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Obras do BRT Metropolitano Alto Tietê devem começar em dezembro de 2025

terça-feira, 26 de novembro de 2024

O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues (PL), afirmou que, até dezembro de 2025, o projeto e a licitação dos trechos iniciais do BRT Metropolitano Perimetral Alto Tietê, sistema de transporte que promete, desde 2012, melhorar a mobilidade na região, estarão prontos para finalmente dar início às obras. Segundo ele, em reunião com Sérgio Codelo, superintendente do DER – órgão responsável por administrar o sistema rodoviário estadual -, foi definido que a implantação começará pelo trecho que liga Arujá a Itaquá, no sentido Zona Leste.

O BRT Metropolitano do Alto Tietê atenderá à população de Arujá, Poá, Itaquá e Ferraz de Vasconcelos. O objetivo é reorganizar a rede de transporte coletivo, promovendo a integração do sistema de transporte metropolitano e municipal com corredores de ônibus, além de adequar e melhorar o sistema viário, com a construção de terminais de integração e estações de embarque e desembarque, proporcionando segurança e conforto à população.

Para isso, o empreendimento foi dividido em três trechos. O primeiro, em Arujá, com dois quilômetros de extensão, inclui a construção do Terminal Arujá. O segundo, ligando Arujá a Itaquá, terá 10,7 km, com a construção da Estação de Transferência Estrada do Corredor. Já o terceiro, com 7,5 km, ligará Itaquá, Poá e Ferraz, e prevê a construção da Estação Monte Belo, do Terminal Ferraz de Vasconcelos e a reforma do Terminal Kemel.

Em 2020, o DER realizou o processo de licitação para selecionar a empresa responsável pelo cadastro e avaliação dos imóveis a serem desapropriados para a implantação do trecho do corredor de ônibus entre Arujá e Itaquá. Entretanto, Boigues explicou que essa licitação foi revogada devido a nulidades encontradas no projeto.

Em nota, a EMTU, responsável pela gestão do BRT, afirmou que o primeiro trecho já possui projeto executivo concluído e previsão de implantação pela EMTU. O processo de desapropriações para a construção do terminal já está em andamento e o prazo de conclusão desta etapa é de 24 meses após o início das obras.

No segundo trecho, entre Arujá e Itaquá, a empresa garante que também possui projeto executivo concluído. A infraestrutura viária para a implantação do BRT está incluída na obra de duplicação da rodovia SP-056, que será executada pelo DER. Posteriormente, a EMTU implantará as estações de embarque e desembarque. Sobre o terceiro trecho, a EMTU não informou se há projeto executivo e em qual etapa o processo está.

A estimativa de custos para a implantação dos dois trechos do BRT pela EMTU é de cerca de R$ 245,22 milhões, a serem divididos conforme as etapas de implantação coordenadas com as obras previstas pelo DER.

Informações: Gazeta Regional

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CAIO, Empresa líder na produção de ônibus urbanos no Brasil

Em quase oito décadas de tradição, a marca Caio combina pioneirismo em processos, design e manufatura, com inovação em materiais e tecnologia embarcada, oferecendo soluções de mobilidade que atendem às diversas necessidades do mercado.

Com unidades fabris localizadas em Botucatu e Barra Bonita (SP), a Caio possui capacidade produtiva para cerca de 50 ônibus urbanos por dia, incluindo modelos articulados e elétricos.

Nos últimos oito anos, a empresa consolidou sua posição de liderança no setor, alcançando uma média anual superior a 55% de participação em toda a produção de ônibus urbanos do país, conforme dados da FABUS (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus).

A Caio tem se dedicado a desenvolver soluções voltadas para a evolução da mobilidade urbana. Com foco em sustentabilidade, produz ônibus movidos à propulsão elétrica e outras energias alternativas, alcançando, nos últimos três anos, uma participação de cerca de 80% na fabricação de ônibus elétricos no Brasil, de acordo com dados do Renavam.

Além das recentes renovações e ampliações de frota, que impactaram positivamente nos resultados da empresa em 2024, outro fator que contribuiu para o aumento na produção foi a licitação do Programa Caminho da Escola, promovido pelo Governo Federal. A Caio foi credenciada a fabricar, em parceria com a Iveco, ganhadora da licitação, 3,5 mil unidades de veículos escolares, cujas entregas estão programadas para ocorrer entre 2024 e 2025.

A partir da Caio, nasceu o Grupo Caio, que reúne empresas cujo foco principal é o transporte de pessoas. Todas elas estão comprometidas em oferecer produtos e serviços inovadores, priorizando a eficiência e a excelência, além de impulsionarem o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atuam.

Dessa forma, a empresa e o Grupo levam em seu DNA a marca brasileira referência em mobilidade e empregabilidade: Caio.

Informações a Imprensa

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Rio e SuperVia assinam acordo para transição da concessão

O governo do estado do Rio de Janeiro e a SuperVia assinaram, nesta terça-feira (26), o acordo que dará início à saída da atual concessionária para que uma nova empresa assuma a operação do sistema de trens metropolitanos. 

“A solução negociada garante uma transição tranquila e com a manutenção do serviço de transporte à população”, informa o governo. 

O poder público e a empresa farão os aportes necessários para o funcionamento do sistema até a chegada de uma nova operadora, com prazo máximo de até 9 meses.

O governo do Rio de Janeiro vai nomear um observador para orientar e acompanhar as decisões operacionais e financeiras da SuperVia. Ainda segundo o acordo, o governo fará aportes financeiros de R$ 300 milhões, recursos destinados à operação e investimentos. Já a controladora Gumi Brasil se compromete a aportar R$ 150 milhões para pagamento de credores.

A transição está prevista para ocorrer num período de 180 dias, prorrogáveis por mais 90 dias. Ao fim do prazo, ocorrerá a extinção automática e imediata do contrato de concessão.

Informações: Agência Brasil EBC

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Metrô-DF contará com novos painéis informativos nas estações

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) vai instalar novos painéis nas estações. Os equipamentos permitem acompanhar a movimentação dos trens em tempo real, mostrando quantos minutos faltam para a chegada do veículo à estação.

Ao todo, o Metrô-DF poderá comprar até 318 equipamentos – entre monitores, painéis e videowall (composto por vários monitores que trabalham juntos para criar uma imagem contínua de grandes proporções) – para substituir os que estão obsoletos nas estações e no Centro de Controle Operacional, de acordo com a disponibilidade orçamentária. Já existe um recurso disponível para iniciar a compra dos monitores de estações, proveniente de emenda parlamentar do deputado distrital Max Maciel.

O prazo para a apresentação de propostas da licitação para contratação da empresa especializada em fornecimento de soluções de infraestrutura de sinalização digital termina nesta sexta-feira (22). A sessão do pregão eletrônico será hoje mesmo, por meio do site Comprasnet.

O sistema a ser adquirido também poderá exibir outras informações, além de itinerários e horários, como campanhas e outras informações de cunho social e educativo do Metrô e do GDF. Atualmente, também é possível visualizar os trajetos e horários pelo aplicativo Metrô DF.

O aviso de abertura da licitação foi publicado em 8 de novembro, na modalidade ata de registro de preços. O valor estimado da contratação é sigiloso, de acordo com os artigos 34 da Lei nº 13.303/2016 e 42 do Regulamento Interno de Licitações e Contratos do Metrô-DF.

Os painéis foram instalados pela primeira vez nas estações do Metrô-DF em 2017 e muitos deles já não têm possibilidade de conserto, por isso a necessidade de substituição. Após a conclusão de todas as etapas do processo licitatório, será possível prever as datas de instalação. 

Informações: GPS Brasília

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Prefeitura de Salvador e Banco Mundial discutem acordo para aquisição de ônibus elétricos

Uma reunião realizada nesta segunda-feira (25), na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), na Avenida Tancredo Neves, marcou o avanço da parceria entre a Prefeitura e o Banco Mundial para a aquisição de ônibus elétricos. Esta é mais uma iniciativa da gestão municipal para inserir a capital baiana em políticas públicas que priorizam o meio ambiente, a partir da utilização de energias limpas.

O titular da Semob, Fabrizzio Muller, lembra que a parceria visa promover a capacitação dos profissionais envolvidos no transporte na capital baiana, além de estimular a sustentabilidade. "Com essa implementação dos ônibus elétricos, a Prefeitura vem se destacando fortemente no Brasil com essa transição. Esse crédito junto ao Banco Mundial vai contribuir para uma transição mais rápida para a frota elétrica, que é mais sustentável, mais limpa e que traz inúmeros benefícios para a cidade. Portanto, essas são reuniões preparatórias para garantir essa operação de crédito e a capacitação da equipe, para que Salvador continue à frente das outras cidades quando falamos em sustentabilidade", explica.

O diretor de Planejamento da Semob, Diogo Pires Ferreira, lembra que o projeto de eletrificação de frota urbana de Salvador não trata apenas da aquisição de ônibus elétricos, mas também de uma série de outras temáticas relacionadas à melhoria do sistema de transporte público coletivo da cidade. “O projeto contempla também a implantação da infraestrutura de recarga e a melhoria no entorno das estações, além da implantação de novas estações e melhoria da microacessibilidade. Dentro desse contexto, também há outros projetos que pegam carona nessa parceria, como a ampliação da diversidade na operação do sistema de transporte coletivo em Salvador", declara.

Essa é a segunda reunião de preparação do projeto de financiamento junto ao Banco Mundial. “Esse encontro envolve uma série de procedimentos que irão viabilizar esse financiamento. O primeiro passo é submetê-lo ao governo federal, para que seja autorizado ao município pegar um financiamento externo com garantia da União. No segundo momento, o próprio Banco Mundial deve preparar o projeto para que seja aprovado junto aos diretores do banco. Em outro momento, deve-se buscar a aprovação do projeto no Senado Federal”, completa Pires Ferreira.

Para a representante do Banco Mundial, Thaís Fonseca, especialista em transportes da entidade, o projeto alcança a descarbonização a partir da utilização de ônibus com zero emissões, totalmente elétricos e sustentáveis. “Mas, acima de tudo, a gente alcança também a melhoria da qualidade do transporte público de Salvador. Porque, no fim, quem utiliza esses ônibus é quem vai sentir a diferença. São ônibus de piso baixo, sem ruído, com ar condicionado, Wi-Fi etc. Então, o usuário que usa esse tipo de ônibus vai perceber a melhoria no serviço e na qualidade de todo o sistema", diz.

Informações: Prefeitura de Salvador

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Ônibus com luzes de Natal começam a circular pelas ruas de Campinas; veja linhas

A partir de hoje (25), as ruas de Campinas ficam ainda mais iluminadas e alegres com a chegada dos ônibus com luzes de LED. Ao todo, dez veículos receberam a decoração especial, que ficará em operação até o final do ano, trazendo um clima natalino para o transporte urbano, tanto à noite quanto nas primeiras horas da manhã.

A iniciativa é promovida pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp) e as concessionárias do transporte urbano da cidade. A ação faz parte da campanha Natal Caminhos dos Sonhos, organizada pela Prefeitura Municipal de Campinas.

“Esta é uma forma de mostrar a nossa gratidão a todas as pessoas que utilizam ônibus na cidade e também é a nossa contribuição para tornar as ruas mais bonitas e alegres neste fim de ano”, explica Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc e do SetCamp.

Linhas dos ônibus com iluminação

  • Na Onicamp, o ônibus iluminado vai operar na linha 413 – Jardim São José/Centro Circular.
  • Na VB1, os ônibus iluminados vão rodar nas linhas 118 – Terminal Ouro Verde/Centro (carro 1222) e 131 – Terminal Vida Nova/Rótula (carro 1218).
  • Na VB3 e na Pádova, os veículos rodarão em escala de revezamento nas diversas linhas atendidas por cada uma delas.
  • Na Expresso Campibus, os dois ônibus iluminados atenderão as linhas 213 – Terminal Itajaí e 269 – Terminal Padre Anchieta/Terminal Barão Geraldo.

Os ônibus iluminados da Itajaí vão operar nas linhas BRT 20 e 21. Nos dias úteis, os dois veículos iluminados vão operar no BRT 21, e aos sábados e domingos, no BRT 20.

Informações: A Cidade On

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Meta de zerar emissões de gases de efeito estufa nos ônibus de BH já pode virar lei


A redução gradual da emissão de gases de efeito estufa é um dos principais objetivos do Projeto de Lei 915/2024, que institui a Política Municipal de Enfrentamento à Emergência Climática. Aprovado em 2º  turno, com unanimidade, durante reunião extraordinária do Plenário nesta segunda (25/11), o PL pretende associar o desenvolvimento econômico municipal a práticas mais sustentáveis, com a previsão de zerar as emissões pela frota de ônibus que realizam o transporte coletivo na cidade até 2040.  De autoria do Executivo, o PL segue agora para sanção do prefeito. Também foram aprovados, entre outras proposições, o PL 942/2024, em 1º turno, que estabelece novas regras de segurança e bem-estar dos animais; o PL 872/2024, em 1º turno, que institui a política municipal de proteção dos direitos da pessoa com fibromialgia; e o PL  970/ 2024, em 2º turno, que declara o valor histórico e cultural dos blocos caricatos. Confira o resultado completo e outros destaques da reunião.

Pelo previsto no PL 915/2024, deve ocorrer uma redução progressiva na emissão de gases de efeito estufa (GEE) oriunda da frota de ônibus do sistema de transporte público, por meio da utilização gradual de combustíveis e tecnologias mais limpas e sustentáveis. A redução de 40% das emissões de dióxido de carbono (CO2) deve ocorrer até 2030 e a redução de 100%, até 2040. A Política Municipal de Enfrentamento à Emergência Climática será coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e será criado o Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas (Comclima-BH) — que contará com representantes dos Poderes Executivo e Legislativo municipais e estaduais, da sociedade civil, empresas e universidades. De acordo com o vereador Bruno Miranda (PDT), líder de governo, o PL 915/2024 é uma legislação necessária para a cidade se preparar para as adversidades vivenciadas em função da mudança climática.

Informações: Câmara Municipal de BH

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Programa Mais Transporte entrega 396 ônibus novos nos últimos três anos em Porto Alegre

A prefeitura apresenta o balanço da renovação da frota do transporte coletivo por meio do programa Mais Transporte. Somente neste ano de 2024, foram 152 novos ônibus incorporados à frota, incluídos os 12 elétricos do projeto de eletrificação do transporte coletivo de Porto Alegre. A meta apresentada no início da gestão era de 400 novos ônibus, o que será ultrapassado até o final do ano.

“Esta qualificação tem o objetivo de recuperar, valorizar e dar mais conforto no atendimento ao usuário do transporte público de Porto Alegre. Com uma oferta maior de viagens e ônibus novos, queremos dar agilidade e tornar os deslocamentos mais atrativos e seguros para os passageiros“, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

De 2022 a 2023, foram incorporados 244 ônibus zero quilômetro à frota do transporte coletivo de Porto Alegre. Em 2024, até este mês, chegaram mais 152 veículos, totalizando 396 ônibus novos, com ar-condicionado, em circulação em todas as regiões da Capital. Até o final do ano está prevista a chegada de mais ônibus novos, entre mais de 60 veículos já adquiridos e em fase de produção. 

Linhas 100% elétricas - Em 2024, entraram em operação 12 ônibus do projeto de eletrificação da frota do transporte coletivo de Porto Alegre nas três linhas 100% elétricas E178 - Praia de Belas, E378 - Integradora e E703 - Vila Farrapos.  “Com uma operação em torno de 65% mais barata que o diesel, mais sustentável e eficiente, o maior beneficiado neste projeto é o passageiro, que tem uma experiência diferenciada em ônibus silenciosos e com Wi-Fi gratuito, o que torna o transporte público mais confiável e atraente", conclui Castro Júnior.

Mais Transporte - A prefeitura implantou em 2022, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), o programa Mais Transporte com o objetivo de qualificar o serviço de transporte público prestado aos usuários, garantir a sustentabilidade, o equilíbrio financeiro e a eficiência operacional, com transparência nas informações e dados do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação (SMTPC) do Município de Porto Alegre.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Na Grande Recife, Paralisações rotineiras nas garagens por parte dos rodoviários prejudicam os usuários

Nos últimos dias, filas enormes, atrasos e falta de ônibus têm afetado a rotina de quem utiliza o sistema de transporte público nas primeiras horas do dia no Recife e Região Metropolitana. Linhas que atendem cidades como Camaragibe, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife têm sofrido com a interrupção temporárias do serviço.   

As assembleias estão sendo realizadas pelo Sindicato dos Rodoviários em garagens das empresas de ônibus durante a madrugada para discutir com os motoristas sobre a jornada de trabalho e os acordos. Esses atos estão prejudicando os passageiros que utilizam coletivos diariamente.   

Quais são os problemas  

De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, as empresas de ônibus têm ignorado pontos essenciais do acordo trabalhista. Entre as principais queixas estão: 

Falta de contabilização correta do tempo de embarque e desembarque dos passageiros. 
Não pagamento de horas extras pela fiscalização mecânica dos veículos. 
Ausência de folhas de ponto para registro formal das jornadas de trabalho. 

As reclamações envolvem grandes operadores do sistema, como Consórcio Recife, Mobibrasil, Borborema, Metropolitana e Caxangá. O Sindicato alega que, sem o cumprimento desses direitos, a categoria está cada vez mais insatisfeita. 

Assembleias 

Nos últimos dias, assembleias têm sido realizadas nas garagens das principais empresas de transporte coletivo. A categoria tem usado esses encontros para debater o descumprimento de acordos e pressionar as empresas. 

“Estamos visitando diversas garagens e conversando com os motoristas. Muitos têm relatado o descumprimento dos acordos. Se essa situação não for resolvida, vamos continuar”, declarou Jeremias, membro do Sindicato dos Rodoviários. 

Já o presidente do Sindicato, Aldo Lima, disse os rodoviários não são responsáveis pelos transtornos: “Os atrasos não são culpa nossa. Se as empresas estivessem cumprindo o acordo, não precisaríamos realizar essas assembleias.” 

Possibilidade de greve 

Com a situação ainda sem avanços concretos, muitos internautas estão preocupados com possibilidade de uma greve geral no sistema de transporte público.  

Após um dos atos realizados, Aldo Lima reforçou que a categoria busca o diálogo e acrescentou: 

“Vamos mostrar todas as provas e todas as reclamações. Não queremos realizar uma greve, mas também não descartamos a ideia. O nosso objetivo é só ter os nossos direitos cumpridos”. 

Conciliação  

Na última sexta-feira (22), representantes dos rodoviários estiveram no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) para discutir o descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho.  

Durante a reunião, o desembargador Fábio Farias, corregedor do tribunal, destacou que o TRT-6 está à disposição para mediar conflitos e buscar soluções que minimizem os impactos na população. 

No entanto, até o momento, não houve solicitação formal para agendamento de audiências. 

O que diz a Urbana-PE 

A Urbana-PE, entidade que representa as empresas de transporte público, negou as acusações de descumprimento do acordo coletivo. Em nota, afirmou que: 

Os espelhos de ponto detalhados estão sendo fornecidos conforme modelo validado pelo próprio sindicato.  

As empresas têm recebido orientação e monitoramento para garantir a implementação do acordo firmado. 

A Urbana também criticou as assembleias realizadas nas garagens, alegando que elas têm caráter político por conta da campanha eleitoral para a nova diretoria do Sindicato dos Rodoviários, marcada para o dia 5 de dezembro.  

Além disso, a entidade expressou preocupação com os impactos dessas ações para os usuários do transporte público e afirmou que as empresas estão avaliando medidas legais para evitar novos episódios. 

"Apenas em 2024, já ocorreram 44 paralisações ou bloqueios de garagens e terminais integrados, prejudicando a população", destacou a nota.

Informações: Diário de Pernambuco

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BRT Ouro Verde: Terminal Santa Lúcia será atendido pela BRT12 e quatro alimentadoras

O Terminal BRT Santa Lúcia será acessado exclusivamente pelos usuários e será atendido pela linha BRT12 e por quatro alimentadoras, a partir da sexta-feira, 29 de novembro. A medida adotada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) proporciona mais segurança e conforto aos usuários e operadores. O acesso passa a ser feito pelas catracas eletrônicas, por meio de Bilhete Único ou QR Code.

O Santa Lúcia, que já é atendido pelas linhas BRT10 (Ouro Verde) e BRT11 (Vida Nova), passa a contar com o atendimento da linha BRT12 (agora denominada Santa Lúcia – paradora). A BRT12 agora partirá do Santa Lúcia, mantendo o atendimento ao Terminal Campos Elíseos e o acesso ao Centro pelo Corredor Perimetral. Entre os terminais Campos Elíseos e Santa Lúcia, a BRT12 passa a atender também a Estação BRT Piracicaba. Terá intervalos de 18 minutos, em dias úteis, nos horários de pico.

“As mudanças representam, efetivamente, a operação do Santa Lúcia como terminal. É mais um passo que damos para ativação gradativa de todos os terminais e estações do BRT. Com a oferta de linhas alimentadoras, buscamos estimular a adesão dos usuários às linhas do BRT Ouro Verde”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

A nova operação do terminal será viabilizada pelo seccionamento (otimização do trajeto) de linhas existentes. As linhas 140 (Terminal Vila União) e 142 (Jardim Santa Terezinha) serão extintas e transformadas nas alimentadoras 158 e 143, que ligarão os respetivos bairros até o Santa Lúcia, deixando de acessar o terminal Campos Elíseos e o Centro. Para chegar ao Centro, os usuários deverão realizar a integração gratuita com as três linhas BRT.

A 158 (Terminal Vila União) ligará, portanto, os terminais Vila União e Santa Lúcia, via Jardim Yeda. A 143 (Jardim Santa Terezinha) fará o trajeto Jardim Santa Terezinha – Terminal Santa Lúcia. A linha 150 (Vila União I) terá o trajeto prolongado até o Terminal BRT Santa Lúcia, onde terá função alimentadora, e deixa de atender ao Terminal Vila União. Já a 152 (Vila União III) mantém o atendimento ao Terminal Vila União e incorpora a operação do Terminal BRT Santa Lúcia ao trajeto.

As plataformas BRT (piso alto) entram em operação e passam ser utilizadas pelas linhas BRT. Elas possuem estrutura metálica e pisos em granito; vidro laminado duplo e portas automáticas. As linhas convencionais mantêm o atendimento às plataformas BRS (piso baixo), localizadas nas laterais do terminal, com embarque e desembarque pela direita. São elas: 116, 118, 119, 125, 131, 132, 134 e 136. Também terão embarque e desembarque nas plataformas BRS as alimentadoras 143, 150, 152 e 158. Por conta do fechamento e pagamento da tarifa desembarcado, a linha 133 (Vida Nova), que é operada por cooperativa, deixa de atender ao Terminal Santa Lúcia.

Melhorias no espaço e segurança nas travessias

As obras complementares realizadas no Terminal Santa Lúcia envolveram a finalização da Central de Controle Operacional (CCO), que tem cerca de 200 metros quadrados, onde as equipes operacionais da Emdec ficarão alocadas para orientação dos usuários.

O espaço, que já conta com iluminação em LED e acessibilidade, também recebeu reposicionamento do piso tátil em alguns pontos, reforma nos portões e gradis e renovação da pintura de 12 bancos de concreto. Dois bebedouros, dois paraciclos e 12 lixeiras foram instalados no terminal. As melhorias foram realizadas pelas equipes de serviços de manutenção da Emdec. A comunicação visual está sendo renovada, incluindo a indicação do atendimento das linhas nos totens. 

Desde setembro, a Emdec vem reforçando a segurança na circulação de pedestres na avenida Ruy Rodriguez, no entorno do terminal, com o objetivo de evitar sinistros (acidentes). Dois novos pontos de travessia de pedestres foram sinalizados, na altura da rua Pedro Galhardi, próximo à Havan; e do Terminal BRT Santa Lúcia, próximo ao atacadista Assaí.

Novos semáforos, com botoeiras, foram ativados na altura do cruzamento da Ruy Rodriguez com a Pedro Galhardi; e anterior à rua Abílio José dos Santos (sentido bairro – Centro). Gradis também foram instalados no trecho desde a altura da rua Piracicaba até a Rui Abádio Rodrigues para direcionar a circulação de pedestres aos pontos seguros de travessia. Uma ilha de refúgio de pedestres também foi executada, na travessia junto ao terminal. E a acessibilidade foi ampliada no entorno, com a execução de novas rampas e instalação de piso podotátil.

Orientações aos usuários

Nos dias que antecedem a operação, educadores e agentes da mobilidade urbana da Emdec irão orientar usuários sobre o fechamento do terminal. A orientação também terá foco nos pedestres para utilização das travessias dentro e no entorno do espaço. Faixas informativas serão fixadas no entorno do terminal com as mesmas orientações.

Localizado na avenida Ruy Rodriguez, no Jardim Yeda, o Terminal Santa Lúcia integra o Corredor BRT Ouro Verde e conta com área de 12,3 mil metros quadrados. Ele integra o Lote 4, trecho 2 da implantação do BRT Ouro Verde, que compreende a ligação da Estação Campos Elíseos até o Terminal Ouro Verde, com 5,7 km de extensão. As obras foram executadas pela empresa Compec Galasso Engenharia e Construções Ltda.

Informações: Prefeitura de Campinas

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