DF terá ônibus e metrô de graça aos domingos e feriados *** BRT Metropolitano de Belém receberá 265 ônibus incluindo 40 elétricos com ar e Wi-Fi *** Trem bala entre São Paulo e Rio é viável após correções, afirma secretário de Transportes *** Com R$ 12,3 bi, BNDES apoia construção da Linha 6 do metrô de São Paulo *** Governo de Pernambuco anuncia obras de alargamento da Avenida Caxangá e requalificação de estações de BRT *** Rio é cidade em que usuário gasta mais tempo para deslocamento *** Linha Visite Santos começa a circular com aprovação de turistas *** Prefeitura de São Paulo entrega 100 ônibus elétricos e avança na sustentabilidade do transporte público *** BRT de Goiânia adotará sistema de “metronização”; entenda *** Ônibus elétrico articulado inicia período de testes em Porto Alegre *** Conheça nossa página no Instagram

Veja como será a operação dos trens da SuperVia no Carnaval

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025


Entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, a SuperVia vai reforçar a operação dos trens com a oferta de viagens extras ao longo do dia e nas madrugadas para atender os eventos que irão ocorrer no Carnaval. A estação Central do Brasil ficará aberta continuamente do início da operação de sexta-feira de Carnaval (28/02) até a quarta-feira de Cinzas (05/03). Na operação das madrugadas, todas as outras estações do sistema ferroviário funcionarão somente para desembarque de passageiros.
 
Confira abaixo o planejamento especial para atender os clientes:
 
Sexta-feira de Carnaval (28/02)
 
Os trens vão circular com a grade horária de dia útil e haverá a oferta de trens extras após o fim da operação comercial regular, estendendo a circulação ao longo da madrugada.
 
Sábado de Carnaval (01/03)
 
Os trens vão operar com grade fixa de horário, com a disponibilização de trens extras nos ramais Japeri, Santa Cruz, Belford Roxo e Saracuruna ao longo do dia (de acordo com a movimentação de passageiros, monitorada pelo Centro de Controle Operacional da concessionária), na madrugada de sábado e após a operação regular.
 
Domingo de Carnaval (02/03)
 
A operação seguirá com horários fixos, com acréscimo de viagens para os ramais Japeri, Santa Cruz, Belford Roxo e Saracuruna ao longo dos dias (de acordo com a movimentação de passageiros, monitorada pelo Centro de Controle Operacional da concessionária), após a operação regular e nas madrugadas.
 
Segunda-feira de Carnaval (03/03)
 
A operação seguirá com grade fixa de horários, com acréscimo de viagens para os ramais Japeri, Santa Cruz, Belford Roxo e Saracuruna ao longo dos dias (de acordo com a movimentação de passageiros, monitorada pelo Centro de Controle Operacional da concessionária), após a operação regular e nas madrugadas.
 
Terça-feira de Carnaval (04/03)
 
A operação seguirá com grade fixa de horários, com acréscimo de viagens para os ramais Japeri, Santa Cruz, Belford Roxo e Saracuruna ao longo dos dias (de acordo com a movimentação de passageiros, monitorada pelo Centro de Controle Operacional da concessionária), após a operação regular e nas madrugadas.
 
Quarta-feira de Cinzas (05/03)
 
A operação seguirá com grade fixa de horários, com acréscimo de viagens para os ramais Japeri, Santa Cruz, Belford Roxo e Saracuruna ao longo dos dias (de acordo com a movimentação de passageiros, monitorada pelo Centro de Controle Operacional da concessionária), após a operação regular e nas madrugadas. O encerramento da operação será no horário convencional de um dia útil.
 
Quinta-feira e sexta-feira após o Carnaval (06 e 07/03)
 
Os trens vão circular de acordo com a grade horária de dias úteis, com possíveis ajustes conforme a demanda de passageiros.  O encerramento da operação será no horário convencional de um dia útil.
 
A SuperVia também orienta que os passageiros programem suas viagens consultando a ferramenta “Planeje sua Viagem” no aplicativo da concessionária ou, em caso de dúvidas, entrem em contato com a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.

Informações a Imprensa

READ MORE - Veja como será a operação dos trens da SuperVia no Carnaval

No Recife, Carteira de Identificação Estudantil 2025 será 100% digital

Com objetivo de trazer mais facilidades para os estudantes secundaristas das escolas públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife – RMR, e reduzir o descarte de plástico no meio ambiente, além de aumentar a segurança através da utilização de QR Code, a Carteira de Identificação Estudantil – CIE, 2025, será 100% digital, através do aplicativo CIE PE, disponível para IOS e Android. O Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, a partir da próxima segunda-feira (17), disponibilizará sistema para os alunos realizarem a solicitação da sua CIE 2025, através dos sites: www.estudante.ciepe.com.br ou www.granderecife.pe.gov.br.

As informações do estudante devem ser validadas pelo aluno e pela escola. No caso de alunos, novos solicitantes da CIE, todos os dados necessários devem ser preenchidos pelo estudante para posterior validação da escola. Após a validação dos dados, um boleto será gerado no valor de R$ 18,20 (dezoito reais e vinte centavos). Confirmado o pagamento pela instituição bancária, a CIE será disponibilizada em até 72hs para o aluno fazer o download em seu aplicativo através de QR code disponível no site www.estudante.ciepe.com.br. Caso os dados cadastrais não sejam validados pelo sistema ou alguma informação esteja incorreta ou faltando, o aluno deve procurar a secretaria da escola para solicitar as alterações necessárias.

Uma grande vantagem da nova CIE é o tempo de acesso do estudante ao seu documento, visto que anteriormente o prazo médio era de 40 dias, considerando toda a logística na confecção e deslocamentos para a entrega das carteiras de plástico. O aluno terá todas as funcionalidades da antiga carteira pelo seu smartphone e poderá também imprimir ele mesmo a CIE 2025 caso necessite a versão física, que será disponibilizada em PDF na área do aluno pelo site www.estudante.ciepe.com.br. A CIE 2024 tem validade até 31 de março de 2025. A versão 2025 pode ser solicitada até o mês de dezembro deste ano.

Para o Diretor-Presidente do CTM, Matheus Freitas, a tecnologia reduzirá a burocracia na emissão da carteira de identificação estudantil, que agora passará a estar disponível no celular. “Antes, o gestor escolar precisava se deslocar à sede do Consórcio para retirar as carteiras, além do prazo de confecção da CIE em PVC. Todo esse processo levava em média 40 dias até o aluno receber sua carteira. Agora, o aluno terá acesso à sua CIE 2025 em até 72 horas e poderá usufruir dos benefícios que a nova CIE proporciona. Além disso, com a versão digital do documento, não haverá mais a cobrança da taxa de 2ª via”. Freitas também destacou que com o formato 100 % DIGITAL, aumentou a segurança e veracidade da CIE através da validação via QR Code, que deverá ser sempre verificado na hora da apresentação da carteira pelo real proprietário da CIE.

PASSO A PASSO DA SOLICITAÇÃO DA CARTEIRA DE ESTUDANTE 2025

ENTRAR NO SITE www.estudante.ciepe.com.br ou através do GRANDE RECIFE: www.granderecife.pe.gov.br

Passo a passo para o aluno que já possui cadastro

Clicar em já possuo conta;

Preencher os campos solicitados (cpf e senha);

Se o aluno não lembrar da senha clicar em esqueci minha senha;

Caso haja inconsistência de dados, entrar em contato com a escola para que esta possa atualizar ou corrigir as informações;

Com o cadastro validado pela escola, é só baixar o boleto e efetuar o pagamento e aguardar até 72hs para baixar sua cie 2025 através do qr code na área do estudante no site www.estudante.ciepe.com.br;

Obs: após 24h do pagamento o aluno já pode verificar se está disponível o qr code citado acima.

Passo a passo para o aluno que não tem cadastro

Clicar em criar minha conta;

Preencher os campos todos os dados solicitados (cpf, senha, nome e data de nascimento, nome da mãe, nome do pai, e-mail, telefone (whatsapp).

Quando o aluno for informar o nome da escola ele deve ter o cuidado em verificar se é mesmo a sua escola atual;

Inserir uma foto 3x4, com fundo branco, estilo documento de identidade;

Obs 1: a foto deve ser salva em formato de arquivo jpeg e png de tamanho em até 100kb.

Obs 2: ao anexar a foto, vai aparecer uma mensagem: “esperando a aprovação da foto pela escola”. Com os dados validados basta emitir o boleto e efetuar o pagamento.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo canal de comunicação, “Fale Conosco”, no site do CTM: www.granderecife.pe.gov.br

Informações: GRCT

READ MORE - No Recife, Carteira de Identificação Estudantil 2025 será 100% digital

SPTrans altera itinerário da linha 297A/10 na Barra Funda a partir de sábado (15)

A SPTrans informa que, a partir de sábado (15), a linha 297A/10 Vl. Santa Maria – Metrô Barra Funda terá seu itinerário alterado, no sentido Vila Santa Maria, e passará a circular pela Rua Gustav Willi Borghoff para proporcionar atendimento por transporte público aos moradores dessa região da Barra Funda.

Os passageiros que utilizam a linha nos pontos de ônibus localizados na R. José de Oliveira Coutinho nº 96; R. Robert Bosch, 469 e 131; e Av. Marquês de São Vicente nº 1620 – Parada Industrial, no sentido bairro, terão como opções, respectivamente, as paradas da R. José de Oliveira Coutinho, 111; Robert Bosch, 450 e 130; e na Av. Marquês de São Vicente, 1771, sentido centro, para utilizar as linhas 8500/10 Term. Pirituba – Metrô Barra Funda, 8528/10 Jd. Guarani – Pça. do Correio e 978A/10 Term. Cachoeirinha – Metrô Barra Funda, no sentido Metrô Barra Funda, e fazer a transferência para a linha 297A/10 na Plataforma Turística da estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô.

Confira a mudança:

297A/10 Vl. Santa Maria – Metrô Barra Funda
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, passagem sob o Viad. Antártica, Rua Willi Gustav Borghoff, Av. Nação Madureira, Av. Nicolas Boer, Pça. José Vieira de Carvalho Mesquita, prosseguindo normal.

Informações: Prefeitura de São Paulo

READ MORE - SPTrans altera itinerário da linha 297A/10 na Barra Funda a partir de sábado (15)

Em SP, Linhas terão novos nomes na região de Pirituba a partir de sábado, 15


Três linhas de ônibus que têm seu ponto inicial na Praça Vila Esperança, no Conjunto Habitacional Turística, terão mudança no seu nome a partir deste sábado (15/02). Atualmente, elas operam com o nome de Santa Mônica ou Vila Clarice e passarão a se chamar Hab. Turística.

Confira abaixo os novos nomes de cada linha:

- 8004/10 Santa Mônica - Term. Lapa passa a se chamar 8004/10 Hab. Turística - Term. Lapa
- 8008/10 Santa Mônica - Term. Pirituba passa a se chamar 8008/10 Hab. Turística - Term. Pirituba
- 8065/10 Vl. Clarice - Lapa passa a se chamar 8065/10 Hab. Turística - Lapa

Informações: SPTrans

READ MORE - Em SP, Linhas terão novos nomes na região de Pirituba a partir de sábado, 15

Trecho da Av. Santos Dumont tem bloqueio para avanço das obras do Metrô de Fortaleza

Para avanço das obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, a Avenida Santos Dumont será bloqueada no trecho compreendido entre as ruas Gonçalves Ledo e Antônio Augusto, no bairro Aldeota. A interdição, que começa às 19h desta sexta-feira (14/02), terminará parcialmente às 6h da segunda-feira (17/02). Os trabalhos seguem até a noite de terça-feira (18/02), mas sem interdição total da via. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) prestará apoio operacional durante toda a intervenção.

Em virtude do bloqueio, o condutor que vem da Rua Franklin Távora e deseja acessar a Avenida Santos Dumont deve dobrar à direita na Rua Nogueira Acioli, à esquerda na Rua Pinto Madeira, à esquerda na Rua Antônio Augusto e seguir em direção à Avenida Santos Dumont.

Já quem está na Rua Gonçalves Ledo e deseja acessar a Avenida Santos Dumont deve dobrar à esquerda na Rua Pinto Madeira, seguindo o mesmo desvio proposto acima. O motorista que trafega na Rua João Cordeiro e deseja acessar a Avenida Santos Dumont deve dobrar à direita na Rua Pinto Madeira, à esquerda na Rua Antônio Augusto, chegando à Avenida Santos Dumont.

Os trabalhos visam o remanejamento de uma tubulação da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) para o andamento das obras de construção de um poço de ventilação para os túneis da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, iniciadas no fim do último mês de janeiro, na Rua João Cordeiro.

Novo trecho

Na segunda etapa da obra, haverá a interdição parcial do cruzamento da Avenida Santos Dumont com a Rua João Cordeiro, nos dias 17 e 18 de fevereiro.

Com a medida, quem vem na Rua João Cordeiro e deseja acessar a Avenida Santos Dumont deve dobrar à direita na Rua Pinto Madeira, à esquerda na Rua Antônio Augusto, chegando, assim, à Avenida Santos Dumont.

Transporte Coletivo

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que, a partir da noite desta sexta-feira (14/02) até terça-feira (18/02), 12 linhas de ônibus que trafegam pelo trecho interditado na Av. Santos Dumont terão seus itinerários desviados.

Durante esse período, as linhas que circulam pela Av. Santos Dumont seguirão pela Rua Dona Leopoldina, continuarão pela Rua Nogueira Acioli e, em seguida, entrarão na Rua Pinto Madeira e Rua Carlos Vasconcelos, retornando ao seu itinerário normal.

Linhas impactadas:

032 - Borges de Melo II/Papicu
035 - Av. Paranjana II
038 - Parangaba/Papicu
042 - Antônio Bezerra/Francisco Sá/Papicu
048 - Parangaba/Papicu
086 - Bezerra de Menezes/Santos Dumont
089 - Expresso Parangaba/Papicu
833 - Cidade 2000/Centro
713 - RioMar/Papicu/João XXIII
753 - Cidade 2000/Sargento Hermínio
1200 - Leste-Oeste/Santos Dumont
1201 - Leste-Oeste/Santos Dumont

Informações: Prefeitura de Fortaleza

READ MORE - Trecho da Av. Santos Dumont tem bloqueio para avanço das obras do Metrô de Fortaleza

Na Grande Aracaju, Tarifa do transporte público não terá aumento em 2025

A tarifa do transporte público da Região Metropolitana de Aracaju será congelada no valor de R$ 4,50 para todo o ano de 2025. A prefeita da capital Emília Corrêa já havia anunciado a medida no mês passado e, nesta sexta-feira (14), o congelamento foi publicado no Diário Oficial.

Ainda segundo a resolução publicada no DO, o subsídio tarifário, concedido pelo poder público para as empresas que prestam o serviço, deverá ser utilizado preferencialmente para o pagamento da folha salarial.

Sobre o tema, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) divulgou uma nota informando que essas alterações, que mantêm a tarifa no atual valor, apontam para uma compensação de subsídio apenas referente aos passageiros da capital, de modo que as demais cidades da Região Metropolitana precisarão apontar os respectivos subsídios para garantir o equilíbrio econômico do sistema integrado de transporte.

O tema havia sido discussão após uma reunião do Consórcio Metropolitano de Aracaju, em maio do ano passado, quando foi divulgado que haveria um aumento de R$ 0,50 na tarifa do transporte coletivo. A informação foi divulgada após o anúncio da licitação do transporte coletivo.

Anulação da licitação do transpote público
Só que ainda em janeiro deste ano, além do anúncio do congelamento, a prefeita Emília também divulgou que haveria a anulação da licitação do transporte. Os envolvidos no processo emitiram posicionamento sobre a questão na ocasião:

Os prefeitos

O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Samuel Carvalho (Cidadania) afirmou que é a favor do cancelamento da licitação e a elaboração de outro processo o mais breve possível.

O prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, do PSD, disse que é favorável ao cancelamento da licitação do transporte público na região da Grande Aracaju e a criação de outro processo.

O prefeito de São Cristóvão, Júlio de Marcos Santana (UNIÃO) afirmou que não possui nenhum tipo de questionamento sobre a licitação aprovada. E que espera a realização de uma reunião para que os gestores possam debater o assunto.

O Setransp

Após a coletiva, em nota, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) informou que acompanhou o processo da licitação e tinha a expectativa da prestação do serviço de transporte com um contrato de administração que garantisse os deveres de qualidade, mas também subsidiasse com recursos públicos.

Informou ainda que as empresas de transporte que ganharam a disputa no processo licitatório, e já se preparavam desde o ano passado com a compra de ônibus e contratações para iniciar a operação este ano, deverão recorrer dos direitos ao contrato firmado em 2024.

Empresa Transporte Sergipe

Através de nota, a empresa Transporte Sergipe Ltda, atual concessionária de serviço público de transporte público na região metropolitana de Aracaju, e vencedora de regular certame licitatório, afirmou que: “o certame licitatório transcorreu em estrita observância aos princípios da legalidade e juridicidade, sem qualquer mácula que possa levar à nulidade do processo licitatório e do contrato de concessão já firmado entre as partes”.

Além disso, a empresa disse que aguardará a notificação formal sobre eventual declaração de nulidade do procedimento licitatório para que, a partir do conhecimento da motivação formal do ato administrativo declaratório de nulidade, possa avaliar o conteúdo jurídico, e decidir sobre as eventuais medidas a serem adotadas.

O que disse o governo do estado

O governo do estado informou que, como membro do Consórcio do Transporte Metropolitano da Grande Aracaju, respeita as decisões de seu colegiado, conforme estabelecido em regimento.

Informações: g1 Sergipe

READ MORE - Na Grande Aracaju, Tarifa do transporte público não terá aumento em 2025

Tarifa do transporte coletivo de Montes Claros aumenta para R$ 4,60

O valor da tarifa do transporte coletivo de Montes Claros (MG) será reajustado a partir desse domingo (16). O preço passará de R$ 4,25 para R$ 4,60, o que corresponde a um reajuste de 8,23%.

O anúncio foi feito pela Prefeitura por meio da publicação do decreto no Diário Oficial, na sexta-feira (14). De acordo com o documento, o cálculo tarifário fica condicionado ao atendimento, por parte do Consórcio Moc Bus, dos requisitos :

No prazo de 30 dias, instalar 20 novos abrigos de passageiros, bem como fazer a manutenção completa de 20 abrigos já existentes.

Providenciar até o dia 30 de junho de 2025, a renovação da frota com a substituição dos 34 ônibus que atualmente possuem mais de 10 anos de fabricação

Conforme o gestor de marketing do consórcio Moc Bus, João Neto, o aumento é necessário para acompanhar os reajustes de outros setores.

Em nota, o Consórcio Moc Bus informou que o acordo com a prefeitura foi diferente do exposto no decreto, e que o reajuste implica apenas no custo financeiro da prestação do serviço e assim, irão acionar a justiça para rever as condições.

Informações: g1 Grande Minas

READ MORE - Tarifa do transporte coletivo de Montes Claros aumenta para R$ 4,60

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960