paulo. É uma honra poder gerar exemplos para que outros venham contribuir para o crescimento do estado e da nossa nação”, disse José Efraim Neves da Silva, diretor institucional da Comporte e coordenador geral do consórcio.

Como vai ser

O Trem Intercidades Eixo Norte vai operar em um trecho de 101 km de extensão, melhorando e ampliando a mobilidade entre as regiões metropolitanas de São Paulo, Jundiaí e Campinas.

O serviço expresso vai funcionar entre a estação Palmeiras-Barra Funda, na capital, e um novo terminal ferroviário em Campinas, com uma parada curta em Jundiaí e 64 minutos de viagem. O Trem Intercidades Eixo Norte terá capacidade para transportar até 860 passageiros por viagem e será o mais rápido do Brasil, alcançando até 140 km/h.

Já o Trem Intermetropolitano será um serviço parador com estações em Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. Com operação prevista de sete novos trens, o percurso será de 44 km e tempo de deslocamento estimado de 33 minutos. O serviço parador terá velocidade média prevista de 80 km/h, com capacidade para transportar 2.048 passageiros em cada trem.

A nova concessionária também será responsável pela operação da Linha 7-Rubi, que registrou cerca de 99 milhões de passageiros em 2023. Com extensão de 57 km e 17 estações, o ramal liga Jundiaí à estação Palmeiras-Barra Funda, na capital. O Governo de São Paulo estima que a concessão irá atender aproximadamente 400 mil pessoas por dia.

Ao todo, o empreendimento do Trem Intercidades Eixo Norte irá beneficiar cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios e gerar mais de 10,5 mil empregos, entre diretos, indiretos e induzidos.

“Esse projeto é histórico e vai mudar a história não só de Campinas, mas de toda a região metropolitana. Imagine a qualidade de vida que vão ter as pessoas que poderão usar esse transporte, que moram em uma cidade e trabalham em outra. Então, quero agradecer a todos que contribuíram com esse projeto”, disse Rafael Benini, secretário estadual de Parcerias e Investimentos.

Tarifas justas

Em relação às tarifas, o edital de concessão prevê valor médio de R$ 50 ou menos para o serviço expresso entre São Paulo e Campinas e de R$ 14,05 para o serviço parador intermetropolitano. Já o bilhete da Linha 7-Rubi seguirá a tarifa pública, atualmente de R$ 5. Os aprimoramentos garantem receita mínima para a operação do Trem Intercidades e tornam o modal mais competitivo, com modicidade tarifária para os usuários de cada um dos três serviços.

Informações: Governo de SP



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No DF, Atendimento do BRT é ampliado com 20 ônibus novos

Mais 20 ônibus do tipo Padron vão reforçar o atendimento para os passageiros de Gama e de Santa Maria que utilizam o BRT. Os ônibus novos começam a circular a partir desta segunda-feira (4), ampliando os horários de 11 linhas do sistema, sendo sete em Santa Maria e quatro no Gama. Além disso, será possível fazer a ligação de Santa Maria com o Núcleo Bandeirante e o Guará pelo BRT, por meio da nova linha 2304.

“Ao todo, serão 235 novas viagens, o que vai diminuir o tempo de espera entre elas”, anuncia o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves. “As intervenções que estão sendo implantadas são fruto do acompanhamento e monitoramento da equipe técnica da pasta, que identificou os destinos mais procurados pelos usuários”, acrescenta.

om a chegada dos novos veículos, será possível fazer a ligação de Santa Maria com o Núcleo Bandeirante pela linha 2304 (Terminal de Santa Maria/Núcleo Bandeirante/Guará II – I). O atendimento passará a ser feito por ônibus do tipo Padron, que são equipados com ar-condicionado e utilizam a faixa exclusiva do BRT. Ao todo, a linha 2304 terá oito horários, sendo quatro saindo do terminal do BRT de Santa Maria e outros quatro do terminal do Guará I.

“Vamos melhorar a qualidade do serviço de transporte oferecido, com mais conforto, reduzindo os tempos de deslocamentos e ampliação da oferta de viagens a esses passageiros”, destaca o subsecretário de Operações da Semob, Márcio Antônio de Jesus.

Por conta da nova operação, a linha 0.258 vai ser desativada. O subsecretário de Operações explica que esse serviço opera somente pela Avenida Alagados de Santa Maria, atendendo apenas os moradores que moram nas proximidades da via.

“Com a criação da linha 2304, todos os usuários da região que desejarem se deslocar para o Núcleo Bandeirante e Guará serão beneficiados, uma vez que existe uma grande rede de linhas alimentadoras que percorrem toda a cidade até o terminal de onde podem acessar a nova linha”, afirma Márcio Antônio.

Integração

Para utilizar a nova linha, é necessária a aquisição dos cartões BRB Mobilidade, o que pode ser feito no próprio terminal do BRT de Santa Maria, uma vez que no sistema não é possível o pagamento com dinheiro.

Dessa forma, a mudança não implicará em aumento de custo para os usuários, que vão continuar pagando a tarifa atual de R$ 5,50, devendo obrigatoriamente utilizar o cartão mobilidade ou vale-transporte, a fim de fazer a integração das linhas alimentadoras com as de ligação do BRT.

Nova plataforma

Também nesta segunda-feira (4) começa a funcionar a nova plataforma de embarque do Terminal do BRT de Santa Maria para dar mais conforto e segurança para os passageiros. O espaço é dotado de três baias, com piso tátil, onde serão feitos os embarques para W3 Norte, Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), Setor de Armazenamento e Abastecimento Norte (SAAN), Cruzeiro, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Guará e Núcleo Bandeirante.

Serviço

→ Linhas que terão ampliação da oferta
Santa Maria
Linha 2301

Expressa (Rodoviária do Plano Piloto)
2302

Paradora (Rodoviária do Plano Piloto)
2303

W3 Sul
2306

W3 Norte (semiexpressa)
2307

Setor de Industrias Gráficas (SIG)
2308

W3 Norte – SIG (domingos e feriados)
2304

Núcleo Bandeirante/Guará (linha nova)

Total – Troncais

Gama
2201

Expressa (Rodoviária do Plano Piloto)
2202

Paradora (Rodoviária do Plano Piloto)
2205

W3 Sul
2206

W3 Norte

→ Nova linha
2304 – Terminal BRT Santa Maria/Núcleo Bandeirante/Guará II – I
Terminal de Santa Maria: 5h50, 6h10, 6h40 e 7h20

Terminal do Guará I: 16h40, 17h05, 17h25 e 17h50
Tarifa: R$ 5,50

→  Desativação
0.258 – Santa Maria/Núcleo Bandeirante/Guará II – I

*Com informações da Semob-DF

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Tribunal de Contas determina que Curitiba suspenda compra de 70 ônibus elétricos


O Tribunal de Contas do Paraná determinou que a prefeitura de Curitiba suspenda a compra de 70 ônibus elétricos pelo valor total de R$ 317 milhões. A segunda medida cautelar foi concedida pelo conselheiro Maurício Requião após denúncias sobre a falta de aprovação de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental  (EVTEA).

O conselheiro determinou ainda que a Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) submeta o EVTEA para adequação de suficiência da peça técnica. O documento deve ser analisado pela diretoria colegiada da Urbs e do prefeito de Curitiba Rafael Greca.

O TCE-PR concedeu o prazo de 15 dias para a apresentação de esclarecimentos sobre a compra dos 70 ônibus elétricos. Em nota, a prefeitura disse que a urbanização de Curitiba já foi notificada e vai se manifestar dentro do prazo estipulado.

Informações: RIC

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Tatuzão chega à futura estação Vila Formosa na expansão da Linha 2-Verde do Metrô

A maior tuneladora em atividade na América Latina chegou nesta quinta-feira (29) à futura estação Vila Formosa do Metrô, na zona leste da capital. O governador Tarcísio de Freitas acompanhou as escavações do tatuzão que concluiu o primeiro ciclo de obras de expansão da Linha 2-Verde. Com o novo trecho, o ramal passará a ligar a Vila Prudente à Penha, beneficiando o transporte de mais 300 mil pessoas por dia.
“Nós já temos a maior rede de metrô do Brasil e uma das melhores do mundo. Agora, a gente vai ter o metrô cada vez mais integrado, o que significa eficiência e que vai transportar cada vez mais passageiros. Quando o trecho estiver operando da Penha até a Vila Prudente, a gente vai agregar mais de 300 mil passageiros no sistema. São 300 mil passageiros que vão ganhar mais tempo com as famílias, vão ter um um dia menos cansativo e mais qualidade para se transportar”, afirmou Tarcísio.

O evento teve a presença do secretário executivo de Transportes Metropolitanos, Manoel Botelho, do presidente do Metrô, Julio Castiglioni, autoridades públicas e profissionais que atuam na construção da via. O Governo de São Paulo investe R$ 13,4 bilhões no projeto de expansão da Linha 2-Verde, que vai ganhar mais 8,4 km (8 km operacionais) de vias e oito novas estações.

A estação Vila Formosa está sendo construída em uma área de 9,1 mil metros quadrados e a 44 metros de profundidade. A estação tem 49% das obras concluídas e acesso pelo encontro da avenida Dr. Eduardo Cotching com a rua Tauandê, na zona leste.

O percurso do tatuzão começou em novembro, com a escavação de 654 metros de via até o momento. Já foram retirados 70 mil metros cúbicos de terra e instalados 436 anéis de concreto para revestimento do túnel. Com a conclusão do primeiro ciclo de obras, a tuneladora passará por um período de manutenção antes de retomar a escavação até a futura estação Anália Franco.

A operação da tuneladora está estruturada em duas etapas, sendo a primeira do Complexo Rapadura, na Vila Formosa, até o poço Falchi Gianini, entre as paradas Vila Prudente e Orfanato, passando também pelas estações Vila Formosa, Anália Franco e Santa Clara. Depois, o tatuzão será desmontado e remontado no canteiro de obras da estação Penha, para a segunda etapa de escavação, no sentido do Complexo Rapadura.

A primeira etapa da expansão, de Vila Prudente a Vila Formosa, deve ser concluída até 2026, e a segunda, de Vila Formosa até a Penha, no ano seguinte. Depois de pronto, o novo trecho vai agilizar o deslocamento dos moradores da zona leste, facilitar a mobilidade para outras regiões, além de redistribuir a demanda de passageiros nas demais linhas de metrô e trem de São Paulo.

Máquina de 500 toneladas

A tuneladora em operação na Linha 2-Verde tem cerca de 100 metros de comprimento, 500 toneladas e capacidade de escavar e revestir com anéis de concreto até 15 metros de túnel por dia. O tatuzão possui uma roda de corte de 11,66 metros de diâmetro e estruturas de apoio, como esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e equipamentos para a colocação das aduelas de concreto.

Batizado de “Cora Coralina”, este tatuzão é o maior equipamento do tipo em operação na América Latina. Cerca de 150 pessoas, entre engenheiros, mecânicos, técnicos e eletricistas, trabalham na máquina em três turnos diários. O equipamento vai usar 4,2 mil anéis de concreto para revestir todo o túnel entre a Vila Prudente e a Penha.

Informações: Governo de São Paulo

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Metrofor lança cadastro online de passageiros e cartão personalizado

Metrofor disponibiliza em seu site, a partir de desta quinta-feira (29/2), formulário para cadastro de passageiros da Linha Sul que utilizam tarifa inteira (R$ 3,60). Fazendo o cadastro, o passageiro receberá um Cartão Múltiplo recarregável, identificado com seus dados, e vinculado ao seu CPF. Essa medida não é obrigatória, mas traz vantagens. Entre elas, maior segurança na administração dos créditos, e maior facilidade para transferir o saldo em caso de perda ou roubo.

O serviço está disponível desde 2023, de forma presencial, e agora é expandido para o formato online, facilitando a logística dos usuários. Quem já se cadastrou nas estações, não precisa fazer novamente pelo site. O Cartão Múltiplo já é distribuído aos passageiros nas bilheterias, mediante compra de duas ou mais passagens – porém, sem identificação e sem vínculo ao CPF. Quem preferir, pode continuar utilizando nesta modalidade.

Mas o Metrofor recomenda a todos os passageiros da Linha Sul, pagantes de tarifa inteira, que façam seus cadastros. Presencialmente, o cadastro pode ser feito nas estações Benfica ou Parangaba. A partir do dia 29/2, pode ser feito também de forma online no site metrofor.ce.gov.br, clicando na opção “Cadastro do Múltiplo”. Em ambos os casos, é necessário ter em mãos a Carteira de Identidade (RG) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Serão solicitadas as seguintes informações pessoais obrigatórias: nome completo, data de nascimento, endereço completo com CEP e um endereço de email – para comprovação da identidade online. Ao fornecer os dados, o passageiro poderá escolher a estação de retirada de seu Cartão Múltiplo, entre as opções Benfica ou Parangaba. A entrega acontece em até 10 dias úteis. No mesmo link de cadastro é possível verificar o progresso do pedido e saber a data de retirada. A primeira via do cartão é gratuita e, em caso de segunda via, é necessário o pagamento de uma taxa no valor de R$5 (cinco reais).

Quem não precisa do cadastro?
Pessoas que têm direito à gratuidade ou estudantes que pagam meia passagem, em qualquer linha do Metrofor, não precisam fazer o cadastro do Cartão Múltiplo. Usuários que pagam tarifa inteira na Linha Oeste, no VLT de Sobral ou no VLT do Cariri também não precisam fazer a solicitação, pois o cadastro é direcionado – por enquanto – apenas aos usuários de tarifa inteira da Linha Sul.

Serviço: Cadastro de Usuários do Cartão Múltiplo
ONLINE – Clique aqui ou acesse metrofor.ce.gov.br e clique em “Cadastro do Múltiplo” e siga as instruções. Tenha em mãos o RG e o CPF. Será solicitado nome completo, data de nascimento, endereço completo com CEP e um endereço de email. Recebimento em até 10 dias úteis na estação indicada.

PRESENCIAL – Estação Benfica, de 8h às 12h e de 13h às 17h; Estação Parangaba, de 8h às 13h e 14h às 17h. Apresentar o RG e o CPF. Recebimento em até 10 dias úteis na estação de cadastro.

Informações: METROFOR

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RMTC implanta mais de 300 pontos de ônibus novos ou reformados em Goiânia e região

Desde o final de janeiro de 2024, mais de 300 pontos de parada do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana passaram por construção, recuperação ou revitalização. As ações integram o projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC) lançado no início do ano e têm o objetivo de oferecer mais segurança aos usuários.

De acordo com o subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Miguel Angelo Pricinote, com a nova gestão já foram realizados 865 laudos periciais em abrigos de concreto, com a finalidade de identificar as condições da estrutura.

Desse total, verificou-se que 230 estão em estado crítico e serão demolidos em breve. Novos abrigos serão construídos nesses locais. Todos os 865 pontos de concreto serão substituídos por estrutura metálica até 2026.

Outra ação foi a conservação de 96 pontos de ônibus – com serviços de manutenção preventiva como a limpeza, iluminação e acessibilidade dos locais de embarque e desembarque dos passageiros.

Outros 54 abrigos passaram por reforma, com a substituição de peças danificadas, a pintura e a instalação de novos elementos de conforto e segurança, como bancos, lixeiras, câmeras e sensores.

Mais de cem pontos de ônibus ganharam nova identificação, com o intuito de disponibilizar aos usuários informações sobre as linhas, os horários e os itinerários dos ônibus. A ideia é facilitar e melhorar as viagens dos passageiros.

Além disso, serão construídos 51 novos abrigos para atender a demanda dos usuários, com padrão moderno e sustentável. No total, cerca de 7 mil abrigos vão receber melhorias e, pela primeira vez, terão investimentos permanentes para recuperação e conservação.

“Essas ações fazem parte do projeto Nova RMTC, que tem como objetivo recuperar e requalificar a prestação dos serviços de transporte público coletivo de passageiros na região metropolitana de Goiânia, em benefício dos usuários e da mobilidade urbana”, afirma Pricinote.

A Nova RMTC é uma política pública instituída pela Deliberação da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) nº 09, de 27 de outubro de 2023, e compreende nove iniciativas, entre elas a renovação de toda a frota de veículos convencionais e a recuperação, renovação e manutenção da infraestrutura de transportes do Eixo Anhanguera.

Informações: O Hoje

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Novo corredor irá completar eixo estrutural leste/oeste do sistema BRT

Mais algumas semanas e o projeto BRT Sorocaba terá a sua terceira e última etapa concluída. Neste momento, as equipes de engenharia realizam as ações finais com a requalificação asfáltica e os acabamentos nos terminais e pontos de parada.

As avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio passaram pelo serviço de fresa, alguns pontos já estão com novo asfalto e, em breve, será aplicada a sinalização viária. Os trabalhos acontecem em período noturno para evitar transtornos no trânsito durante o dia. No Jardim Ipiranga, o terminal está em fase de conclusão das instalações de incêndio e o miniterminal no Jardim Tatiana já está pronto.

Ao todo serão 18,8 quilômetros do Corredor Estrutural Oeste e que completam o eixo estrutural Leste/Oeste, dessa forma, finalizando o projeto como um todo.

Ficando, a partir de agora, a operação completa com 8 corredores estruturais, 2 corredores exclusivos (Itavuvu e Ipanema), 2 terminais (Vitória Régia e São Bento), 3 estações de integração (Jardim Tatiana, Santa Cruz e Jardim Ipiranga) e 128 pontos de parada. Para fortalecer e ampliar a oferta de serviços, 47 novos ônibus chegarão na cidade até o final de março.

Informações a imprensa

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Linha 8065/10 VL. Clarice – Lapa terá seu itinerário alterado a partir de sábado, 2

A SPTrans informa que, a partir de sábado (2) a linha 8065/10 Vl. Clarice – Lapa terá sua operação aprimorada, recebendo veículos mais modernos do que constam na frota atual, com ar-condicionado, conferindo maior conforto aos seus passageiros.

Em virtude da troca de veículos por modelos maiores, a linha passará a realizar novo trajeto atendendo as ruas Monte Pascal, Brig. Gavião Peixoto e Br. de Jundiaí, no sentido Lapa, e Av. Ermano Marchetti e Pça. Jácomo Zanella, em direção à Vila Clarice, deixando de passar sob a linha férrea da CPTM na Av. Raimundo Pereira de Magalhães.

Com a mudança, os passageiros que embarcam nesta região seguem tendo como opção para seus deslocamentos outras seis linhas de ônibus no sentido centro e uma linha sentido Vila Clarice.


Confira as mudanças:

8065/10 VL. Clarice – Lapa
Ida: normal até a Pte. Atílio Fontana, Vd. Domingos de Moraes, Rua Monte Pascal, Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, Rua Barão de Jundiaí, Rua Doze de Outubro e Rua Dr. Cincinato Pomponet.
Volta: Rua Dr. Cincinato Pomponet, Rua Herbart, Pça Melvin Jones, Viad. Com. Elias Nagib Breim, Pça. Jácomo Zanella, Av. Ermano Marchetti, Pte. do Piqueri, prosseguindo normal.

Com a alteração, a linha deixará de atender a Av. Emb. Macedo Soares e a Rua Afonso Sardinha, no sentido Lapa, e entre a Rua John Harrison e Av. Emb. Macedo Soares, e no sentido bairro.

Saiba as opções de deslocamento para os passageiros:

Pontos de embarque sentido centro:

Acesso Av. Emb. Macedo Soares
Rua Bartholomeu Paes, n.ºs 755, 603, 427, 275 e 71
Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 229
Rua Sacadura Cabral, 71
Rua Afonso Sardinha, n.ºs 693, 501 e 257

Os passageiros poderão utilizar as linhas:

8001/10 Vl. Piauí - Term. Lapa
8002/10 Term. Pirituba - Term. Lapa
8043/10 Hab. Turística - Lapa
8047/10 Jaraguá - Lapa
8050/31 Pq. Morro Doce - Lapa
8062/10 Pq. São Domingos - Lapa

Pontos de embarque sentido bairro:

Rua John Harrison, próximo à Rua George Smith
Rua John Harrison, 600
Rua Gago Coutinho, 360
Av. Raimundo Pereira de Magalhães, n.ºs 230, 751 e 1.051
Av. Emb. Macedo Soares, 2.099
Acesso Ponte do Piqueri

Os passageiros poderão utilizar a linha

8100/10 Term. Pirituba - Term. Lapa  

Informações: SPTrans

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