Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
O Governo Federal investirá R$ 330 milhões para o metro do Distrito Federal. De acordo com o ministério das Cidades, o Governo do Distrit...
-
As tarifas básicas do Metrô, dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e de ônibus na capital paulista ficaram 5,26% m...
-
Com apoio da Prefeitura e da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), as Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana lançaram nesta t...
-
O sistema de transporte público municipal está com dez novos veículos em circulação. O anúncio foi feito ontem pela Semuttran (Secretaria Mu...
-
As obras em andamento na Linha Verde Norte seguem avançando dia a dia. Um dos equipamentos importantes para a funcionalidade do projeto est...
-
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e os secretários Edson Caram (Mobilidade e Transportes) e Cid Torquato (Pessoa com Deficiência), além...
-
A partir de hoje (25), as ruas de Campinas ficam ainda mais iluminadas e alegres com a chegada dos ônibus com luzes de LED. Ao todo, dez veí...
-
Com a chegada do verão e a intensificação de pessoas procurando as praias do litoral pernambucano, a Coordenadoria de Comunicação e Imprensa...
-
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) vai instalar novos painéis nas estações. Os equipamentos permitem acompanhar a m...
-
Ao menos oito linhas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) na Região Metropolitana de São Paulo ...
- Inovações Tecnológicas marcam o 1º Trem da Linha 17-Ouro
- Temporada de cruzeiros contará com linha especial com destino a pontos turísticos do Recife e Olinda
- Sete ônibus elétricos já estão em operação em Curitiba
- Ônibus movido 100% a gás natural começa a ser testado em Campo Grande
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
Terminais do Centro Histórico voltam a operar em Porto Alegre
quinta-feira, 6 de junho de 2024Após quatro vistorias e diversas etapas de higienização, os terminais das praças Parobé e Rui Barbosa (Centro Popular de Compras - CPC), no Centro Histórico, voltam a atender a população de Porto Alegre com 53 linhas de ônibus, nesta quarta-feira, 5, a partir das 5h. Não haverá embarque e desembarque no paradão da rodoviária, que está inoperante. São as primeiras estruturas de transporte impactadas pela enchente a estar em condições de atender passageiros.
"Algumas linhas precisarão realizar desvios devido ao comprometimento de vias públicas ainda impactadas pela enchente, para depois seguir itinerário original, por isso é preciso entender que estas alterações refletem na regularidade da operação. Para planejar os deslocamentos é importante consultar os alertas sobre as mudanças nos itinerários e a localização dos ônibus em tempo real no aplicativo Cittamobi", destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
Com o desbloqueio de mais trechos de vias públicas, as linhas 715.1 - Sarandi/Sertório, 718 - Ilha da Pintada e B09 - Aeroporto/Indústrias/Iguatemi retornam à operação e passam a circular até onde for possível acessar. A cada dia serão feitos ajustes no itinerário para contribuir com o deslocamento das famílias e trabalhadores que necessitam alcançar estas novas áreas liberadas.
O transporte coletivo de Porto Alegre já opera com uma oferta de 90% dos dias úteis desde o dia 23 de maio, para atender atualmente uma demanda de 70% do volume de passageiros de um dia normal, registrada no início desta semana. A circulação de veículos de ajuda humanitária nos corredores e faixas exclusivas de ônibus segue necessária para dar agilidade ao atendimento emergencial à toda a população, o que também impacta na circulação dos ônibus.
Todas as notificações sobre as linhas, rotas alteradas e a localização dos ônibus em tempo real, com GPS em 100% da frota, estão atualizadas no aplicativo Cittamobi, disponível para smartphones iOS e Android.
Os técnicos da SMMU e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizam diariamente uma análise da operação para reforçar as linhas que apresentam maior demanda e assim adequar às necessidades dos usuários.
Linhas atendidas no Terminal Parobé
429 - Protásio / Iguatemi / Vila Ingá
433 - Vila Jardim
436 - Jardim Ipê
441 - Antônio de Carvalho
473 - Jardim Carvalho/Jardim do Salso
656 - Passo das Pedras / Fapa
671 - Carlos Gomes / Salso
721 - Nova Gleba-Santa Rosa/Sertório
727 - Agostinho/Sertório
731 - Parque dos Maias / Sertório
756 - Passo das Pedras / Sertório
761 - Leopoldina/Sertório
762 - Rubem Berta (Sertório)
R62 - Rápida Rubem Berta
Lateral do Mercado Público
438.2 - Santana / Jardim Botânico
439 - São Manoel
476 - Petrópolis / Puc
525 - Rio Branco / Anita / Iguatemi
Lateral das bancas de hortifruti
470 - Bom Jesus/Madri
490.6 - Morro Santana/Jardim Ypu
494 - Rubem Berta / Protásio
495 - Manoel Elias / Protásio
R41 - Rápida Protásio
Linhas atendidas no Terminal Rui Barbosa (Centro Popular de Compras - CPC)
610.2 - Minuano/Lindoia/Sarandi
613 - Elisabeth
613.5 - Elisabeth/Sarandi
614 - Leão/Porto Seco
615 - Sarandi
617 - Iguatemi
620 - Iguatemi / V. Jardim
621 - Nova Gleba/Santa Rosa
624 - São Borja
627 - Agostinho
631 - Parque dos Maias
632 - Nossa Senhora de Fátima
633 - Costa E Silva
633.3 - Costa E Silva/Leão
650 - Av.do Forte/Itu Coinma
652 - Hospital
653 - Itu Coinma/Av do Forte
654 - Educandário Petrópolis
659 - Ingá
665 - Planalto/Sabará
701 - Vila Farrapos/Voluntários
703 - Vila Farrapos
704 - Humaitá
704.1 - Humaitá/A.J.Renner/Dona Teodora
715.1 - Sarandi/Sertório
718 - Ilha da Pintada
Sd72 - Santa Rosa/Anchieta Semidireto
Sd73 - Fernando Ferrari/Anchieta Semidireto
Informações: Prefeitura de Porto Alegre
Postado por Meu Transporte às 08:22 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Trensurb amplia horários de trens na região da grande Porto Alegre
A partir desta segunda-feira (3), os trens da região metropolitana de Porto Alegre passam a circular das 6h às 20h, diariamente, no trecho entre as estações Mathias Velho, em Canoas, e Novo Hamburgo, com intervalos de 35 minutos entre as viagens. A informação é da Empresa de Trens Urbanos (Trensurb) da capital do Rio Grande do Sul, publicada na rede social Instagram.
O novo horário é mais ampliado que o anunciado pela Trensurb, na quarta-feira (29), das 6h às 18h. Após quase um mês com a circulação de trens interrompida, por causa das cheias dos rios e do lago Guaíba, os trens voltaram a funcionar na quinta-feira (30), com 13 estações em cinco municípios da região metropolitana.
Nesta fase de operação emergencial não haverá cobrança de passagem, uma vez que os sistemas de bilhetagem da Trensurb também foram afetados pelas águas que inundaram as estações e seguem inoperantes.
De acordo com a companhia, dois trens circularão no trecho Mathias Velho - Unisinos por ambos os lados da ferrovia, enquanto outro fará o trajeto de ida e volta, em via única, entre as estações Unisinos e Novo Hamburgo – sendo necessário que o passageiro faça a baldeação (mudança de composição) na estação Unisinos, para os usuários que forem seguir viagem.
A retomada das operações é gradual, e mais estações serão incluídas no trajeto, explicou a Trensurb. De acordo com a companhia, novos horários de funcionamento serão acrescentados à medida que seja possível operar com mais condições de segurança.
Os passageiros que precisam se deslocar até Porto Alegre ou voltar da capital gaúcha terão à disposição o serviço de ônibus que faz trajeto pela região metropolitana, ao preço de R$ 6,85 por passageiro.
por Aécio Amado
Informações: Agencia Brasil EBC
Postado por Meu Transporte às 08:15 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul, trem/metrô
Nova estação da CBTU passa a funcionar na Grande João Pessoa
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) João Pessoa inaugurou nesta quarta-feira (5), a recém-construída Estação de Várzea Nova, localizada no município de Santa Rita, na Região Metropolitana da capital. Essa construção é parte integrante do projeto de modernização do sistema ferroviário de trens urbanos da capital paraibana.
De acordo com a CBTU, a nova edificação apresenta uma estrutura moderna, composta por fechamentos em alvenaria com elementos de proteção solar e sistemas de abertura e fechamento de portas automáticas na plataforma, semelhante ao que já existe na estação Jardim Camboinha.
O superintendente da companhia em João Pessoa, Paulo Barreto, disse que os usuários terão acesso à nova edificação por meio de catracas eletrônicas. "A estação Várzea Nova foi projetada com modernidade e versatilidade, buscando proporcionar uma experiência acessível às pessoas com deficiência. Um sistema de iluminação totalmente composto por lâmpadas de LED garante eficiência energética, segurança e conforto aos passageiros", afirma.
O engenheiro civil da CBTU João Pessoa, Pedro Felipe, destacou que a cobertura da estação foi construída com telhas termoacústicas, proporcionando um ambiente mais agradável e minimizando os impactos de ruídos externos e variações de temperatura.
Informações: Portal T5
Postado por Meu Transporte às 08:11 0 comentários
Marcadores: Paraíba, trem/metrô
Em SP, Greve no Metrô é descartada após acordo com os metroviários
Os trabalhadores do Metrô em São Paulo não entrarão em greve nesta quinta-feira (6). A decisão foi anunciada durante assembleia dos metroviários na noite desta quarta-feira (5).
As negociações entre o sindicato e o Metrô progrediram positivamente em relação à proposta salarial.
A presidente do sindicato, Camila Lisboa, destacou que a campanha é um momento de “luta, pressão e negociação” e que os trabalhadores obtiveram avanços importantes durante a campanha salarial.
Ela afirmou que quando a categoria entra em greve, é porque as negociações não estão avançando.
Em maio, o sindicato definiu um indicativo de greve para o dia 22, exigindo um reajuste salarial acima da inflação, além de participação nos lucros.
Na assembleia do dia 21 de maio, os metroviários decidiram retirar o indicativo de greve devido a uma carta do Metrô favorável a alguns pontos considerados importantes pela categoria.
Suspensão da greve de ônibus
A paralisação do transporte público de ônibus em São Paulo, prevista para esta sexta-feira (7), deve ser suspensa após negociação entre o Sindicato dos Motoristas e o sindicato patronal.
O sindicato participou de uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). O resultado desse encontro será submetido à votação pelos trabalhadores da categoria nesta quinta-feira (6), às 10h.
O sindicato declarou à CNN que vê com bons olhos a intermediação do Executivo Municipal e da Câmara Municipal, considerando isso um aspecto positivo no processo de negociação.
por André Rigue
Informações: CNN
Postado por Meu Transporte às 07:28 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Assinar:
Postagens (Atom)