Se já não bastasse os problemas que os usuários passam ao usar o transporte coletivo no dia a dia, desde a oferta de ônibus, intervalos e muitas vezes com superlotação, no Recife e Região Metropolitana os usuários enfrentam um novo desafio que é pegar os ônibus dentre o altíssimo número de queima de paradas que sofrem com os maus motoristas das empresas operadoras. Isso também se soma a muitas paradas sem estrutura, abrigos e passiveis de falta de seguranças nas vias da cidade.
Segundo dados oficiais do Grande Recife Consórcio de Transporte, mais de 4mil reclamações de queimas de paradas foram notificadas pelos meios de comunicação através de ZAP oficial e o 0800, ou seja, se levarmos em conta que menos da metade dos usuários reclamam seus direitos por falta de atenção, confiança e até informação, leva a entender que esse número elevado seja 10 vezes mais e isso leva também em conta o baixo número de fiscais em campo que poderia ao mesmo tempo coibir esses abusos praticados pelos maus motoristas.
Também caberia as empresas operadoras criar mecanismos internos visando capacitar seus operadores para que os mesmos melhorassem seus atendimentos aos usuários.
Veja o ranking de reclamações referentes aos 07 meses de 2022.
Queima de parada - 4.042
Não cumprimento de horário - 2.117
Deficiência na manutenção - 774
Falta de urbanidade - 688
Dirigir perigosamente - 234
Alteração de itinerário - 204
Deficiência na manutenção (PEV) - 174
Queima parada (idoso) - 160
Falta de urbanidade (idoso) - 129
Cobrança indevida - 69
Queima de parada (PCD) - 68
Falar ao celular ao dirigir - 25
A Urbana-PE esclarece que o setor tem investido significativamente no monitoramento e em novas tecnologias embarcadas que permitem maior controle e acompanhamento da operação. Atualmente, toda a frota é monitorada remotamente e é possível identificar quando uma solicitação de embarque não é atendida. Assim, essas ocorrências são apuradas e, quando comprovadas, direcionam as constantes ações de capacitação e treinamento das empresas, que também contemplam temas como direção defensiva, convívio com ciclistas e qualidade no atendimento. A Urbana-PE reconhece a necessidade de permanente vigilância para que as solicitações de embarque sejam sempre respeitadas, e reforça à população pedido para que sempre relate as ocorrências por meio dos canais de comunicação com as empresas divulgados no interior dos veículos.
Canais de Atendimento ao Cliente:
Central de Atendimento ao Cliente - 0800 081 0158
WhatsApp - 9.9488.3999
Ouvidoria - ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br
Blog Meu Transporte