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Primeiro trem que ligará estação da CPTM aos terminais do aeroporto de Guarulhos é entregue

terça-feira, 19 de março de 2024

O primeiro dos três trens que ligarão a estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, chegou ao local na última sexta-feira (15).

O "people mover" aeromóvel, como é chamado o trem que irá circular em uma estrutura elevada, foi colocado no trilho com um guindaste.

Ainda não há previsão para a chegada das outras duas composições. A ligação terá uma extensão de 2,7 km.

O sistema que ligará a estação aos terminais foi inicialmente prometido para o primeiro trimestre deste ano. Depois, o prazo passou para até o segundo semestre. Agora, a Gru Airport, concessionária que administra o aeroporto internacional, afirma que a entrega do projeto está prevista para 2024.

A obra está sendo executada pelo consórcio AeroGRU e contempla a construção de uma estação em cada um dos três terminais de passageiros do aeroporto e uma estação junto à da CPTM.

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, agora será feito o processo de comissionamento, testes e certificação de segurança.

Como chegar no Aeroporto de Guarulhos

Atualmente, há duas opções para se chegar pelo sistema ferroviário ao aeroporto de Cumbica. Uma delas é a linha 13-jade, com saída da estação Engenheiro Goulart, na zona leste de São Paulo, com primeira partida às 4h, em dias úteis, aos domingos e feriados, e às 4h40, aos sábados, sempre com embarques até meia-noite. Nos dias úteis os intervalos en

A outra alternativa é o Expresso Aeroporto, que também circula na linha 13, a partir da estação Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, com embarque de hora em hora a partir das 5h até a meia-noite. Nos dois casos, a tarifa custa R$ 5.

O problema é que os terminais do aeroporto ficam a cerca de 2,5 km da estação da CPTM, o que obriga os usuários a pegarem um dos ônibus gratuitos cedidos pela GRU Airport para completar o deslocamento.

A instalação de vigas, cuja altura varia de 4 metros a 11 metros, começou em 2022, após autorização do TCU (Tribunal de Contas da União). Cada uma pesa 136 toneladas e tem 30 metros de comprimento.

O custo total foi estimado, no ano passado, em R$ 301 milhões. No anúncio do início das obras pelo então governador João Doria (hoje sem partido, na época no PSDB), em fevereiro de 2022, o investimento estava orçado em R$ 272 milhões — os valores não foram corrigidos pela inflação. O pagamento será custeado com recursos da outorga da concessionária.

Na época do anúncio do início das obras, Doria disse ser "bizarra" a desconexão entre a linha 13-jade com o aeroporto de Cumbica.

"Não faz sentido transporte público que não leva até o aeroporto. É tão bizarro que é difícil acreditar que isso tenha sido feito no Estado de São Paulo", disse Doria, em entrevista no inicio do ano passado.

A estação de trem nas imediações do aeroporto foi inaugurada pelo então governador e atual vice-presidente Geraldo Alckmin (na época no PSDB e hoje no PSB) dias antes de ele deixar o Palácio dos Bandeirantes para disputar a Presidência da República, em 2018, mas sem chegar a Cumbica.

A estação Aeroporto-Guarulhos chegou a ser prometida para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e foi entregue a 75 dias da competição, só que a realizada na Rússia, em 2018.

Informações: Valor

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Ônibus elétricos entram na fase final de testagem em Goiânia

O goianiense usuário do transporte coletivo de Goiânia já consegue visualizar o primeiro ônibus elétrico adquirido pelo Governo de Goiás circulando pelo Eixo Anhanguera. O veículo está passando pela fase de avaliação de performance, ou seja, está rodando sem passageiros para análise de desempenho em subidas, descidas e nas passagens pelas plataformas e terminais. Trata-se de uma espécie de test-drive, já prevista no cronograma de mudança da frota na capital.

Segundo a Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), o mesmo teste será feito, até julho deste ano, com cada um dos outros cinco ônibus que estão chegando à cidade para operação no Eixo. Após 15 dias operando vazio e com resultados satisfatórios, os veículos ficam liberados para receber passageiros, sendo que cada um tem capacidade para transportar até 181 pessoas. Também estão em andamento diversas adequações na estrutura do corredor ao longo do itinerário.

De acordo com o subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte da SGG, Miguel Angelo Pricinote, essa fase é de praxe e permite a avaliação da resposta do superaticulado em diferentes inclinações de terreno. “Também vamos observar as diferenças entre as portas e plataformas das estações e dos terminais do Eixo para assegurar os padrões de acessibilidade e segurança aos passageiros”, complementa.

Com o investimento de R$4,3 milhões, o modelo Super Padron possui comprimento de 23 metros e é o maior ônibus elétrico do mundo, cuja bateria tem autonomia para rodar até 200 quilômetros. O veículo também é climatizado, com ar-condicionado e rede wi-fi. A eletrificação é um dos pontos contemplados no Projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC), que também inclui a revitalização de 6 terminais e 19 estações do Eixo Anhanguera, além da construção e reforma de pontos de parada e instalação de câmeras.

Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, esses investimentos que totalizam R$1,6 bilhão só são possíveis graças ao modelo de gestão adotado no transporte coletivo, que conta com subsídio mantido pelo Governo de Goiás em parceria com prefeituras. “Até o início de 2026, os usuários do transporte terão uma série de melhorias, que abrangem totalmente a infraestrutura e a renovação da frota, com oferta de um serviço mais digno, seguro e de qualidade”, diz.

Assim como o Eixo Anhanguera, o BRT Norte-Sul e linhas alimentadoras vão receber veículos elétricos, um total de 200 ônibus, o que significará a renovação total da frota utilizada na grande Goiânia.
A mudança está alinhada com a propostas das 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, que teoricamente deveriam ser implantados globalmente.

Entre os 17 ODS, dois estão diretamente ligados à esse tópico: o número sete trata de energia acessível e limpa; e o número onze trata de cidades comunidades sustentáveis.
 
Informações: Jornal Opção

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Em Campinas, Linha 118 retoma itinerário pelo Corredor Amoreiras e BRT11 tem aumento na frota

A partir desta quarta-feira, dia 20 de março, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promove ajustes operacionais em duas linhas do sistema de transporte público coletivo. A linha 118 – Terminal Ouro Verde retoma a circulação pelo eixo da avenida das Amoreiras. E a linha BRT11 – Vida Nova (parador) terá ampliação na frota e menor intervalo entre as viagens.

A linha 118 deixa de circular pelo Corredor BRT Perimetral e retoma o antigo percurso. No Corredor Amoreiras serão 21 pontos de parada. A linha 118 começou a circular pelo Corredor Perimetral em março de 2022, com a liberação do espaço após o período de obras. E foi uma maneira de levar operação aos novos corredores de ônibus do sistema BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido).

Com a criação da linha BRT12, em janeiro deste ano (2024) e que faz a ligação entre o novo Terminal BRT Campos Elíseos ao Centro, passando pelo Corredor Central (Rótula), a linha 118 retoma o itinerário tradicional. Ela circula com dois ônibus; e intervalos entre as viagens, nos horários de pico, de 50 minutos.

Veja, no mapa baixo, as mudanças no trajeto e pontos de parada da linha 118


BRT11
A linha BRT11 terá mais três ônibus vinculados à frota, passando de sete para 10 veículos. Com isso, o intervalo entre as viagens cai de 15 para 10 minutos. No último dia 13 de março, a Emdec já havia aumentado a frota da linha BRT11, passando de seis para sete ônibus; e intervalo entre as viagens de 20 para 15 minutos. Na mesma ocasião, as linhas BRT20 e BRT21 também tiveram aumento na frota.

A linha BRT11 faz a ligação entre o Terminal Vida Nova ao Centro. Ela está inserida no Corredor BRT Ouro Verde.

Sistema BRT
Atualmente, o sistema BRT de Campinas possui sete linhas de ônibus. São três linhas no Corredor Ouro Verde (BRT10, BRT11 e BRT12); e quatro linhas no Corredor Campo Grande (BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26).

A operação do BRT no município começou em novembro de 2022, com a criação da linha BRT20 no Campo Grande. No Ouro Verde, a linha BRT10 entrou em operação em março de 2023.

A linha BRT10 – Ouro Verde (parador) tem nove ônibus e intervalo entre as viagens de 10 minutos. E a linha BRT12 – Campos Elíseos (parador) terá quatro veículos; e intervalo entre as viagens de 15 minutos.

A linha BRT20 – Campo Grande (parador) tem, no pico da manhã, 16 ônibus e intervalos entre as viagens de seis minutos. No pico da tarde, 14 ônibus e intervalos de sete minutos.

A linha BRT21 – Campo Grande (semiexpressa) tem, no pico da manhã, seis ônibus e intervalos de 12 minutos. À tarde, oito veículos e nove minutos de intervalo.

A linha BRT25 – Satélite Íris (parador) possui nove ônibus e intervalo de nove minutos entre as viagens. E a BRT26 – Satélite Íris (semiexpressa), quatro ônibus e intervalo entre as viagens de 15 minutos.
 
Informações: EMDEC

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Privatização do Metrô de BH completa um ano e usuários avaliam mudanças

A privatização do metrô de Belo Horizonte completa um ano nesta semana e, até agora, usuários entrevistados pela reportagem da Itatiaia apontaram poucas melhorias na prestação do serviço de transporte.

O leilão do metrô de BH aconteceu em dezembro de 2022 e no dia 24 de março do ano passado, o grupo Comporte assinou o contrato para assumir a gestão do transporte, que antes era responsabilidade da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

A concessionária venceu o leilão com um lance de R$ 25,7 milhões, em meio a protestos e greves de metroviários da antiga estatal. Deputados do PT tentaram barrar na Justiça a concessão e chegaram a pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que cancelasse o processo, mas o pedido foi ignorado por Lula.

Primeira fase de obras
Demanda antiga dos belo-horizontinos, o conjunto de obras para a modernização do metrô iniciou-se em dezembro de 2023. Segundo a assessoria de imprensa do Metrô BH, a obra está na sua primeira fase. Nessa etapa, será realizada a substituição dos trilhos, modernização do sistema de alimentação elétrica, hidráulica, drenagem e iluminação.

A pintura e reforma de banheiros e bilheterias também constam nessa primeira fase de obras. A previsão é que até 2025, 10 das 19 estações do sistema estarão modernizadas, são elas: Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho.

Em contrapartida, os usuários colecionam reclamações em relação à prestação de serviços. O estudante universitário, Lucas Francisco, aponta a segurança como o principal problema do metrô de Belo Horizonte. Morador do bairro Fernão Dias, região nordeste da capital mineira, diz que foi vítima de uma tentativa de assalto ao entrar no vagão do metrô na estação Minas Shopping.

“Eu tinha acabado de entrar no metrô quando de repente um moleque puxou o celular com muita força. Eu segurei para tentar evitar o roubo e em nenhum momento algum segurança veio me ajudar. Quando o condutor do trem percebeu o que tinha acontecido e decidiu parar a viagem, eu já tinha conseguido tomar meu celular de volta. O bandido fugiu e nada foi feito”, afirmou o estudante.

A segurança também é uma preocupação da assistente administrativo, Larissa. Segundo a Larissa Silva, as ações de modernização também precisam abranger as passarelas e acessos às estações. A assistente administrativo ainda ressalta que em determinadas passarelas é “impossível passar sem ser roubado”.

“Dá medo de passar em alguns acessos para pegar o metrô. Na minha opinião, os piores são os acessos à estação Lagoinha, Calafate e São Gabriel. Todas essas três são muito perigosas, extensas, sem iluminação e nada seguras. Na estação São Gabriel, por exemplo, ainda tem mato alto e usuários de drogas ficam ali sentados enquanto as pessoas estão saindo. É assustador. Simplesmente impossível passar sem ser roubado”, respondeu a assistente administrativo.

Demora entre as viagens
Outros usuários ouvidos pela reportagem da Itatiaia reclamam que o trem continua demorando em vários horários do dia e que as estações ficam lotadas.

“O que eu observo é que o metrô está sempre cheio e a passagem está aumentando. Então, foram feitas promessas, mas ainda não houve tanta mudança. Agora, estão arrumando e estamos usando em meio a esse tumulto”, afirmou Márcia, doméstica.

Já a preocupação da estudante Júlia Oliveira, a estrutura das estações não está preparada para receber pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência. A estudante ainda comparou com a malha metroviária da capital de São Paulo.

“As rampas aqui são muito altas e extensas. São muitas escadas e não tem escadas rolantes para facilitar a mobilidade. Uma pessoa que estava acostumada com o metrô de São Paulo não consegue enxergar o trem de Belo Horizonte como metrô. Isso sem falar na sujeira, falta de segurança e demora nas viagens. Outra coisa que me incomoda muito é que alguns trens não têm sinalização sonora para o desembarque, o que pode deixar a pessoa totalmente perdida”, afirmou a estudante.

Outros usuários citam os transtornos com as obras nas estações. “Para mim piorou, estão fazendo muitas reformas e estamos com dificuldade de entrar. Com essas obras, eles estão vindo muito cheios e está difícil até de entrar nos vagões”, diz Ana Maria, cuidadora.

Já para alguns passageiros, o atendimento do metrô é o mesmo de quando ele era gerido pelo poder público.

“Para mim, por enquanto, ficou na mesma. Do mesmo modo que era quando era do governo, foi privatizado e agora estão começando a mexer. Pelo que vejo, estão mexendo nos pisos e nos telhados, mas ainda está a mesma coisa. Dizem que vai estar pronto em 2027, nem sei se vou estar viva até lá”, diz Neda, atendente de escritório.

“Para mim continuou do mesmo jeito, com alguns dias pior. Tem dias que o trem não passa. Não consigo chegar no trabalho. Vemos muitos problemas de manutenção. Essas obras estão afetando também”, diz Raquel, auxiliar administrativa

Em nota, o Metrô BH informou que diversas melhorias já vêm acontecendo desde o ano passado. Em outubro, a primeira parte das obras da Linha 1 começou. As melhorias vão diminuir o ruído durante as viagens e o aumento da velocidade dos trens, além da diminuição de atividades corretivas no horário operacional.

A concessionária também cita a renovação da rede elétrica e diz que tem buscado fazer a maior parte das reformas na parte da noite e nos finais de semana. A Metrô BH informou ainda que buscará entregar todas as promessas do edital o mais breve possível.

Informações: Itatiaia

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Atenção da Prefeitura de Blumenau com ciclistas é reconhecida pela ABC Ciclovias

A dedicação do município com a questão da malha cicloviária em Blumenau foi reconhecida na última semana pela entidade ABC Ciclovias. O prefeito Mário Hildebrandt, a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar e o secretário de Planejamento Urbano, Éder Boron, receberam do representante do grupo um ofício de agradecimento pelas ações do poder público em prol da categoria.

Para se ter uma ideia da atenção do município, Blumenau deu um salto de 103 quilômetros para 136 de 2019 até agora, um acréscimo de 33 quilômetros. Inclusive, a projeção da Prefeitura é de até o fim do ano chegar a 145 quilômetros, o que representaria um acréscimo de quase nove quilômetros a mais do que o cenário atual.

Segundo Boron, Blumenau tem trabalhado na ampliação mesmo diante dos desafios. “Apesar da considerável expansão das ciclovias nos bairros, ainda temos algumas dificuldades em criar conexões, devido aos alinhamentos e ao gabarito das vias, que nem sempre dispõe do espaço suficiente para implantação de uma pista paralela às faixas de rolamento”, considera Boron.

Além da expansão da malha cicloviária, Blumenau tem trabalhado na questão da segurança viária, seja no controle de velocidade, seja na proteção da ciclovia. “Nas últimas obras concluídas temos implantado tachões para delimitar o espaço destinado aos ciclistas, entretanto a falta de respeito por parte dos motoristas ainda requer atenção, já que, por muitas vezes o condutor trafega sobre a ciclovia”, analisa o secretário.

Para o representante da entidade, a Prefeitura de Blumenau tem atuado tanto na infraestrutura, com a implantação de novas ciclovias e revitalização das já existentes, quanto nas medidas educativas e nas fiscalizações eletrônicas recentemente implantadas, o que contribui para tornar o trânsito mais civilizado e também para a segurança de todos. E essas medidas, somadas, estimulam ainda mais o uso das bicicletas”, considera André Jenichen da ABC Ciclovias.

Conforme a Seplan, várias obras municipais estão em fase final de conclusão em 2024 e que contribuirão na expansão da malha cicloviária em várias regiões da cidade, como por exemplo, a revitalização das ruas 2 de Setembro e Missões, além da própria Frederico Jensen, que em breve estarão à disposição da comunidade.

Informações: Prefeitura de Blumenau

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