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Cidade de Fortaleza planeja ter apenas ônibus 100% elétricos

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

A Prefeitura de Fortaleza, maior cidade do Nordeste, quer dar um passo importante na direção de uma mobilidade urbana mais sustentável e menos poluente. O objetivo é zerar a frota de veículos a combustão que fazem o transporte público. Com isso, zerar as emissões de gases do efeito-estufa até 2050, de acordo com a agenda global da ONU.

O primeiro passo foi dado com o prefeito José Sarto enviando à Câmara Municipal um projeto de lei que autoriza a aquisição de 19 ônibus 100% elétricos para o transporte público da cidade, com um investimento de R$ 50 milhões financiados pelo BNDES.

O projeto faz parte da nova Política Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável de Fortaleza, que visa estimular o uso de transportes de energia limpa, reduzir as emissões de gases do efeito estufa e melhorar a qualidade do ar e da saúde da população. A iniciativa também está alinhada com as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) e com a agenda global da ONU para o combate às mudanças climáticas.

Os ônibus elétricos vão permitir para a população mais qualidade de vida com menos poluição.
Os primeiros ônibus elétricos de Fortaleza serão destinados às linhas 026 – Antônio Bezerra/Messejana e 222 – Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales, que juntas transportam cerca de 40 mil passageiros por dia. Com isso, a Prefeitura espera reduzir anualmente cerca de 3.600 toneladas de CO2 e 15 toneladas de NOx, contribuindo para a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida dos fortalezenses.

O projeto de lei ainda precisa ser aprovado pela Câmara Municipal, que deve analisá-lo nas comissões de Constituição e Justiça, Orçamento e Fiscalização, e Política Urbana e Meio Ambiente. Se aprovado, o projeto será um marco histórico para a mobilidade urbana de Fortaleza, colocando a cidade na vanguarda da sustentabilidade e da inovação no Brasil.

Informações: NE9
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Obras do BRT avançam ao longo das principais avenidas da Zona Oeste de Sorocaba

As obras do Corredor Estrutural Oeste, terceiro e último trecho do sistema BRT (Bus Rapid Transit) Sorocaba, seguem em pleno ritmo acelerado e alguns pontos nas avenidas Armando Pannunzio, General Carneiro e Américo Figueiredo já estão concluídos. As intervenções estão a cargo da empresa BRT Sorocaba, sob o gerenciamento da Urbes – Trânsito e Transportes, empresa pública ligada à Prefeitura de Sorocaba.

Executados por trechos, para impactar o mínimo possível o fluxo das vias, além do dia a dia nos arredores, os serviços têm sido realizados em diferentes locais, consecutivamente. A cada etapa realizada, uma nova frente de trabalho é aberta. Dessa forma, cumprindo a totalidade das avenidas e minimizando os impactos normalmente causados por uma obra.

No sentido bairro da Armando Pannunzio novos abrigos e totens já foram instalados. Agora, as calçadas estão sendo padronizadas. As equipes também estão concentradas na renovação do mobiliário urbano da mesma avenida, no sentido Centro.

No binário da Américo Figueiredo, assim como, na General Carneiro, as calçadas e paradas já estão em fase final. Ainda no binário, está sendo feita a aplicação de pavimento rígido (concreto) nos pontos de parada, local que será de embarque e desembarque dos passageiros.

”Na região do Jardim Ipiranga, os esforços estão concentrados na construção do Terminal, que segue bem avançada. A cobertura já está pronta e o assentamento de guias, a execução de calçadas e a concretagem da plataforma estão em andamento. Para essa semana, está prevista a concretagem da laje da edificação”, afirma a engenheira Jéssica Alves, da concessionária BRT Sorocaba.


Na outra ponta da Zona Oeste, está a Estação de integração, no Jardim Tatiana que avança em fase de acabamento, com a instalação das estruturas e, depois, receberá a nova pavimentação, mobiliário e paisagismo. 

“O sistema BRT veio para revolucionar o transporte público em Sorocaba. São em torno de 53 mil passageiros, por dia, atendidos por ônibus modernos e equipados com wi-fi, tomadas USB, ar-condicionado e câmeras. Com a entrada em funcionamento do Corredor Oeste, a partir de janeiro de 2024, serão mais 47 novos ônibus e mais 45 mil sorocabanos atendidos, todos os dias”, frisa o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

O Corredor Estrutural Oeste possui uma extensão de extensão de 18,8 quilômetros e compreende as avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, com ligação pelas ruas Américo Figueiredo e Benedito Ferreira Teles, até o  Terminal Ipiranga. O novo corredor concluirá o eixo Leste-Oeste da operação e, assim, completando todos os oito corredores estruturais do sistema BRT em Sorocaba.  

Informações: BRT Sorocaba
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Vá de SuperVia no Dia Mundial sem Carro

Diariamente, os 350 mil passageiros que circulam nos trens da SuperVia contribuem para reduzir as emissões de gás carbônico, um dado importante nesses tempos em que o planeta já sente as consequências da mudança climática. Por não utilizar combustível de origem fóssil, o transporte ferroviário está entre os modais mais sustentáveis. Para transportar o mesmo número de passageiros, um trem emite 226 toneladas de gás carbônico a menos do que os ônibus.

Além disso, a viagem de trem representa bem menos carros nas ruas. Para o mesmo número de pessoas que uma composição ferroviária transporta (duas mil), são necessários, em média, 400 automóveis de passeio.

O Dia Mundial sem Carro (22/09) é uma data para toda a população pensar a respeito da importância de tomar atitudes sustentáveis diariamente. As pessoas que se locomovem de carro são incentivadas a deixarem o seu automóvel em casa e optarem pelo uso do transporte público.
Atravessando a Região Metropolitana por 207 quilômetros, a SuperVia atende um total de 12 municípios, tendo como terminal comum a Central do Brasil, no coração da cidade – e de onde as pessoas podem continuar a viagem também utilizando outros transportes de energia limpa.

Como neste dia são esperados passageiros não usuais do nosso sistema, é sempre bom reforçar que o Instagram da concessionária (@Supervia) está apresentando a série “Caminho Seguro”, com dicas para um comportamento cauteloso durante a viagem pelo sistema ferroviário.

Informações: Blog Meu Transporte
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Metroviários de SP marcam greve para o dia 03

Os metroviários decidiram se unir aos trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na greve marcada para 3 de outubro. As categorias protestam contra os planos de privatizar linhas da rede de transporte sobre trilhos.

A decisão, também tomada em assembleia, foi anunciada na quarta-feira, 20, pela presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Camila Lisboa, pelas redes sociais.

Se não houver negociação até lá, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata operadas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) também não vão funcionar no mesmo dia.

“Acabamos de aprovar greve no Metrô no dia 3 de outubro. Unificou com a CPTM. Vamos parar porque é um absurdo privatizar o metrô, trem e água (em referência ao plano de conceder a Sabesp à iniciativa privada)”, publicou Camila nas redes sociais.

No dia anterior, na terça-feira, 19, o Sindicato dos Ferroviários de São Paulo decidiu em assembleia marcar uma greve de 24 horas no dia 3 de outubro. A entidade representa as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa.
A categoria protesta contra a privatização de linhas da CPTM, do Metrô e de área de saneamento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

O Sindicato da Central do Brasil, que representa as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, apoia o movimento, segundo publicações nas redes sociais, mas não cita, por enquanto, adesão à paralisação.

Procurado, o Metrô ainda não se manifestou. O espaço permanece aberto para manifestação.

Informações: Estadão
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