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Usuários das estações de ônibus contam com Wi-Fi da Prefeitura de Belo Horizonte

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Os passageiros das seis estações de integração do transporte coletivo de Belo Horizonte - Barreiro, Diamante, Pampulha, São Gabriel, Venda Nova e Vilarinho - contam com acesso ao “Wi-Fi BH (Gratuito)”, a internet disponibilizada de graça pela Prefeitura de Belo Horizonte. Diariamente, mais de 200 mil usuários utilizam as estações para acessar os serviços de transporte público.

Além dessas, as 37 estações de transferência do Move das avenidas Antônio Carlos (14 estações), Cristiano Machado (9 estações), Pedro I (6 estações), Vilarinho (4 estações), Santos Dumont (2 estações) e Paraná (2 Estações) possuem o sinal de internet grátis para todos que acessam o ônibus nestes locais.

O benefício do “Wi-Fi BH (Gratuito)” alcança tanto quem não tem acesso à internet, quanto aqueles que têm e, em algum momento, queiram usar o serviço disponibilizado pela PBH. O gerente de Administração e Manutenção Predial da BHTrans, Odirley Santos, ressalta as vantagens do Wi-Fi nos ambientes frequentados diariamente pelos passageiros do transporte coletivo. “Enquanto aguarda a linha de ônibus chegar, a pessoa pode escutar música, ler, estudar, assistir vídeos, realizar a recarga do Cartão BHBUS e até utilizar os aplicativos de mobilidade para saber quanto tempo falta para a linha chegar até a estação”, disse.

Para utilizar, o cidadão precisa habilitar a função do Wi-Fi no aparelho e encontrar o sinal: “Wi-Fi BH (Gratuito)”. Ele será direcionado para tela de acesso. Basta informar o CPF e nome completo, aceitar os termos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e a internet grátis já estará funcionando no dispositivo (celular, tablet ou computador).

O “Wi-Fi BH (Gratuito)”está disponível em 4.931 pontos em todas regiões da capital (veja no mapa), e já beneficiou mais de 3 milhões de pessoas. Entre os pontos de internet grátis, que democratizam o acesso às redes e ajudam na inclusão social, estão as estações de ônibus, que recebem milhares de pessoas diariamente, 24 horas por dia. 

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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Novo ônibus elétrico em Londres carrega em apenas 6 minutos

Na tentativa de modernizar o transporte público e reduzir as emissões de carbono, Londres, na Inglaterra, apresentou uma frota de 20 novos ônibus elétricos que impressionam tanto pelo design quanto pela eficiência. Capazes de recarregar cerca de 20% de suas baterias em apenas seis minutos, esses veículos marcam um avanço significativo na mobilidade urbana sustentável. As novidades já operam em uma das rotas mais longas da cidade, a linha 358, que cobre 15 milhas (aproximadamente 24 quilômetros), segundo informações da FastCompany.

De longe, os novos ônibus lembram bondes modernos, com um formato aerodinâmico e rodas parcialmente ocultas. Segundo Andy Derz, gerente de desenvolvimento de negócios da Irizar e-mobility, empresa espanhola responsável pelo design, o veículo não passa despercebido nas ruas. "Muitas pessoas na calçada olham e dizem: ‘Uau, o que é isso?’", comenta. A aparência diferenciada atrai mais passageiros, contribuindo para a popularização desse modelo de transporte.

Além da estética, os ônibus foram projetados pensando no conforto e na segurança dos passageiros. Portas deslizantes, grandes janelas que iluminam o interior e assentos mais confortáveis ajudam a criar um ambiente espaçoso e agradável. "É muito mais claro e amplo, o que dá uma sensação de espaço, algo essencial em uma cidade onde os ônibus estão sempre cheios", explica Derz. Outras características incluem um sistema de iluminação ambiente que muda conforme as estações do ano, telas que exibem as próximas paradas e portas rebaixadas para facilitar o embarque.

Carregamento rápido e eficiência operacional
O principal destaque desses ônibus elétricos é o sistema de carregamento rápido, chamado de “oportunidade de carga”. No final de cada trajeto, os motoristas posicionam o veículo sob um carregador aéreo e ativam o sistema com um simples toque de botão. Em seis minutos, os ônibus recebem energia suficiente para continuar o percurso. Embora a carga completa ocorra à noite, o carregamento parcial durante o dia elimina a necessidade de retornos frequentes às garagens, otimizando a operação e reduzindo custos.

“Essa tecnologia permite que os motoristas mantenham os veículos em operação por mais tempo, reduzindo o número de ônibus necessários na rota e liberando recursos para outros investimentos no sistema de transporte público”, explica Lorna Murphy, diretora de ônibus da Transport for London (TfL). Além disso, as baterias menores reduzem o peso dos ônibus, o que pode contribuir para diminuir os custos de produção.

Segurança e sustentabilidade no transporte urbano
A segurança também foi uma prioridade no design dos novos veículos. A frente arredondada ajuda a minimizar o impacto em pedestres e ciclistas em caso de colisões, desviando-os para as laterais em vez de aprisioná-los sob o veículo. Outras inovações incluem câmeras no lugar de espelhos retrovisores, avisos sonoros externos e limitadores automáticos de velocidade.

Londres já possui mais de 1.700 ônibus elétricos em operação como parte de seu plano de transição para uma frota completamente zero emissões até 2034. A linha 358, que conecta Crystal Palace a Orpington, é a primeira a adotar os modelos da Irizar. Essa iniciativa faz parte de um esforço maior da cidade, que inclui a criação de novas faixas exclusivas para ônibus e a implantação da Superloop, uma rede de 10 rotas expressas lançada no ano passado.

Nos Estados Unidos e em outros países, onde o transporte coletivo muitas vezes enfrenta resistência, soluções como essa podem transformar a percepção pública. Embora os ônibus ainda sejam frequentemente vistos como inferiores aos trens, o design futurista e a experiência aprimorada podem ajudar a mudar essa narrativa. “Bons exemplos como o de Londres mostram que é possível tornar o transporte público não apenas eficiente, mas também atrativo e sustentável”, conclui Murphy.

Informações: EXAME

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Com R$ 380 mi do Fundo Clima, BNDES financia aquisição de 54 ônibus elétricos em Curitiba

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 380 milhões para o Município de Curitiba (PR) adquirir 54 ônibus elétricos a bateria e implantar dois eletropostos, com os respectivos equipamentos de recarga. O investimento na eletrificação da frota de ônibus, com recursos do Fundo Clima, integra o Novo PAC, no eixo de investimentos “Cidades Sustentáveis e Resilientes - Mobilidade Urbana Sustentável”.

No final de 2023, o Novo PAC abriu seleção para estados e municípios enviarem propostas para aquisição de ônibus no âmbito do Refrota. A proposta de Curitiba, que foi selecionada pelo Governo Federal, também está inserida no Programa de Mobilidade Sustentável do PlanClima do município.

Os novos ônibus elétricos, de fabricação nacional, serão utilizados na linha Inter 2, responsável pelo deslocamento de aproximadamente 91 mil passageiros por dia, e que atravessa 28 dos 75 bairros de Curitiba onde se concentram cerca de 600 mil habitantes. A linha conecta os Eixos de BRT da cidade e o trajeto engloba 19 paradas, que ocorrem em 13 estações tubo e em seis terminais de integração. Atualmente, o sistema de transporte coletivo de Curitiba movimenta cerca de 1,36 milhão de passageiros por dia.

“A eletrificação da frota de ônibus está contemplada no âmbito do Novo PAC do governo do presidente Lula justamente porque traz benefícios significativos para a economia das cidades e para o ambiente, trazendo inclusive avanços tecnológicos para o Brasil. Além de eliminar a emissão de CO2, o ônibus elétrico tem vida útil 50% maior que um veículo a diesel, o custo da energia elétrica por quilômetro é 71% menor do que o custo do diesel por quilômetro, e o custo de manutenção com peças e acessórios, por quilômetro, chega a ser 72% menor”, explica o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, responsável pela coordenação do plano de investimentos do Novo PAC, considera que a incorporação de novas tecnologias no contexto das cidades responde à necessidade de incentivar a transição energética. “Nós aceitamos e incorporamos no PAC 100% das solicitações dos prefeitos e das prefeitas e dos governadores que solicitaram apoio para o financiamento de ônibus elétricos. Significa que queremos aumentar a produção de ônibus elétricos no Brasil, para retirar os ônibus a combustão das ruas, mas também que caminhamos para promover mais saúde e mais qualidade de vida para todas as pessoas”, afirma Rui Costa.

A frota de ônibus elétricos tem crescido significativamente nos últimos anos em todo o mundo, impulsionada pelo mercado chinês, responsável por 96% da frota global, de quase 580 mil ônibus. Na América Latina, há, atualmente cerca de 5 mil ônibus elétricos a bateria em operação, com destaque para Chile (2,5 mil) e Colômbia (1,6 mil). O Brasil tem 377 ônibus elétricos, numa frota total de ônibus urbanos de cerca de 107 mil unidades.

Fundo Clima – O Fundo Clima é um dos instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima e se constitui em um fundo de natureza contábil, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com a finalidade de garantir recursos para apoio à implantação de empreendimentos, aquisição de máquinas e equipamentos e desenvolvimento tecnológico relacionados à redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e à adaptação às mudanças climáticas e seus efeitos.

O projeto de Curitiba se enquadra na modalidade Logística de Transporte, Transporte Coletivo e Mobilidade Verdes do Fundo, que prevê investimentos na eletrificação das frotas de ônibus para transporte público, inclusive para transporte escolar.

Informações: Agência de Notícias

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Prefeitura de Montes Claros renova frota com 13 novos ônibus

A Prefeitura de Montes Claros deu um importante passo para melhorar a mobilidade urbana da cidade. Com um investimento de R$ 9,75 milhões em recursos próprios, foram adquiridos 13 novos e modernos ônibus que serão incorporados à frota do Consórcio Mocbus, responsável pelo transporte coletivo local. 

A entrega oficial dos veículos será realizada no próximo dia 12, às 11h, em frente à Prefeitura Central, na avenida Cula Mangabeira. Após a solenidade, os ônibus serão integrados ao serviço, oferecendo mais conforto e segurança aos usuários. 

Cada veículo custou R$ 750 mil e foi projetado para atender as necessidades da população, sendo uma iniciativa estratégica para aprimorar o transporte coletivo e evitar reajustes tarifários. Além disso, a renovação da frota permitirá a retomada do passe-livre para estudantes que anteriormente tinham direito ao meio-passe, ampliando o acesso à educação e à mobilidade urbana. 

Com esta ação, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a qualidade de vida da população de Montes Claros, oferecendo um transporte público mais eficiente e acessível. A iniciativa é uma resposta às demandas da comunidade e reforça o papel do município como promotor de melhorias significativas para a cidade. 

Informações: Rede Gazeta

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Marabá recebe novo Terminal de Integração com frota de ônibus velhos

A chegada de oito ônibus usados em Marabá tem gerado indignação entre os passageiros, especialmente considerando a inauguração do primeiro terminal de integração da cidade, marcada para amanhã, dia 6 de dezembro. Os veículos, que vêm de cidades como Brasília, Goiânia e Anápolis, são modelos Caio Apache VIP 2, que já estão desgastados após anos de operação em outros locais.

A prática de transferir ônibus antigos de capitais para cidades do interior, embora comum, tem sido vista como uma afronta pelos marabaenses. A população, que enfrenta um sistema de transporte precário, agora se vê com veículos que já cumpriram suas funções em outras regiões. Para muitos, isso é uma clara demonstração de que Marabá recebe o que sobrou de outras localidades, em vez de um investimento sério em transporte público de qualidade.

“É um desrespeito! Pagamos a mesma tarifa e recebemos ônibus velhos que já rodaram em outros lugares. O mínimo que a gente espera é um transporte melhor, que atenda nossas necessidades”, desabafou uma passageira.

Apesar das tentativas das empresas em manter os veículos em condições mínimas de operação, a insatisfação persiste. Com o crescimento da cidade e o aumento da demanda por transporte público, muitos acreditam que Marabá merece um sistema mais moderno, com ônibus novos e confortáveis, que atendam realmente à sua população.

A inauguração do terminal de integração, embora vista como um avanço, não apaga as críticas em relação à frota que será utilizada. A cidade precisa de soluções urgentes para seu transporte público, e a chegada desses ônibus usados tem gerado um clima de desconfiança sobre as reais intenções por trás dessa renovação da frota.

Informações: Portal Cidade Atual

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Prefeitura lança aplicativo ‘Sou Estudante Manaus’ para facilitar o acesso dos estudantes a serviços de transporte público

Com intuito de proporcionar uma nova experiência tecnológica – com serviços e funcionalidades -, a estudantes e gestores de escolas da capital, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), lançou, na manhã desta terça-feira, 3/12, o aplicativo “Sou Estudante Manaus”. A cerimônia de lançamento foi realizada na escola municipal Vicente de Paula, no bairro Japiinlândia, zona Sul da cidade.

A nova ferramenta possibilita identificar se o aluno possui o cartão PassaFácil Estudantil e, em caso negativo, permite a solicitação gratuitamente, com a opção de retirada em terminais ou entrega em casa, com taxa de envio. Além disso, o aplicativo facilita a emissão da primeira e segunda via online. O aplicativo já pode ser baixado direto nos celulares com sistema Android e, em breve, estará disponível para IOS.

De acordo com o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, a ferramenta torna o transporte público mais conectado ao alunos e pais. “Estamos oferecendo agora, para a população, o aplicativo ‘Sou Estudante Manaus’. Esse é um aplicativo pelo qual cada estudante vai poder controlar, saber quanto ele tem de passagem, solicitar a gratuidade, os pais vão poder fazer o controle e você vai poder fazer toda solicitação, compra, tudo pelo aplicativo sem precisar sair de casa, sem precisar ir ao Sinetram. Então, ele facilita a vida das pessoas, dos estudantes, dos alunos, facilita a vida dos pais para fazer um controle mais efetivo. É a Prefeitura de Manaus avançando para que você tenha um dia a dia melhor”, enfatizou Paulo Henrique.

Praticamente todo o atendimento para estudantes poderá ser feito pelo aplicativo “Sou Estudante Manaus” e o deslocamento a locais de atendimento não será mais necessário.

Um alerta importante é que as escolas, cursos livres e faculdades terão que fazer o recadastramento para garantir o direito dos estudantes a meia-passagem. As escolas devem fazer o cadastro no novo sistema pelo site: http://souestudante.sinetram.com.br. Para fazer o cadastramento, é necessário seguir estes passos: administrativo/esqueci a senha/entrar com o CNPJ da instituição e realizar a atualização do cadastro.

A secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, destacou o trabalho conjunto das pastas em benefício da população. “Isso é extremamente importante e só corrobora com aquela fala do nosso prefeito David, que a prefeitura toda trabalha para o bem comum da nossa sociedade manauara. Então, os amigos do IMMU pensaram nesse aplicativo que vai dar mais segurança para as crianças e para as suas famílias também que vão poder acompanhar. É fantástico”, destacou a secretária.

No caso das escolas da rede pública municipal e estadual, o cadastro dos alunos no sistema do Sinetram já é feito de forma automática, o que garante aos alunos o direito ao passe-livre para os estudantes que moram a mais de um quilômetro da escola, e meia-passagem para os demais.

Sempre ligados a novas tecnologias o aplicativo foi sucesso entre os alunos. É o caso da estudante Samantha Esquerdo, 14 anos, que aprovou a novidade. “Eu adorei o aplicativo ‘Sou Estudante Manaus’! Ele irá facilitar muito a minha vida. Agora eu consigo consultar meus créditos e acompanhar o saldo do meu cartão estudantil de um jeito super-rápido e prático. É muito bom para a gente que depende do transporte público. Está aprovado!”, elogiou.

Serviços

Outro destaque é a funcionalidade, que permite aos pais ou responsáveis gerir os cadastros de estudantes. O aplicativo também oferece a conveniência de solicitar mensalmente os créditos de gratuidade para alunos das redes públicas de ensino e a meia-passagem para estudantes de escolas privadas, eliminando a necessidade de deslocamento aos postos do Sinetram, exceto em casos específicos, como bloqueios por biometria.

Ao entrar com o login e senha, o estudante terá acesso à página do Perfil completo onde, pelo aplicativo, será possível o estudante visualizar todas as suas informações, fazer atualização de fotos e dados. Por meio do aplicativo também será possível solicitar mensalmente os créditos da gratuidade de alunos das redes municipal e estadual de ensino.

O aplicativo “Sou Estudante Manaus” também terá a opção de compra de crédito de meia-passagem estudantil para estudantes de escolas privadas, universidades e cursos livres.

Informações: Prefeitura de Manaus

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Em Ponta Grossa, Pagamento do ônibus coletivo muda em janeiro

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio do Departamento de Transportes, da Secretaria Municipal de Planejamento e Infraestrutura, informa que a partir de 1º de janeiro o transporte coletivo não aceitará mais dinheiro em espécie na cobrança da tarifa. Serão aceitas as funções de cartões de crédito e débito por aproximação. As modalidades existentes do cartão de Vale-Transporte e Vale Estudante continuam em funcionamento. Somente nos terminais o usuário do serviço ainda poderá pagar em dinheiro.

A prefeita Elizabeth Schmidt destaca que Ponta Grossa vive um momento de transformação do transporte coletivo. Segundo ela, as mudanças são parte de um plano maior de modernização do serviço, que auxiliará ainda na segurança da população que usa o sistema.

“A partir do momento que disponibilizamos as funções de crédito e débito, temos a certeza de que a utilização de dinheiro em espécie se torna obsoleta. Em virtude disso, por enquanto, o dinheiro em espécie só será aceito nas catracas dos terminais. O usuário que não tiver a possibilidade de utilizar estas ferramentas poderá adquirir, sem custo algum, um cartão do transporte coletivo e colocar créditos, fazendo assim o pagamento em dinheiro, crédito, débito e PIX, se entender necessário”, explica a prefeita.

Mais informações sobre o transporte coletivo em Ponta Grossa

O secretário municipal de Planejamento e Infraestrutura, Luiz Henrique Honesko, explica que no mês de outubro, considerando um universo de mais de dois milhões de utilizações do serviço, 51,27% do pagamento vem do Vale-Transporte; 13,82% de isentos; 12,32% de passe livre; 3,94% de meia-passagem para estudantes; 1,1% de integração entre terminais PLRs e 17,55% do dinheiro.

“Entendemos que grande parte dos usuários que ainda utilizam dinheiro fazem isso porque, até o momento, não estavam disponíveis as funções de débito e crédito. Em virtude disso, acreditamos que esta porcentagem irá diminuir significativamente, tornando totalmente viável essa migração para o pagamento somente eletrônico”, finaliza Honesko.

Informações: Correio dos Campos

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EMTU moderniza linhas com 38 novos ônibus 0km para a Região Metropolitana de São Paulo

As linhas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) na Região Metropolitana de São Paulo receberam 38 novos ônibus 0km mais modernos e confortáveis para atender mais de 21 mil passageiros que utilizam os serviços contemplados.

Ao menos 11 linhas metropolitanas serão beneficiadas, modernizando a frota do atendimento a Guarulhos, Franco da Rocha, Cajamar, Francisco Morato, Santana de Parnaíba, Barueri, Cotia, Osasco e São Paulo.

A renovação da frota foi feita pelas empresas Serveng Transportes (5 veículos) e TipBus (10 veículos) - do Consórcio Internorte -, e Caieiras (5 veículos), Urubupungá (15 veículos), ETT Carapicuíba (3 veículos) - do Consórcio Anhanguera.
Todos os novos ônibus, já cadastrados e inspecionados pela EMTU, são equipados com ar-condicionado, plataformas elevatórias de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, suspensão pneumática e entrada USB para carregamento de celular e dispositivos móveis. Além disso, possuem motor Euro 6 a diesel, tecnologia mais moderna e limpa, com menor emissão de poluentes.

Para a região de Guarulhos, a empresa Serveng Transportes modernizou a frota do Serviço Airport Bus Service, linhas que atendem o Aeroporto Internacional de São Paulo. Serão ao todo cinco novos veículos, sendo três rodoviários, um micro-ônibus e um urbano. Além de ar-condicionado, os rodoviários são equipados com bancos estofados e reclináveis, banheiro, wifi e entrada USB nas poltronas, oferecendo o máximo conforto aos usuários.

Com as inclusões, as linhas gerenciadas pela EMTU nas cinco regiões metropolitanas onde atua já somam 712 novos veículos zero km recebidos desde janeiro de 2023. Somente em 2024, já foram 365 novos veículos.

Confira abaixo as linhas beneficiadas a modernização da frota:

472 - Guarulhos (Aeroporto Internacional de São Paulo)/São Paulo (Terminal Rodoviário Barra Funda) 
257 - Guarulhos (Aeroporto Internacional de São Paulo)/ São Paulo (Metrô Tatuapé) 
258 - Guarulhos (Aeroporto Internacional de São Paulo)/ São Paulo (Aeroporto de Congonhas) 
472EX1 - Guarulhos (Aeroporto Internacional de São Paulo)/ São Paulo (Terminal Rodoviário Tiete) 
426 - Franco da Rocha (Centro)/ Cajamar (Polvilho)
852 - Francisco Morato (Centro)/ Santana de Parnaíba (Terminal Rodoviário da Fazendinha) 
080 - Osasco (Jardim Bonança)/ São Paulo (Pinheiros)
138 - Osasco (Munhoz Junior)/ São Paulo (Metrô Vila Madalena)
228 - Barueri (Alphaville 3 / Bradesco)/ São Paulo (Lapa)
439 - Barueri (Alphaville)/ Sao Paulo (Pirituba) 
260 - Barueri (Alphaville)/ Cotia (Km 30 Rodovia Raposo Tavares)

Informações: EMTU

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Governo de Minas entrega primeiro lote de 66 novos ônibus com ar-condicionado e câmeras de segurança

O Governo de Minas entregou, nesta quinta-feira (5/12), 66 novos ônibus para o sistema de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em cerimônia no Terminal São Benedito, em Santa Luzia, que contou com a presença do governador Romeu Zema.

Outros 784 veículos novos serão entregues até o final de 2025, renovando cerca de 33% da frota total e melhorando a qualidade do serviço para a população. “Para mim, é uma felicidade muito grande estar aqui neste momento, que é o pontapé inicial na substituição de 850 ônibus metropolitanos”, disse o governador de Minas, que destacou ainda as melhorias que a população deve observar.
 
"São veículos mais confortáveis, ágeis e seguros que vão propiciar uma melhora no transporte coletivo da região metropolitana. Por isso, eu quero agradecer ao empenho de todos os órgãos que fizeram parte dessa entrega", afirmou Romeu Zema.

Essa aquisição dos novos ônibus faz parte do acordo assinado, em setembro de 2024, junto ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e ao Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), sob intermediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).

Para a compra de 600 novos veículos estão sendo destinados, integralmente, R$ 382 milhões, a título de indenização para reequilibrar os contratos de transporte coletivo em função dos impactos causados pela pandemia. Além disso, as concessionárias que operam o transporte público da RMBH assumiram o compromisso de adquirir, com recursos próprios, mais 250 ônibus em 2025.

Renovação

Até o fim do próximo ano, com a entrada dos novos veículos, haverá redução da idade média da frota de 2,4 mil ônibus, passando dos atuais 11 anos para seis anos. Os critérios para a alocação dos ônibus novos, entre as 640 linhas do transporte público da RMBH, foram estabelecidos em comum acordo com os consórcios e a Seinfra, respeitando proporção entre as sete Redes Integradas de Transporte que compõem o Sistema Metropolitano.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, ressaltou a melhoria na qualidade das viagens oferecidas aos usuários do transporte coletivo com os novos veículos nas ruas.

"Com essa entrega, nós vamos reduzir a idade média da frota que são 11 anos para seis. Estar aqui entregando esses novos ônibus é uma realização para nós do Governo de Minas", explicou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Nesse primeiro lote, serão 38 novos ônibus direcionados para a região de Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Taquaraçu de Minas e Jaboticatubas, outros 11 veículos para linhas que atendem à região de Contagem e 17 ônibus para linhas das regiões de Mateus Leme, Azurita, Juatuba e Betim.

A distribuição levou em consideração a idade dos veículos que serão substituídos, quantidade de reclamações e volume de passageiros transportados.

Impacto

O processo de renovação da frota foi diretamente impactado pela diminuição do número de passageiros durante a pandemia de covid-19, o que também elevou significativamente o custo da operação.

Antes da pandemia, o transporte coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte transportava uma média de 850 mil passageiros por dia. Atualmente, a média de passageiros transportados por dia é de 570 mil.

Informações: Governo de Minas Gerais

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