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Recife: Via Mangue avança e chega aos 20% de obra concluída

sexta-feira, 20 de abril de 2012

A maior obra viária dos últimos 30 anos no Recife, a Via Mangue, executada pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal, começar a tomar forma. A Intervenção, que faz parte da preparação da cidade para a Copa do Mundo da FIFA 2014, chega aos 20% de obra concluída e segue em ritmo acelerado. Contemplando ações de habitação, mobilidade, urbanização e saneamento, a obra representa um investimento total de R$ 555,8 milhões. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos em cincos locais simultaneamente.

No Cais José Estelita e na Rua Imperial estão em fase de conclusão as obras de alargamento e construção da alça do Viaduto Capitão Temudo. Com 80% das ações concluídas, o alargamento, no sentido Boa Viagem-Olinda, com 207 metros, deve ser entregue já no próximo mês. Falta apenas concluir a união entre os elevados novo e antigo.

Já no bairro do Pina, prossegue o trabalho nas fundações do alargamento e alça da Ponte Paulo Guerra. Das 20 vigas pré-moldadas que serão usadas, 10 já foram concretadas e duas foram instaladas. A alça também vai dar acesso ao novo centro de compras, o Shopping RioMar, que está em construção no bairro.

As obras nas duas pontes da comunidade Encanta Moça também já estão em processo de cravação das estacas. A obra intervenção vai facilitar a comunicação do trecho onde está localizado o Aeroclube com a área conhecida como Jardim Beira-Rio. As pontes são paralelas e com trânsito em sentidos contrários. A conclusão está prevista para setembro de 2013.

Na Rua Antônio Falcão, no bairro de Boa Viagem, a construção do complexo de quatro elevados já chama a atenção das pessoas que circulam pela localidade. Um dos viadutos, o V4, já está com os pilares prontos e com 16 vigas içadas, até o final deste mês a expectativa é içar mais quatro vigas, totalizando 20 equipamentos. A intervenção neste trecho teve início em maio de 2011 e deve ser concluída em setembro de 2013.

Habitação: A Via Mangue representa também moradia digna para pessoas que moravam em palafitas no trajeto da obras. Os três habitacionais que fazem parte da intervenção já foram entregues e receberam quase mil famílias.

A Via Mangue será composta por faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia, se constituindo na primeira via expressa da cidade, com velocidade média de 60km/h. No sentido Centro/Boa Viagem, a via terá 4,75km. Já no sentido Boa Viagem/ Centro, a extensão é de 4,37km.

Com a maior parte da hotelaria localizada na zona metropolitana Sul, a Via Mangue beneficiará o desenvolvimento turístico, ao facilitar o acesso a essa região. A Via Mangue tem importância metropolitana, beneficiando também quem mora ou se dirige a Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Suape.

Fonte: Prefeitura do Recife

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Olho Vivo da SPTrans facilita o dia a dia do passageiro de ônibus

As perguntas mais frequentes dos usuários de ônibus na capital,  gerenciados pela São Paulo transporte (SPTrans) são: Que ônibus devo  pegar? Será que passa nesse ponto?, agora podem ser respondidas em tempo real por meio do programa Olho Vivo, criado em 2005 para monitorar e fiscalizar os 15 mil ônibus da frota e em  2008 era visível para os usuários a ferramenta De Olho Na Via onde  a velocidade média dos corredores era visualizada.
As novas ferramentas, que estão disponíveis no site: olhovivo.sptrans.com.br, são: de Olho Vivo na Linha e Olho Vivo no Ponto para facilitar o dia a dia dos usuários.
 
De Olho Na Linha inclui o programa de Localização Automática de Veículos (AVL), um instrumento instalado nos ônibus que se divide em dois, uma parte é o GPS que via satélite informa a posição geográfica do veículo através do mapa, o usuário visualiza quantos ônibus da linha estão no itinerário e por onde ele  está passando em tempo real e a outra parte é o Serviço de Rádio de Pacote Geral (GPRS) que passa as informações a central da SPTrans.
 
“Uso sempre o De Olho na Linha quando estou no trabalho, saio às 13h e olho no mapa por onde a linha que uso está,  se estiver longe enrolo um pouco, assim não fico no ponto sozinha esperando o ônibus e facilita minha rotina.” comentou uma passageira que trabalha na região do Morumbi e usa a linha 8020-10 Butatã/Morumbi.
 
Já no outro programa, De Olho No Ponto, com o nome da parada em mãos podemos saber exatamente em quantos minutos o ônibus desejado vai passar. Além disso, podemos observar todos os ônibus que passam pelo ponto, com nos números de referência e as cores que identificam as linhas na cidade, por exemplo, Praça Ramos de Azevedo/ Terminal Campo Limpo tem a cor indicada laranja, facilitando a visualização do usuário para não perder seu ônibus.
 
Tudo isso está sendo possível porque todos os ônibus e microônibus da cidade possuem um GPS - Sistema de Posicionamento Global, através dele é possível detectar a posição em que o veículo se encontra em qualquer ponto da cidade, se está parado, quebrado, acidentado, em movimento, a previsão de chegada dele no terminal, a partir desse sistema é calculada o horário de saída dos terminais, a previsão de chegadas aos pontos dos corredores inteligentes e nos terminais.
 
Mais um benefício disponibilizado aos usuários do transporte público por ônibus na capital é o sistema Wi Fi, internet de banda larga gratuita nos pontos do corredor Rebouças. São oito paradas: Caio Prado, Paulista, Clínicas, Brasil, Faria Lima Eldorado, Vital Brasil e Jorge João Saad onde o usuário pode acessar a internet por 15 minutos e acessar principalmente o olho vivo e saber em quanto tempo os seus ônibus vai passar. Como é livre, pode acessar emails e redes sociais, sem pagar nada por isso.
 
“Preciso ir ao médico a cada 15 dias e esse sistema ajudou muito, vejo no celular que linhas podem usar, antigamente usava apenas uma e agora sei que existem outras que fazem o mesmo trajeto e podem facilitar o meu itinerário” conclui uma outra passageira.

“Com a tecnologia acessível em nossas mãos como Ipad, Iphone e celulares Androids a visualização do site na rua fica fácil, ainda mais por ter a vantagem do sistema Wi Fi, internet de banda larga gratuitamente nos pontos do corredor Rebouças e futuramente em alguns terminais de ônibus, tudo isso disponibilizado para melhor atender aos usuários”, destaca Douglas Roman Superintendente de Tecnologia da Informação da SPTrans.
 
Fonte: SPTrans
 
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Prefeitura de Fortaleza promete entregar túneis da Via Expressa e rotatória do Castelão em 16 meses

A prefeitura de Fortaleza divulgou, nesta quinta-feira, 19, o cronograma de construção das obras de mobilidade urbana previstas para a Copa do Mundo de 2014.

Segundo previsão da prefeitura, os quatro túneis da Via Expressa e da rotatória do Castelão devem ficar prontos até agosto de 2013. Para isso, as quatro obras serão executadas simultaneamente a partir de maio deste ano.

Até dezembro
A prefeitura deve iniciar no dia 3 de maio deste ano a construção de uma rotatoria no Castelão e finalizá-la em dezembro deste ano.
Pelo projeto, parte da rotatória será elevada. Dessa forma, quem utilizar a via Alberto Craveiro continua no seu nível e os veículos que seguem pela a Av. Dedé Brasil/Av. Dep. Paulino Rocha passarão pela via rebaixada.

Túneis
Já as quatro intervenções na Via Expressas devem ser finalizadas até agosto de 2013. As obras terão início no dia 5 de maio deste ano.
Pelo projeto de mobilidade urbana para a Copa do Mundo 2014, serão construídos quatro túneis na Via Expressa: Av. Alberto Sá, Av. Santos Dumont e Av. Padre Antônio Tomás e um longitudinal na própria Via Expressa a partir da rua Bento Albuquerque, sentido sertão/praia.

Desvios no trânsito no Castelão
Durante os oito meses de obras da rotatória do Castelão, os veículos que trafegam na área terão de fazer rotas alternativas. Quem segue pela Av. Alberto Craveiro no sentido praia Sertão e quiser entrar à esquerda na av. Dep. Paulino Rocha precisará seguir até a av. Padaria Espiritual e dobrar à esquerda na rua prof. José Silveira, dobrar novamente à esquerda na rua Regina de Fátima até chegar à av. Dep. Paulino Rocha.

Quem segue pela Av. Dep. Paulino Rocha para a Av. Dedé Brasil precisará fazer desvio à direita na rua do Contorno até chegar à Av. Alberto Craveiro. Dessa forma, dobra à direita para seguir no sentido da BR 116 ou à esquerda para voltar as avenidas Dedé Brasil e Padaria Espiritual.

O motorista que estiver seguindo pela Av. Padaria Espiritual no sentido da BR 116 precisará dobrar à direita na rua prof. José Silveira, dobrar à esquerda na rua Regina de Fátima até chegar à av. Dep. Paulino Rocha. De lá, terá as mesmas opções de quem trafega na Av. Dep. Paulino Rocha.

Motoristas que seguem pela Av. Dedé Brasil no sentido da Av. Dep. Paulino Rocha devem dobrar à esquerda na av. Padaria Espiritual. Caso queiram acessar a av. Dep. Paulino Rocha ou a Av. Alberto Craveiro, devem dobrar à direita na rua prof. José Silveira e dobrar à esquerda na rua Regina de Fátima. Na segunda fase das obras, o desvio será feito uma rua antes da rotatória: à esquerda na rua Pacata e, depois, à esquerda na rua Benvinda.

Fonte: O Povo Online

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Em Porto Alegre, Concluido projeto para implantação do metrô na zona sul

O projeto para a implantação de corredores de ônibus na zona Sul de Porto Alegre, para tornar o fluxo do transporte coletivo mais dinâmico, está concluído. A informação é do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari. A abertura do processo de licitação para execução do projeto deverá ocorrer no final deste mês. "O nosso objetivo é priorizar o sistema de transporte coletivo, nas regiões onde há trânsito misto, para manter as viagens em tempo adequado."

Segundo o diretor, será implantado corredor no trecho da Icaraí até a III Perimetral. Citou ainda a Tronco e, no Centro, a Borges de Medeiros, da Salgado Filho à Padre Cacique. As avenidas João Pessoa, Bento Gonçalves e Protásio Alves terão seus corredores adequados para implantação do Bus Rapid Transit (BRT). "Temos de trabalhar a regularidade das viagens para que o trabalhador, no deslocamento diário, migre do transporte individual para o coletivo", salientou Cappellari. A conclusão deverá ficar para dezembro de 2013.

Fonte: Correio do Povo


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Governo de São Paulo promete triplicar extensão do metrô até 2018

O governador Geraldo Alckmin prometeu, nesta terça-feira, praticamente triplicar a extensão do metrô da cidade de São Paulo até 2018. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o tucano quer dinheiro privado e de bancos para construir 126 km de linha no período e aproximar o sistema paulistano do de metrópoles como Cidade do México (202 km) e de Paris (213 km). Atualmente, São Paulo conta com 74 km de metrô.

Para alcançar o objetivo, Alckmin teria que construir 21 km de rede por ano (desde 1995, quando o PSDB assumiu o poder no Estado, foram construídos 25 km). A estimativa foi feita durante assinatura de convênio para consultoria com o Banco Mundial para estruturar parcerias público-privadas para três novas linhas: 6-Laranja (Brasilândia ao centro), 18-bronze (São Paulo ao ABC) e 20-rosa (Lapa a Moema).

Fonte: Terra

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