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sexta-feira, 16 de abril de 2010Postado por Meu Transporte às 20:13 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Transporte Coletivo em Passo Fundo volta à normalidade com o fim da greve
Postado por Meu Transporte às 20:08 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Emendas no Transporte Coletivo beneficiam estudantes de Foz do Iguaçu
Três Emendas (uma Modificativa e duas Aditivas) que alteram dispositivos na Lei que rege o transporte coletivo de Foz do Iguaçu foram aprovadas na Sessão Ordinário desta quinta-feira, 15. Após discussões sobre a mudança do Vale Transporte para a Bilhetagem Eletrônica referente aos cobradores, foi adicionado, pelo vereador Sergio Beltrame (PMDB), um parágrafo à Lei que rege o Transporte Coletivo garantindo a permanência desses trabalhadores em cada ônibus em circulação.
A última alteração, de autoria da mesma Comissão, dispõe sobre equipamentos e bens, incluindo veículos adquiridos pelas concessionárias, que tenham por objetivo garantir a continuidade e atualidade do serviço concedido. Foi aprovado pela Casa de Leis, em 1ª discussão, o Projeto que autoriza o Poder Executivo a proceder a abertura de um Crédito Adicional Especial, no valor de R$2.220.000,00 ao Orçamento Geral do Município.
O vereador Edson Narizão (DEM), propôs Emendas Supressivas ao Projeto do vereador Maninho (PMDB) a despeito da regulamentação dos Motociclistas, ou seja, propôs a anulação de itens do documento. Um deles foi a padronização da cor laranja dos veículos.
Postado por Meu Transporte às 19:57 0 comentários
Marcadores: Paraná
Goiânia: Usuários do transporte coletivo protestam na Praça A
O usuário do transporte coletivo, João Ribeiro, relatou alguns problemas que ocorrem no Terminal da Praça A. "O povo está revoltado, encontrei com uma senhora chorando que tinha que pegar um ônibus para uma consulta com o médico. Havia muito tempo que ela aguardava pelo atendimento, hoje ela perdeu essa oportunidade. Eu fui um dos que ficou atrasado. Muitas pessoas perderam o dia de serviço também", relata.
O presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo, Marcos Massad, foi até o local para dialogar com os usuários. Em meio a tumultos e empurra-empurra, Marcos Massad apontou o que pretende fazer para solucionar o problema no Terminal da Praça A.
"Temos que tirar um pouco de pessoas de dentro dos terminais da Praça A e da Praça da Bíblia é a única solução que há, pois eles são insuficientes para comportar este tanto de usuário que tem aqui".Durante a manifestação, usuários enfrentaram situações desagradáveis. Davi Alves de Moura que esteve no local, mas não participou da manifestação, contou o que presenciou."A situação na Praça A está muito difícil, gestantes, idosos e crianças são empurradas ao entrar nos ônibus, uma falta de respeito. Nós queremos melhoria pois pagamos nossos impostos e a passagem que é R$ 2,25. Do jeito que está não dá ", desabafa.A manifestação durou cerca de três horas. Marcos Massad prometeu verificar o roteiro das linhas para resolver os problemas de atraso de cada uma delas.
Postado por Meu Transporte às 19:53 0 comentários
Marcadores: Goiás
Salvador: Apesar das adversidades, sistema de transporte público dá sinais de amadurecimento
Um projeto audacioso aparece agora como solução aos graves problemas do trânsito e do transporte público em nossa cidade, com a promessa de uma verdadeira revolução e significativa melhoria na mobilidade urbana : a RIT – Rede integrada de Transporte.
A RIT, com aproximadamente 130 Km de extensão, é um conjunto de corredores de transporte que será utilizado de forma preferencial por veículos sobre rodas, de alta mobilidade, capacidade e conforto, de baixo custo e facilidade de adaptação, e com possibilidade de integração com outros modais de transporte, a exemplo do Metrô e Trem do Subúrbio. Na 1ª etapa do projeto estão previstas a construção de 36 quilômetros de vias exclusivas para ônibus, nas avenidas Paralela, Juracy Magalhães, ACM, Barros Reis e Vasco da Gama, incluídos também nesta etapa a construção de viadutos, passarelas e mergulhos (pistas escavadas). Na 2ª etapa são mais 41 quilômetros de vias exclusivas que serão implantadas nas Avenidas Dorival Caymmi, Pinto de Aguiar, Gal Costa, Jorge Amado, Suburbana e Barroquinha/Sete Portas. Outros 53 quilômetros de vias compreenderão a 3ª etapa do projeto, abrangendo a Silveira Martins, Orla Marítima e São Caetano.
Este projeto trará ganhos significativos para os usuários que terão um sistema de transporte mais eficiente (transportará 80 mil passageiros por hora) através da redução significativa nos tempos de viagem (de 35 para 22 minutos) e tempo de espera (de 18 para 3 minutos) com maior confiabilidade e segurança, mais conforto, além de melhorias urbanísticas na cidade com a revitalização do espaço público. Os vários terminais de integração estarão localizados nos principais eixos de transporte. Tudo isso representará, sem dúvida, numa melhor qualidade de vida para as pessoas.
No entanto, apesar da importância da RIT para Salvador, questionamos: e o bairro de Cajazeiras, quando será contemplado? Não visualizamos qualquer intervenção prevista nesse Projeto que venha beneficiar diretamente a população do bairro mais populoso da cidade. É preciso complementá-lo para inclusão de vias de acesso direto de Cajazeiras com a BR-324 e outras intervenções que signifiquem um melhor escoamento do trânsito em toda aquela região.
O Sistema de corredores de transportes exclusivos para ônibus com base no BRT (Bus Rapid Transit) ou Trânsito Rápido de Ônibus, já foi implantado com sucesso em grandes metrópoles do Brasil e do mundo: Curitiba (RIT), São Paulo (Interligado), Bogotá (Transmilenio), Quito (Metrobus), México (Metrobus), dentre outras. A Prefeitura busca agora, com a RIT, incorporar também à nossa cidade esse conceito de sucesso nacional e internacional.
Outros tantos projetos de significativa importância para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo foram recentemente apresentados pela Prefeitura de Salvador. Entretanto, se não houver a união e a vontade política das 3 esferas de governo, se não prevalecer o bom senso e profissionalismo, e se não houver a participação da sociedade na discussão desses projetos, ficaremos todos nós a ver navios, à beira do ilusionismo.
Postado por Meu Transporte às 19:50 0 comentários
Marcadores: Bahia
Motoristas de ônibus dirigem mesmo com multas na carteira
Em Campo Grande câmeras registram o momento exato do acidente! Uma caminhonete não para no cruzamento e bate no ônibus. Um passageiro desmaia... Por sorte, sem ferimentos graves.
Em Salvador, de tão cheios, ônibus circulam com passageiros pendurados. No mês passado, um estudante de 22 anos, caiu e morreu na hora. Furar o sinal vermelho é proibido, arriscado, mas também é uma rotina na cidade.
Em Goiânia o radar flagra ônibus a 65, 67 quilômetros por hora. A velocidade máxima permitida é de quarenta...
Em Brasília, a quantidade de multas que os motoristas recebem por não respeitar as leis de trânsito traduz o risco que os passageiros correm todos os dias quando embarcam nos ônibus. Nos últimos sete anos, as empresas de transporte coletivo acumularam vinte e nove milhões de reais em multas, mas só pagaram três mil e oitocentos reais.
Mesmo assim os motoristas continuam dirigindo. No Distrito Federal, pelo menos 155 têm mais de 20 pontos na carteira. Vinte e quatro deles somam quarenta pontos ou mais. O primeiro colocado no ranking está com absurdos 195 pontos, o segundo, com 118, e o terceiro com 97. Não tiveram a carteira cassada, mas saíram das ruas. Já o quarto colocado, com 95 pontos, continua em atividade.
“É uma pontuação que leva a crer que temos pessoas que não teriam condições de estar transportando passageiros dentro do sistema”, diz Ricardo Leite de Assis, fiscal da DFtrans.
“Aqui em Brasília, proporcionalmente à frota, os ônibus matam seis vezes mais do que os veículos particulares”, explica David Duarte, professor da Universidade de Brasília (UNB).
Para o professor, especialista em trânsito, isso acontece porque, em geral, o treinamento dos motoristas é ruim. “Esses motoristas entram na profissão sem qualquer preparação técnica. Eles não sabem carregar pessoas, eles dirigem mal o veículo, e é por isso que são tantas vezes multados e se envolvem tanto em acidentes de trânsito”.
Os sindicatos dos motoristas e das empresas de ônibus do Distrito Federal não quiseram se manifestar. O Detran informou que os processos para suspensão das carteiras de habilitação são cheios de recursos e até que sejam julgados em última instância, não há como retirar os maus motoristas das ruas.
Postado por Meu Transporte às 19:39 0 comentários
Marcadores: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul
Grande Recife monta esquema especial para concurso do Hospital das Clínicas
Fonte: CGRT
Postado por Meu Transporte às 18:48 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
SPTrans altera itinerário de ônibus na zona leste
Postado por Meu Transporte às 18:44 0 comentários
Marcadores: São Paulo
SPTrans cede espaço nos terminais para ajudar na vacinação contra o vírus H1N1
Terminal Grajaú - dias 19/04/2010 das 10h às 19h
Terminal Grajaú - dias 16 e 20/04/2010 das 17h30 às 21h
Terminal Grajaú - dias 20, 22, 27 e 29/04/2010 das 18h às 21h
Para a campanha de vacinação contra a gripe (exclusiva para idosos) - a partir de 24 de abril
Terminal Grajaú - dia 24/04/2010 das 8h às 17h
Terminal Varginha - dia 24/04/2010 das 8h às 17h
Postado por Meu Transporte às 18:36 0 comentários
Comissão discutirá implantação de sistema de ônibus rápidos
Postado por Meu Transporte às 18:28 0 comentários
Marcadores: Brasil
Engenheiro: transporte integrado é urgência em Teresina
“Tem algumas soluções, fazendo inversão na prioridade de investimento, investir nos ônibus e sistema ciclo viário sem deixar de investir no sistema viário. Teresina tem um problema sério' é uma cidade cortada por um rio, o Poti, e tudo afunila para as pontes. O congestionamento é devido mais a questão de ter que afunilar tudo para as pontes. Temos 16 km de congestionamento na hora de pico, daqui a 20 anos teremos 80 km se não fizermos nada”, alerta.
Segundo ele, a integração do transporte coletivo seria a alternativa mais emergencial que deveria ser tomada no momento. “Fazer alguns corredores de transporte coletivo, além da implantação do bilhete para o passageiro andar algumas horas sem pagar outras tarifas”, sugere.
Para o engenheiro, as cidades, incluindo Teresina, foram feitas para o automóvel e não para o coletivo. “Essa não é só uma questão de Teresina e sim de todas as cidades. É preciso que sela implementado os projetos previstos pelo plano diretor de Teresina, que tenta prever nos próximos vinte anos todas essas questões”, afirma.
O engenheiro explicou a necessidade de criação do plano diretor de transportes. Segundo ele, todas as cidades se estruturaram desde a década de 30 tendo como principal meio de transporte o automóvel. A capital do Piauí, por exemplo, triplicou sua área urbana, ou seja, as pessoas têm que percorrer uma distância muito maior, gastando mais tempo, energia e causando mais acidentes.
“Mesmo tendo aplicado sua área, o centro continua ocupando quase 60% dos empregos e matrículas, que são os principais motivos de viagens da cidade, então a produtividade do sistema de transporte cai muito. O ônibus, que há 10 anos transportava mil pessoas por dia, hoje transporta 600 em um tempo muito maior. O cidadão perde mais tempo e reclama porque mais caro”, analisa.
Em cima disso, de acordo com o engenheiro, se buscou priorizar quais são os investimentos, como a construção de mais vias e pontes para a cidade de Teresina. “Esse plano é de R$ 500 milhões, sendo que para o transporte coletivo é de R$ 60 milhões. Investir em transporte coletivo seria prioridade. É um grande desafio fazer com que o cidadão que já tem um carro optar pelo transporte, atá pelo padrão de qualidade. Pois ele faz a conta só pela gasolina e assim sai mais barato, levando em conta também o tempo de espera”, afirma.
O plano diretor de transportes é uma determinação para as cidades com mais de 500 mil habitantes. Os investimentos são oriundos de financiamentos do BID e BNDES.
“O plano de Teresina é relativamente barato e as autoridades devem fazer o possível para implantá-lo o mais rápido possível”, finalizou o engenheiro, ressaltando que o plano da capital de São Paulo supera os R$ 30 bilhões.
Postado por Meu Transporte às 18:26 0 comentários
Marcadores: Piauí
Joinville: Entidades já se mobilizam contra reajuste
Postado por Meu Transporte às 18:22 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Bike Bus: bicicleta também vai andar de ônibus em São Paulo
Postado por Meu Transporte às 13:23 2 comentários
Marcadores: Bicicletas, São Paulo
Recife: Travessia perigosa no corredor da Boa Vista
Postado por Meu Transporte às 13:19 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Pernambuco
Rio: Fiscalização no Centro, Zona Sul e Ilha retira 19 ônibus de circulação em três dias
Nesta quinta-feira, na Zona Sul, os fiscais inspecionaram 15 coletivos das linhas 484 (Olaria - Copacabana); 485 (Penha - Genenal Osório) e 497 (Penha - Cosme Velho) da empresa Breda, sendo três lacrados por terem os extintores inoperantes, bancos soltos, entre outros problemas. Na quarta-feira, fiscais estiveram na Praça Tiradentes e Rua República do Paraguai, no Centro, lacrando cinco veículos das linhas 334 e 335 (Cordovil - Tiradentes), da empresa Erig por estarem em desacordo com Código Disciplinar. No mesmo dia, também por problemas de conservação, foram apreendidos três coletivos das linhas 382 (Carioca - Piabas) e S20, da Pégaso.
Na terça-feira, os fiscais apreenderam no Centro três ônibus das linhas 292 (Praça XV - Engenho da Rainha) e 311 (Engenheiro Leal - Praça XV), da Estrela Azul, e mais dois da Paranapuan, pertecentes às linhas 322 (Castelo - Ribeira, via Cocotá), 328 (Castelo - Bananal) e M93 (Castelo - Bananal, via Cocotá). Foram apreendidos ainda dois ônibus também da Paranapuan que circulam nas linhas 910 (Bananal - Madureira) e 634 (Saens Pena - Freguesia). No mesmo dia, porém no Centro, um coletivo da linha 393 (Castelo - Bangu) foi lacrado porque circulava com pneus carecas.
Postado por Meu Transporte às 13:13 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Prefeitura de Joinville sinaliza a tarifa de ônibus até R$ 2,55
A equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) chegou a esse número depois de analisar algumas informações. O preço fica abaixo dos R$ 2,65 pedidos pelas empresas que detêm a concessão. Mas ainda fica acima dos 5,30% referentes à inflação dos últimos 12 meses. Se levar em conta esse percentual, a tarifa ficaria em R$ 2,42.
No ano passado, as empresas pediram 17% de aumento, seguindo a planilha de insumos. Mas o prefeito Carlito Merss ignorou a orientação técnica e pagou 12,2% referentes à inflação do período. Nesta quinta, em reunião no gabinete do prefeito, com presença do Ippuj e Seinfra, pode sair a nova tarifa.
Nos cálculos da Seinfra, o valor deverá ficar em R$ 2,52, podendo, no máximo, chegar a R$ 2,55. Isso vai depender de qual reajuste as empresas de ônibus vão conceder aos funcionários. A primeira das divergências dos técnicos da Seinfra está no fato de as empresas já incluírem um valor de reajuste que ainda será concedido aos funcionários.
O Sindicato dos Empregados das Empresas de Ônibus pediu 10% de aumento para a Gidion e Transtusa, índice que foi repassado na planilha – mesmo que o reajuste ainda não tenha sido dado ou discutido com a categoria.
Fonte: A Notícia
Postado por Meu Transporte às 13:09 0 comentários
Grande Vitória: Mudanças no trânsito da Ilha do Príncipe começam a valer nesta sexta-feira
A partir desta sexta-feira (16), a rua Beresford Martins Moreira passará a ser mão única. Os veículos e ônibus que fazem a volta na Rodoviária serão obrigados a acessar a Beresford Martins Moreira e passar por debaixo do Viaduto Gilson Félix.
No entanto, os ônibus ainda não passarão pela rua Pedro Nolasco como estava previsto. Eles sairão normalmente na avenida Elias Miguel e seguirão o trajeto normal.
Os ônibus do sistema Transcol e veículos que vem da Ponte Florentino Avidos (Cinco Pontes), poderão passar tanto pela Beresford Martins Moreira, quanto pela Avenida Alexandre Buaiz.
A mudança acontecerá gradativamente porque a sinalização nesse trecho já está sento instalada e, na manhã desta sexta-feira (16), os motoristas já encontrarão uma nova configuração. Agentes municipais de trânsito estarão no local para orientar os motoristas.
As chuvas que atingiram a capital nos últimos dias, atrasaram o andamento da sinalização horizontal que é de fundamental importância para os desvios que estão sendo realizados. Com isso, a interdição foi adiada mais de uma vez.
Também foi detectada uma falha no recapeamento asfáltico da rua Pedro Nolasco, após o término das obras de saneamento básico do Programa Águas Limpas. A empresa responsável pela obra já corrigiu o problema e está finalizando o canteiro central da via, que será transformada em corredor exclusivo para ônibus. A interdição total da avenida Alexandre Buaiz ainda não tem data definida para acontecer.
Postado por Meu Transporte às 13:06 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Espiríto Santo
Porto Alegre: Monitoramento de paradas de ônibus é intensificado na Capital
Além de 200 pontos fora dos corredores, que recebem energia elétrica, a programação de revisão inclui os corredores da João Pessoa, Azenha, Bento Gonçalves, Osvaldo Aranha, Farrapos, Assis Brasil, Sertório, 3ª Perimetral e Baltazar de Oliveira Garcia.
A medida foi tomada depois da morte do estudante Valtair Jardim de Oliveira, de 21 anos. Ele sofreu uma descarga elétrica na noite de terça-feira em uma parada de ônibus. O incidente está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Polícia da Capital.Postado por Meu Transporte às 13:01 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Assembleia debate o transporte coletivo na Grande Goiânia
Participaram do evento representantes da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), da Agência Municipal de Trânsito (AMT), do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (Setransp) e da empresa Metrobus.
As Associações de Moradores do Setor Vera Cruz, da Vila Mutirão e de outros setores da Capital, a Associação das Donas de Casa, a União dos Estudantes e outras associações de estudantes e entidades de classe também foram convidados para a audiência.
Após as queixas às mudanças de linhas de ônibus e qualidade do transporte público, Jailton Paulo Naves, representante da Metrobus, aproveitou as críticas para levantar a importância da renovação da concessão do Eixo Anhanguera para a Companhia. Nossa concessão encerra em dezembro de 2010. Sem ela, todos os orçamentos e avanços direcionados ao transporte público ficam emperrados e não temos condições de estender os eixos da Setransp, informou.
Já o diretor do CMTC, Denício Trindade, informou que o problema do transporte público em Goiânia está além de questões superficiais. Não estou isentando nossas responsabilidades, mas a questão do transporte é um problema estrutural. Além disso, ele acredita que enquanto não houver reforma na plataforma de espera do terminal da Bíblia, não será possível aumentar a frota que alimenta o local.
Fonte: Assembléia Legislativa de Goiás
Postado por Meu Transporte às 12:55 0 comentários
Marcadores: Goiás
Em Curitiba, 26 pessoas são detidas depois de furar catraca em ônibus
A operação de fiscalização foi organizada depois de um pedido da empresa Auto Viação Marechal, responsável pela linha. “Eles nos informaram sobre a reclamação de motoristas e usuários em relação a alguns passageiros que não pagam a passagem e causam transtornos no ônibus”, explica o tenente Lucas Guimarães, do Grupo Tático Velado da Polícia Militar (PM).
Além dos policiais, guardas municipais e fiscais da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) participaram da ação que flagrou os “fura-catracas”. Em duas horas, entre as 13h30 e as 15h30, 26 pessoas foram detidas. “Ficamos dentro do ônibus e fizemos filmagens para que se tivesse uma prova contra esses infratores”, conta Guimarães.
Os detidos foram encaminhados para o 2º Distrito Policial (DP), no bairro Rebouças. Por se tratar de um crime de baixo potencial ofensivo, todos assinaram um termo circunstanciado e foram liberados. Eles ainda podem ser chamados para depor e responder pelo calote e por perturbação ao sossego alheio.
Postado por Meu Transporte às 12:51 0 comentários
Marcadores: Paraná
Por decisão do TJ, tarifa de ônibus volta a R$ 2,10 em Londrina
Segundo o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Nelson Brandão, as empresas de ônibus foram notificadas para que cumpram a ordem do TJ e façam a adequação da tarifa ao valor estabelecido pela Justiça. Ele disse também, por meio de nota do Núcleo de Comunicação, que a CMTU já recorreu da decisão. “Estamos encaminhando os estudos técnicos e planilhas que demonstraram a necessidade do restabelecimento do equilíbrio econômico e financeiro do contrato de concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros de Londrina.”
A Prefeitura de Londrina, que é parte do processo, também vai recorrer, adiantou o procurador do Município, Gabriel Bertin.
A liminar foi concedida num agravo de instrumento protocolado pelo Ministério Público contra o aumento da passagem. A Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor protocolou, no começo do ano, uma ação civil pública questionando o aumento. O MP pediu liminar na ação civil pública 2709/2010, que tramita na 9ª Vara Cível, mas a medida foi negada em primeira instância. O MP entrou com um agravo de instrumento no qual conseguiu a suspensão do decreto.
O promotor Miguel Sogaiar, responsável pela ação, convocou uma entrevista coletiva para hoje, às 9 horas, para falar sobre o assunto. Ontem ele estava buscando cópia do despacho do TJ para se manifestar sobre o assunto e por isso só falou genericamente sobre a decisão. “O Judiciário dessa vez percebeu o prejuízo que os consumidores, pessoas de baixa renda, sofrem aqui”, declarou. “Deixamos bem claro que em primeiro lugar, o decreto municipal não continha a fundamentação necessária para o reajuste.”
Sobre a possibilidade de não haver a redução imediata do valor da tarifa por conta de um recurso protocolado pelo Município, Sogaiar afirmou que “a partir do momento que está notificado tem que obedecer a liminar”.
O argumento do desembargador Marcos Moura, para conceder liminar pedida no agravo de instrumento do Ministério Público, é de que a CMTU não justificou por meio de documentos os estudos feitos para elevar o preço da passagem do transporte coletivo. O decreto que aumentou a tarifa do transporte público, segundo o juiz, “não faz qualquer referência à existência de estudos técnicos e planilhas que demonstrem a efetiva necessidade do restabelecimento do equilíbrio econômico e financeiro do contrato de concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros de Londrina”.
De acordo com Moura, apenas citar a existência de estudos não justifica a necessidade do aumento. “A simples afirmação de que a CMTU realizou estudos técnicos que justificam o reajuste havido, não pode ser considerada, haja vista que não trouxeram aos autos cópia desses estudos”, afirmou o desembargador.
O presidente da CMTU, Nelson Brandão, rebateu o argumento usado pelo desembargador de que faltaram os documentos comprovando o estudo técnico de aumento da tarifa. “Essa planilha foi amplamente discutida na imprensa, na Câmara. É só anexar nos autos”, sustentou o presidente da CMTU.
Postado por Meu Transporte às 12:48 0 comentários
Marcadores: Paraná
Idosos terão roleta livre nos ônibus de BH
Postado por Meu Transporte às 00:17 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Recife: Abril pro Rock terá esquema especial de ônibus
915-PE-15 - 237 viagens
Postado por Meu Transporte às 00:05 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
G1 testa indicações da Prefeitura e do Google para pegar ônibus em SP
No final de 2008, a SPTrans forneceu seu banco de dados para o Google, que utiliza as informações em seu serviço “Como chegar”. Apesar de usarem os mesmos dados, o resultado das pesquisas pode ser bem diferente. “O que o Google faz é pegar esses dados, colocar no sistema e fazer a referência cruzada com a nossa base de mapas”, afirma Marcelo Quintella, gerente de produtos do Google Brasil. Ele diz que é levado em conta, por exemplo, se o terreno da região é íngreme, o que dificulta as caminhadas.
O G1 selecionou dez origens e destinos em todas as regiões da cidade. Pontos turísticos, como o Parque do Ibirapuera, shoppings, hospitais e fóruns espalhados na capital paulista serviram de referência. Em três dos casos, os itinerários indicados pela Prefeitura e pelo Google foram iguais, por isso a reportagem não os percorreu. Sete percursos acabaram realizados de ônibus e metrô e os tempos, cronometrados.
Postado por Meu Transporte às 00:01 0 comentários
Marcadores: São Paulo